AULA 04 PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO. Um desafio empresarial crítico com o qual nossos clientes se defrontam é a necessidade de melhorar significativamente.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BENCHMARKING.
Advertisements

Planejamento em Publicidade e Propaganda I
Conceitos Terceirização: frete, estocagem, preparação de pedido, entrega final, atividades de pré e pós-montagem. Necessidades: Aumenta o nível de serviço,
Um novo desafio para a competitividade: Recursos Humanos
Práticas de Apoio à Gestão
Disc: OSM Prof.: Jássio Pereira Encontro 28
Prof. Dra. Maria Virginia Llatas
Disciplina:Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
Parte 2 – Marcos Regulatórios Prof. Luís Fernando Garcia
Prof.: Ms. Maria Teresa Grimaldi Larocca
CONSULTORIA EMPRESARIAL
“Não é isso que importa, que eu tenha uma opinião diferente do outro mas sim, que o outro venha a encontrar o certo, a partir de si próprio, se eu contribuir.
Tecnologia da informação
Administração de Sistema de Informação Gerencial
Planejamento de marketing de [nome do produto]
Desafios do desenvolvimento de software
Gerenciamento das comunicações do projeto
Capacitação dos professores
Tipologia da Informação “As organizações dependem de informações de naturezas diversas para alcançar seus objetivos” Adriana Beal Classificação quanto.
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Tecnologia da Informação
Planejamento de recursos empresariais (ERP)
Profª. Selma Maria da Silva
Modelo de plano estratégico
COMO se Beneficiar com as reclamações dos Clientes?
Gerência de Configuração - GC
T.G.A – Estética Planejamento Estratégico de Negócios
Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet
SIT – T11 Oi Paggo Marcio Luiz Angeli. 1 – Cadeia Paggo Coleta de dados: Opção do cliente em utilizar seu aparelho de celular como meio de pagamento para.
Função da Administração:
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
Decisões de Produto e o Papel do Marketing
ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
Sistemas de Informações Gerenciais
A EVOLUÇÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Instituição de Ensino São Francisco
GRI - Gerência de Recursos Informacionais
Gabriel Bastos Machado
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
Planejamento Organizacional Integrado
CAPITAL INTELECTUAL §“É a soma de conhecimento de todos em uma empresa, o que lhe proporciona vantagem competitiva” §O Capital intelectual constitui a.
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE DE BIOPROCESSOS
 São métodos formais de tornar disponíveis para a administração, quando oportuno, as informações necessárias para facilitar o processo de tomada de.
Por Márcia May Gomel ® março Tecnologia da informação para gestão. cap.2. p Turban et al. Tecnologia da informação para gestão. cap.2. p
BENCHMARKING.
Marcos da Governança Corporativa e sua relação para a eficiência, eficácia e segurança das empresas – Usando Informática – A Lei Sarbanes Oxley.
SIM - (Sistema de Informação em MKT)
Logística Integrada Engenharia de Produção
FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Profª. Vanilde Manfredi
Estratégia de Operações
Disciplina: Controladoria
Célia Cruz | Renata Brunetti
Gestão de Projetos - aula 5: organização - Profª. Vilma Tupinambá, MsC
“Ato de desenvolver a oferta e a imagem da empresa, de maneira que ocupem uma posição competitiva distintiva e significativa nas mentes dos consumidores-alvo.”
Ferramentas de Gestão: 5 Forças Porter e VRIO
CONSTRUÇÃO DO MODELO FUTURO - PROCESSOS MAPEADOS - ASPECTOS CRÍTICOS ANALISADOS ESTAMOS NA FASE DE REMETER A ORGANIZAÇÃO A REPENSAR O FUTURO, O MERCADO,
Introdução a Informática
Censo Educação Superior 2016 Diretor
BENCHMARKING.
Análise Econômica para Implantação de Tecnologia de Informação Análise Econômica para Implantação de Tecnologia de Informação Prof. Antonio Márcio M. Carmo.
Conceitos Importantes nos Sistemas de Informação
O que é PROJETO EXECUTIVO
Conceitos sobre Sistemas de Informação
Sistema de Informações Qualidade e Armazenamento das Informações O impacto das mudanças e as Tendências em SIs Papéis Fundamentais de SI na Empresa.
Questionários Tecnologia da Informação Prof.: Edelclayton Ribeiro.
Contabilidade Gerencial
NOVOS CENÁRIOS E PARADIGMAS GERENCIAIS
Cronograma Sistemas de Informação 1º termo – 3º período.
Transcrição da apresentação:

AULA 04 PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO

Um desafio empresarial crítico com o qual nossos clientes se defrontam é a necessidade de melhorar significativamente a produtividade dos trabalhadores de informação e prestadores de serviços. AULA 04 – PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO

A Produtividade estará dominando o pensamento gerencial durante muito tempo e determinando a performance competitiva das empresas. AULA 04 – PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO

Capital e Tecnologia das eras. Era industrial – foco na produtividade industrial Era da Informação – foco na produtividade do trabalhador de informação. AULA 04 – PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO

Tipos de Dados Dados podem assumir diversas formas: - Dados Alfanuméricos Tradicionais, - Dados de Texto - Dados de Imagem - Dados Auditivos AULA 04 – PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO

Organização dos Recursos de Dados Bancos de Dados Bases de Conhecimentos AULA 04 – PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO

Tratamento da Informação Dados são submetidos a um processo de valor adicionado, onde são organizados, analisados e avaliados. AULA 04 – PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO

Processo KDD AULA 04 – PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO

Transformação de Dados em Informações Submetidos a atividades de processamento: Cálculo, Comparação, Separação, Classificação e Resumo. Processo de correção e atualização para garantir a qualidade das Informações adquiridas. AULA 04 – PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO

Gerando informações com qualidade Qualidade da Informação - Tempo Prontidão: Fornecida quando necessária Aceitação: Atualizada quando for fornecida Freqüência: Fornecida tantas vezes quanto forem necessárias Período: Passados, Presentes e Futuros AULA 04 – PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO

Gerando informações com qualidade Qualidade da Informação - Conteúdo Precisão: Isenta de erros Relevância: Estar relacionada às necessidades de informação de um receptor específico para uma situação específica Integridade: Toda a informação que for necessária deve ser fornecida sem nenhuma falha AULA 04 – PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO

Gerando informações com qualidade Qualidade da Informação - Conteúdo Concisão: Apenas a informação que for necessária deve ser fornecida Amplitude: Alcance (amplo ou estreito) e Foco (interno ou externo) Desempenho: Revelar desempenho pela mensuração das atividades concluídas, progresso realizado ou recursos acumulados AULA 04 – PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO

Gerando informações com qualidade Qualidade da Informação - Conteúdo Clareza: Forma fácil de compreender Detalhe: Forma detalhada ou resumida Ordem: Organizada em uma seqüência predeterminada Apresentação: Forma narrativa, numérica, gráfica Mídia: Forma de documentos em papel impresso, monitores de vídeo ou outras mídias AULA 04 – PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO

Vantagem Competitiva X Benchmarking Importante tanto para o planejamento estratégico quanto para o aperfeiçoamento das operações. Processo sistemático e contínuo de medida e comparação das práticas de uma organização com as das líderes mundiais, no sentido de obter informações que possam ajudar a melhorar o seu nível de desempenho. Adaptar as melhores práticas das melhores empresas. AULA 04 – PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO

Requisitos do Benchmarking Motivar funcionários: Acreditar que a necessidade humana existe. Determinar o que deve ser mudado. Criar um quadro de resultados desejados. AULA 04 – PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO

Requisitos do Benchmarking Ninguém é melhor em tudo. AULA 04 – PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO

Benchmarking interno Compara funções semelhantes dentro da empresa Competitivo – comparar as funções da empresa com as de seus concorrentes. Funcional – analisa como as atividades semelhantes são desempenhadas em diferentes indústrias. AULA 04 – PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO

Benchmarking Instrumento que os executivos dispõem para procurar as melhores empresas em uma atividade e aprender como funcionam. Seu mérito está em despertar para a realidade concorrencial das empresas que estavam acostumadas a ter seu feudo relativamente intacto. AULA 04 – PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO

O que é TI? É esta informação que pode definir a sobrevivência ou a descontinuidade das atividades de uma empresa. Como por exemplo se uma Instituição Financeira perdesse todas as informações relativas a seus clientes. AULA 04 – PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO

O que é TI? Muitas organizações de grande porte, passam por situações de perda de informações de clientes. Outras passam por situações de uso inadequado das informações ou ainda a sub-utilização destas. AULA 04 – PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO

O que é TI? TI é Definida como um Conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação. AULA 04 – PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO

O uso de TI para tratamento de Informações Informação = bem que agrega valor a uma empresa ou indivíduo. Necessário o uso de recursos de TI de maneira apropriada. Tais como a utilização de ferramentas, sistemas ou algum outro meio que faça das informações um diferencial competitivo. AULA 04 – PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO

O uso de TI para tratamento de Informações Custo X Benefício “Não existe fórmula mágica para determinar como utilizar da melhor forma as informações.” AULA 04 – PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO

O uso de TI para tratamento de Informações Cultura Mercado Segmento Outros aspectos de uma empresa AULA 04 – PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO

O uso de TI para tratamento de Informações Escolha deve ser bem feita para evitar Gastos Desnecessários e Perda de Desempenho, Ex: Comprar um ônibus para transportar uma família com 3 pessoas. AULA 04 – PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO

Aspectos a serem considerados Saber lidar com Segurança Com Disponibilidade Uso de Sistemas (proposto) Tecnologias (melhor para cada finalidade) Recursos Humanos qualificados AULA 04 – PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO

Utilização da TI A TI está cada vez mais comum no dia-a-dia das pessoas e das empresas, pois tudo está cada vez mais, girando em torno da informação. Qualificação e Conhecimento da importância da TI em uma organização = Vantagem Competitiva. AULA 04 – PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO

Utilização da TI Tanto as pequenas organizações quanto as grandes, precisam de TI para alcançar maior produtividade e competitividade. O rápido avanço tecnológico destas ferramentas, modificou as bibliotecas e os centros de documentação (principais locais de armazenamento de informações) AULA 04 – PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO

Avanço da TI Com este avanço, surgiram novos meios de armazenamento, introduzindo novas formas de organização e acesso aos dados e obras armazenadas. Reduzindo custos e acelerando a produção de jornais e canais de televisão. AULA 04 – PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO

Avanço da TI Intensificou e facilitou a comunicação pessoal e institucional. Ex: Processadores de texto, Bancos de Dados, Editoração Eletrônica, ferramentas que permitem o envio de documentos ( ) AULA 04 – PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO

Problemas da TI Privacidade dos Indivíduos Direito à Informação AULA 04 – PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO

Tecnologia da Informação “Estamos afogados em Informação, mas morrendo de fome de conhecimento.” John Naisbitt AULA 04 – PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO