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ANÁLISE AMBIENTAL - ANÁLISE EXTERNA

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Apresentação em tema: "ANÁLISE AMBIENTAL - ANÁLISE EXTERNA"— Transcrição da apresentação:

1 ANÁLISE AMBIENTAL - ANÁLISE EXTERNA
Ferrel e Hartline, cap.4, 2005.

2 O CONSUMIDOR Informações sobre:
os consumidores atuais e potenciais da empresa; as necessidades predominantes dos consumidores atuais e potenciais; as características básicas dos produtos da empresa e dos concorrentes percebidas pelos consumidores; mudanças previstas nas necessidades dos consumidores.

3 O CONSUMIDOR Questões que guiam a análise do consumidor:
Quem são nossos consumidores atuais e potenciais? O que os consumidores fazem com nossos produtos? Onde os consumidores compram nossos produtos? Quando os consumidores compram nossos produtos? Por que e como os consumidores escolhem nossos produtos? Por que consumidores potenciais não compram nossos produtos?

4 A CONCORRÊNCIA Tipos de concorrência
Concorrentes de marca: produtos similares em características e benefícios para mesmos consumidores a preços semelhantes. Ex: Coca-cola e Pepsi Concorrentes de produto: mesma classe de produto, mas com diferentes características, benefícios e preços. Ex.: concorrem com refrigerantes : chás, suco de laranja e água mineral Concorrentes genéricos: produtos muito diferentes que satisfazem a mesma necessidade básica. Ex.: água da torneira. Concorrentes de orçamento total: competem pelos limitados recursos financeiros dos mesmos consumidores. Ex: doces, batata frita.

5 ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA
Identificar todos os atuais concorrentes de marca, de produto, genéricos e de orçamento total. Avaliar cada concorrente importante, verificando seu tamanho, crescimento, lucratividade, objetivos, estratégias e mercados-alvo. Avaliar as forças e fraquezas de cada concorrente importante, incluindo as principais capacidades e vulnerabilidades de cada um dentro de suas áreas funcionais(marketing, pesquisa, rh, ...) Focalizar a análise nas capacidades de marketing de cada concorrente importante em relação ao composto de marketing. Fazer uma avaliação das estratégias e respostas mais prováveis de cada concorrente importante em diferentes situações ambientais, bem como suas reações aos próprios esforços de marketing da empresa.

6 CRESCIMENTO ECONÔMICO E ESTABILIDADE
Quais são as condições econômicas gerais do país, região, estado e área local em que nossa empresa opera? De modo geral, os consumidores estão otimistas ou pessimistas sobre a economia? Qual é o poder aquisitivo dos consumidores em nosso(s) mercado(s)-alvo(s)? Quais são os atuais padrões de consumo dos consumidores de nosso(s) mercado(s)-alvo(s)? Eles estão comprando menos ou mais nossos produtos? Por quê?

7 TENDÊNCIAS POLÍTICAS As últimas eleições mudaram o cenário político de nossos mercados domésticos ou internacional? Se isso aconteceu, como? Que tipo de regulamentações setoriais os candidatos eleitos defendem? O que estamos fazendo atualmente para manter boas relações com os políticos eleitos? Essas atividades têm sido eficazes? Por que, ou por que não?

8 QUESTÕES LEGAIS E REGULAMENTARES
Quais mudanças propostas nas leis e regulamentos internacionais, federais, estaduais ou locais afetariam nossas atividades de marketing? As recentes decisões nos tribunais sugerem que devemos modificar nossas atividades de marketing? As recentes determinações dos órgãos federais, estaduais, locais e auto-reguladores sugerem que devemos modificar nossas atividades de marketing? Que efeitos as mudanças em acordos comerciais globais terão em nossas oportunidades internacionais de marketing?

9 AVANÇOS TECNOLÓGICOS Que impacto as mudanças na tecnologia têm tido sobre nossos consumidores? Quais mudanças tecnológicas afetarão o modo como operamos ou fabricamos nossos produtos? Quais mudanças tecnológicas afetarão o modo como conduzimos nossas atividades de marketing, tais como distribuição ou promoção? Existe alguma tecnologia atual que não estejamos utilizando em sua plena potencialidade para tornar nossas atividades de marketing mais eficientes? Algum avanço tecnológico ameaça tornar nossos produtos obsoletos? A nova tecnologia tem o potencial de satisfazer necessidades do consumidor antes não satisfeitas ou desconhecidas?

10 TENDÊNCIAS SÓCIO-CULTURAIS
Como estão mudando a demografia e os valores da sociedade? Que efeitos essas mudanças terão sobre nossos consumidores, produtos, preços, distribuição, promoção e nossos funcionários? Quais desafios ou oportunidades foram criados pelas mudanças da diversidade de nossos consumidores e funcionários? Qual é a atitude geral da sociedade em relação ao nosso setor, nossa empresa e nossos produtos? Podemos fazer alguma coisa para melhorar essas atitudes? Quais consumidores ou grupos ambientais poderiam intervir na operação de nosso setor ou de nossa empresa? Quais questões sociais ou éticas devemos focar?

11 FONTES DE INFORMAÇÕES PARA ANÁLISE EXTERNA
Fontes de informações secundárias: Fontes internas da organização. Fontes governamentais. Periódicos e livros. Fontes comerciais (pagas). Coleta de dados primários: Observação direta. Focus groups. Levantamentos. Experimentos.


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