A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO FÍSICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO FÍSICA"— Transcrição da apresentação:

1 INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO FÍSICA
UNIDADE III Tema da aula: Caracterizando o trabalho do professor de educação física Prof. Ms. Maria Celeste Rocha

2 OBJETIVOS Caracterizar o trabalho do professor de educação física
Elaborar instrumento para a pesquisa de campo; Orientar sobre a realização das apresentações dos seminários, dividir os grupos

3 1.2 – Análise do Material e produção do trabalho escrito
ICA 3 : SEMINÁRIO CARACTERIZANDO O TRABALHO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA 1.1 – Visita a campo e entrevistas com os professores de Educação Física 1.2 – Análise do Material e produção do trabalho escrito 1.3 – Apresentação Oral utilizando recursos imagéticos.

4 2. Áreas de Atuação e divisão dos grupos:
Escola – G1 Academia/fitnes – G2 Clube/escolinha de esportes – G3 Saúde – G4 Projetos Sociais – G5 Lazer – G6 Área Academica – G7

5 DIVISÃO DOS GRUPOS: EFM1
ÁREA DE ATUAÇÃO GRUPOS DATA DE APRESEN. ESCOLA Sandy, Layla, Regina, Cloe, hygor, Camila, Bruno 27/05/2013 ACADEMIA Luan, Érika, Kleberson, Alessandra, Lucas Lima, Adriel, Igor Soares CLUBE/ESCOLINHA Estafane Messias, Brenda, Mariana, Rogério, Aulo Henrique. 03/06/2013 SAÚDE Darlene, Luciana, Andressa, Edilene, Vanessa, Jane. PROJETO SOCIAL Geleane, Marcelo, Joyce, Hugo, Rodrigo, Pedro ivo 07/06/2013 Área Acadêmica Henrique, Priscila, nathália, Jéssica, Walmyr, Lucas Nunes, Sérgio

6 DIVISÃO DOS GRUPOS: EFN1
ÁREA DE ATUAÇÃO GRUPOS DATA ESCOLA Alessandra, Daniella, Enoque, Fábio, Antônio, Valéria 22/05/2013 ACADEMIA Christiane, Leticia, Fagner, Carlos, Felipe Neves, Graciléa, Flávio, Thiago, Jéssica CLUBE/ESCOLINHA Thatiani, Mayara, Mariana, Vanessa, Rozeani, Tagana 28/05/2013 SAÚDE Natália, Jackson Sperandio, Rogério, Felipe, Luciane, Korine, Floriano, Clovis PROJETO SOCIAL Ramon, rosa, Ruan, Rafael, Vinicius, Roany, Angelo, Sabrina 29/05/2013 LAZER Emily, Marilia, Aliny Rosa, Amanda, Jorge, Diego, Hugo, Rai, Daniely. Área Acadêmica Stephany, Felipe, lucas, Kayo, Valéria, Aline, Jackson, Dolglas, Rafael, Paola 04/06/2013

7 3. ROTEIRO DE ENTREVISTAS:
3.1 Dados pessoais: Idade; Ano e local de formação Tempo de atuação na área Tempo de atuação nesse espaço específico;

8 3. ROTEIRO DE ENTREVISTAS:
3.2 caracterização do trabalho Carga horária semanal Se trabalha em outro âmbito da EF Condições de trabalho (espaço físico, material, relações profissionais com profissionais de outras áreas...) Remuneração Público atendido

9 3. ROTEIRO DE ENTREVISTAS:
3.3 Questões sobre a formação e prática profissional: Formas de se manter atualizado. A sua formação inicial te deu condição para atuar nesse espaço específico? Se não, como adquiriu experiência? Que disciplinas você considera que foram mais importantes? Que saberes você mais mobiliza no seu trabalho?

10 3. ROTEIRO DE ENTREVISTAS:
3.4 Valor social da Profissão Sente-se reconhecido com a EF? A profissão é bem reconhecida? Em especial com que área? O que você acha que te garante o reconhecimento? O que as pessoas valorizam no seu trabalho? Você mudaria de área dentro da EF? Você mudaria de área? Ou seja, sairia da EF se pudesse?

11 4. ORIENTAÇÕES PARA A PREPARAÇÃO DE UM SEMINÁRIO
O objetivo da formação universitária é fornecer competências e habilidades aos futuros profissionais. O seminário cumpre essa função, pois é uma técnica de aprendizagem que inclui pesquisa, discussão e debate. Assim, busca capacitar os estudantes na busca de informações com autonomia, ele não é feito somente para o professor, mas essencialmente para os alunos, para que aprendam a fazer pesquisa, competência necessária a qualquer bom profissional. O seminário não é uma leitura de um texto, mas sim uma troca de ideias entre quem apresenta e quem assiste. Geralmente os organizadores apresentam um tema com o apoio de um texto e usa o recurso de figuras, mapas, transparências, recortes de revistas ou jornais, vídeos, entre outros.

