A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curativos e coberturas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curativos e coberturas"— Transcrição da apresentação:

1 Curativos e coberturas
Tarsila Cunha

2 Curativo É todo material colocado diretamente sobre uma lesão a fim de prevenir uma contaminação. Portanto, as finalidades do tratamento das feridas são: evitar a contaminação das feridas limpas;  reduzir a infecção das lesões contaminadas; facilitar a cicatrização remover as secreções promover a hemostasia facilitar a drenagem proteger a ferida aliviar a dor

3 Tipos de curativo fechado ou bandagem: sobre a ferida é colocada gaze, pasta ou compressa, fixando-se com esparadrapo ou atadura de crepe. aberto: recomendado nas incisões limpas e secas, deixando-se a ferida exposta; compressivo: indicado para estancar hemorragia ou vedar uma incisão.

4 Vantagens Curativo fechado: Absorver a drenagem de secreções;
Proteger o ferimento das lesões mecânicas Promover hemostasia, através de curativo compressivo; Impedir contaminação do ferimento por fezes, vomito, urina; Promover o conforto psicológico do paciente;

5 Curativo aberto Eliminar as condições necessárias para o crescimento de microrganismos (calor, umidade, ausência de luz solar etc). Permitir melhor observação e detecção precoce de dificuldades no processo de cicatrização; Facilitar a limpeza; Evitar reações alérgicas ao esparadrapo; Ser mais barato.

6 Curativo Primário: Diretamente em contato com a lesão
Curativo secundário: Aplicado sobre o curativo primário

7 PRODUTOS

8 Ácido linoleico (AGE) É um curativo primário composto por óleos de origem vegetal ricos em AGEs que favorecem o processo de cicatrização, desbridamento e alívio da dor. Além disso, o produto é indicado para hidratação da pele íntegra, evitando o aparecimento de feridas

9 Como usar: Sempre utilizar com auxilio de gaze estéril PREVENÇÃO DE FERIDAS -Aplicar nos locais desejados sempre que necessário. TRATAMENTO DE FERIDAS Irrigar a lesão com Soro Fisiológico 0,9%; Secar a pele ao redor da ferida; Aplicar o óleo diretamente sobre o leito da lesão ou umedecer coberturas estéreis e aplicar sobre a ferida; Ocluir com uma cobertura secundária estéril. Fixar conforme a necessidade do local da ferida. TROCAS A frequência de troca do produto dependerá da avaliação prévia do profissional. Sugere- se troca diária para feridas muito exsudativas e a cada doze horas para feridas que apresentem o leito mais desidratado.

10 Indicação - Prevenção de úlceras por pressão; - Feridas agudas e crônicas, com ou sem infecção, de qualquer etiologia; - Feridas com perda de tecido superfical e parcial; - Dermatites peri-lesões; - Queimaduras de primeiro e segundo grau; - Dermatites amoniacais (assaduras de bebê); - Dermatites peri-gastrostomias, traqueostomias e drenos.

11 Aloe Vera (Babosa) Pode apresentar-se como curativo gel ou de gaze não aderente. Pode ser utilizado in natura. A ciência moderna reconhece a Aloe Vera por suas propriedades antibióticas, adstringentes, coagulantes, inibidoras da dor e estimulantes na regeneração dos tecidos e proliferação das células.  Indicações: -queimaduras de primeiro e segundo grau. - ulcerações refratárias. - dermatite de contato periostomia.

12

13 Albumina A clara de ovo é rica em albumina e pode ser utilizada in natura como alternativa no tratamento de feridas. Indicações: - queimaduras de primeiro e segundo grau. - ulcerações refratárias. - dermatite de contato periostomias.

14 Freqüência de substituição - em média de 12 a 24 horas
Freqüência de substituição - em média de 12 a 24 horas. Aplicar utilizando uma gaze embebida na albumina (clara de ovo).

15 Carvão ativado e prata Trata-se de carvão ativado impregnado com prata (0,15 %).  

16 Indicações: Feridas fétidas, infectadas ou com grande quantidade de exsudato.

17 Freqüência de troca - segundo a saturação, em média com 48 a 72 horas
Freqüência de troca - segundo a saturação, em média com 48 a 72 horas. - pode ser associado a outros produtos, como: ácido graxo essencial (AGE), Alginato de Calcio. Aplicar o curativo sobre a ferida, com a face fibrosa (não brilhante) voltada para a ferida, mantendo 1 cm de borda ao redor da ferida. Para feridas com pouca cavidade o curativo pode ser colocado diretamente sobre a ferida. Para feridas com cavidade deve ser utilizado como curativo secundário.

18 Colagenase Composto de colagenase, clostridiopeptidase-A e enzimas proteolíticas e cloranfenicol a 1%. é uma das enzimas utilizadas no debridamento químico. Ela decompõe as fibras de colágeno natural que constituem o fundo da lesão, por meio das quais os detritos permanecem aderidos aos tecidos. A eficácia demonstrada pela colagenase no debridamento pode ser explicada por sua exclusiva capacidade de digerir as fibras de colágeno natural, as quais estão envolvidas na retenção de tecidos necrosados. Alguns autores citam que, além do caráter enzimático, a colagenase demonstra uma ação excitadora para o tecido de granulação, com aceleração do seu crescimento e enchimento do vazio da lesão, bem como sua epitelização. O ensaio clínico desta enzima demonstra ainda que está indicada exclusivamente nas feridas com tecido necrótico.

