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Teoria Neoclássica.

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Apresentação em tema: "Teoria Neoclássica."— Transcrição da apresentação:

1 Teoria Neoclássica

2 ORIGEM DA TEORIA NEOCLÁSSICA
A Teoria Neoclássica surgiu na década de 1950 diante de um novo contexto de crescimento exacerbado das organizações e problemas administrativos decorrentes da época. A Teoria Neoclássica, retoma os aspectos discutidos na Teoria Clássica, que são revistos e atualizados dentro de um conceito moderno de Administração, conciliando esta abordagem com contribuições importantes de Teorias subseqüentes.

3 “Os pontos de vista dos autores clássicos nunca deixaram de subsistir
“Os pontos de vista dos autores clássicos nunca deixaram de subsistir. Malgrado toda a crítica estruturalista e behaviorista aos postulados clássicos, bem como ao novo enfoque da administração como um sistema aberto, verifica-se que os princípios da administração, a departamentalização, a racionalização do trabalho, a estruturação linear ou funcional, enfim, a abordagem clássica nunca foi totalmente substituída por outra abordagem, sem que alguma coisa fosse mantida. Todas as teorias administrativas se assentaram na Teoria Clássica, seja como ponto de partida, seja como crítica para tentar uma posição diferente, mas a ela relacionada intimamente." Chiavenatto

4 Porque Teoria Neoclássica?
A abordagem Neoclássica é um resgate da Abordagem Clássica devidamente atualizada e redimensionada aos problemas administrativos atuais, colocada em um novo figurino e dentro de um ecletismo que aproveita a contribuição de todas as demais teiras administativas. Eclético:Formado de elementos colhidos em diferentes gêneros ou opiniões.

5 Ecletismo dos Neoclássicos
A abordagem clásica surge ampliada, revisada e melhorada com a Abordagem Neoclássica Os autores neoclássicos, embora se baseiem fortemente na teoria Clássica, são amplamente ecléticos, absorvendo conteúdo de quase todas as outras teorias administrativas.

6 Ecletismo dos Neoclássicos (continuação)
Teoria das Relações Humanas - organização informal, dinâmica de grupos, liderança; Teoria da Burocracia - Organização hierárquica, autoridade/ responsabilidade, princípios e normas formais de organização; Teoria Estruturalista - conflito entre objetivos pessoais e organizacionais, relacionamento entre organização e meio ambiente; Teoria Behaviorista - Comportamento humano e conflitos nas organizações; Teoria dos Sistemas - Organização como um sistema composto de múltiplos subsistemas.

7 Fundamentos da Teoria Neoclássica:
A administração é um processo operacional composto de funções como: planejamento, organização, direção e controle. A administração envolve uma variedade de situações organizacionais e precisa fundamentar-se em princípios básicos e universais.

8 Teoria Neoclássica - Surgiu com o crescimento exagerado das organizações. (1954) - Os principais expoentes: Peter Drucker, Harold Koontz - Administração é vista como técnica social - Conhecida também como Escola Operacional ou Escola do Processo Administrativo.

9 Principais características:
Pragmatismo: Ênfase na prática da administração. Reafirmação dos postulados clássicos. Ênfase nos princípios gerais de administração. Ênfase nos objetivos e nos resultados. Ecletismo

10 Ênfase na prática da administração Pragmatismo
Caracteriza-se por uma forte ênfase nos aspectos práticos da administração, pela busca de resultados concretos e palpáveis, sem se descuidar dos conceitos teóricos da administração. Visou-se desenvolver os conceitos de forma prática e utilizável: “ação administrativa”. Segundo os autores neoclássicos, uma Teoria administrativa só tem valor quando operacionalizada na prática. Portanto, procuraram desenvolver os seus conceitos de forma prática e utilizável, visando principalmente a ação administrativa.

11 Reafirmação dos postulados clássicos
Os neoclássicos retomam grande parte do material desenvolvido pela Teoria Clássica, redimensionando-o e reestruturando-o de acordo com as condições da época atual, dando-lhe uma configuração mais ampla e flexível. A estrutura de organização do tipo linear, funcional e linha staff, as relações de linha e assessoria, o problema da autoridade e responsabilidade, a departamentalização e toda uma avalanche de conceitos clássicos são realinhados dentro da nova abordagem neoclássica.

12 Ênfase nos princípios gerais de administração
Os neoclássicos estabelecem normas de comportamento administrativo, onde os princípios de Administração, que os clássicos utilizavam como “leis” - princípios da Administração, departamentalização, racionalização do trabalho, estrutura linear e funcional...- são retomados como critérios elásticos para a busca de soluções administrativas práticas. Os administradores são essenciais a toda organização dinâmica e bem-sucedida, pois devem planejar, organizar, dirigir e controlar as operações do negócio.

