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INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO

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Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO"— Transcrição da apresentação:

1 INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
Perspectiva histórica, conceito de desenvolvimento humano, objeto de estudo.

2 O que é desenvolvimento?
Mudanças que ocorrem ao longo do tempo de maneira ordenada e relativamente duradoura no indivíduo desde sua: CONCEPÇÃO MORTE

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7 O que é psicologia do desenvolvimento ?????

8 Psicologia do desenvolvimento
O estudo do desenvolvimento humano é baseado em como e por que o organismo humano cresce e se modifica no decorrer da vida, de forma que o estado que surge mais tarde representa uma forma de aperfeiçoamento do funcionamento. EX: do balbucio a fala, do engatinhar ao andar...

9 Objeto de Estudo da psicologia do desenvolvimento
Estuda o desenvolvimento do indivíduo durante as etapas de sua vida nos aspectos: Físico-Motor Cognitivo Afetivo Motivacional Social

10 Aspectos importantes com relação às mudanças etárias...
Mudanças normativas do período etário – universais. Mudanças normativas do período histórico – forças históricas que afetam cada geração de diferentes maneiras. Mudanças não normativas – diferenças individuais, não compartilhados (singularidade).

11 Objetivos do estudo da Psicologia do Desenvolvimento Humano
1) Compreender as mudanças que aparentam ser universais. Essas são as mudanças que ocorrem com todas as pessoas, não interessando a cultura em que cresçam ou as experiências que tenham vivido. A partir disso, procuramos entender porque essas mudanças ocorrem, de forma a entender as variáveis biológicas e que experiências as influenciam. Isso nos permite afirmar que comportamentos são normais ou naturais para as diferentes idades, ou para determinar se algumas práticas de criação tem efeitos diferentes em idades diferentes.

12 Objetivos do estudo da Psicologia do Desenvolvimento Humano
2) Explicar as diferenças individuais: porque algumas pessoas são mais sociáveis e extrovertidas, enquanto outras tem mais dificuldade em lidar com novas situações? Porque algumas pessoas aprendem matemática mais facilmente? 3) Entender a forma como o comportamento das pessoas é influenciado pelo contexto ambiental ou por uma situação?

13 Fatores que influenciam no desenvolvimento Humano
1- Hereditariedade - a carga genética estabelece o potencial do indivíduo, que pode ou não se desenvolver. Existem pesquisas que comprovam os aspectos genéticos da inteligência. No entanto, a inteligência pode desenvolver-se aquém ou além do seu potencial, dependendo das condições do meio que encontra.

14 Fatores que influenciam no desenvolvimento Humano
2- Crescimento orgânico - refere-se ao aspecto físico. O aumento de altura e a estabilização do esqueleto permitem ao indivíduo comportamentos e um domínio do mundo que antes não existiam. Pense nas possibilidades de descobertas de uma criança, quando começa a engatinhar e depois a andar, em relação a quando esta criança estava no berço com alguns dias de vida.

15 Fatores que influenciam no desenvolvimento Humano
3- Maturação neurofisiológica - é o que torna possível determinado padrão de comportamento. A alfabetização das crianças, por exemplo, depende dessa maturação. Para segurar o lápis e manejá-lo como nós, é necessário um desenvolvimento neurológico que a criança de 2, 3 anos não tem. Observe como ela segura o lápis.

16 Fatores que influenciam no desenvolvimento Humano
4- Meio - o conjunto de influências e estimulações ambientais altera os padrões de comportamento do indivíduo. Por exemplo, se a estimulação verbal for muito intensa, uma criança de 3 anos pode ter um repertório verbal muito maior do que a média das crianças de sua idade, mas, ao mesmo tempo, pode não subir e descer com facilidade uma escada, porque esta situação pode não ter feito parte de sua experiência de vida.

17 Questões teóricas no estudo do desenvolvimento humano
Determinantes do Comportamento: Biologia X Ambiente Uma das questões mais básicas no estudo do desenvolvimento humano é sobre a influência ambiental e biológica no comportamento

18 Aspectos do desenvolvimento Humano
Aspecto físico-motor - refere-se ao crescimento orgânico, à maturação neurofisiológica, à capacidade de manipulação de objetos e de exercício do próprio corpo. Exemplo: a criança leva a chupeta à boca ou consegue tomar a mamadeira sozinha, por volta dos 7 meses, porque já coordena os movimentos das mãos.

19 Aspectos do desenvolvimento Humano
Aspecto Cognitivo (intelectual )- é a capacidade de pensamento, raciocínio. Por exemplo, a criança de 2 anos que usa um cabo de vassoura para puxar um brinquedo que está embaixo de um móvel ou o jovem que planeja seus gastos a partir de sua mesada ou salário.