19

20 Gaze não aderente de Acetato de Celulose Impregnada com Petrolato (Adaptic® Lomatuell®) de Fibras de Poliéster Hidrófobo Impregnada com: a. Ácido Graxo Essencial Atrauman® b. Aloe vera Carresyn Garze® c. Ácido Hialurônico Connettivina® d. Ácido Hialurônico e Sulfadiazina de Prata Connettivina Plus®

21 Indicações: - Queimaduras superficiais de 2º grau. - áreas cruentas pós-trauma ou ressecção cirúrgica. - feridas com formação de tecido de granulação. - áreas doadoras e receptoras de enxertos dermo- cutâneos.

22 Freqüência de troca - em média a cada 24 horas.

23 Hidrocolóide Hidrocolóide é composto por uma camada interna auto-adesiva contendo Hidrocolóide (CMC-carboximetilcelulose sódica), poli-isobutileno, conservantes e uma camada externa de filme de poliuretano. Quando em contato com o exsudato da ferida há a formação de um gel, que promove o desenvolvimento de um meio ambiente úmido otimizando o processo de cicatrização da ferida e permitindo a troca do curativo sem causar danos ao tecido recém-formado. Hidrocolóide permite a absorção do exsudato, ocorrendo alteração da cor do curativo para uma coloração esbranquiçada, indicando a necessidade de troca. Indicações: 1.Feridas limpas, com média e pequena quantidade de exsudato; 2. Prevenção de úlceras de pressão; 3. Queimaduras de segundo grau. 4. Coberturas de incisões, suturas cirúrgicas e na fixação de tubos e drenos poderão ser utilizados hidrocolóides de espessura extrafina; 5. Feridas cavitárias podem ser utilizados hidrocolóides em forma de pasta ou grânulos.

24 Freqüência de troca Com a saturação do produto em média no 5º ou 6º dia. Neste caso, o hidrocolóide adquire uma coloração mais clara e consistência menos densa.

25 Modo de uso Irrigar bem o leito da ferida com solução fisiológica 0,9% Remover o excesso de exsudato e tecidos desvitalizados, se necessário Secar somente a região peri-ferida Escolher o tamanho e/ou apresentação de Hidrocolóide que melhor se adapte, excedendo a ferida em pelo menos 3 cm Colocar o curativo sobre a ferida, modelando e fixando-o Pressionar levemente o curativo com as mãos para garantir uma maior durabilidade (conceito de adesivo por pressão) Descartar qualquer porção de curativo não utilizada Poderá ser usado por até 7 dias. Se houver extravasamento de exsudato e/ou gel, ou desprendimento das bordas, o curativo deverá ser trocado

26 Hidrogel é um gel estéril destinado ao tratamento de feridas que possui em sua formulação água deionizada, propilenoglicol e óleos de origem vegetal, capaz de promover hidratação da ferida, mantendo um ambiente úmido ideal para cicatrização e para o desbridamento autolítico. Este processo de hidratação alivia a dor pela umidificação das terminações nervosas expostas na ferida. O produto é um curativo primário, não aderente e fácil de aplicar que preserva o tecido de granulação recém-formado durante as trocas de curativos, pois é removido facilmente pela irrigação da ferida com solução fisiológica. Hidrogel deve ser combinado com um curativo secundário e é um produto de uso único, não devendo ser reutilizado e devendo ser descartado após a troca de curativo. A esterilização é realizada por radiação gama de Cobalto 60.

27 Modo de uso O uso do produto deve ser monitorado por um profissional da saúde que deverá aplicar o produto de maneira higiênica, com luvas, para garantir segurança para si próprio e para o paciente. As instruções de uso do produto consistem em: Irrigar bem o leito da lesão com solução fisiológica a 0,9% ou conforme protocolo da instituição; Limpar a pele ao redor e secar bem; Colocar o curativo de forma que o gel seja aplicado dentro da ferida assepticamente, não excedendo o nível da pele ao redor da ferida; Ocluir a ferida com uma cobertura secundária estéril e fixar; Para efetuar a remoção do produto deve-se irrigar o leito da ferida com solução fisiológica.

28 INTERVALOS DE TROCA O uso do produto Hidrogel deve ser monitorado por um profissional da saúde, que indicará a frequência adequada das trocas do curativo, não sendo viável o uso por mais de setenta e duas horas. O curativo também pode ser trocado quando a cobertura secundária apresentar sinais de saturação.

