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Unidade 3 – sistemas lineares

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Apresentação em tema: "Unidade 3 – sistemas lineares"— Transcrição da apresentação:

1 Unidade 3 – sistemas lineares
ALGEBRA LINEAR Unidade 3 – sistemas lineares Prof. Msc Jerry Adriane Domingos

2 Método do Escalonamento
Sistemas Lineares Método do Escalonamento

3 Profº. msc Jerry Adriane Domingos
SISTEMAS LINEARES: São conjuntos de equações lineares. Equação Linear: São equações que pode tomar a forma: ax + by + cz = d Ex. 2x + 3y + z = 20 x - 3y = 10 Exemplo: os Sistemas de Equações Lineares 1) 2x + 3y = x - 2y = ,0x + 1,0y + 0,8z = 10 5x - 2y = x - 3y = ,0x - 3,0y + 1,4z = 8 0,5x + 1,20y+ 2,0z = 12 Profº. msc Jerry Adriane Domingos

4 Profº. msc Jerry Adriane Domingos
Profº. msc Jerry Adriane Domingos

5 Classificação de um Sistema Linear
Do mesmo modo que classificamos os sistemas lineares 2 x 2, podemos classificar os sistemas lineares m x n. Assim: • Sistema Impossível: não possui solução alguma. • Sistema Possível: apresenta pelo menos uma solução. • Sistema Possível Indeterminado: apresenta in-finitas soluções. • Sistema Possível Determinado: apresenta uma única solução.

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Resolução de Sistemas Lineares T1 - Um Sistema de Equações não se altera, quando permutamos as posições de duas equações quaisquer do sistema. 2x + 3y = x - 2y = 6 5x - 2y = x + 3y = 10 São obviamente equivalentes, ou seja, possuem o mesmo conjunto solução. Observe que apenas mudamos a ordem de apresentação das equações. Profº. msc Jerry Adriane Domingos

7 Profº. msc Jerry Adriane Domingos
T2 - um sistema de equações não se altera, quando multiplicamos ambos os membros de qualquer uma das equações do sistema, por um número real não nulo. Exemplo: os sistemas de equações lineares 3x + 2y - z = 5 2x + y + z = 7 x - 2y + 3z = 1 3x - 6y + 9z = 3 são obviamente equivalentes, pois a terceira equação foi multiplicada membro a membro por 3. Profº. msc Jerry Adriane Domingos

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T3: um sistema de equações lineares não se altera, quando substituímos uma equação qualquer por outra obtida a partir da adição membro a membro desta equação, com outra na qual foi aplicada a transformação T2. Exemplo: os sistemas 15x - 3y = 22 5x + 2y = 32 15x - 3y = 22 -9y = -74  são obviamente equivalentes (ou seja, possuem o mesmo conjunto solução), pois a segunda equação foi substituída pela adição da primeira equação, com a segunda multiplicada por ( -3 ). Profº. msc Jerry Adriane Domingos

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Vamos resolver, a título de exemplo, um sistema de equações lineares, pelo método da regra de Cramer, de Gauss ou escalonamento. Profº. msc Jerry Adriane Domingos

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Sistemas Lineares Escalonados Dizemos que um sistema linear é um sistema escalonado quando: 1º) em cada equação existe pelo menos um coeficiente não-nulo; 2º) o número de coeficientes nulos, antes do primeiro coeficiente não-nulo, cresce “da esquerda para a direita, de equação para equação”. Profº. msc Jerry Adriane Domingos

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Escalonamento de um Sistema 1ª) Trocar a ordem em que as equações aparecem no sistema. 2ª) Inverter a ordem em que as incógnitas aparecem nas equações. Profº. msc Jerry Adriane Domingos

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3ª) Multiplicar (ou dividir) uma equação por um número real não-nulo. Multiplicamos a 2a equação de S por 2, para obtermos S1. 4ª) Adicionar a uma equação uma outra equação do sistema, previamente multiplicada por um número real não-nulo. Profº. msc Jerry Adriane Domingos

13 Seja o sistema de equações lineares:
Exemplo: Seja o sistema de equações lineares: x + 3y - 2z = 3 2x - y + z = 12 4x + 3y - 5z = 6 x + 3y - 2z = 3 . Equação 1 2x . - .y + z = 12 Equação 2 4x + 3y - 5z = 6 .Equação 3 Profº. msc Jerry Adriane Domingos

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SOLUÇÃO: 1 - Aplicando a transformação T1, permutando as posições das equações 1 e 2, vem: 2x - y + z = 12 x + 3y - 2z = 3 4x + 3y - 5z = 6 Profº. msc Jerry Adriane Domingos

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Multiplicando ambos os membros da equação 2, por (- 2) - uso da transformação T2 2x y + z = 12 x + 3y - 2z = x L2 4x + 3y - 5z = 6 2x y + z = 12 -2x - 6y + 4z = -6 4x + 3y - 5z = 6 Profº. msc Jerry Adriane Domingos

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2 - somando o resultado obtido com a equação 1 e substituindo a equação 2 pelo resultado obtido - uso da transformação T3 - vem: 2x - y + z = y + 5z = 6 4x + 3y - 5z = 6 Profº. msc Jerry Adriane Domingos

