A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Novas Tecnologias de Informação e Comunicação na aprendizagem de Matemática Edla Maria Faust Ramos Laboratório de Sistemas de Conhecimento Departamento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Novas Tecnologias de Informação e Comunicação na aprendizagem de Matemática Edla Maria Faust Ramos Laboratório de Sistemas de Conhecimento Departamento."— Transcrição da apresentação:

1 Novas Tecnologias de Informação e Comunicação na aprendizagem de Matemática Edla Maria Faust Ramos Laboratório de Sistemas de Conhecimento Departamento de Informática e Estatística Centro Tecnológico - UFSC

2 Roteiro : Modalidades de uso das NTIC - o software educacional NTIC na educação - por quê? Vislumbrando o potencial - exemplos de ambientes de aprendizagem NTIC na aprendizagem de matemática - por quê?

3 NTIC na educação - por quê? ? questão social ? ? questão pedagógica ? ? questão econômica ? ? questão política ?

4 Revoluções expansão ação comunicação imprensa meios de transporte eletricidade máquina a vapor NTIC ?

5 “Se algumas formas de ver e agir parecem ser compartilhadas durante muito tempo (ou seja, se existem culturas relativamente duráveis), isto se deve à estabilidade das instituições, de dispositivos de comunicação, de formas de fazer, de relações com o meio ambiente natural, de técnicas em geral, e a uma infinidade indeterminada de circunstâncias. Estes equilíbrios são frágeis....Basta que alguns grupos sociais disseminem um novo dispositivo de comunicação, e todo o equilíbrio das representações e das imagens será transformado, como vimos no caso da escrita, do alfabeto, da impressão, ou dos meios de comunicação e transporte modernos." (Lévy, 1995:16).

6 "A mutação das técnicas produtivas é acompanhada por novas formas de divisão do trabalho e, logo também, pelo surgimento de novas classes sociais, com o desaparecimento e a perda de poder das classes precedentes, por uma mudança da composição social e das próprias relações políticas." (Rossi apud Mussio, 1987:20)

7 Otimismo ou Ceticismo? Absolutismo ou democracia participante como formas de governo? Eficiência econômica ou desemprego em massa? segurança pública ou instalação do terror? Subjetividade e respeito mútuo com justiça distributiva ou invasão da privacidade e massificação?

8 Nada está decidido a priori." (Lévy, 1993:9). Lévy destaca ainda que o surgimento de uma tecnodemocracia terá que ser inventado na prática, ao mesmo tempo que alerta para o grande distanciamento existente entre "a natureza dos problemas colocados à coletividade humana pela situação mundial da evolução técnica e o estado do debate coletivo sobre o assunto." (1995:7) ?

9 alfabetização para uso das TIC massificação A massificação já está ocorrendo por uma pressão natural do mercado. Ela é necessária mas não é suficiente. compreensão crítica

10 Em SC são mais de 10% de analfabetos leitura X edição X publicação Ao mercado só interessa instrumentalizar o consumidor com a habilidade de leitura O equilíbrio natural do mercado não garante a quantidade nem a qualidade necessária.

11 Controle político e social dos meios de produção compreensão crítica sobre a ferramenta

12 " Há dois níveis de compreensão de um instrumento tecnológico. O primeiro é o da compreensão técnica, típico dos especialistas.... O segundo nível é o da compreensão do uso do instrumento por parte de quem delega ao especialista a compreensão específica do fato e aceita dele a garantia técnica.... sendo capaz de avaliar e julgar o instrumento proposto não por seus mecanismos internos mas pelas suas funções (globais) externas." (Mussio, 1987:16)

13 “Mussio lembra que é preciso fazer crescer a consciência do significado cultural do instrumento de forma a minimizar a "delegação" de poder aos especialistas. O erro de um especialista precisa ser entendido, nas suas conseqüências imediatas, pela comunidade de usuários... Nesse nível de compreensão o usuário passa a naturalmente ser ator do projeto.

14 "a ferramenta é convivencial na medida em que cada um puder utilizá-la sem dificuldade, tão amiúde ou tão raramente quanto o deseje, para os fins que o próprio determine....Entre o homem e o mundo ela é um condutor de sentido, um tradutor de intencionalidade". (Illich, 1976:40) Ferramenta convivencial Cabe a ciência tratar de simplificar a instrumentação tecnológica

15 Compreensão crítica  metodologias e ambientes de aprendizagem que promovam o aprendizado autômomo  no projeto das interfaces e das funcionalidades dos sistemas de software  políticas de informatização das instituições

16 Perspectiva pedagógica (autonomia e cooperação) Jean Piaget ( epistemologia genética ) Paulo Freire ( pedagogia da libertação ) Humberto Maturana e Francisco Varela ( teoria sócio-biológica da autopoiese ) Confluências

17 Indivíduo Comportamentalista Indivíduo Interacionista Relação Sujeito X Objeto Controle total do comportamento a partir de estímulos externos. Não há a mente. Não há a consciência. A consciência humana é capaz de transcender e transformar o mundo A transcendência é autonomia

18 A nível cognitivo essa transcendência se dá a partir de um processo de meta-reflexão Piaget - abstração empírica, refletidora e reflexiva Freire - consciência livre ou crítica - é claro só um consciência livre pode refletir a si própria. Maturana - auto-consciência

19 Autonomia é também um princípio funcional do processo cognitivo ( estímulos externos X coerência interna.) Conhecer não é um ato de acúmulo de registros de informações transmitidas do ambiente. O conhecimento se dá na ação efetiva (interação com os objetos e com os outros seres do mundo) Sob opressão não há como conhecer.

