Plataformas Colaborativas e de Aprendizagem

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
eXelearning – uma ferramenta de autoria para eLearning
Advertisements

ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO EM EAD
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
PROF 2000 Programa de formação de professores a distância.
Didáctica Específica Tecnologia Educativa da Informática 1 Adelino Amaral Didáctica Específica Tecnologia Educativa da Informática.
Karine Xavier Lucicleide de Souza Araújo
OS NOVOS MEIOS E TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO
e-Learning Perspectivas e Tendências
Roteiros de Formação e Aprendizagem para Plataformas de eLearning
Contexto de Educação a Distância
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 12
E o futuro assim será..... Ambientes virtuais Por Marcos A. Pisetta O que fazer?
Instrumento de apoio ao ensino, aprendizagem e avaliação disponível na Internet Maria Helena Silva Projecto Matemática Ensino Universidade de Aveiro.
Janeiro, Ademar Cruz Acção de formação: Acção de formação: Novas tecnologias de informação aplicadas à formação O enquadramento da Internet na formação.
Correio eletrônico como recurso didático no ensino superior
Workshop Formação Moodle_FCUL Centro de Competência FCUL, Instituto Educação Grupo e 16 Dez 09, 6 Jan 10
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (EAD)
Desafios para o Turismo em Meio Rural Novas oportunidades – novas competências Palmela, 7 de Novembro de 2012.
Realizado por: Luís Cardoso
Workshop Formação Moodle Instituto de Educação_UL Centro Tecnologias e Inovação na Educação Grupo 1 Sessão 3: 27 de Maio 10
Las Nuevas Tecnologías de la Información y las Comunicaciones (NTICs) y el Mejoramiento de la Calidad de la Docencia Universitaria IST / GEP © 2004 Carla.
APRENDIZAGEM COOPERATIVA EM AMBIENTES TELEMÁTICOS
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MEIOS DIGITAIS : NOVOS CONTEXTOS
Generalidades sobre e-learning
Plataformas uma ferramenta na educação??? 2006 Centro de Competência CRIE - FCUL.
Plataformas uma ferramenta na educação??? Madalena Pinto dos Santos 2006 Centro de Competência CRIE – FCUL
Plataformas uma ferramenta na educação??? Sessão Prática no Agrupamento de Ribamar 26 Abril 2006 Madalena Santos, Teresa Faria, Teresa Silva Centro de.
Moodle : uma experiência de utilização na formação pós-graduada.
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos As TIC e a aprendizagem As TIC e a aprendizagem Desenvolver competências Desenvolver competências.
CURRICULO +.
COMPARAÇÃO ENTRE PLATAFORMAS DE GESTÃO DE CONTEUDOS Autores: André Teixeira Marisa Roque
Nos dias de hoje, a disciplina de Tecnologias da informação e comunicação desempenha um grande papel no sistema educativo no sentido de dar resposta às.
Workshop Formação Moodle Instituto de Educação_UL Centro Tecnologias e Inovação na Educação Grupo 1 Sessão 2: 20 de Maio 10
Web 2.0 Instituição: Escola Superior de Educação Curso: Promoção Artística e Património UC: Tecnologias de Informação e Comunicação Docente: Vânia Janela.
Introdução à Educação à distância
CC8 Comunicação e colaboração
AS POSSIBILIDADES PEDÁGOGICAS DO FACEBOOK. Alguns estudos têm apontado a possibilidade e relatado experiências positivas de utilização do Facebook com.
PORTEFOLIO DIGITAL CARLOTA GASPAR. A MINHA FORMAÇÃO ACADÉMICA Licenciatura em Biologia e Geologia Especialização em Ensino das Ciências Tese: Aprendizagem.
Ferramentas de comunicação
Biblioteca Escolar desafios no contexto da escola atual
Utilização das TIC nos processos Ensino-Aprendizagem
UNIMINAS-União Educacional de Minas Gerais Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Webfólio Discente: Júlia Marques Faria Docente: Gilca Vilarinho Março/2006.
Metodologia Científica
A Página da Escola como Fator de Motivação para o
Oficina de Ensino-aprendizagem de Gráfica Digital Conclusões Foram desenvolvidos dois fatores na busca do sucesso da Oficina, a contextualização dos conteúdos.
Arronches /2012 Agrupamento de Escolas de Arronches.
Educação à Distância (ED) O Que É ? Filosofia Tipos de Educação à Distância Educação à Distância na Internet Cursos Existentes na WWW Tecnologia utilizada.
O FICINA III – J ORNALISMO D IGITAL As mídias sociais e o jornalismo Dalila Santos –
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Computer & Education Tópicos Especializados em Engenharia de Software Alexandre Barbosa Cazeli Denis Colli Spalenza.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional Kaessa Ribeiro de Deus Elsa Guimarães de Oliveira Gilca dos Santos Vilarinho.
Plataforma Moodle o quê e para quê Madalena Pinto dos Santos Centro de Competência FCUL 28 de Outubro 2009
Abordagem Colaborativa à Gestão do Conhecimento: Soluções Educativas Virtuais Adelino António Peixoto Fernandes Amaral Universidade Portucalense Porto,
Tecnologias da Informação e Comunicação
1. 2 Encontro de Coordenadores de BE – EB23 e ES – Sintra
As tecnologias da informação e comunicação, as diferentes linguagens e a formação do professor.
Agência Brazil com Z Agência Brazil com Z WEB 2.0 A Personalização da Internet.
Versão da Web que intensifica a participação em rede, promove a criação em diversos tipos de mídias, favorece o compartilhamento e a propagação de conhecimento.
Vivendo em um Mundo Centrado na Rede
Web e suas Ferramentas.
Um Ambiente baseado na Web 2.0 para Educação Médica Construtivista Luiz Henrique Zambom Santana Wanderley Lopes de Souza Antonio Francisco do Prado.
Objetos de Aprendizagem questões para discussão Miriam Struchiner NUTES/UFRJ CREAD Outubro, 2008.
Curso:Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Docente: Maysa Soares 2ºsemestre de 2012 Educação Corporativa.
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos Formas de trabalho Formas de trabalho Papéis na sala de aula Papéis na sala de aula Dicas e.
IPS – Escola s Superior de Educação Discente: Luís Varela Docente: Marli Almeida Curso: 1º ano Comunicação Social.
AS TIC E AS TECNOLOGIAS DE APOIO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM NEECP Oficina de Formação.
PLANO DE AÇÃO Professores: Gilberto e Fernanda Ensino Médio Geografia.
Formadores: Nuno Albano e Vera Cruz Utilização da Plataforma Moodle - ESMP.
Transcrição da apresentação:

