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PublicouNeusa Silva Castanho Alterado mais de 8 anos atrás
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Visita domiciliar Uma técnica de revelação da realidade
AMARO, Sarita. Visita domiciliar: guia para uma abordagem complexa. Material disponível na copiadora
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Visita domiciliar Visita domiciliar não é uma ação empírica, desprovida de fundamentos. Faz parte dos objetivos do profissional de Serviço Social. É uma prática profissional, investigativa ou de atendimento, no meio familiar ou comunitário do usuário, realizada por um ou mais profissionais.
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Visita domiciliar Opção metodológica que apresenta uma abordagem específica para apreensão da realidade social. Em geral, vem acompanhada de outras técnicas: Observação (técnica presente em TODOS os instrumentos do a.s.); Entrevista; História ou relato oral.
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Correlação com situações e expressividades observadas
Visita domiciliar O diálogo entre profissional (visitador) e o usuário (visitado) não é uma simples conversa; Entrevista semi estruturada: finalidade específica e pré-estabelecida através de planejamento e/ou roteiro; Observação: atenta à totalidade - Narrativas dos usuários - Conversas trocadas Correlação com situações e expressividades observadas
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Visita domiciliar Sendo um ambiente doméstico, dispõe de regras mais flexíveis e descontraídas do que as impostas no cenário institucional
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Vantagens da Visita Ambiente doméstico: Menos formal;
Possibilidade de descontração; Facilita a compreensão das dificuldades do usuário; Favorece o clima de confiança; Favorece a relação constituída entre visitador e visitado.
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Desvantagens da Visita
Ausência de controle “em torno da entrevista” – imprevistos nos quais não se pode interferir (relação com filhos, vizinhos, etc.) A rotina do usuário não vai ser a mesma Nem sempre existe espaço “ideal” para o atendimento O profissional deve se ajustar às condições que encontrar
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O Profissional deve: Pensamento e olhar complexo ao explorar a realidade; Ética e respeito; Considerações éticas: - Privacidade e sigilo profissional
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Exigências éticas para o Assistente Social
. Prestar orientações sobre assuntos urgentes que se revelem durante a visita (exame HIV, pílula dia seguinte, ocorrência policial, exame de corpo-delito), independente de seu juízo de valor – PAPEL DE EDUCADOR, NÃO DE MORALIZADOR Negar-se a estas ações representa: - Infração ética por omissão de socorro ou negligência..
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Visitador: “educador e não moralizador”
Perguntas e reflexões devem ser associadas ao objetivo da visita; Nunca realizar: Julgamentos Indicações valorativas; Comentários proibitivos e punitivos.
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PERGUNTAS CHAVES “Por que visitar?”
Para alcançar um objetivo; Para obter melhor aproximação da realidade do sujeito ou grupo; É PAPEL DO PROFISSIONAL FORNECER O MÁXIMO DE INFORMAÇÕES E ESCLARECIMENTOS POSSÍVEIS
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“Quando visitar?” Evitar: feriados e horários impróprios;
Verificar antecipadamente a disponibilidade do transporte; Programar a execução da visita com o visitado: data, horário; Não realizar visitas surpresas. VISITA DOMICILIAR NÃO PODE SER AÇÃO DE CUNHO AUTORITÁRIO, MORALIZADOR, FISCALIZADOR E DISCIPLINAR
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“Com quem visitar?” Profissionais anunciados anteriormente, para evitar constrangimentos e aflições para o usuário; A Visita difere de uma reunião ou encontro de amigos (“sempre cabe mais um”) Privilegie a companhia de profissionais, mas avise ao usuário; Evite a presença de pessoas leigas para não comprometer a qualidade da visita;
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Não faça da visita uma “excursão”;
Não é recomendável: número de visitadores superior ao número de pessoas visitadas; Verificar documentação da pessoa visitada antes: prontuário, relatórios etc.
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A relação profissional na visita domiciliar
Relação: possibilitará a expansão e livre expressão do sujeito visitado; Empatia; Respeito mútuo; Horizontalidade; Não Julgamento do conteúdo exposto; Exposição dos objetivos.
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A dialética duração da visita domiciliar
Tempo único, rígido, pode levar a: Leitura resumida da realidade observada; Ocultamento da verdade. Tempo: necessário para manifestação da diversidade de fenômenos A realidade não revela sua complexidade de imediato. Esteja pronto para imprevistos que o leve a esticar ou estreitar o tempo definido.
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Rumo ao fim: O Registro da Visita Domiciliar
Sistematização: Deve ser incluída entre os documentos que historiam o atendimento; Recomendações: Formulação de um prontuário; Evitar o uso do gravador; Bloco de notas, prancheta e caneta: esclarecer sobre o uso dos mesmos
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