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A Administração do Ambiente de Negócio. Os ambientes empresariais As organizações existem em vários ambientes que influenciam seu funcionamento. A gerência.

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1 A Administração do Ambiente de Negócio

2 Os ambientes empresariais As organizações existem em vários ambientes que influenciam seu funcionamento. A gerência deve, na maioria das vezes, responder às forças ambientais, como as leis que a obrigam a controlar a poluição e a despender recursos para programas de responsabilidade social. No entanto, o ambiente legal não é a única força externa que afeta a organização. Existem também as forças econômicas, sociais e tecnológicas, que causam impacto nas organizações modernas e devem ser consideradas pela administração.

3 Além dos vários fatores ambientais, existem outras forças específicas no ambiente externo que exercem impacto imediato: os acionistas, os banos, os sindicatos, os fornecedores e os clientes.

4 O ambiente externo dos negócios Demografia Valores Culturais Ética do trabalho Demografia Valores Culturais Ética do trabalho Economia Clientes Competição Economia Clientes Competição A modernidade Processo de inovação Processo de transferência de tecnologia A modernidade Processo de inovação Processo de transferência de tecnologia Leis: Federais Estaduais Municipais Leis: Federais Estaduais Municipais Organização Fornecedores Clientes Acionistas Bancos Sindicatos Social Econômico Político Tecnológico

5 O ambiente interno de uma organização é constituído pelos fatores representados pelos recursos organizacionais, principalmente os fatores financeiros, físicos, humanos e tecnológicos. O nível de tecnologia em uma organização é diferente do nível de tecnologia externo.

6 O ambiente interno dos negócios Empresa Recursos Financeiros Recursos Físicos Recursos Tecnológicos Recursos Humanos

7 O modelo de sistema aberto Um modelo de sistema aberto vê a organização como dinâmica e em interação contínua com seu próprio ambiente, recebendo insumos, agindo para transformá-los em produtos. Processo de transformação Produtos / Serviços Recursos humanos Recursos financeiros Tecnologia Recursos físicos

8 Os Ambientes Externos de Negócios Os fatores sociais 1.O status demográfico e as tendências; 2.A ética no trabalho e os valores pessoais.

9 1- O status demográfico e as tendências Demografia é o estudo de populações e tendência demográfica é uma mudança na população. Gerentes consultam os demógrafos para entender as tendências da população e planejar o futuro, pois essas tendências podem ter um efeito dramático nas empresas.

10 Três grandes tendências demográficas surgiram no final do século XX: 1.A força de trabalho está ficando mais jovem – metade de todos os trabalhadores dos anos 90 tem menos de 35 anos; 2.Mais mulheres estão entrando na força de trabalho; 3.Grande parte da população do Brasil, já há alguns anos, trocou o nordeste pelos Estados do sudeste e muitas famílias agora estão voltando à terra natal.

11 2- A ética no trabalho e os valores pessoais A importância dada ao trabalho pelos indivíduos é conhecida como ética no trabalho. A tradicional ética puritana do trabalho dizia que o trabalho era bom e religioso e que o indivíduo que não trabalhasse era um vagabundo. Os valores culturais – a palavra cultura abrange os valores, os costumes, a herança, os códigos legais, as tradições educacionais, as atitudes sociais, as instituições, os processos políticos e o sistema econômico. A gerência deve considerar os valores culturais de um ambiente ao tomar decisões.

12 Os fatores políticos –Os fatores políticos afetam uma empresa principalmente por meio de leis. Uma empresa que atue no mercado americano deve seguir as leis e os regulamentos municipais, estaduais e federais. –É na área política que as empresas procuram influenciar o processo legal. Uma empresa pode associar-se a outras que compartilhem dos mesmos interesses para tentar conseguir mudanças nas leis.

13 Os fatores econômicos 1.A economia; 2.Os concorrentes e os fornecedores; 3.Tecnologia de ponta.

14 1- A economia Ao tomar as decisões, a administração deve considerar certos aspectos econômicos, como inflação, taxas de juros e de desemprego. Uma medida da economia amplamente aceitável é o Produto Nacional Bruto (PNB) – valor total de mercado de todos os produtos finais e serviços produzidos no país no período de um ano. O PNB mede os recursos produtivos de um país. Não inclui pagamentos, como a Previdência Social, que não são resultado de uma real produção, mas sim da transferência de uma área da sociedade (o governo) para outra (os pensionistas).

15 O valor do PNB é usado para computar a produtividade per capita, uma medida básica do padrão de vida de um país. Esse padrão é alcançado dividindo-se os recursos produtivos totais de um país por sua população. Quando maiores forem os recursos produtivos para cada pessoa em um país, melhor o padrão de vida. Entretanto, a produtividade per capita, uma medida média, não significa que todos os indivíduos tenham o mesmo padrão de vida.

16 2- Os concorrentes e os fornecedores Uma tarefa essencial do gerente é adquirir matéria-prima, insumo necessário ao processo de transformação. Essa matéria-prima pode ser comum e fácil de se obter ou pode ser muito rara e de difícil obtenção. A administração deve agir para assegurar que exista um fornecimento constante e confiável de matéria-prima, o que implica estabelecer um bom relacionamento com os fornecedores e uma política de estoque efetiva que supra as necessidades da empresa.

