A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SEJAM BEM-VINDOS!.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SEJAM BEM-VINDOS!."— Transcrição da apresentação:

1 SEJAM BEM-VINDOS!

2 REUNIÃO PAIS EDUCAÇÃO INFANTIL 2016

3 “Se há amor, a obediência é espontânea e natural
“Se há amor, a obediência é espontânea e natural. Não há coisa mais linda, mais poética, do que pais serem grandes amigos dos seus filhos.” Augusto Cury

4 Equipe Diretiva: Direção: Ilze S.Chiarello
Coordenadora Ed. Infantil: Marli Wojeicchowski Supervisão Pedagógica: Giselle Santore Orientação Educacional: Miriane S. Tesser Secretária: Silvana Salamoni Revisora de Provas: Pâmela Agostini Colaboradora: Andressa Faria

5 Professores das Turmas:
Infantil 3A - Prof. Ednéia Corrêa Auxiliar: Sandriane Infantil 3B - Prof. Gislaine Dal Pizzol Auxiliar: Pamela Infantil 4A - Prof. Mariluci Ferreira Alves Oliveira Auxiliar: Dirlene Infantil 5A - Prof. Rosana Barzotto Auxiliar: Eliziane Infantil 5B - Prof. Dayane Regina Lunardelli Auxiliar: Elenice

6 Professores das Atividades Complementares:
Artes - Prof. Valéria Cristine Risson Capoeira - Prof. Joel Caetano Dança - Prof. Kathellen Klein Ed. Física - Prof. Jaqueline Telis de Souza Inglês - Prof. Luzia Dobrochinski Leitura - Prof. Pâmela Paola Agostini

7 CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
O Colégio de Aplicação da UNIARP entende educação como uma construção constante, que se dá a partir de interações que os sujeitos estabelecem entre si e com o meio em que vivem. O conhecimento que se constrói a partir destas relações mobiliza, no indivíduo, a significação e a ressignificação de conceitos construídos, levando a novas investigações. As crianças e os adolescentes são protagonistas dessa aprendizagem, sujeitos históricos e sociais, que exercem papel ativo, com características próprias de sua idade e do contexto onde se inserem.

8 EDUCAÇÃO INFANTIL. PRESSUPOSTOS: Nenhuma prática pedagógica é neutra; apoia-se numa concepção de aprendizagem. A concepção de aprendizagem que embasa o trabalho da Educação Infantil é denominada interacionista, também chamada de construtivismo, sócioconstrutivismo ou sociointeracionismo. Esta concepção se fundamenta nos psicólogos clássicos: Piaget, Vygotski e Wallon. Esta concepção coloca o aluno no centro do processo de aquisição do conhecimento, considerando a PARCERIA/INTERAÇÃO com seu grupo social: adultos, professores e familiares. Afirma que as crianças se desenvolvem em situações de interação social.

9 PAPEL DA ESCOLA E DO PROFESSOR:
PROPOSTA PEDAGÓGICA: A proposta da Educação Infantil favorece dinâmicas de aprendizagens interativas, a fim de atingir avanços no desenvolvimento físico, intelectual e social da criança. PAPEL DA ESCOLA E DO PROFESSOR: Propiciar situações de aprendizagem que garantam a troca entre crianças e adultos num ambiente acolhedor. Cabe ao professor a MEDIAÇÃO entre o saber e a criança para que ela se aproprie do conhecimento.

10 ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO E OS EIXOS DO CONHECIMENTO:
Identidade e autonomia Corpo e movimento Linguagens da arte Natureza, cultura e diversidade Relações matemáticas Cultura oral e escrita Avaliação.

11 Elementos importantes no desenvolvimento infantil:
a imitação o faz-de-conta a linguagem a imagem corporal a brincadeira A partir destes elementos a criança abstrai, interpreta e entende a realidade.

12 Material Didático do Sistema Positivo de Ensino:
INFANTIL 3: O Material do Positivo é composto por: 3 livros (1 volume por semestre) 1 livro Registrando Acontecimentos. INFANTIL 4 e 5 - O Material do Positivo é composto por: 4 livros (1 por bimestre) A organização deste material segue as determinações do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCN). Para essa etapa de ensino reconhece a sua função pedagógica de favorecer o Desenvolvimento Infantil a ampliação e a aquisição de novos conhecimentos referentes ao Meio Físico e Social, dividido dessa forma: CONHECIMENTO DE MUNDO (movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade, matemática). FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL (Identidade e Autonomia)

13 ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA:
O Material Didático Positivo está organizado por UNIDADES DE TRABALHO, possibilitando um manejo integrado entre as diferentes áreas do conhecimento e articulado pelas intervenções pedagógicas do professor. As Unidades de Trabalho são uma forma de organização didática que o Sistema Positivo Ensino priorizou para o trabalho com o saber escolar, visando a fornecer condições para um bom planejamento: - a organização dos saberes em função das crianças, isto é, atendendo a necessidades, possibilidades e interesses das crianças. - a continuidade das experiências, possibilitando a integração de eixos de conhecimento, sem interrupções. O OBJETIVO maior é colocar os alunos em situações nas quais aprendam a expressar ideias, sentimentos, necessidades e desejos, avançando no processo de construção de significados, que lhe permitam elaborar e reelaborar as aprendizagens, interagindo socialmente, estabelecendo vínculos afetivos com outras crianças e adultos. Por meio do BRINCAR, conhecem e exploram manifestações culturais, expressam emoções e pensamentos, demonstrando respeito e aprendendo a valorizar.

