A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A GERÊNCIA CAPÍTULO 14. GERÊNCIA O GERENTE = é o executivo que trabalha no nível intermediário das empresas, subordinando-se a outros executivos do nível.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A GERÊNCIA CAPÍTULO 14. GERÊNCIA O GERENTE = é o executivo que trabalha no nível intermediário das empresas, subordinando-se a outros executivos do nível."— Transcrição da apresentação:

1 A GERÊNCIA CAPÍTULO 14

2 GERÊNCIA O GERENTE = é o executivo que trabalha no nível intermediário das empresas, subordinando-se a outros executivos do nível institucional (diretores) e dirigindo outros executivos no nível operacional (supervisores). A direção é responsável pela conduta da atividade humana (motivação, liderança e comunicação), tendo em vista o estilo de direção definido no nível institucional.

3 As empresas são constituídas por pessoas TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO = Focaliza o indivíduo A MOTIVAÇÃO, A LIDERANÇA E A COMUNICAÇÃO SÃO OS PRINCÍPIOS DE DIRIGIR AS PESSOAS DENTRO DA EMPRESA.

4 POR QUE A MOTIVAÇÃO É IMPORTANTE ??? ?

5

6 Necessidade é Atitude relacionada com a eliminação ou redução do estado de necessidade, através Um estado percebido de carência ou privação Desejo é da posse ou consumo da posse ou consumo de um produto determinado de um produto determinado

7 Que necessidades e desejos internos motivam as pessoas Teoria de Maslow Necessidades de Auto Realização Necessidades do Ego (Autoestima / Reconhecimento) Necessidades sociais Necessidades de segurança Necessidades fisiológicas

8 NECESSIDADES FISIOLÓGICAS – fome, cansaço, sono. NECESSIDADES DE SEGURANÇA – proteção NECESSIDADES SOCIAIS – vida social Amizades, afeto, grupo NECESSIDADES DE ESTIMA -sentimentos, confiança, reputação, prestigio, status NECESSIDADES DE AUTO-REALIZAÇÃO - relacionamentos, desejos,

9 MOTIVAÇÃO HUMANA AMBIENTE PSICOLÓGICO AS PESSOAS SÃO DIFERENTES

10 TRÊS SUPOSIÇÕES QUE EXPLICA O COMPORTAMENTO HUMANO 1. O comportamento humano é causado – causado por estímulos internos e externos. 2. O comportamento humano é motivado – orientado e dirigido para algum objetivo. 3. O comportamento humano é orientado para objetivos pessoas – existe sempre um impulso, desejo, necessidade, tendência, expressões

11 FATORES HIGIÊNICOS E FATORES MOTIVACIONAIS 1. FATORES HIGIÊNICOS OU EXTRÍNSECOS Localiza-se no ambiente que rodeia o indivíduo e referem-se às condições dentro das quais ele desempenha seu trabalho. Salário / benefícios sociais / política da empresa / Clima – relação chefia - colaboradores

12 FATORES HIGIÊNICOS E FATORES MOTIVACIONAIS 2.FATORES MOTIVACIONAIS OU INTRÍNSECOS Relaciona-se com o conteúdo do cargo ou com a natureza das tarefas que o indivíduo executa. O trabalho em si / realização pessoal / reconhecimento / progresso profissional / responsabilidade

13 ALTERNATIVAS PARA ESTIMULAR POSITIVAMENTE SEUS FUNCIONÁRIOS: PERMITA HORÁRIOS FLEXÍVEIS. Muitas funções não precisam ser realizadas estritamente no horário comercial. PERMITA O TRABALHO REMOTO. Da mesma forma, há atividades que podem ser realizadas na casa do funcionário. AVALIE REGULARMENTE O DESEMPENHO DOS FUNCIONÁRIOS. Defina um processo regular de avaliação do trabalho de cada um, e dê um feedback claro e objetivo sobre os pontos fortes e os que precisam de melhoria.

