A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Processos Psicológicos Básicos. Sono & Aprendizagem Maas (1999, apud Myers, 2006, p.202) Assinale “V”, para “verdadeiro” ou “F”, para “falso”: 1) Eu preciso.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Processos Psicológicos Básicos. Sono & Aprendizagem Maas (1999, apud Myers, 2006, p.202) Assinale “V”, para “verdadeiro” ou “F”, para “falso”: 1) Eu preciso."— Transcrição da apresentação:

1 Processos Psicológicos Básicos

2 Sono & Aprendizagem Maas (1999, apud Myers, 2006, p.202) Assinale “V”, para “verdadeiro” ou “F”, para “falso”: 1) Eu preciso de um despertador para acordar na hora certa. 2) É uma luta para conseguir sair da cama pela manhã. 3) Nas manhãs da semana, eu aperto o botão que trava o despertador várias vezes para dormir mais um pouco. 4) Eu me sinto irritado, cansado e estressado durante a semana.

3 5) Eu tenho problemas para me concentrar ou usar a memória. 6) Eu sinto que estou lento para pensar criticamente, solucionar problemas e ser criativo. 7) Eu geralmente durmo enquanto assisto à televisão. 8) Eu geralmente durmo em reuniões maçantes.

4 9) Eu geralmente durmo após as refeições pesadas ou após pequenas doses de álcool. 10) Eu geralmente pego no sono enquanto relaxo após o jantar. 11) Eu geralmente pego no sono cinco minutos após deitar na cama. 12) Eu geralmente me sinto sonolento enquanto dirijo.

5 13) Eu geralmente durmo horas a mais nas manhãs dos finais de semana. 14) Eu geralmente preciso tirar um cochilo durante o dia. 15) Eu sempre tenho olheiras.

6 De acordo com Maas: Três ou mais respostas com “Verdadeiro”: é provável que você não esteja dormindo o suficiente. Para descobrir sua necessidade diária de sono: dormir 15 minutos mais cedo, durante uma semana. Caso não se sinta bem, ampliar 15 minutos na próxima e assim, sucessivamente.

7 Estudo & Memória Myers (2006, p.278-279) * estudar repetidamente, para facilitar a recordação de longo prazo * dedicar mais tempo à reflexão ativa sobre o material * tornar o material pessoalmente significativo * usar técnicas mnemônicas

8 * utilizar pistas de recuperação (ex: listas de tópicos) * minimizar interferências (ex: local de estudo) * testar o conhecimento

9 Sensação Definição: detectar a energia física do ambiente, codificá-la como sinais neurais, para representar o mundo em nosso psiquismo (Myers, 2006, p.136).

10 Processamento de cima para baixo:  nossas experiências e expectativas Processamento de baixo para cima:  entrada de dados no cérebro Para detectar sinais, além da intensidade do estímulo, é importante o estado psicológico (expectativas, motivações, estados de alerta...) Limiares: Psicofísica  estuda como a energia física se relaciona com nossa experiência psicológica Limiares absolutos:  a estimulação mínima necessária para detectar um estímulo específico (50% das vezes) “Subliminar” diz respeito ao que “está abaixo do limiar”

11 Estimulação Subliminar: Podemos tomar contato com estímulos subliminares sem ter consciência Podemos ser afetados por estímulos tão fracos que jamais os notamos? Sim. Portanto:  podemos processar informações sem termos consciência disso. Por outro lado, a eficácia da “propaganda subliminar” é discutível. Adaptação Sensorial  nossa sensibilidade decresce ante um estímulo inalterável  o foco da atenção muda quando estamos expostos a estímulos repetitivos

12 Visão o que enxergamos corresponde à uma pequena fatia do espectro eletromagnético diferentes tonalidades de acordo com diferentes comprimentos de onda. Kepler descobriu que a retina recebe imagens invertidas do mundo. No cérebro, os impulsos nervosos recebidos transformam a imagem em sua posição correta. Experimentos com equipamentos que invertem (cabeça para baixo e direita/esquerda): após desconforto inicial (náuseas, dor de cabeça), adaptação Visão de cor: a cor é uma construção do nosso cérebro 7 milhões de diferentes variações de cor Hermann Von Helmholtz séc XIX descobriu que qualquer cor pode ser criada pela combinação das ondas de luz das 3 cores primárias (azul, vermelho e verde). Esses são os mesmos três tipos de receptores que a retina tem.

13 RETINA NORMAL. A REGIÃO AMARELADA É A FÓVEA (PONTO DE FOCO CENTRAL DA RETINA)

14

15 VISÃO BASTONETES E CONES

16

17 –Audição –Freqüência de ondas sonoras  determina o tom (quanto mais longa a onda, mais baixo o tom) e (quanto mais curta a onde, mais alto o tom) –Perda de audição  pessoas que perdem um canal de sensação deslocam a atenção para outros sentidos. Porém, após mudanças na história da Psicologia, hoje considera-se que não há uma “hipervisão” de quem não escuta, por exemplo.

18

19 Posição e movimento do corpo –como saber onde estão nossa boca, nossas mãos, só com os 5 sentidos? –Sentido vestibular: monitora a posição e o movimento da cabeça –Cinestesia: sentido da posição e movimento do corpo –Restrição sensorial: –Não perturba a maioria das pessoas –Reduz estresse –Tanto a estimulação como a restrição e o relaxamento trazem benefícios

20 Tato Mistura de pelo menos 4 sentidos distintos na pele (pressão, calor, frio, dor) Dor  alerta corporal de que algo não vai bem A dor pode envolver tanto estimulos externos (“de baixo pra cima”) como aspectos “de cima pra baixo”. Sensações do membro fantasma Lembranças de dor: é melhor interromper procedimentos dolorosos mais lentamente, do que abruptamente.

21 ALGUNS EXEMPLOS DE DIFERENTES RECEPTORES TÁTEIS CORPUSCULOS DE KRAUSE: FRIO CÉLULAS DE MERKEL: MECANO-RECEPTORAS CORPÚSCULOS DE MEISSNER: TÁTIL

22

23 Paladar –4 sensações básicas: doce, azedo, salgado e amargo –gosto é uma sensação química –receptores de gosto reproduzem-se a cada uma ou duas semanas –fumo e álcool aceleram o declínio das papilas gustativas

24 AS REGIÕES DA LÍNGUA E O PALADAR

25

26 Olfato * as moléculas do odor penetram pelo vestíbulo nasal e atingem as células receptoras (terminações do nervo olfativo), que enviam as informações para o cérebro * o olfato é um órgão muito primitivo * “para cheirar alguém você inala alguma coisa da pessoa” * palavras retratam com mais facilidade o som de uma flauta do que o aroma de café * cheiros são mais primitivos e difíceis de descrever do que as imagens * os odores têm o poder de evocar lembranças e sentimentos

27


Carregar ppt "Processos Psicológicos Básicos. Sono & Aprendizagem Maas (1999, apud Myers, 2006, p.202) Assinale “V”, para “verdadeiro” ou “F”, para “falso”: 1) Eu preciso."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google