A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO."— Transcrição da apresentação:

1 COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DO ÓRGÃOS (UNIFESO) CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA ESCOLA CMEI Supervisora bolsista: Gicele Faissal de Carvalho Bolsistas: Angela Pieri Silva Curiosidades sobre o livro “ O pequeno príncipe “ Portfólio

2 2. DESENVOLVIMENTO Escolha do Tema: 2.1 Escolha do tema: O tema da pesquisa da turma do 3º ano surgiu através de uma leitura do livro “O pequeno príncipe” onde a professora realizava a cada aula com os alunos. 2.2 Questão problematizadora: Após a escolha do tema os alunos levantaram algumas questões, a saber: O que é um Baobá ? Como o pequeno príncipe consegue respirar em um planeta diferente do dele ? FOTO DA TURMA 1. INTRODUÇÃO O Programa de iniciação a Docência (PIBID) possibilita aos alunos de cursos superiores a articulação entre teoria e prática. O projeto foi desenvolvido na Escola Municipal Chiquinha Rolla na turma do 3º ano que é composta por 25 aluno mais a professora Lívia

3 2.3 Hipóteses: Após o levantamento das questões, os alunos apresentaram suas hipóteses: É um árvore gigantesca, mas não existe na vida real É uma árvore que tem na África Porque o ar dos planetas são iguais 2.4 Pesquisa: Com as hipóteses definidas, iniciamos o processo de pesquisa em torno da temática. Propomos para os alunos que buscassem as soluções para suas próprias questões. FOTO DO MOMENTO E OU ATIVIDADES FOTO DO MOMENTO OU E OU ATIVIDADES FOTO DO MOMENTO E OU ATIVIDADES

4 3. SISTEMATIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM Foram trabalhados durante o período de atividades em torno da temática, alguns conteúdos curriculares, tais como: Português: Elaboração de escrita espontânea, leitura, interpretação textual, coordenação motora Ciência: Foi falado sobre a teoria big bang (criação do universo) Sobre os nomes e as características (posições e tamanhos ) de cada planetas, História: A história da árvore Baobá Seus frutos

5 Geografia: Debatemos sobre o movimento de translação e rotação Discutimos o tipo de vegetação a onde a árvore do Baobá é encontrada Os países onde são encontradas as árvores e frutos 4. CONCLUSÃO Foi muito gratificante participar deste projeto, pois foi bem acolhidos pelas alunos e houve aprendizagem de ambas as parte. Também foi de extrema importância para minha formação porque me proporcionou colocar em pratica as teorias aprendidas na faculdade. BIBLIOGRAFIA ARROYO, Miguel. Escola plural. Proposta pedagógica Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. Belo Horizonte: SMED, 1994. HERNÁNDEZ, Fernando.; VENTURA, Montserrat. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. 5ed., Porto Alegre: Artmed, 1998.


Carregar ppt "COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google