14 ESTIMULE OS FUNCIONÁRIOS A REALIZAR TAREFAS VARIADAS. A palavra chave aqui é estimule (não obrigue). PERMITA QUE OS FUNCIONÁRIOS AJUSTEM, DECOREM E MELHOREM SUA ÁREA DE TRABALHO. Não imponha regras rígidas de organização e estética - (dentro de certos limites). ORGANIZE OPORTUNIDADES DE SOCIALIZAÇÃO. Isto pode ser feito durante o almoço, ou depois do trabalho. a amizade entre os funcionários aumentará a união da equipe, e isso se traduzirá em melhor produtividade e qualidade.

15 MOSTRE O CAMINHO PARA CRESCER NA EMPRESA. O líder deve mostrar qual é este caminho, e buscar oportunidades de promoção dos melhores funcionários. TENHA UMA POLÍTICA DE PORTAS ABERTAS. Permita que as dúvidas e questionamentos sejam expostos abertamente, e responda o melhor possível a cada um. FAÇA DOAÇÕES PARA CARIDADE. A Responsabilidade social aumentará a lealdade de todos com a organização.

16 FORÇAS BÁSICAS PARA MOTIVAÇÃO A motivação para produzir é função de Força de desejo para alcançar objetivos individuais Relação percebida entre produtividade e alcance de objetivos Capacidade percebida de influenciar o próprio nível de produtividade Expectativas Recompensas Relação entre expectativas e recompensas

17 CLIMA ORGANIZACIONAL Refere-se ao ambiente interno existente entre os participantes de uma empresa É POSSÍVEL MEDIR???

18 COMO MEDIR Através de questionários. Pesquisa de opinião. Entrevistas individuais. Entrevistas em grupo.

19 LIDERANÇA Influência interpessoal exercida em uma situação e dirigida por meio do processo da comunicação humana à consecução de um ou mais objetivos específicos.

20 ESTILOS DE LIDERANÇA LIDERANÇA CENTRADA NA TAREFA Preocupa-se exclusivamente com o trabalho, métodos e recursos disponíveis. LIDERANÇA CENTRADA NAS PESSOAS Preocupa-se com o aspecto humano (problema dos seus colaboradores). EQUIPE

21 LIDERANÇA ORIENTADA NAS TAREFAS A tarefa é mais importante Supervisão detalhada Supervisão rígida Liderança autocrática ênfase nos resultados As pessoas são mais importantes Supervisão liberal Supervisão participativa Liderança democrática Ênfase na satisfação das pessoas

22 COMUNICAÇÃO E LIDERANÇA

23 IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO Atos de comunicação. A comunicação confunde-se, assim, com a própria vida. A comunicação é uma necessidade básica da pessoa humana, do homem social.

24 PROCESSO DE COMUNICAÇÃO FonteCodifi- cação Canal Decodi- ficação Recep- tor Mensagem Retorno (Feedback)

25 RUÍDOS NA COMUNICAÇÃO Tudo aquilo que prejudica a compreensão da mensagem. Exemplo: sons simultâneos, barulho, não conhecimento do idioma ou do significado das palavras, não conhecimento dos costumes do local, etc.

26 MEIOS DE COMUNICAÇÃO Meios de comunicação Básicos: fala e audição. À distância: todas as mídias. Tipos de Mídias: - Mídia impressa - Mídia eletrônica - Mídia

27 COMO TRABALHAR A MOTIVAÇÃO Para haver a motivação na empresa, a empresa deve trabalhar corretamente a sua COMUNICAÇÃO INTERNA. Sempre levando em consideração a sua CULTURA ORGANIZACIONAL

28 VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO INTERNA Na comunicação interna é necessário prestar atenção no que o emissor está tentando informar. O que os empregados têm a dizer a respeito de suas percepções e expectativas. A partir disto, consegue-se extrair um diagnóstico interno do ambiente empresarial. CRIAÇÃO DE NOVAS MÍDIAS

29 INSTRUMENTOS DE COMUNICAÇÃO INTERNA 1º ANALISAR O OBJETIVO QUE SE PRETENDE ATINGIR PODE SER - oral - escrita - audiovisual - comunicação não verbal.