12 Objetivos do seminário:
Fornecer informações gerais sobre os temas abordados, combinando pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo (visita a websites, entrevistas com gestores). Introduzir os alunos no tema específico e propiciar-lhes uma oportunidade de refletir sobre ele. Não se pretende, com o seminário, que os alunos substituam o professor. Assim, os alunos estão livres para trazer também as dúvidas que tenham surgido durante a preparação para serem solucionadas durante o seminário, com o apoio do professor.

13 PREPARAÇÃO Nos seminários desta disciplina, a visita a campo, a entrevista, o recurso de imagem e outras fontes de informação, especialmente na internet, faz parte do trabalho esperado dos alunos. O professor estará à disposição para auxiliar. O grupo deve preparar um roteiro de apresentação (de até 2 páginas) e distribuí-lo aos colegas no momento da apresentação. Neste roteiro devem constar: o título do seminário; um pequeno texto descrevendo o objetivo do seminário e introduzindo o tema; um sumário dos tópicos a serem apresentados; as questões a serem debatidas; e a referência bibliográfica das leituras realizadas e outras fontes de informação.  Recomenda-se aos alunos que antes da apresentação discuta todo o conteúdo da mesma entre o grupo, bem como defina claramente as tarefas de cada integrante.

14 ROTEIRO DO SEMINÁRIO Plano de exposição - deve expressar o roteiro em que o trabalho será apresentado, deve ser entregue ao professor. Introdução - deve ser objetiva e concisa. Conteúdo - deve ser dividido em unidades ou sub temas. As transcrições das entrevistas deverão ser as estritamente necessárias e citadas corretamente, ou seja, entre aspas ("), sem alterações. Conclusão - interpretação pessoal e não a repetição da opinião do professor entrevistado.

15 APRESENTAÇÃO A apresentação deve durar 20 minutos.
Após a apresentação, teremos outros 20 minutos para debate. Caso julgue conveniente, o grupo deve propor algumas questões para a sala debater, em função do que foi apresentado. Também podem ser dúvidas que o grupo não conseguiu solucionar na pesquisa. O fato de ter dúvidas não reduz a nota. A apresentação deve ser da área especifica que foi pesquisada. No momento de elaboração do seminário e na realização da entrevista, o grupo deverá ficar atento para que o professor não fuja do tema proposto. Ou seja, se é para falar da academia, não pode comentar nada sobre a escola... O seminário não é jogral, com cada um falando meia dúzia de frases decoradas para ter direito a seu quinhão na nota. Na apresentação de slides no computador, lembrem-se: em média, cada slide leva 3 minutos para ser lido e comentado.

16 FORMAS DE AVALIAÇÃO DE UM SEMINÁRIO
Na avaliação de um seminário avaliamos: Qualidade do roteiro escrito entregue ao professor; Na apresentação: 1. Qualidade da exposição oral (clareza da apresentação, controle da turma, voz, vocabulário, relacionamento com a classe e segurança); 2. Adequação do tema e boa exploração deste 3. A seleção e o uso de dispositivos didáticos (banner, lousa, data-show) 4. Os recursos imagéticos: fotos, vídeos; 5. Profundidade e relevância das questões apresentadas 6. Condução do debate; - Integração do grupo/divisão de tarefas - Criatividade do grupo

17 PARA A APRESENTAÇÃO DE UM SEMINÁRIO, FICA A DICA:
Seja objetivo e foque no ponto principal do seu trabalho. Vá com um traje adequado. Celular: DESLIGADO. Seja claro na explicação. Obedeça ao tempo: verifique quanto tempo você terá para sua apresentação e não exceda o tempo limite. Ensaie com seu grupo antes. Slides poluídos: Muito cuidado com os slides, algumas pessoas escrevem muita coisa neles. Não faça isso, figuras falam mais que mil palavras. Ainda sobre slides: Cuidado com as cores e fontes. Colocar um fundo branco e fonte amarela por exemplo, não garante boa visualização.

18 PARA A APRESENTAÇÃO DE UM SEMINÁRIO, FICA A DICA:
Postura: Fale olhando para todos da sala, não precisa apresentar olhando só para o professor, pois o trabalho é para todos. Cuidado com os gestos. Saiba o que está falando: Essa é a principal! Estude antes e esteja preparado para questionamentos, não pense jamais algo do tipo “ninguém vai me perguntar sobre o item X”. Quando você está fazendo uma apresentação, a sala é sua! Se a turma está atrapalhando a apresentação, você deve chamar a atenção (educadamente) dos mesmos. Apresentação não é hora para brincadeiras, no máximo, faça uma piadinha para descontrair, mas não transforme a apresentação num show de comédia standup.

19 REFERÊNCIA LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 1990.


Carregar ppt "INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO FÍSICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google