20 Aspectos do desenvolvimento Humano
Aspecto afetivo-emocional - é o modo particular de o indivíduo integrar as suas experiências. É o sentir. A sexualidade faz parte desse aspecto. Exemplos: a vergonha que sentimos em algumas situações, o medo em outras, a alegria de rever um amigo querido.

21 Aspectos do desenvolvimento Humano
Aspecto social - é a maneira como o indivíduo reage diante das situações que envolvem outras pessoas. Por exemplo, em um grupo de crianças, no parque, é possível observar algumas que espontaneamente buscam outras para brincar, e algumas que permanecem sozinhas.

22 TEORIAS DE DESENVOLVIMENTO
São conjuntos de afirmações que propõem princípios gerais de desenvolvimento. Todas as teorias do desenvolvimento humano partem do pressuposto de que esses quatro aspectos (cognitivo, físico-motor, afetivo, social) são indissociados, mas elas podem enfatizar aspectos diferentes. A Psicanálise, por exemplo, estuda o desenvolvimento a partir do aspecto afetivo- emocional – do desenvolvimento da sexualidade. Jean Piaget enfatiza o desenvolvimento intelectual.

23 Freud e a psicanálise Fases do Desenvolvimento
Fase Oral: De 0 a 1 ano aproximadamente.É pela boca que a criança entra em contato com o mundo, é por esta razão que a criança pequena tende a levar tudo o que pega à boca. O principal objeto de desejo nesta fase é o seio da mãe, que além de alimentar proporciona satisfação ao bebê. Fase Anal: De 2 a 4 anos – ligado ao controle dos esfíncteres (anal e uretral).Este controle é uma nova fonte de prazer.

24 Fase Fálica: De 4 a 6 anos aproximadamente
Fase Fálica: De 4 a 6 anos aproximadamente. Nesta etapa do desenvolvimento a atenção da criança volta-se para a região genital. Complexo de Édipo: Nessa fase a criança passa a amar o progenitor do sexo oposto e a manter um sentimento de ódio em relação ao progenitor do mesmo sexo. No final desta fase, ela percebe que este amor e ódio sentidos são proibidos. O complexo de Édipo é então finalizado com o surgimento do superego, com a desistência deste amor e com a identificação da criança com o progenitor do mesmo sexo.

25 Fase Genital: A partir dos 11 anos
Fase Genital: A partir dos 11 anos. Este período tem início com a adolescência, há uma retomada dos impulsos sexuais, o adolescente passa a buscar em pessoas fora de seu grupo familiar um objeto de amor.

26 Teorias da aprendizagem
BEHAVIORISMO = behavior em inglês significa comportamento. Deixou claro que o objeto de seus estudos era o comportamento observável. Usou como princípio que só é possível teorizar e agir sobre o que é cientificamente observável, descartando estados mentais ou subjetivos como consciência, vontade, inteligência, emoção, memória e outros. Uso de reforçadores. (positivo e negativo).

27 Bandura

28 Teorias cognitivas Piaget: A criança não é moldada pelo ambiente, mas desenvolve-se a medida que explora, manipula e examina pessoas e objetos a seu redor. Desenvolvimento  Aprendizagem  Estágios de desenvolvimento Desenvolvimento da linguagem limitado pelo desenvolvimento cognitivo. Para que ocorra o desenvolvimento a criança passa por uma série de estágios. Estágios em Piaget  Sensório-motor; Pré-operacional, Operações concretas e Operações formais.

29 Vigotski: Estava convencido de que formas complexas de pensamento tem suas origens na interação social. Aprendizagem  Desenvolvimento  através da mediação com o outro  Zona de Desenvolvimento proximal.

30 Teorias do desenvolvimento

31 O cuidar na enfermagem Diante de tantas mudanças e avanços da medicina e ampliação na discussão acerca da qualidade de vida. O sujeito não mais visto como a doença – humanização dos serviços de saúde.

32 Aspectos psicológicos do cuidar
Momento da doença – envolve o paciente, família e também os profissionais envolvidos. Sentimentos  angústia e sentimento de perda são comuns, impotência, perda de controle, medo, auto estima etc

33 Formação do enfermeiro no cuidar emocional
Enfermeiro – proximidade com a família. Pode enxergar situações que a própria família ou paciente não é capaz de enxergar. Pode estabelecer uma relação de confiança que facilita o tratamento. pode detectar situações de crises nos pacientes e familiares e assim encaminhar para profissionais específicos.


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