30 CARACTERÍSTICAS DE CADA UM: ORAL – A comunicação oral satisfaz mais as necessidades de interação. ESCRITA - formal e mais exata. NÃO VERBAL - através do contato físico, expressão corporal, da entoação da voz e do gesto. Mais exata do que a comunicação oral. COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL - tem um alto nível de penetração junto dos públicos, permitindo um acesso rápido à informação e ao incentivo de participação.

31 1- Instrumentos de Comunicação Oral Mais apreciada pelos empregados porque se efetua através de um contato direto com os superiores. Permitindo um FEEDBACK MEIO MAIS : conveniente eficaz rápido recíproco

32 Os instrumentos que podemos utilizar na comunicação com os empregados são: A- Face-a-face - voz, expressões corporais, entonação da voz. Transmite emoção e sentimento. Pode assumir a forma formal ou informal. B- Telefone -É menos rico, porque não transmite informação visual.

33 C- Discursos: comunicação oral Permitem um contacto direto entre os participantes Proporciona o relacionamento pessoal; D- Reuniões: Podem ser departamentais, de formação, conferências ou trabalhos de grupo. Proporcionam a oportunidade de coordenar várias atividades Estimula o envolvimento Solicitar novas ideias Motiva grandes níveis de desempenho Comunica a cultura corporativa;

34 2 - Instrumentos de Comunicação Escrita a) Cartas - informam os empregados sobre os seus direitos Ex: Uma carta do diretor a um novo empregado demonstra uma atenção especial dispensada; b) Cartas de integração - Finalidade de envolver os empregados nas atividades, fazendo-os sentir-se parte da organização;

35 c) Material de referência – Visa explicar os benefícios dos empregados e promove o entendimento; d) Relatório -Contêm informações sobre a empresa e podem ser de três tipos: -relatório de pesquisa -relatório de progressos -Relatório final.

36 e) Memorando - Facilita a circulação da informação em ambos os sentidos. Serve para lembrar os empregados sobre um acontecimento. Critica atitudes Reforça comunicações orais Solicitar informação f) Proposta-Serve para pedir consentimento sobre um determinado assunto

37 g) Material orientacional: - Serve para avisar sobre as atitudes organizacionais -Dar informações básicas que facilitem as transições h) Folhetos: -Utilizados para relatar qualificações, propostas, fontes de informação -Transmitem oportunidades dos empregados i) Boletins: Transmitem rapidamente informações a todos os empregados sobre os assuntos mais importantes;

38 k) Quadro informativo: Utilizado para colocar avisos e chamar a atenção para acontecimentos. Também pode funcionar como jornal de parede para afixar notícias pontuais l) Publicações para empregados

39 m) Inquéritos: Sondagens de opinião Existem 4 tipos: - Inquéritos sobre a satisfação (sobre temas específicos); -Inquéritos sobre o clima social (sobre antagonismos interiores); - Inquéritos socioculturais (sobre sistemas de valor e conhecimento de certas noções); - Inquéritos sócio-organizacionais sobre o estado de funcionamento).

40 3 - Instrumentos de Comunicação Audiovisual A- Filmes B- Teleconferências C- Circuito interno de televisão

41 Instrumentos de Comunicação Electrónicos A- Correio eletrônico B- Boletim eletrônico

42 4- Campanhas e Programa s A- Campanhas de segurança B- Programa de portas – abertas Programa de integração de novos empregados

43 5- Eventos Eventos de Rotina A- Cursos de formação B- Cursos profissionalizantes C- Exposições D- Visitas

44 6- Atividades Lúdicas 7- Convênios – intercâmbio 8- Pesquisas


Carregar ppt "A GERÊNCIA CAPÍTULO 14. GERÊNCIA O GERENTE = é o executivo que trabalha no nível intermediário das empresas, subordinando-se a outros executivos do nível."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google