Metabolismo do Cálcio Prof. Luciene Rabelo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Metabolismo de B12 e Folato
Advertisements

VITAMINAS.
Sistema urinário Equipe de Biologia.
Metabolismo do Cálcio e Fosfato
Sistema Digestório e Nutrição
Sistema Endócrino.
SISTEMA EXCRETOR.
O que é raquitismo? O raquitismo é o amolecimento dos ossos em crianças, que potencialmente ocasiona fraturas e deformidades. Raquitismo está entre as.
ATIVIDADE BIOLOGIA CARBOIDRATOS - LIPÍDIOS – PROTEÍNAS
BIOLOGIA PROFESSOR: PANTHERA
Cálcio Levimar Rocha Araújo.
Trabalho de ciências Sais minerais.
Minerais Profa. Halene Maturana.
Sistema Digestivo.
Fisiologia Humana.
SISTEMA EXCRETOR Colégio militar de fortaleza 8º ano
SISTEMA DIGESTÓRIO.
A importância dos alimentos
FUNÇÕES DE NUTRIÇÃO Funções dos Alimentos
SISTEMA URINÁRIO FUNÇÕES: A principal função do sistema urinário é auxiliar na homeostase (equilíbrio do organismo) controlando a composição e o.
C I Ê N C I A S Cap. 1 – Os alimentos Por que comer?
SISTEMA EXCRETOR.
Sistema Urinário É responsável pela estabilidade da composição química do meio interno do organismo; Excreção é o processo pelo qual eliminam substâncias.
FISIOLOGIA HUMANA Sistema Digestório.
Metabolismo: O papel da glicose
Unidade 5 Sistema digestivo Planeta Terra — 9.º ano.
Monitores: Patrícia Mendes Professor: Nilo César do Vale Baracho
Alimentos e Nutrientes
DIETAS PARA CONTROLE DE PESO
Alimentação e digestão no ser humano
FISIOLOGIA HUMANA Eduardo Silva..
BIOLOGIA Exercícios– cap. 3 e 4 (9ª série)
Sistema Digestório.
O corpo humano e a sobrevivência: Funções vitais e doenças
Fisiologia Humana Sistema urinário.
O homem e os alimentos Os alimentos ingeridos fornecem nutrientes com duas funções básicas: Fabricar matéria prima Liberar energia.
SISTEMA DIGESTÓRIO O sistema digestório humano é formado por um longo tubo musculoso composto por: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado.
HORMÔNIOS NÃO-ESTERÓIDES
CÁLCIO EXTRACELULAR PTH
COMPOSIÇÃO QUÍMICA DOS SERES VIVOS
Unidade I FISIOLOGIA Prof. Ari de Paula.
Sistema Digestório II Rosana Moraes.
Sistema Excretor.
CITOQUÍMICA Compostos Inorgânicos Água e Sais Minerais
SAIS MINERAIS  Cinzas Bromatologia Profª. Mariana Schmidt.
Professor: Paulo Disciplina: Biologia Campus Aquidauana
FISIOLOGIA DA TIREÓIDE Prof. Liza Negreiros
METABOLISMO de cálcio e fósforo
Sistema Digestório.
Principal via de administração de drogas: oral
Sistema Digestório e Excretor
Fibras alimentares.
ESTEATOSE.
ABORDAGEM NUTRICIONAL NA LITÍASE RENAL
Bioquímica da digestão dos ruminantes
Sistemas Excretores Professor Fernando Stuchi.
União de Ensino Superior de Campina Grande Disciplina: Farmacologia
Colégio São José Biologia -Professora Vanesca 2º ano- 2015
REVISÃO – 2º EM SISTEMAS DIGESTÓRIOS FISIOLOGIA DA DIGESTÃO SISTEMAS DE TROCAS GASOSAS SANGUE SISTEMAS CIRCULATÓRIOS.
FISIOLOGIA HUMANA.
Adolescência Necessidade de nutrientes Prof. Luciene Rabelo.
A NEMIA F ERROPRIVA. É a deficiência nutricional mais comum no mundo, afetando países desenvolvidos e subdesenvolvidos Prevalência é inversamente proporcional.
Composição Química da Célula.  Componente mais abundante nos organismos;  Incolor, inodora e insípida  Propriedades QUÍMICAS da água:  Polaridade.
Vitaminas e Nutrientes
Fisiologia do Sistema Digestório
Atendimento ao Consumidor e Rotulagem
Exercícios Os exercícios físicos devem ser realizados de forma regular três vezes por semana, com intervalo entre as sessões de 24 a 48 horas. É muito.
A Digestão.
SISTEMA ENDÓCRINO.
Regulação hormonal do metabolismo do cálcio e fosfato.
Transcrição da apresentação:

Metabolismo do Cálcio Prof. Luciene Rabelo

Minerais: Cálcio Recomenda-se que 60% da necessidade de Ca seja fornecida com produtos lácteos (alta biodisponibilidade pelo fato do Ca estar organicamente ligado a caseína) Javaid, 2002. Segundo as DRIs, a necessidade diária estimada é de 1300 mg

Metabolismo do Cálcio

A absorção e a excreção intestinal do cálcio A quantidade média de ingestão de cálcio através dos alimentos é de cerca de 1000 a 1300mg/dia, o que equivale à quantidade presente em um litro de leite. No entanto, com o auxílio da vitamina D, apenas 35% desse valor é absorvido, pois os intestinos têm dificuldade de absorver a forma iônica do Cálcio (Ca++). São perdidos 250 mg diariamente com a secreção de sucos digestórios e a descamação de células da mucosa intestinal. Serão excretados nas fezes junto com os 65% não absorvidos, totalizando cerca de 900 mg/dia. A vitamina D (sua forma ativa, na verdade, conhecida como 1,25- diidroxicolecalciferol após transformação no fígado e nos rins) atua na mucosa intestinal estimulando a formação de uma proteína ligante do cálcio, a qual facilita a difusão deste elemento para a circulação sanguínea. A calcitonina, também exerce algum efeito nos intestinos no sentido de diminuir a concentração de cálcio no sangue, mas é de pouca monta e raramente é levado em consideração.

Importância do Cálcio 1. Criação ou manutenção dos potenciais de ação 2. Contração muscular 3. Motilidade 4. Divisão celular 5. Secreção e modulação de atividades enzimáticas 6. Coagulação

Metabolismo do cálcio O metabolismo do cálcio é o resultado da interação entre três fatores: ∙ a absorção deste elemento a partir da alimentação; ∙ sua eliminação junto à urina e ∙ captação / liberação óssea do mesmo.

Fatores que aumentam a absorção de cálcio Vitamina D: hormônio que existe na pele e é ativado pelos raios ultravioletas – Calcitriol : forma biologicamente ativa • O calcitriol é um hormônio que regula a calcemia e a mineralização do osso por meio de suas ações sobre o intestino, o osso, o rim e outros tecidos. • Promove a absorção do cálcio, pois age no enterócito do intestino delgado, onde estimula a síntese da proteína ligadora de cálcio, Calbindin (CaBP), necessária para o transporte intracelular do cálcio

Fatores que aumentam a absorção de cálcio Lactose, caseinato e citrato estes três componentes estão presentes no leite,que mantém a solubilidade do cálcio no lúmen intestinal

Fatores que aumentam a absorção de cálcio Lipídeos Em quantidades normais na dieta diminuem o trânsito intestinal, mantendo mais tempo o contato do cálcio com a mucosa, o que aumenta a absorção

Fatores que diminuem a absorção de cálcio Ácido Fítico É um composto fosfórico naturalmente presente nas folhas e grãos integrais, tem sido considerado um antinutriente devido ao seu efeito inibitório sobre a biodisponibilidade de minerais, ao combinar-se com o cálcio no intestino forma um complexo insolúvel não podendo ser absorvido.

Fatores que diminuem a absorção de cálcio Ácido Oxálico É um potente inibidor da absorção pois, ao combinar-se com o cálcio forma oxalato de cálcio, que é insolúvel e eliminado nas fezes. Está presente em grandes concentrações no espinafre, beterraba, aspargo, acelga, tomate, chocolate, cacau e feijões.

Fatores que diminuem a absorção de cálcio Fibras (Fitatos) As fibras presentes na celulose, hemicelulose e ligninas e encontradas em grandes quantidades em alimentos integrais e talos de hortaliças,parecem ter um efeito sobre a biodisponibilidade do cálcio

Fatores que diminuem a absorção de cálcio Sódio Alta ingestão de cloreto de sódio resulta em aumento do sódio urinário e obrigatoriamente perda de cálcio na urina, pois ambos dividem o mesmo sistema de transporte no sistema renal.

Atenção A presença de fósforo no intestino dificulta a absorção de cálcio, pois quando a proporção de cálcio/fosfato for superior a 2/1, tem-se a formação de fosfato de cálcio, tornando sua biodisponibilidade baixa.

Distúrbios do Cálcio Hipocalcemia: hiper-reflexia, abalos musculares espontâneos, cãibras e sensação de dormência. Hipercalcemia: constipação, polidipsia, poliúria e sinais neurológicos de hipo-reflexia,letargia, coma e morte.