29 Indicação Hidrogel é indicado para promover o desbridamento autolítico e estimular a cicatrização em feridas secas; superficiais ou profundas; com ou sem infecção, necrose ou esfacelo. Além disto, o Hidrogel é ideal para a manutenção da viabilidade de ossos e tendões expostos em feridas profundas. O produto também pode ser aplicado em quantidade moderada juntamente com uma cobertura secundária capaz de preencher fisicamente as cavidades provocadas por lesões na pele. Essas indicações incluem vários tipos de lesões, como por exemplo: Feridas com tecido de granulação; Úlceras venosas, arteriais e por pressão; Queimaduras de segundo grau de pequena extensão; Feridas de perda parcial ou total de tecidos; Áreas pós-trauma.

30

31 SAF-gel SAF-Gel™ é um gel hidratante e absorvente para feridas, não-estéril, composto de alginato de cálcio e sódio e carboximetilcelulose sódica num excipiente aquoso, transparente e viscoso. SAF-Gel™ cria um ambiente cicatricial úmido ideal que favorece o processo natural de cicatrização da ferida. Ao mesmo tempo que apresenta a capacidade de hidratar feridas secas, também apresenta a capacidade de absorver o exsudato da ferida.

32 Indicações: Úlceras por pressão e úlceras de perna de estase venosa Queimaduras de 1° e 2° grau Cortes, abrasões e laceraçõe

33 Papaína Provém do látex do mamoeiro Carica papaya.
Pode ser utilizada in natura, em creme ou liofilizada, dissolvida em solução fisiológica. É composta por enzimas proteolíticas e peroxidases: papaína, quimiopapaína A e B e papayapeptidase.  1.Atua como desbridante químico, facilitando o processo cicatricial. 2. Tem ação bacteriostática, bactericida e antiinflamatória. 3. Proporciona alinhamento das fibras de colágeno, promovendo crescimento tecidual uniforme.

34 Indicações: como desbridante químico e facilitador do processo cicatricial. como coadjuvante da antibioticoterapia sistêmica de feridas infectadas.

35 Modo de uso: 1. Na presença de tecido de granulação a concentração deverá ser de 2%. 2. Na presença de necrose de liquefação a ferida deverá ser lavada em jatos com solução de papaína de 4 a 6% diluída em solução fisiológica.  3. Na presença de necrose de coagulação na concentração de 8 a 10%, após efetuar a escarectomia. 4. A substituição do curativo é indicado, em média, a cada 12 horas.

36 SF 0,9% Aplicação de gazes em bebidas em solução fisiológica a 0,9% mantém o leito da ferida úmido. Favorece o processo de autólise do tecido desvitalizado e a formação do tecido de granulação. é indicado tanto na limpeza como no tratamento da ferida. lavagem da ferida com solução fisiológica, aquecida à temperatura corpórea, é recomendada, pois evita a vasoconstrição local.

37

38 Açúcar em feridas limpas ou infectadas, com exsudação intensa e moderada. É bactericida pela sua osmolaridade. A sacarose possui efeito hiperosmótico, destruindo a parede bacteriana; - Tem ação como desbridante químico; - Acelera a formação do tecido de granulação.

39 Alginato de Cálcio e sódio
é um curativo macio, de tonalidade branca, estéril, não entrelaçado, em placa ou fita. Composto de fibras de alginato de cálcio e sódio que absorvem o exsudato da ferida ou solução salina transformando-se em uma camada firme de gel. Este gel forma um ambiente úmido e aquecido entre a ferida e o curativo e permite a remoção sem trauma, com pequeno ou sem nenhum dano para o tecido recém formado.

40 Indicações: Pequenas abrasões, pequenas lacerações e queimaduras superficiais Úlceras de perna, úlceras diabéticas e úlceras por pressão Áreas doadoras, incisões pós-cir`úrgicas deixadas para cicatrização por segunda intenção e feridas externas causadas por traumas Manejo local de feridas hemorrágicas: lacerações, abrasões, sangramento de nariz, extração de dentes e após desbridamento cirúrgico Absorção de exsudato em feridas oncológicas

41 O curativo deve ser ajustado ao tamanho exato da ferida.
Para feridas altamente exsudativas, deve ser aplicado seco sobre a ferida e em feridas levemente exsudativas, poderá ser colocado sobre a ferida e umedecido com soro fisiológico. Se o gel ressecar, sature-o com soro fisiológico para reidratá-lo; este processo pode levar várias horas para amolecer o gel ressecado. Um curativo secundário apropriado deverá ser usado para manter o curativo no lugar. Para feridas oncológicas é recomendável o uso de um curativo secundário de alta absorção. Ao usar Fita em feridas com cavidade profunda, deixar 2,5 cm do curativo para fora da ferida para facilitar a remoção.

42

43 Sulfadiazina de Prata Combina em um só composto, as propriedades antibacterianas do íon prata e da sulfadiazina. Possui amplo espectro de atividade sobre microorganismos Gram positivos e negativos, sendo de particular eficácia para Pseudomonas aeruginosa, um dos principais responsáveis por infecções decorrentes de queimaduras. É indicada para uso tópico, como coadjuvante na prevenção e tratamento de feridas em pacientes com queimaduras de segundo e terceiro grau; também prevenindo ulcerações ou infecções cutâneas Indicada na concentração de 1% em cremes

44

45


Carregar ppt "Curativos e coberturas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google