14

15 Horários de Funcionamento
Tarde: 13h15min às 17h30min Chegadas tardias e saídas antecipadas Será permitida a entrada atrasada de alunos em sala de aula somente com justificativa dos pais e/ou responsável, via agenda. A tolerância para atrasos sem justificativas, é de 5 minutos, o aluno que chegar após essa tolerância deverá aguardar, na sala de aula o sinal da 2ª aula (14h05min). nos dias em que for atividade complementar As saídas antecipadas só serão permitidas com autorização dos pais e/ou responsável, anotada na agenda. Comunicamos que o portão lateral (cantina) estará disponível para acesso ao Colégio nos horários de entrada e saída.

16 Uso do Uniforme O uniforme é uma forma de identidade visual do Colégio, que reflete a sua filosofia e sua linha pedagógica de atuação. O uso do uniforme completo será obrigatório em todas as atividades do Colégio. Para as atividades complementares como Ed. Física será obrigatório vir de tênis. Paras aulas de Capoeira e Dança será obrigatório o uniforme específico. Os pais serão comunicados, via agenda, em caso de reincidência da falta de uso do uniforme. Obs.: Os uniformes estão disponíveis para compra nas lojas Supera e Loja Sete.

17 Uso da Agenda Escolar A agenda escolar é um meio de comunicação entre pais e escola e deve estar com o aluno diariamente. Pais, olhem a agenda de seu filho, colocando o visto diariamente, pois serão utilizadas para os os comunicados, cardápios e anotações. A primeira página da Agenda Escolar apresenta os dados pessoais do seu (a) filho (a) e devem ser preenchidos no ato do recebimento.

18 Medicamentos De acordo com a Resolução RDC nº 344 (12/05/1998), assim como o Decreto do COREN em seus artigos 2º e 15º proíbem a administração de medicamentos sem receita médica. O Colégio de Aplicação cumpre esta Resolução por compreender que estamos ajudando também na conscientização sobre o perigo da automedicação. Obs.: Caso o aluno (a) apresente febre ou dores agudas a família será acionada, via telefone e, imediatamente, os pais deverão buscar seu (a) filho (a) na escola.

19 Eventos Dia das Mães: A comemoração, será no Auditório da Reitoria, com horário específico para cada turma, enviado anteriormente. Dia dos Pais: Segue o mesmo formato do Dia das Mães. Festa Junina: Será nas dependências do Colégio, no horário de aula, somente com professores e alunos. Os pais serão convidados para as apresentações de seus filhos (as).

20 Lançamento do Livro Jovens Ideias: (Infantil 5) Durante o primeiro semestre os alunos realizam produções textuais, que passarão por uma comissão avaliadora e serão selecionados para compor o livro. Noite Cultural: A organização será de responsabilidade do professor de dança, capoeira, com o apoio dos professores de artes e educação física.

21 Avaliações A avaliação em todos as turmas é descritiva e semestral.
Durante o semestre os pais serão chamados para uma conversa com a professora, referente ao desenvolvimento do aluno. No Calendário anual estará especificada a data de entrega de boletins e a presença dos pais é indispensável.

22 Comunicado aos Pais: A entrega do Livro Integrado (Apostila do Positivo) será feita somente mediante pagamento, conforme contrato de matrícula. Não é permitida a reprodução de apostilas e livros literários. Os pais serão comunicados, via , em caso de inadimplência. Não trazer brinquedos, álbuns, joias e/ou qualquer objeto valioso ou que tire a atenção do aluno durante o período que estiver no Colégio. Os alunos terão o Dia do Brinquedo na sexta-feira, pedimos especial atenção para qual brinquedo seu filho poderá trazer.

23 Solicitamos atenção ao Cardápio do lanche coletivo, para que respeitem o pedido da professora, à qualidade, quantidade e pontualidade da entrega do lanche. Respeitem a individualidade do desenvolvimento de seu filho, a professora estará disponível para qualquer observação ou dúvida que possa ocorrer. Para o período de adaptação do aluno é de extrema importância a postura dos pais, quando se refere à escola. Estamos à disposição para conversar sobre qualquer assunto pertinente a seu (a) filho (a), rendimento escolar e colocações específicas que reportem ao aluno (a).

24 “Se há amor, a obediência é espontânea e natural
“Se há amor, a obediência é espontânea e natural. Não há coisa mais linda, mais poética, do que pais serem grandes amigos dos seus filhos.” Augusto Cury

25 ACREDITAR NO PODER DA EDUCAÇÃO.
Acreditar na imaginação, na criatividade, na curiosidade e na superação como importantes recursos para que a educação de qualidade e para a vida seja alcançada. O Colégio de Aplicação agradece a presença dos senhores pais. (Visita Guiada)


Carregar ppt "SEJAM BEM-VINDOS!."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google