Projeto Psicopedagógico Institucional

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Transcrição da apresentação:

Projeto Psicopedagógico Institucional Enrique Pichon Riviére

Projeto Psicopedagógico Institucional Enrique Pichon Riviére Disciplina: Introdução a Psicopedagogia Maria Cecília Alunos: Aleksandra Sales Rosilea Pereira dos Santos Gabriela Perpétua Vanir da Costa Gomes Lívia Oliveira Rejane Laet Renata Bezerra Cristiane Villa Rosana Verissimo Marcia Terto Aline Torres de Barros Marilene Fonseca Jaci Porto Maria de Fatima Fabrício Mohaupt Rosângela Madalena Mohaupt Professora:

Enrique Pichon Riviére https://www.youtube.com/watch?v=Dd-xobuie-0 Enrique Pichon Riviére Nasceu em Genebra, 25 de junho de 1907 e faleceu em Buenos Aires, 16 de julho de 1977, foi um psiquiatra e psicanalista suíço naturalizado argentino .

A formação e o trabalho: Psicologia Social x Psicanálise Ciências Sociais Psicanalise Psiquiatria Psicologia Social Pichon faz uso da dialética marxista nos estudos das diversas teorias que lhe baseiam e as integra às suas práticas de intervenção. Em Goya, cidade de Corrientes, teve seu primeiro contato com a obra de Freud, aos 13 anos aproximadamente. Na medicina conclui: “Estamos sendo preparados para cuidar de mortos, não de vivos”. Em 1936 inicia sua prática na Psiquiatria, no “El Asilo del Torres”, para oligifrénicos perto de Lujan, Buenos Aires. Um dos primeiros trabalhos de Pichón no Hospício de la Merced, onde trabalhou por 15 anos em Buenos Aires, foi o de fazer grupos e instruí-los quanto ao trato do paciente, iniciando aqui, neste exato momento, o que conhecemos hoje como “Grupo Operativo”.

Inicia sua prática psiquiátrica no Asilo de Torres Inicia sua prática psiquiátrica no Asilo de Torres. E uma das primeiras tarefas foi organizar uma equipe de futebol – e ao investigar os pacientes descobre que 60% deles possuem retardo que não estavam ligados a lesões orgânicas (oligofrênicos) e sim eram produto de retardos afetivos. O que não funcionava bem era a máquina psíquica. Para ele por trás de toda conduta desviada subjaz uma situação de conflito, sendo a enfermidade a expressão de uma tentativa falida de se adaptar ao meio. Por meio da recreação Pichón buscava uma ressocialização. O esporte (futebol) surge como terapia grupal dinâmica.

A relação entre aprendizagem e saúde O sujeito é sadio na medida em que mantém um interjogo dialético no meio, e não uma relação passiva, rígida e estereotipada. A saúde mental consiste, portanto, numa aprendizagem da realidade através do enfrentamento, manejo e solução integradora dos conflitos

A dialética e a realidade – o lugar de conflito É o que permite o sujeito distinguir, sentir, organizar e operar na realidade. Saliente-se que o sujeito pichoniano é visto não em uma situação de harmonia com o mundo, mas em uma relação conflitiva e contraditória Os conceitos teóricos são conceitos instrumentais para apreender a realidade e sobre ela intervir.

ECRO (Esquema Conceitual Referencial e Operativo) É um conjunto articulado de conhecimento, um sistema de ideias que proporciona linhas de trabalho e investigação com que os indivíduos pensam e agem nos grupos, e se fazem compreender entre si. É a compreensão do que existe e o esclarecimento das dificuldades Interpretação É a resposta do grupo. A desestruturação de uma situação prévia e a reestruturação de um novo ciclo. Emergente Situação do grupo. Tanto explicito quanto implícito Existente Unidade de operação

TAREFA GRUPO ( cone invertido) Manifesto (explicito) Comunicação Aprendizagem Tele Aflição/Pertença Cooperação Pertinência TAREFA Latente (implicito) Esse grupo sempre se propõe a uma mudança embora resista a ela e a medida que enfrenta os seus medos ele evolui na tarefa.

Os papéis no grupo operativo Porta-Voz Papéis Líder Vínculo Interjogo Sabotador Bode Expiatório Projeção Introjeção Depositante Depositado Depositário

Pensamento “Não se trata de descrever ou explicar a realidade, mas, sim, de transformá-la. Transformação que implicará, também, em transformar-se”. (Pichon)

Bibliografia Fonte: https://psicologado.com/atuacao/psicologia-social/o-processo-grupal-na-psicologia-social © Psicologado.com Artigo publicado no site do InterPsic: http://www.interpsic.com.br/saladeleitura/EcroPichon.html , São Paulo. 2.000 VELLOSO, Marco Aurelio Fernandez. MEIRELES, Marilucia Melo. Seguir a aventura com Enrique Pichon-Riviere: Uma biografia. Rio de Janeiro: Casa do Psicólogo. 2007. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Enrique_Pichon_Rivi%C3%A8re Tradução: Graciela Chatelain; Psicóloga Social formada na Primeira Escola Privada de Psicologia Social fundada pelo Dr. Enrique Pichon-Rivière. GAYOTTO, M. L. Conceitos básicos que facilitam a compreensão do início de um grupo. Artigo referente ao curso de especialização em Coordenação de grupos operativos do Instituto Pichon-Rivière. [S.l.: s.n.], 1992. (xerocopiado) KUPFER, M. C. O que toca à/a Psicologia Escolar. In: ______.Psicologia escolar; em busca de novos rumos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004. PICHON-RIVIÈRE, E. Teoria do vínculo. São Paulo: Martins Fontes, 1988. RIVIÈRE Enrique Pichon; O Processo Grupal. São Paulo: wmfmartinsfontes - São Paulo 2009 pgs. 197, 198 e 199WALLON, H. A Evolução Psicológica da criança. Lisboa: Edições 70, 1968. ______. Objetivos e métodos da psicologia. Lisboa: Estampa, maio 1975. ______. Psicologia e Educação da Infância. Lisboa: Estampa, maio 1979. WEREBE, M. J. G.; NADEL-BRULFERT, J. (Org.). Henri Wallon. São Paulo: Ática, 1986. (Grandes cientistas sociais, 52). VISCA, J. Clínica psicopedagógica: epistemologia convergente. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987