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3 - Multiplicando ambos os membros da equação 1 por (-2), somando o resultado obtido com a equação 3 e substituindo a equação 3 pela nova equação obtida, vem: 2x - y + z = 12 - 7y + 5z = 6 4x + 3y - 5z = 6 2x - y + z = x L1 - 7y + 5z = 6 4x + 3y - 5z = 6 2x - y + z = 12 - 7y + 5z = 6 5y - 7z = - 18 -4x +2 y -2 z = -24 - 7y + 5z = 6 4x + 3y - 5z = 6 Profº. msc Jerry Adriane Domingos

18 4 - Multiplicando a segunda equação por 5 e a terceira por 7, vem:
2x - y + z = 12 - 7y + 5z = x L2 5y - 7z = x L3 2x y + z = 12 y +25z =.30 y - 49z = -126 Profº. msc Jerry Adriane Domingos

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5 - Somando a segunda equação com a terceira, e substituindo a terceira pelo resultado obtido, vem: 2x y + z = 12 y +25z = L2 + L3 y - 49z = -126 Temos 2x y + z = 12 y +25z =.30 z = - 96 Profº. msc Jerry Adriane Domingos

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6 - Do sistema acima, tiramos imediatamente que: z = (-96)/(-24) = 4 ou seja, z = 4. Como conhecemos agora o valor de z, fica fácil achar os valores das outras incógnitas: Teremos: na equação 2 : - 35y + 25(4) = 30 \ y = 2. Analogamente, substituindo os valores conhecidos de y e z na primeira equação acima, temos: Profº. msc Jerry Adriane Domingos

21 2x = x = 5. Portanto, x = 5, y = 2 e z = 4, constitui a solução do sistema dado. Podemos então escrever que o conjunto solução S do sistema dado, é o conjunto unitário formado por um terno ordenado (5,2,4) : S = { (5, 2, 4) }

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Sobre a técnica de escalonamento utilizada para resolver o sistema dado, podemos observar que o nosso objetivo era escrever o sistema na forma ax + by + cz = k1 dy + ez = k2 fz = k3 de modo a possibilitar achar o valor de z facilmente ( z = k3 / f ) e daí, por substituição, determinar y e x. Este é o caminho comum para qualquer sistema. Profº. msc Jerry Adriane Domingos

23 É importante ressaltar que se em z = k3 / f , tivermos: a) f ¹ 0 , o sistema é possível e determinado. b) f = 0 e k3 ¹ 0 , o sistema é impossível, ou seja, não possui solução, ou podemos dizer também que o conjunto solução é vazio, ou seja: S = f . c) f = 0 e k3 = 0 , o sistema é possível e indeterminado, isto é, possui um número infinito de soluções.

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Não podemos escrever uma regra geral para o escalonamento de um sistema de equações lineares, a não ser recomendar a correta e oportuna aplicação das transformações T1, T2 e T3 mostradas anteriormente. Podemos entretanto observar que o método de escalonamento consiste basicamente em eliminar a primeira incógnita a partir da segunda equação, eliminar a segunda incógnita em todas as equações a partir da terceira e assim sucessivamente, utilizando-se das transformações T1, T2 e T3 vistas acima. A prática, entretanto, será o fator determinante para a obtenção dos bons e esperados resultados. Profº. msc Jerry Adriane Domingos

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Regra de Cramer A regra de Cramer foi desenvolvida pelo matemático suíço Gabriel Cramer ( ). Ela consiste num método para resolução de sistemas lineares n x n (número de equações igual ao número de incógnitas) com o auxílio de determinantes. Profº. msc Jerry Adriane Domingos

26 Resolução do Sistema pelo Método da Regra de Cramer
x + 3y - 2z = 3 2x - y + z = 12 4x + 3y - 5z = 6

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Agora, resolva os seguintes sistemas lineares, usando a técnica de escalonamento: Sistema I : Resp: S = { (3, 5) } 4x - 2y = 2 2x + 3y = 21 Sistema II : Resp: S = { (-1, 2, 4) } 2 a + 5b + .3c = a + 3b - 10c = a + ..b + ...c = Sistema III : Resp: S = { (2, 3, 5) } ..x + .y .- ..z = x - 2y + 5z = 21 4x + .y + 4z = 31 Profº. msc Jerry Adriane Domingos

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2 a + 5b + 3c = 20 5 a + 3b - 10c = a + b + c = 5 ...a + b + c = 5 2 a + 5b + 3c = 20 5 a + 3b - 10c = - 39 ...L L1 ...a + b + c = 5 2 a + 5b + 3c = a + 3b - 10c = - 39 ...a + b + c = 5 3b + c = a + 3b - 10c = - 39 ...--2L1 - L2 ...a + b + c = 5 5a + 3b - 10c = b + c = 10 a + b c = 5 -2b - 15c = - 64 3b c = 10 -5L1 - L2 ...L L2 a + b c = -2b - 15c = - 64 -43c = -172 3L L3 Profº. msc Jerry Adriane Domingos

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