Sistema - "Conjunto de elementos, materiais ou idéias, entre os quais se possa encontrar ou definir alguma relação". Especialista - "Pessoa que se consagra.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento de Sistemas
Advertisements

O discurso na sala de aula de Matemática
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
SISTEMAS ESPECIALISTAS
Matemática para todos Educação Básica
Modelagem Organizacional
LEARNING ORGANIZATION
Learning Organization
Contabilidade Sistemas de Informação
Sistemas Especialistas
O processo de coletar os requisitos (escopo do cliente)
Sistemas Especialistas
SIMULAÇÃO EM COMPUTADOR: O PENSAMENTO COMO PROCESSAMENTO DE INFORMÇÕES
PIRÂMIDE DE ABORDAGENS
O planejamento eficaz. Definir objetivos e resultados;
Administração Geral - Aula 05
Tomada de Decisão e Sistemas de Informação
Gestão de Projetos.
Gestão da Manutenção 7 -Técnicas Preditivas.
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc. : Gerência de Manutenção Prof
Prof. Jorge Manuel Lage Fernandes
Gestão de Projetos Ms. Karine R. de Souza . 1.
Administração de Recursos Materiais Grupo 3 - Turma B
Mackenzie Gestão de Negócios na Internet Elaborado por: Arnaldo Ono São Paulo –
Abertura Relembrar conteúdo anterior Papeis Trabalho Auditor
Metolodogia de Desenvolvimento de Data Warehouse
Aula 1 Objetivos Conceituar e resolver problemas matemáticos.
ADMINISTRADORES E O AMBIENTE EXTERNO.
Inteligência Artificial
Análise e Projeto de Sistemas
Sistemas Especialistas
Algoritmos de Busca Local
Fluxograma de Comunicação
OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA
GESTÃO DE PROCESSOS Aula 8 – Modelagem dos Processos / Indicadores de Desempenho de Processos Prof. Cláudio Zeferino.
DISCIPLINA Pesquisa de Tecnologias Emergentes - PTE Profa. Eliane
PSICOLOGIA Jean Piaget Estádios de Desenvolvimento Cognitivo.
GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE T.I
Gabriel Bastos Machado
Modelagem de Processos de Negócio
Processo de Decisão de Tomadas
TEMA E PROBLEMA.
Capítulo 1 A administração hoje.
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Introdução à Inteligência Artificial Fundamentos Prof. Horácio.
Importância da Elaboração do Orçamento de Capital.
GESTÃO DE ESTOQUES: ADMINISTRANDO OS ESTOQUES NA CADEIA DE SUPRIMENTOS
ALOCAÇÃO DE RECURSOS Suporte material que o processo precisa para ser executado e poder cumprir as metas preestabelecidas. São equipamentos, instalações.
Resistências a Mudanças
CADEIA PRODUTIVA DE MÓVEIS
Interfaces Usuário-Máquina
PREVENÇÃO E RECUPERAÇÃO DE FALHAS
Sistemas Especialistas.
Mentoring Coaching.
O Modelo GOMS Fornece um modelo de Engenharia para a performance humana, capaz de produzir predições a priori ou em um estágio anterior ao desenvolvimento.
Sistemas de Aprendizagem
Banco de Dados Distribuídos Sílvia Cristina de Matos Soares
Introdução – ISO Conceitos relacionados a Norma NBR ISO/IEC 12207; Procedimentos de ciclo de vida e desenvolvimento de software; Objetivos e a estrutura.
Evolução Histórica Pré-História
Objetivos do Capítulo Identificar as mudanças que acontecem na forma e no uso de apoio à decisão em empreendimentos de e-business. Identificar o papel.
Qual a importância de uma boa argumentação?. Oferecer um conjunto de razões a favor de uma conclusão ou oferecer dados favoráveis a uma conclusão. Os.
ADMINISTRAÇÃO E SUAS PERSPECTIVAS
4.4 Implementação e Operação
PREVENÇÃO E RECUPERAÇÃO DE FALHAS
O QUE É SER VENDEDOR? Quais as Principais Características de Um Profissional de Vendas? Conforme Eduardo Botelho, Qual é o “Perfil” Ideal de Um Vendedor?
CONTABILIDADE GERENCIAL Utilidades Gerais
ADMINISTRAÇÃO INTERDISCIPLINAR
CMMI Capability Maturity Model Integration
CONTROLLER: Características
T RABALHO DE C ONTABILIDADE Gestão de Compras. G RUPO : Camila Gleides Max Nadia Polyana Thais.
Transcrição da apresentação:

