A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Precificação e Estruturas de Mercados

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Precificação e Estruturas de Mercados"— Transcrição da apresentação:

1 Precificação e Estruturas de Mercados
Economia Precificação e Estruturas de Mercados

2 Precificação

3 Definição do preço Lucro Preço Impostos Despesas Custo Pleno Custos

4 Precificação Formação de preço: Objetivo:
Proporcionar, a longo prazo, o maior lucro possível; Permitir a maximização lucrativa da participação de mercado; Maximizar a capacidade produtiva, evitando ociosidade e desperdício operacionais; Maximizar o capital empregado para perpetuar os negócios de modo autossustentado.

5 Precificação Formação de preço: Objetivo:
Proporcionar, a longo prazo, o maior lucro possível; Permitir a maximização lucrativa da participação de mercado; Maximizar a capacidade produtiva, evitando ociosidade e desperdício operacionais; Maximizar o capital empregado para perpetuar os negócios de modo autossustentado.

6 Precificação Formação de preço:
Três processos podem ser empregados na definição do preço: Método de definição de preços com base nos custos; Método de definição de preços com base no valor percebido do produto Método de definição de preços com base na análise de concorrência

7 Precificação

8 Precificação Definição de preços com base nos custos :
Os critérios de custos mais utilizados são: Fixação de Mark-up (Taxa de Marcação) Fixação de Margem Fixação do ROI ( Return On Investment)

9 Preço Base Precificação Definição de preços com base nos custos :
Fixação de Mark-up (Taxa de Marcação) Aplicando o mark-up Preço Base

10 Precificação PREÇO TAXA DE BASE MARCAÇÃO X
Definição de preços com base nos custos : Fixação de Mark-up (Taxa de Marcação) PREÇO BASE TAXA DE MARCAÇÃO X O que não estiver incluído na base, deve estar na taxa de marcação!

11 X Precificação Preço Base Fixação de Mark-up (Taxa de Marcação) Lucro
Impostos Preço Despesas Base Custos X

12 Precificação Definição de preços com base nos custos :
Fixação de Mark-up Lucro Lucro % Faturamento Impostos Impostos % Despesas Despesas % Soma %

13 Preço = Base ÷ (1- Soma %) ou Preço = Base x 1 ÷ (1- Soma %)
Matematicamente … Base + (Soma % x Preço )= Preço Base = Preço – (Soma % x Preço) Base = Preço x (1- Soma %) Preço = Base ÷ (1- Soma %) ou Preço = Base x 1 ÷ (1- Soma %) Taxa de marcação

14 Soma % = 60% Definição de preços com base nos custos :
Fixação de Mark-up Exemplo Um loja de perfumes deseja aplicar um mark-up considerando ICMS igual a 18%, comissão igual a 2%, despesas iguais a 25% e margem de lucro igual a 15%. Qual o valor da taxa de marcação que ela deve usar? Soma % = 60%

15 1 - 1 60% Soma % 2,50 Marcação dos perfumes TAXA DE MARCAÇÃO
1/(1 – 60%) = 2,50 1 1 - Soma % 60%

16 Precificação Definição de preços com base nos custos :
Fixação de Margem (Custo Marginal) O custo marginal poderia ser conceituado como o incremento de custo correspondente à produção de uma unidade adicional de produto. Corresponde aos custos que não seriam incorridos se um produto fosse eliminado ou não produzido Ou seja: considera o conceito de Margem de contribuição, oriundo do método de custeio variável MgCont = Preço - CVUn

17 Precificação Definição de preços com base nos custos :
Fixação de Margem (Custo Marginal) Exemplo: Fábrica de Artefatos de Madeira Jacarandá produz adornos, comercializando-os em todo o país. custos fixos anuais: $ ,00; custos variáveis unitários: $ 20,00; Lucro Estimado: $ 20,00/ unidade comercializada; Capacidade Instalada: unidades/ ano; Produção: unidades/ano; Preço: $ 90,00 (obtido após considerar o custo integral e o lucro requerido) A estrutura de preços, custos e lucro da empresa pode ser vista na tabela seguinte.

18 Precificação Definição de preços com base nos custos :
Fixação de Margem (Custo Marginal) Total Unitário % Receitas 90.000,00 90,00 100% Custos fixos (50.000,00) (50,00) -56% Custos variáveis (20.000,00) (20,00) -22% Custos totais (70.000,00) (70,00) -78% Lucros 20.000,00 20,00 22% Recentemente, a empresa recebeu de um grande importador de adornos localizado nos EUA um pedido de 300 peças, para serem entregues no decorrer do ano seguinte. O importador propôs-se a pagar $ 42,00 por unidade. Deveria a empresa aceitar a oferta?

19 Precificação Definição de preços com base nos custos :
Fixação de Margem (Custo Marginal) Com base no Custo Total, proposta tenderia a ser recusada. Preço formado pela empresa: $ 90,00 Proposta ofertada pelo importador: $ 42,00 apenas 46,67% do preço de venda praticado pela empresa Com base no Custo Marginal: Proposta ofertada pelo importador: $ 42,00 Custo Marginal: $ 20,00 Margem de contribuição: $ 22,00

20 Precificação Definição de preços com base nos custos :
Fixação do ROI (Return On Investment) O emprego desse método permite estimar o preço, com base em taxa predeterminada de lucro sobre o capital investido. Diferentes poderiam ser as fórmulas empregadas para a obtenção do preço de venda. Uma das mais simples está apresentada a seguir. Onde: CI = capital investido CT = custos totais R%= lucro percentual desejado sobre o capital investido P = preço sugerido de vendas V = volume de vendas

21 Precificação Fixação do ROI (Return On Investment) Exemplo:
Imagine que, para abrir uma pequena padaria, o Sr. Manoel necessite investir $ ,00 em máquinas, equipamentos, aquisição e reforma do imóvel e capital de giro. Estimativas indicam que o capital investido no negócio deveria apresentar uma taxa de retorno anual igual a, no mínimo, 20%. Os custos anuais da empresa estão apresentados na tabela seguinte. Com base nesses números e sabendo que a empresa deverá fabricar e vender cerca de 800 mil pãezinhos de 50 g por ano, estime qual o preço mínimo a ser cobrado por pãozinho, de forma que o negócio seja lucrativo. Descrição dos Custos Valor ($) Salários e encargos 24.000,00 Materiais diretos 18.000,00 Depreciação 8.000,00 Outros gastos 20.000,00 Soma 70.000,00


Carregar ppt "Precificação e Estruturas de Mercados"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google