Plataformas Colaborativas e de Aprendizagem NOTA: Pretende uma imagem diferente neste diapositivo? Selecione a imagem e elimine-a. Agora, clique no ícone Imagens no marcador de posição para inserir a sua imagem. TIC 8

Introdução Com a constante evolução das TIC, as pessoas recorrem cada vez mais à internet para partilhar informações, conhecimentos, interesses, valores e estratégias para atingir objetivos comuns. Surge assim, o conceito de rede social online. A utilização de plataformas online permite a estes utilizadores criar e partilhar informação de forma interativa e colaborativa.

Os modelos tradicionais de ensino Estão a ser pressionados pela “net generation”

Web 1.0 e Web 2.0 A primeira geração da internet, conhecida como Web 1.0, tinha como principal atributo a quantidade imensa de informação a que todos podiam aceder. Web 2.0 é a mudança da internet para uma imensa plataforma onde qualquer utilizador pode ter o seu espaço online e publicar conteúdos. A Web social emerge como a característica mais relevante da Web 2.0, possibilitando que a rede global seja usada de forma colaborativa, descentralizada da autoridade e em total liberdade.

Web 1.0 e Web 2.0

Plataformas de apoio ao ensino e aprendizagem: Dimensões pedagógicas E-learning Pedagógica Tecnológica Interface Avaliação Gestão Apoio de Recursos Ética e net-etiqueta Institucional

Plataformas de apoio ao ensino e aprendizagem: Dimensões pedagógicas Possibilita: Sessões Síncronas Sessões Assíncronas

Vantagens Otimizar recursos com redução de custos. Conciliar a aprendizagem com a vida. Métodos e formatos de trabalho mais abertos. Eliminar barreiras de espaço e tempo. Eliminar o problema da dispersão geográfica. Igualar oportunidades de formação. Permitir ritmos de estudo diferenciados.

Desvantagens Não proporcionar relação humana. Exigir alguns conhecimentos tecnológicos. Enfrentar alguns obstáculos relacionados com a reduzida confiança neste tipo de estratégia. Problemas com a maturidade, a autodisciplina, o isolamento e a motivação.

Ferramentas de construção de conteúdos LMS “Learning Management System” LCMS “Learning Content

Ferramentas de construção de conteúdos interativos LMS Moodle iTutor ATutor LAMS Sakai LCMS eXeLearning Adobe Visual Communicator Adobe Captivate Hot Potatoes Courselab