Sistema - "Conjunto de elementos, materiais ou idéias, entre os quais se possa encontrar ou definir alguma relação". Especialista - "Pessoa que se consagra com particular interesse e cuidado a certo estudo. Conhecedor, perito". Sistemas Especialistas - são sistemas que solucionam problemas, através de heurística de um especialista humano na resolução destes problemas. SISTEMA ESPECIALISTADEFINIÇÃO CONCEITO

FUNDAMENTAÇÃO É capaz de emitir uma decisão, apoiado em conhecimento justificado, a partir de uma base de informações, tal qual um especialista de determinada área do conhecimento humano. Um Sistema Especialista é aquele que é projetado e desenvolvido para atender a uma aplicação determinada e limitada do conhecimento humano. É capaz de emitir uma decisão, apoiado em conhecimento justificado, a partir de uma base de informações, tal qual um especialista de determinada área do conhecimento humano.

Principais Benefícios da Utilização dos Sistemas Especialistas  Velocidade na determinação dos problemas;  A decisão está fundamentada em uma base de conhecimento;  Segurança;  Exige pequeno número de pessoas para interagir com o sistema;  Estabilidade;  Dependência decrescente de pessoal específico;  Flexibilidade;  Integração de ferramentas;  Evita interpretação humana de regras operacionais

Problemas Enfrentados pelos Sistemas Especialistas Atuais  Fragilidade - Como os Sistemas Especialistas somente têm acesso a conhecimento altamente específicos do seu domínio não possuem conhecimentos mais genéricos quando a necessidade surge;  Falta de conhecimento sobre o processo de raciocínio (metaconhecimento) - Geralmente não possuem conhecimentos sofisticados sobre sua própria operação, portanto não conseguem raciocinar sobre seu próprio escopo e restrições. A aquisição do conhecimento continua sendo um dos maiores obstáculos à aplicação de tecnologia dos Sistemas Especialistas a novos domínios.  Validação - A medição do desempenho de Sistemas Especialistas é muito difícil por que não sabemos quantificar o uso de conhecimento.

Elementos de um Sistema Especialista

A Base de Conhecimento dos Sistemas Especialistas Para solucionar problemas os Sistemas Especialistas precisam acessar uma grande base de conhecimento do domínio da aplicação, portanto o sucesso depende enormemente da forma de como o conhecimento é representado e dos mecanismos para a exploração deste conhecimento.  Um Sistema Especialista é basicamente formado por três componentes:  "Base de dados": base de conhecimento - descreve a situação corrente e a meta;  "Conjunto de operadores": mecanismos para exploração - unidades que operam sobre a base de dados;  "Estratégia de controle": Raciocínio Para Frente (bottom-up) - aplicação de operadores sobre as estruturas na base de dados. Raciocínio Para Trás (top-down) - aplicação de operadores sobre as metas para reduzi-las às submetas.

Conclusão Para um sistema especialista ser uma ferramenta eficaz, a pessoa tem de ser capazes de interagir com ele facilmente. Para facilitar essa interação, o sistema especialista dever ter estes dois recursos, além da capacidade de executar sua tarefa fundamental. Explicar seu raciocínio. Em muitos dos domínios nos quais os sistemas especialistas operam, as pessoas não aceitarão resultados se não estiverem convencidas da precisão do processo de raciocínio que produziu aqueles resultados. Adquirir conhecimento novo e modificar conhecimento antigo. Já que os sistemas especialistas derivam da riqueza das bases de conhecimento, ela existe apenas nas mentes dos especialistas humanos. Uma maneira de colocar esse conhecimento em um programa é através da interação com o especialista humano.