20 Autonomia não é isolamento. Freire: O processo de liberação das consciências se dá na comunhão. Maturana e Varela: A consciência é um produto social. Piaget: A cooperação força e impulsiona a manutenção da coerência das estruturas cognitivas. Ser autônomo é estar apto a participar do processo de construção coletiva e cooperativa das regras sociais com vistas a manutenção do respeito mútuo.

21 É preciso inventar uma nova escola. Uniformização e padronização Transmissão de enunciados. Declarativo e não procedural. currículos rígidos Controle total do processo ensinar ou transmitir Aprender?? autonomia??? cooperação??? compreensão crítica?? meta-reflexão??

22 Vamos reproduzir esta prática pedagógica ineficiente e cruel com computadores ? Temos com as novas tecnologias a oportunidade concreta para : os aprendizes passarem os escritores e editores do seu conhecimento, e deixarem de ser meros leitores e consumidores do conhecimento já editado e publicado; o aprendizado da autonomia e da cooperação ; a promoção da inteligência, e dos processos meta-reflexivos indispensáveis ao surgimento da autonomia e do pensamento de análise e síntese. gerar a habilidade de lidar com sistemas simbólicos e formais de alto nível de sofisticação.

23 É preciso educar para a sociedade informatizada. Mas é também preciso usar a informática para educar, pois o computador tem se revelado um potente instrumento pedagógico. Ou seja é preciso educar para a informática e pela informática.

24 A influência da informática na matemática e no seu ensino/aprendizagem na matemática: D'Ambrosio "...os conceitos matemáticos sempre dependeram de métodos de cálculo e de escrita...os computadores e a informática têm estimulado novas pesquisas, têm revivido para a consideração dos matemáticos questões atualmente negligenciadas,... e têm tornado possível o estudo de novas questões."

25 "Sempre houve um lado experimental na matemática. Euler insistia em realçar o papel da observação na Matemática pura, afirmando: "...as propriedades dos números que nós conhecemos foram usualmente descobertas por observação e bem antes de sua validade ter sido obtida por demonstração...” Os computadores aumentaram rapidamente nossas possibilidades de observação e experimentação na matemática.

26 nos currículos de matemática: D'Ambrosio"...a matemática tem o dever de servir a futuros especialistas de outras disciplinas: que mudanças os computadores estão introduzindo nestas disciplinas? "...qual matemática é necessária como uma parte da cultura científica básica - aos níveis do primeiro e segundo grau - dentro do novo ambiente industrial? O uso da informática nestes ambientes exigirá mais matemática melhor compreendida, o que deve conduzir a um novo equilíbrio entre a parte pura e aplicada."

27 conteúdo conceito contexto  OOrganização hierárquica e sequencial  CComportamentalismo  EEscola Tradicional  ÊÊnfase nas representações formais - a representação simbólica é o ponto de partida.  PPouca ênfase no diagnóstico e nas diferenças individuais.  CConstrução coletiva formalizada e sedimentada  TTramas ou redes Conceituais  iIdentificação dos conceitos nucleares;  iInter-relação conceitual; Visão não linear dos mesmos.  C Costrutivistas ou cognitivistas (Piaget, Bruner, Ausubel, Vygogsky)  ÊÊnfase em vários tipos de representação - modelo e modelização.  DDiagnóstico individual operatório. Campo Semântico Significação Justificativas Tranferência de contexto ou processo de generalização e abstração Interacionistas e Cognitivistas Ação coletiva conjunta e intencional, sincrônica e dinâmica leitura de gurpo Toda a ação pedagógica deve considerar:

28 Aplicações Educacionais Enfoque Algorítmico transmissão CAI Tutoriais ICAI Enfoque Heurístico exploração conjetural Jogos Simuladores Ambientes Gráficos....

29 "...o computador deve ser usado no processo ensino- aprendizagem, antes de qualquer outra coisa, como um meio para implementar o que com outros meios não seria possível ou seria difícil obter. Diferentemente do que alguns educadores temem, não se trata de implementar com o computador a ação de outros meios educativos cuja qualidade está bem demonstrada. Este raciocínio não é estranho, se considera que o computador é um bem escasso e também custoso, cujo uso deve oferecer o máximo de benefícios, neste caso educativo...".; Cuidado com o software de 20 minutos. melhor trabalhar com ambientes abertos.

30 outras aplicações Linguagens de programação editores de hiperTexto e hiperMídia planilhas de cálculo softwares estatísticos CAD... consumidores ou editores?? consumidores ou editores??

31 perspectivas na educação à distância Democratização –espaço - tempo –baixo custo –respeito aos ritmos próprios –individualização do processo Autoritarismo –mecanização –institucionalização –padronização –despersonalização –isolamento

32 materiais auto-instrucionais Processo de produção distribuição Uso Conteúdo As TIC podem muito mais do que superar as dificuldades dos processos tradicionais de educação à distância

33 O que se pretendeu argumentar, em síntese, foi que é possível conceber e concretizar,com as novas tecnologias, uma nova e revolucionária realidade educacional, que nem de longe lembre a atual. Mas, seremos nós, com os nossas intenções, os nossos anseios, a forma de relações que estabelecermos uns com os outros, que iremos determinar os resultados. Se a perspectiva pedagógica que adotarmos, for opressora, então não haverá aprendizado. Não importa quão maravilhosa seja a ferramenta. concluindo


Carregar ppt "Novas Tecnologias de Informação e Comunicação na aprendizagem de Matemática Edla Maria Faust Ramos Laboratório de Sistemas de Conhecimento Departamento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google