13 Ênfase nos princípios gerais de administração (continuação)
Qualquer que seja a organização – universidade, banco, indústria, igreja ou supermercado, os problemas administrativos são relativamente comuns. Os neoclássicos se preocupam em estabelecer princípios gerais da Administração para orientar o administrador em suas funções. Esses princípios, apresentados sob conteúdos variados por autor, definem o processo pelo qual o administrador deve planejar, organizar, dirigir e controlar o trabalho dos subordinados.

14 Ênfase nos Objetivos e Resultados
Toda organização existe, não para si mesma, mas para alcançar objetivos e produzir resultados. É em função dos objetivos e resultados que a organização deve ser dimensionada, estruturada e orientada.

15 Ênfase nos Objetivos e Resultados
A ênfase é colocada nos objetivos organizacionais e nos resultados pretendidos como forma de avaliar o desempenho das organizações. Os objetivos são os resultados desejados pela organização. A organização espera alcançá-los por meio de sua operação eficiente. São os objetivos que justificam a existência e operação de uma organização. Um dos melhores produtos da Teoria Neoclássica é a chamada Administração por Objetivos (APO).

16 Administração como Técnica Social
A Administração consiste em orientar, dirigir e controlar os esforços de um grupo de pessoas para um objetivo comum. Administração é a coordenação de atividades grupais. A Administração é uma atividade essencial a todo esforço humano coletivo, seja na empresa industrial ou de serviços, no exército, hospitais, na igreja etc. O ser humano cada vez mais necessita cooperar com outras pessoas para atingir seus objetivos. A Administração é basicamente uma técnica social de lidar com pessoas, influenciando-as para conquistar objetivos e resultados.

17 Para os autores neoclássicos...
... a “Administração consiste em orientar, dirigir e controlar os esforços de um grupo de indivíduos para um objetivo comum. E o bom administrador é, naturalmente, aquele que possibilita ao grupo alcançar seus objetivos com o mínimo dispêndio de recursos e de esforço e com menos atritos com outras atividades úteis.” No fundo, todas as instituições são organizações e, consequentemente, têm uma dimensão administrativa comum.

18 De acordo com a Teoria Neoclássica há três aspectos principais nas organizações:
Quanto aos objetivos: as organizações não vivem para si próprias, mas são meios, são órgãos sociais que visam à realização de uma tarefa social. Quanto à administração: todas as grandes organizações são diferentes em seus objetivos, seus propósitos, mas são essencialmente semelhante na área administrativa. > Quanto ao desempenho individual: é o campo em que há menor diferença entre as organizações. O desempenho individual é a eficácia do pessoal que trabalha dentro das organizações. São os indivíduos que fazem, decidem e planejam. As organizações só atuam à medida que seus administradores agem.

19 Eficácia e eficiência Cada empresa deve ser considerada sob o ponto de vista de eficácia e de eficiência: Eficácia é uma medida do alcance de resultados. A eficácia de uma empresa refere-se à sua capacidade de satisfazer uma necessidade da sociedade , ou do mercado por meio de seus produtos ou serviços. Eficiência é uma medida da utilização dos recursos nesse processo. É uma relação entre custo e benefícios, ou seja, uma relação entre os recursos aplicados e o produto final obtido.

20 Eficácia e eficiência (cont.)
Contudo, nem sempre a eficácia e a eficiência andam de mãos dadas. Uma empresa pode ser eficiente em suas operações e pode não ser eficaz, ou vice-versa.. Eficiência Eficácia Ênfase nos meios Ênfase nos resultados Resolver problemas Atingir resultados Jogar futebol com arte Ganhar a partida

21 Diferença entre Eficácia e Eficiência
Ênfase nos meios Fazer corretamente as coisas Resolver problemas Salvaguardar os recursos Cumprir tarefas e obrigações Treinar os subordinados Manter as máquinas Rezar Jogar futebol com arte Eficácia Ênfase nos resultados Fazer as coisas corretas Atingir objetivos Otimizar a utilização dos recursos Obter resultados Proporcionar habilidades aos subordinados Máquinas disponíveis Ganhar o céu Ganhar a partida

22 Princípios básicos da organização Formal
“A organização consiste em um conjunto de posições funcionais hierárquicas orientado para o objetivo econômico de produzir bens ou serviços”. Os princípios fundamentais da organização formal, segundo os neoclássicos, são: Divisão do trabalho. Especialização. Hierarquia. Amplitude administrativa. Vejamos cada um desses princípios básicos:

23 Divisão do trabalho O objetivo imediato e fundamental de toda organização é a produção de bens e/ou de serviços. Para ser eficiente, a produção deve basear-se na divisão do trabalho, que é a maneira pela qual um processo complexo pode ser decomposto em uma série de pequenas tarefas que o constituem.

