Plataformas Colaborativas e de Aprendizagem NOTA: Pretende uma imagem diferente neste diapositivo? Selecione a imagem e elimine-a. Agora, clique no ícone Imagens no marcador de posição para inserir a sua imagem. TIC 8
Introdução Com a constante evolução das TIC, as pessoas recorrem cada vez mais à internet para partilhar informações, conhecimentos, interesses, valores e estratégias para atingir objetivos comuns. Surge assim, o conceito de rede social online. A utilização de plataformas online permite a estes utilizadores criar e partilhar informação de forma interativa e colaborativa.
Os modelos tradicionais de ensino Estão a ser pressionados pela “net generation”
Web 1.0 e Web 2.0 A primeira geração da internet, conhecida como Web 1.0, tinha como principal atributo a quantidade imensa de informação a que todos podiam aceder. Web 2.0 é a mudança da internet para uma imensa plataforma onde qualquer utilizador pode ter o seu espaço online e publicar conteúdos. A Web social emerge como a característica mais relevante da Web 2.0, possibilitando que a rede global seja usada de forma colaborativa, descentralizada da autoridade e em total liberdade.
Web 1.0 e Web 2.0
Plataformas de apoio ao ensino e aprendizagem: Dimensões pedagógicas E-learning Pedagógica Tecnológica Interface Avaliação Gestão Apoio de Recursos Ética e net-etiqueta Institucional
Plataformas de apoio ao ensino e aprendizagem: Dimensões pedagógicas Possibilita: Sessões Síncronas Sessões Assíncronas
Vantagens Otimizar recursos com redução de custos. Conciliar a aprendizagem com a vida. Métodos e formatos de trabalho mais abertos. Eliminar barreiras de espaço e tempo. Eliminar o problema da dispersão geográfica. Igualar oportunidades de formação. Permitir ritmos de estudo diferenciados.
Desvantagens Não proporcionar relação humana. Exigir alguns conhecimentos tecnológicos. Enfrentar alguns obstáculos relacionados com a reduzida confiança neste tipo de estratégia. Problemas com a maturidade, a autodisciplina, o isolamento e a motivação.
Ferramentas de construção de conteúdos LMS “Learning Management System” LCMS “Learning Content
Ferramentas de construção de conteúdos interativos LMS Moodle iTutor ATutor LAMS Sakai LCMS eXeLearning Adobe Visual Communicator Adobe Captivate Hot Potatoes Courselab