17 Se vários forem os fornecedores em potencial, haverá muita competição entre eles, e a matéria-prima necessária será oferecida no melhor preço; mas, se existirem poucos fornecedores em potencial, a empresa que a quiser terá dee pagar o preço. A concorrência também influencia as tomadas de decisão da gerência. Se houver muita concorrência no mercado, uma empresa deve ter preços competitivos.

18 3- Clientes A faceta final da dimensão econômica externa é o cliente de uma empresa. Essa faceta talvez seja a mais fácil de entender, pois é óbvio que a empresa deve considerar seus clientes, ao tomar decisões administrativas. O objetivo desse processo de decisão é alcançar o cliente da maneira mais rentável. A gerência procura conhecer a identidade do cliente e tudo o que for possível sobre ele, que é chamado de mercado-alvo.

19 Os fatores tecnológicos 1.O processo de inovação; 2.O processo de transferência de tecnologia; 3.Tecnologia de ponta.

20 1- Processo de Inovação As fontes de nova tecnologia geralmente são os trabalhos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) de uma indústria privada, do governo e de pesquisadores acadêmicos. Uma companhia pode decidir bancar a pesquisa e o desenvolvimento internamente para então fazer uso da tecnologia desenvolvida. As descobertas tecnológicas podem ser patenteadas por 15 anos, o que dá ao inventor o direito exclusivo de usar a tecnologia ou invenção ou licenciá-las para outros mediante remuneração.

21 Se a fonte da inovação estiver baseada no passado ou até mesmo na tecnologia atual, é chamada de inovação tecnológica evolucionária, uma vez que evoluiu do que veio antes, do que já existia. Se a inovação não estiver baseada em tecnologias passadas, mas representa uma substituição do que veio do passado, ela é chamada de inovação tecnológica revolucionária.

22 2- O processo de transferência de tecnologia Uma vez que a nova tecnologia foi descoberta ou adquirida por um acordo de licença, introduzi-la efetivamente num ambiente tecnológico estabelecido torna-se um grande problema. As pessoas investiram para manter a situação atual, o status quo. A maioria dos trabalhadores resistirá à nova tecnologia, até que lhes seja mostrado como ela os tornará mais produtivos ou facilitará suas vidas.

23 As pessoas aceitam somente o que as beneficia e umas das maneiras de a administração introduzir uma nova tecnologia com sucesso é mostrar ao trabalhador como ela o beneficiará. Outra maneira é introduzir a nova tecnologia gradativamente. Esse processo é chamado de inovação progressiva ou incremental e envolve a introdução da nova tecnologia em etapas ou incrementos sucessivos.

24 3- Tecnologia de ponta Tecnologia de ponta – é a expressão usada para referir à mais recente tecnologia. Várias questões importantes com as quais a administração deve lidar antes de comprar a maravilha tecnológica mais moderna: –A empresa necessita do que há mais moderno no mercado? –Alguma outra forma de tecnologia poderia satisfazer as necessidades da empresa?

25 –A empresa tem condições de comprar a nova tecnologia? –A nova máquina pode ser maravilhosa e fazer quase tudo, mas nós temos condições de comprá-la? –Os benefícios que ela trará justificarão seu: custo? –A nova tecnologia pagará a si mesma com a economia nos custos de produção? –A nova tecnologia poderá ser introduzida com sucesso na força de trabalho atual?

26 Os trabalhadores a aceitarão ou resistirão a ela? Conseguiremos superar a resistência ou a empresa perderá trabalhadores valiosos, que não conseguirão adaptar-se à nova tecnologia?

27 Os Ambientes Internos de Negócios –Os Recursos Financeiros; –Os Recursos Físicos; –Os Recursos Humanos; –Os Recursos Tecnológicos.

28 O clima de negócios e a ética em administração Um aspecto importante do ambiente interno de uma empresa é sua cultura organizacional, a soma total dos valores, costumes, tradições e propósitos que faz com que uma empresa singular, também chamada, muitas vezes, de caráter de uma organização. É difícil medir a cultura organizacional, mas não é difícil caracterizá-la. A cultura organizacional incorpora a visão dos fundadores da empresa e dos primeiros heróis do mundo dos negócios. Muitas vezes, valores iniciais guiam e influenciam a administração atual.

29 Os gerentes também são influenciados pelos padrões éticos que ditam a conduta tanto dentro quanto fora da organização. Algumas ações são consideradas ilegais nos códigos de leis, mas outras, mesmo sendo legais, são consideradas antiéticas. Ações antiéticas são as que vão contra os padrões morais aceitáveis e essa questão traz à tona um ponto muito importante. Os padrões éticos são produto de seu tempo e lugar e podem mudar com o passar do tempo e a mudança de lugar.

30 Os valores de uma cultura organizacional também influenciam os padrões éticos dentro de uma organização. As indústrias estabeleceram códigos de conduta ética.


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