24 Divisão do trabalho A divisão do trabalho começou a ser praticada a partir da Revolução Industrial, provocando uma mudança radical no conceito de produção pela fabricação maciça por meio da máquina em substituição ao artesanato e da aplicação da especialização do trabalhador na linha de montagem. O importante era que cada pessoa produzisse a maior quantidade possível de unidades dentro de um padrão de qualidade, objetivo que somente poderia ser atingido por uma relativa automatização na atividade humana baseada na repetição constante da mesma tarefa.

25 Divisão do trabalho Com o advento da divisão do trabalho, a organização empresarial passa a desdobrar-se em três níveis administrativos que compõem o aparato administrativo necessário para dirigir a execução das tarefas e operações: Nivel institucional – dirigentes, diretores. Nivel intermediário – meio de campo, gerentes Nível Operacional – supervisores, administram a execução das tarefas e operações

26 Especialização Como conseqüência do princípio da divisão do trabalho surge a especialização: cada órgão ou cargo passa a ter funções e tarefas específicas e especializadas. Os neoclássicos tinham uma preocupação com a especialização dos órgãos que compõem a organização Obs: Postos de trabalho com tarefas simples, repetitivas que reduzem os períodos de aprendizagem, facilitam as substituições.

27 Hierarquia – ou princípio escalar
Conseqüência da divisão do trabalho e da especialização. Divide a organização em camadas, níveis de autoridade. Autoridade é o direito formal e legítimo. Na medida em que sobe na escala hierárquica aumenta o volume de autoridade do administrador.Ao mesmo tempo em que diminui a necessidade de conhecimento técnico-operacional

28 Autoridade Para os neoclássicos, autoridade é o direito formal e legítimo de tomar decisões, transmitir ordens e alocar recursos para alcançar os objetivos desejados da organização. A autoridade se distingue por três características: >> Autoridade é alocada em posições da organização e não em pessoas -Os administradores têm autoridade devido às posições que ocupam. Outros administradores nas mesmas posições têm a mesma autoridade. >> Autoridade é aceita pelos subordinados. Os subordinados aceitam a autoridade dos superiores porque acreditam que eles têm o direito legítimo, transmitido pela organização, de dar ordens e esperar o seu cumprimento. >> A autoridade flui para baixo através da hierarquia verticalizada. A autoridade flui do topo até a base da organização, e as posições do topo

29 Responsabilidade A responsabilidade é o outro lado da moeda – Significa o dever de desempenhar a tarefa ou atividade para a qual a pessoa foi designada. O grau de autoridade é proporcional ao grau de responsabilidade assumida pela pessoa. Para os autores Neoclássicos, a responsabilidade provém da relação superior-subordinado e do fato de alguém ter autoridade para exigir determinadas tarefas de outras pessoas. É a relação contratual pela qual o subordinado concorda em executar serviços em troca de retribuições ou compensação monetária.

30 Responsabilidade e Autoridade
A autoridade emana do superior para o subordinado, enquanto a responsabilidade é a obrigação exigida do subordinado para que este realize tais deveres.

31 Delegação Delegação é o processo de transferir autoridade e responsabilidade para posições inferiores na hierarquia. Muitas organizações encorajam seus gerentes a delegar autoridade aos níveis mais baixos a fim de proporcionar o máximo de flexibilidade para satisfazer as necessidades do cliente e se adaptar ao ambiente.

32 As técnicas de delegação de autoridade:
Delegar a tarefa inteira- O gerente deve delegar uma tarefa inteira a uma pessoa, em vez de subdividi-la entre várias pessoas. Isso dá a cada indivíduo a responsabilidade completa e aumenta sua iniciativa, enquanto proporciona ao gerente melhor controle sobre os resultados. Delegar à pessoa certa-O administrador deve conciliar o talento da pessoa com a tarefa para que a delegação seja eficaz e avaliar os subordinados que são independentes nas decisões e que desejam assumir responsabilidades.

33 As técnicas de delegação de autoridade:
Delegar responsabilidade e autoridade- Designar apenas as tarefas não constitui uma delegação completa. A pessoa deve ter responsabilidade para realizar a tarefa e autoridade para desempenhar a tarefa da maneira que julgar melhor. Proporcionar informação adequada- A delegação deve incluir informação sobre o quê, por que, quando, onde, quem e como. O subordinado deve compreender a tarefa e os resultados esperados.

34 As técnicas de delegação de autoridade:
Manter retroação- Retroação significa linhas abertas de comunicação com o subordinado para responder questões e proporcionar orientação. A retroação dá ao subordinado a pista certa, e as linhas abertas de comunicação aumentam a autoconfiança. Avaliar e recompensar o desempenho- O administrador deve avaliar os resultados alcançados e não apenas os métodos. Quando os resultados não alcançam as expectativas, o gerente deve mostrar os erros e conseqüências. Quando alcançam ou ultrapassam as expectativas, o gerente deve recompensar o trabalho bem-feito.

35 Hierarquia – ou princípio escalar
Quanto maior a organização, maior o número de níveis hierárquicos de sua estrutura. A estrutura formal é uma cadeia de níveis hierárquicos sobrepostos — a cadeia escalar descrita por Fayol — formando uma pirâmide, tendo a direção (nível institucional) no topo, os executores na base (nível operacional) e, no nível intermediário, as camadas do meio do campo. Atualmente, as organizações estão reduzindo seus níveis hierárquicos para enxugar a organização e aproximar a base do topo e fazê-la mais ágil em um mundo repleto de mudanças.

36 Amplitude administrativa
Em decorrência do princípio da distribuição de autoridade e responsabilidade surge o conceito de amplitude administrativa (ou amplitude de comando ou amplitude de controle): Significa o número de subordinados que o administrador pode dirigir. Quando o administrador tem muitos subordinados, sua amplitude de comando é grande e ampla. A amplitude média adotada pela organização determina a configuração geral de sua estrutura organizacional. Uma amplitude média estreita com um maior número de níveis hierárquicos produz uma estrutura alta e alongada. Ao contrário, uma amplitude média larga com poucos níveis hierárquicos produz uma estrutura organizacional achatada e dispersada horizontalmente.

37 Centralização versus Descentralização
A centralização e a descentralização referem-se ao nível hierárquico no qual as decisões devem ser tomadas. Centralização significa que a autoridade para tomar decisões está centrada no topo da organização. Com a descentralização, a autoridade de tomar decisões é delegada aos níveis baixos da organização.

38 Centralização versus Descentralização
Enquanto a Teoria Clássica de Fayol defendia a organização linear caracterizada pela ênfase dada à centralização da autoridade, a Administração Científica de Taylor defendia a organização funcional caracterizada pela descentralização da autoridade. O problema da centralização versus descentralização é um assunto amplamente discutido pela Teoria Neoclássica.

39 Centralização A centralização enfatiza as relações escalares, isto é, a cadeia de comando. A organização é desenhada dentro da premissa de que o indivíduo no topo possui a mais alta autoridade e que a autoridade dos demais indivíduos é escalada para baixo, de acordo com sua posição relativa no organograma. A cadeia escalar — ou cadeia de comando — está intimamente relacionada à unidade de comando.

40 CENTRALIZAÇÃO VERSUS DESCENTRALIZAÇÃO

41 Descentralização A descentralização faz com que as decisões sejam pulverizadas para os níveis mais baixos da organização. A tendência moderna é descentralizar para dar melhor utilização dos recursos humanos. O princípio que rege a descentralização é assim definido: a autoridade para tomar ou iniciar a ação deve ser delegada tão próximo da cena quanto possível.

42 A descentralização é tanto maior quanto:
Quanto as decisões são tomadas nos níveis mais baixos da hierarquia Quanto mais importantes forem as decisões tomadas nos níveis mais baixos da hierarquia. Quanto menor for a supervisão sobre as decisões tomadas. A descentralização significa relativa autonomia e independência para tomar decisões. Ocorre quando não há nenhum controle direto sobre a tomada de decisão.

43 Elementos que concorrem para aumentar a descentralização :
A descentralização em si não é boa nem má. Ela depende das circunstâncias. Elementos que concorrem para aumentar a descentralização : Complexidade dos problemas organizacionais. Delegação de autoridade Mudança e incerteza.

44 CENTRALIZAÇÃO VERSUS DESCENTRALIZAÇÃO

45 Vantagens e desvantagens da descentralização
O exemplo da General Motors Corporation – Um caso clássico de descentralização Chiavenato, Idalberto, 1999.

46 Funções do Administrador
Para a teoria Neoclássica, as funções do administrador correspondem aos elementos da Administração Elementos da Administração por Fayol: Prever Organizar Comandar Coordenar Controlar

47 Funções do Administrador
Ciclo Administrativo: Planejamento Organização Direção Controle

48 Funções do Administrador como um ciclo administrativo
Controle Planejamento Organização Direção r

49 Funções do Administrador
À Medida que se repete o ciclo administrativo, é permitida uma contínua correção e é feito um ajustamento através da retroação.

50 Dinamismo das funções do administrador
O processo administrativo e a interação dinâmica das funções administrativas. Planejamento Organização Controle Direção


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