A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Psicologia do Desenvolvimento do Adulto

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Psicologia do Desenvolvimento do Adulto"— Transcrição da apresentação:

1 Psicologia do Desenvolvimento do Adulto
Profa. ARIADNE DETTMANN ALVES -Doutoranda em Psicologia - UFES

2 EMENTA Conceito de desenvolvimento na idade adulta e na velhice tendo em vista sua perspectiva histórica, seus métodos de estudo e suas inter-relações com aspectos psicológicos, biológicos e ambientais. Os aspectos evolutivos (físicos, cognitivos, sócioafetivos e morais) desde a idade adulta até à velhice e o sentido da morte ao longo do ciclo vital. As principais teorias psicológicas dedicadas ao desenvolvimento dessas fases. Temas psicossociais relevantes e pesquisas atuais sobre o desenvolvimento psicológico nessas duas fases do ciclo vital.

3 OBJETIVO GERAL Reconhecer as especificidades do desenvolvimento humano na idade adulta e na velhice, em diferentes contextos, bem como dominar as teorias e técnicas utilizadas para estudá-los.

4 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS A PARTIR DO CONTEÚDO MINISTRADO
1) Conceituar a Psicologia do Desenvolvimento do adulto e do idoso por meio de uma perspectiva histórica. 2) Analisar as diferentes concepções de desenvolvimento humano nessas fases e sua relação com aspectos psicológicos, biológicos e ambientais. 3) Identificar e caracterizar aspectos típicos do desenvolvimento do adulto e do idoso, considerados os contextos ambientais nos quais ele ocorre. 4) Caracterizar o sentido da morte ao longo do ciclo vital. 5) Avaliar os vários fatores que interferem no desenvolvimento do adulto e do idoso. 6) Reconhecer as diferentes teorias e métodos de estudo em Psicologia do Desenvolvimento que tratam dessas duas fases do ciclo vital. 7) Caracterizar temas psicossociais relevantes dessas fases do desenvolvimento humano.

5 METODOLOGIA Aula expositiva dialogada; pesquisa/ leitura em sala de aula; discussão de textos em grupos; execução de exercícios em sala de aula; análise de filmes; realização de trabalhos práticos; atividades de aprendizagem realizadas via portal universitário; atividades interdisciplinares.

6 AVALIAÇÃO 1° bimestre: Teste 1 - 30 pontos + Prova 1 - 70 pontos
ICA pontos: Seminários sobre temas atuais na idade adulta e velhice (50 pontos – trabalho escrito e 50 pontos - apresentação); Média do 1º bimestre (M1): [(Prova 1 +Teste 1) x 2 + (ICA 1) x 1] /3 2° bimestre: Teste pontos + Prova pontos ICA pontos: Atividade sobre o livro (Leitura interdisciplinar) Média do 2º bimestre (M2): [(Prova 2 + Teste 2) x 2 + (ICA 3 + 4) x 1] /3 Média do semestre = (M1+M2)/2

7 ATIVIDADES EXTRACLASSE
1) Leitura interdisciplinar

8 ATIVIDADES CURRICULARES COMPLEMENTARES
Atividades propostas pelo colegiado de curso de Psicologia.

9 ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
1) APS 1 (4h) = Elaboração do Seminário 2) APS 2 (4h) = Entrevista

10 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. Introdução ao estudo do desenvolvimento humano a partir da vida adulta: 1.1. Psicologia Evolutiva: Concepções atuais de desenvolvimento. 1.2. Desenvolvimento físico na vida adulta e na velhice.

11 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
2. Desenvolvimento do jovem adulto e do adulto de meia idade: 2.1. Desenvolvimento cognitivo e psicossocial no jovem adulto. 2.2. Desenvolvimento cognitivo e psicossocial adulto de meia idade.

12 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
3. Desenvolvimento do idoso: Desenvolvimento cognitivo e psicossocial no idoso.

13 BIBLIOGRAFIA BÁSICA BEE, H. (1997). O ciclo vital. Porto Alegre: Artes Médicas. 656p. COLL, C.; PALÁCIOS, J.; MARCHESI, A. (Orgs.) (2004). Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia evolutiva. V.1. Porto Alegre: Artmed. 470p. PAPALIA, D. E.; OLDS, S. W. & FELDMAN, R. D. (2009). Desenvolvimento Humano. Porto Alegre: Artmed. 10ª ed.

14 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ERIKSON, E. H. (1998). O ciclo de vida completo. Porto Alegre: Artes Médicas. 111p. FALCÃO, D. V. S.; DIAS, C. M. S. B.(Orgs.). (2006). Maturidade e velhice: pesquisas e intervenções psicológicas. V1. São Paulo: Casa do Psicólogo. 240p. MORAGAS, R. M. (2004) Gerontologia social: envelhecimento e qualidade de vida. São Paulo: Paulinas, p. NERI, A. L. (Org.) (2001) Maturidade e Velhice: trajetórias individuais e socioculturais. Campinas: Papirus.200p. PAPALÉO NETTO, Matheus. (2002). Gerontologia: a velhice e o envelhecimento em visão globalizada. São Paulo: Atheneu, 524 p.

15 BIBLIOGRAFIA DE PERIÓDICOS
Cadernos de Pesquisa - Estudos de Psicologia (Natal) - Estudos de Psicologia (Campinas) - Paidéia - Psicologia em Estudo - Psicologia: Reflexão e Crítica - Psicologia USP - Revista brasileira de crescimento e desenvolvimento humano Estudos interdisciplinares sobre o envelhecimento -

16 SITES DE INTERESSE Portal de periódicos – Portal de periódicos Portal de periódicos – POL: Psicologia On line – Associação Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento –

17 VOCÊ SE CONSIDERA UM ADULTO?
...

18 ... quando você pensa sobre a vida adulta, você a divide, mentalmente, em segmentos de algum tipo? quando começaria a "meia-idade"? qual parâmetro você utilizou para fazer a distinção? e quando se iniciaria a velhice? você acredita que suas expectativas ou definições possam ter provavelmente algum efeito sobre a forma como você interpreta as experiências em sua vida? e vice-versa?


Carregar ppt "Psicologia do Desenvolvimento do Adulto"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google