Elementos da Teoria dos Jogos e Aplicações Aula 6 Maio, 2005.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise das cinco forças de Porter
Advertisements

Macroeconomia Aula 2.
ANÁLISE ESTRUTURAL DA INDÚSTRIA
Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico
CONCORRENCIA 1. Conceito Concorrencia perfeita Rivalidade Ampliada
O Modelo de Oligopólio de J. Bain
O modelo de preços em oligopólio de Sylos-Labini
Apostila 2 Estratégia e Fundamentos da Competitividade Empresarial
Política industrial, política de concorrência e regulação
Profª Gisely Jorge Mesquita Administração Mercadológica II
MODELO DE EQUILÍBRIO EM OLIGOPÓLIOS
Concorrência Monopolística
Planejamento Estratégico
Teoria da Produção 1.
GEI – Gestão Estratégica da Informação Posicionamento
Prof. Everton Lopes Bonifácio
Complementos e substitutos estratégicos
Estratégia Competitiva.
Aprendizado de Máquina Aula 13
Teoria dos Jogos e Estratégia Competitiva
Microeconomia A III Prof. Edson Domingues Aula 10 Teoria dos Jogos
Concorrência Real e Concorrência Potencial
Profa. Msc. Daniela Ferreira Suarez
Planejamento Mestre (Agregado) de Produção e Operações
MEN - Mercados de Energia Mestrado em Engenharia Electrotécnica
ANÁLISE SETORIAL. Análise Setorial Objetivo da análise: ► Entendimento da dinâmica dos mercados ► Conhecimento das forças atuantes na competição da indústria.
1. Formulação das estratégias 2. Análise Ambiental Análise Setorial
Estratégia empresarial de TI
Elementos da Teoria dos Jogos e Aplicações
Elementos da Teoria dos Jogos e Aplicações
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS
Sistemas de Informações Gerenciais
Elementos da Teoria dos Jogos e Aplicações
ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS E COMPETITIVIDADE PARA PEQUENAS EMPRESAS
Tópico 5. Entrada e Saída do Mercado
Monopólio.
TIPOLOGIA DAS INFRAÇÕES
Estratégia empresarial de TI Aula 5 – Teoria dos jogos (3) Prof. E. A. Schmitz.
Teoria Microecômica II: Introdução à Teoria dos Jogos Prof. João Manoel Pinho de Mello Agosto, 2006.
Modelo Porter Introdução o Que é o modelo?
Macroeconomia Aula 1.
GESTÃO ESTRATÉGICA Profª. Jaqueline Leite.
TIPOLOGIA DAS INFRAÇÕES  Definição do conceito de infração: art. 20 da Lei 8884/94;  Infrações em razão do objeto e em razão dos efeitos esperados; 
Plano Mestre de Produção
ECONOMIA INDUSTRIAL 9ª Aula 15 de Outubro.
Estrutura de Mercado Prof. Rogério César, Ph.D.
CAPÍTULO 12 RESUMO 12.1 Competição monopolística 12.2 Oligopólio 12.3 Concorrência de preços 12.4 Concorrência versus acordo: o dilema dos prisioneiros.
Diferenciação Vertical de Produto População de consumidores heterogénea Utilidade de consumir 1 unidade de produto de qualidade percebida n é: P é o preço.
Novos Modelos de Empresa
UESB Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia DCSA – Departamento de Ciências Sociais Aplicadas Curso:Ciências Econômicas Matéria: Teoria Microeconômica.
Micros e Pequenas Empresas
ALIANÇAS ESTRATÉGICAS
Teoria Microeconômica II: Introdução à Teoria dos Jogos
Estratégia Competitiva
Teoria dos Jogos e Estratégia Competitiva
AULA 1 VISÃO GERAL DE PROCESSOS PRODUTIVOS E QUALIDADE
Diferentes Visões da Concorrência
Análise do Ambiente Competitivo. Compreensão do setor onde a organização atua e da multiplicidade de interações existentes neste ambiente. Compreende.
Plano de SI Aula 5 – 1º Bimestre. As empresas buscam: Excelência operacional Novos produtos Melhor relacionamento com clientes e fornecedores Melhor tomada.
Análise do Ambiente Competitivo
1 MICROECONOMIA II P ROFESSORA S ILVINHA V ASCONCELOS 11/12/2015 Mestrado em Economia Aplicada - UFJF 1.
MICROECONOMIA II Professora Silvinha Vasconcelos
1 1 MICROECONOMIA II P ROFESSORA S ILVINHA V ASCONCELOS Programa de Pós Graduação em Economia Aplicada - PPGEA/UFJF 1.
MICROECONOMIA II Professora Silvinha Vasconcelos
Administração Estratégica. MISSÃO  É A FINALIDADE PRÓPRIA DA EMPRESA, O QUE A DIFERENCIA DE SUAS SEMELHANTES.
Jogos A teoria dos jogos lida com as interações estratégicas que ocorrem entre os agentes.
ESTRATÉGIASDEMARKETING ConceitoseAplicações. CONCEITO DE ESTRATÉGIA É Um Conjunto Integrado de Escolhas Sobre Como Criar e Conquistar Valores Para os.
Aula 3 Bibliografia Motta (2005), Cap 3; IDEI (2003), Economics of Unilateral Effects ( VVH (1995),
Gestão Financeira Prof. Augusto Santana. Formação de Preços Fatores de influência  Aspectos Econômicos -Elasticidades (preço e renda) -Oferta X Demanda.
Capítulo 13 Teoria dos Jogos e Estratégia Competitiva.
Transcrição da apresentação:

Elementos da Teoria dos Jogos e Aplicações Aula 6 Maio, 2005

Revisão Principais conceitos e definições

Revisão Jogos Repetidos Horizonte Finito Horizonte Infinito Punições e taxas de desconto Estratégia do gatilho Estratégia “stick and carrot”

Aplicações Barreira a entrada Coalizão Incentivos para o trabalho Metas de inflação

Barreiras a Entrada

Entrante vs Incumbente 2 firmas: Firma I já está no mercado, operando com um lucro  I. Firma E decide se entra ou não no mercado. Diante da entrada de E, a firma I pode acomodar ou acirrar a competição.

Entrante vs Incumbente Sempre que L I >P, a firma I acomoda e E entra, independente de L E. Não há meios de I ameaçar a entrante com credibilidade, mesmo se  E -L E <0. E I entra fica fora acomoda luta  E, I -P 0, I  E -L E, I -L I

Horizonte Finito Não há meios da firma incumbente impedir a entrada.