A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Psicólogo preparando para a Aposentadoria

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Psicólogo preparando para a Aposentadoria"— Transcrição da apresentação:

1 O Psicólogo preparando para a Aposentadoria
Andréia soave Gleice G. frantz Juliana m. sbaraini Juliane colombelli

2 Mudanças e dificuldades encontradas na aposentadoria
A expectativa de vida dos brasileiros, atualmente, é de 73 anos, o que representa mais de 15 milhões de pessoas com 60 anos ou mais; A relação da identidade pessoal e a aposentadoria: enquanto crise (através da recusa em aceitar essa situação ou da volta ao trabalho por sobrevivência), e a outra enquanto liberdade (através da assistência aos familiares ou da busca do prazer através do lazer); Os primeiros continuam trabalhando, geralmente na mesma atividade profissional, ou podem procurar outra ocupação, no sentido de buscarem melhor forma de sobrevivência, uma vez que os vencimentos de aposentados não lhes permitem se sustentar;

3 A aposentadoria implica diversas mudanças na vida do sujeito, pois que, explica Santos (1990), tal fato representa, a perda do lugar no sistema de produção, a necessidade de reorganização espacial e temporal (tempo e lugar de trabalho e tempo e lugar não­ trabalho) e de reestruturação da identidade; Nesse sentido, a aposentadoria, sempre vem acompanhada de: perdas de estratégias devido ao afastamento de comportamentos habituais, já organizados e conhecidos pelo sujeito; perdas de poder e reconhecimento; e perdas da identidade socioprofissional, ou seja, da profissão e de relacionamentos; A presença da palavra "inatividade" conduz a reflexão acerca do lugar social do aposentado em uma sociedade onde o produzir é muito valorizado. Zanelli e Silva (1996) consideram o termo "inativo" equivalente à asserção "se você não mais trabalha, deixa de ter importância".

4 Trabalho e aposentadoria: olhar da psicologia
­A aposentadoria começa quando o indivíduo retira­-se do seu ambiente de trabalho; ­ A palavra aposentadoria apresenta sua vinculação a duas ideias centrais; O aposentar­-se tende a ser acompanhado por valores negativos como inutilidade, incapacidade e envelhecimento; ­ O afastamento do trabalho em razão da aposentadoria costuma gerar sentimentos ambíguos; A aposentadoria não deve ser vista como o fim dos projetos; A importância do acompanhamento psicológico;

5 Uma proposta: a orientação psicológica para a aposentadoria
Falta de preparação para aposentadoria; Eventos de estudos e atividades - Espanha (1974); - Viena (1982); - Madri (2002); Programas de preparação para aposentadoria (PPAs); Envolvimento de psicólogos da área de Orientação Profissional (OP); Estatuto do Idoso, Lei nº , de 1º de Outubro de 2003; A proposta de trabalho para o Psicólogo é ampla, podendo trabalhar com: empresas e organizações de trabalho; da sociedade e organizações governamentais; nas famílias; nas universidades.

6 A preparação para a Aposentadoria: O Papel do Psicólogo frente a essa questão
- O trabalho é a principal atividade do homem, visto que norteia e é integrante de sua identidade. Além disso o trabalho é o principal regulador da vida, já que o sujeito organiza seus horários, relacionamentos familiares e sociais em função deste. Neste contexto, a aposentadoria, por representar a ruptura com o papel profissional formal, ao invés de ser vivenciada como um repouso merecido, pode ser uma situação ameaçada do equilíbrio psicológico. Qualidade de Vida; A situação do Pré-Aposentado face á Aposentadoria.

7 Vídeo

8 Referências ANTUNES, R. (2005). Os sentidos do Trabalho: Ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho (7ª ed.). São Paulo: Boitempo. ANTUNES, R. (1997). Adeus ao trabalho: Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho (4º ed.). Campinas: Cortez. AYABE, Noelle H.; CANÊO, Luiz Carlos.; LUNARDELLI, Maria Cristina F.; RODRIGUES, Milena. A preparação para a Aposentadoria: O Papel do Psicólogo frente a essa questão. Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2005. COSTA, Aline Bogoni  e  SOARES, Dulce Helena Penna. Orientação psicológica para a aposentadoria. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2009, vol.9, n.2, pp Disponível em:

9 SANTOS, M. de. (1990). Identidade e Aposentadoria. São Paulo: EPU.
RODRIGUES, N. C. (2000). Aspectos sociais da aposentadoria. Em Schons, C. R. & Palma, L. S. (Orgs.), Conversando com Nara Costa Rodrigues: sobre gerontologia social, (pp. 21­25). Passo Fundo, RS: UPF. ZANELLI, J.C. & Silva, N. (1996). Programa de Preparação para a Aposentadoria. Florianópolis: Insular.


Carregar ppt "O Psicólogo preparando para a Aposentadoria"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google