FATORES DETERMINANTES DO COMÉRCIO INTERNACIONAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DISTRIBUIÇÃO E ARMAZENAGEM
Advertisements

Negócios Internacionais
Unidade 08 19BY Inovação, Técnicas, Reciclagem e Sistemas de Informação centrados no Consumidor.
UNIDADE 03 – REPENSANDO A LOGÍSTICA
UNIDADE 4 Gestão de estoque na cadeia de logística integrada grupo 14: adriana vasconcelos igor hadish maria izabella lima suzane gonçalves.
A GLOBALIZAÇÃO (DR 4) O espaço em que vivemos está cada vez mais “pequeno”. Hoje, temos acesso a todas as informações em directo, do furacão à guerra,
A TEORIA DO CICLO DO PRODUTO
Movimentos Internacionais de Fatores
Introdução Comércio exterior Economia internacional Conceitos básicos
Planejamento Estratégico Empresarial Prof. Flávio H. S. Foguel
Planejamento Estratégico
LOGÍSTICA Grupo 97..
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS E MATERIAIS R03 – Técnicas de Gestão de Estoques Fernando Leon Filipe Tolentino Rodrigo Caseca Rafael Braz.
“Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada”- Hong Yuh Ching
“Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada”- Hong Yuh Ching
Logística de Distribuição
Logística de Distribuição
Repensando a Logística
Logística de distribuição
As forças do mercado e o reposicionamento da logística
A distribuição.
Unidade 4 REPENSANDO A LOGÍSTICA
VARIÁVEIS CONTROLÁVEIS E INCONTROLÁVEIS DO COMÉRCIO INTERNACIONAL
Unidade 4 As forças do mercado Alunos: Grupo 19V Carolina Roberta 09/08151 Eriberto Junior 09/23935 Natália Rocha 09/ Lucas Abdala 09/99857.
Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada
Grupo 19Z – U08 Arthur Ilo Silvana Wesley.
Repensando a Logística
Grupo 14I: Jessica Magalhães Larissa Castro Larissa Gonçalves
Repensando a Logística
Planejamento e controle da cadeia de Suprimentos
A economia Global.
1. Formulação das estratégias 2. Análise Ambiental Análise Setorial
SEMINÁRIO SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO CORPORATIVA.
Conceitos Logísticos LOGÍSTICA EMPRESARIAL – MÓDULO C.
O QUE É GLOBALIZAÇÃO? Processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as.
Unidade 4 Grupo 08D Subgrupo 2: Elene Maciel Gustavo Magalhães.
SETOR AGROALIMENTAR.
Seminário Avançado - Eletiva A
 Componentes do Grupo 19Z:  Arthur Biocalti  Ilo Ribeiro  Silvana Pereira  Wesley Oliveira.
Modelo Porter Introdução o Que é o modelo?
PESQUISA DE MERCADO Aula 1- Análise de Cenários e os processos de mudanças.
DISTRIBUIÇÃO FÍSICA.
MATRIZ BCG.
Repensando a Logística
Capítulo 1 Complemento capítulo 1.
Formação de Preços: Indústria Aeronáutica
MARKETING GLOBAL Prof. Ms. Luciane Chiodi.
Capítulo 19 O Mercado Global.
INOVAÇÕES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CENTRADOS NO CONSUMIDOR E SUPPLY CHAIN Unidade 08.
Planejamento da Movimentação de Mercadorias: Estratégia Logística
TRANSFORMAÇÕES POLÍTICAS, ECONÔMICAS E SOCIAIS
Logística e Gerenciamento da
3.1 © 2007 by Prentice Hall Conquistando Vantagem Competitiva com os Sistemas de Informação.
Gestão da Tecnologia da Informação
Origens e bases do mundo global.
MARKETING Atividade que ajusta a oferta da empresa à demanda do mercado, objetivando atender às necessidades e desejos do consumidor. Sua administração.
AULA 1 VISÃO GERAL DE PROCESSOS PRODUTIVOS E QUALIDADE
Segmentação Prof. Eduardo Vilela.
Análise do Ambiente Competitivo. Compreensão do setor onde a organização atua e da multiplicidade de interações existentes neste ambiente. Compreende.
GLOBALIZAÇÃO Transformações revolucionárias em todo o mundo estão mudando o modo como as organizações operam. A tecnologia funcionando como desestabilizador.
O AMBIENTE DE MARKETING
LOGÍSTICA INTERNACIONAL
ORIGEM DA GLOBALIZAÇÃO Queda crescente de tarifas. Diminuição do regionalismo econômico. Surgimento de novas tecnologias da informação (Internet) Transportes.
A ECONOMIA GLOBALIZADA
Globalização e Gestão com Pessoas
DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS SOB A PERSPECTIVA DA GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS Integrantes: Helenise Mello e Luana Suzana.
LOGÍSTICA INTERNACIONAL VISÃO GERAL: HISTÓRIA, ATUALIDADE E FUTURO.
Acordo Mercosul – União Europeia Câmara dos Deputados Carlos Eduardo Abijaodi Diretor de Desenvolvimento Industrial 27 de maio de 2014.
Setor Industrial e Competitividade. Componentes: Alex J. Lorenzoni Paulo Cesar Pacheco Julio Cezar Morellato.
1 Tópicos Especiais de Logística II AULA : 4. DESAFIOS AOS OPERADORES LOGÍSTICOS 4.1 Operadores Logísticos e o comércio eletrônico. 4.2 A distribuição.
Transcrição da apresentação:

FATORES DETERMINANTES DO COMÉRCIO INTERNACIONAL LOGÍSTICA INTERNACIONAL

LOGÍSTICA INTERNACIONAL EXISTEM VÁRIAS EXPLICAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DO COMÉRCIO INTERNACIONAL NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX. ALGUMAS EMPRESAS TIVERAM RAZÃO PARA EXPANDIR SUAS VENDAS A PAÍSES ESTRANGEIROS, ENQUANTO OUTRAS TIVERAM MOTIVOS PARA COMPRAR MATÉRIAS-PRIMAS E SURPIMENTOS DE OUTROS PAÍSES. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

LOGÍSTICA INTERNACIONAL TAL RAZÃO É DEFINIDA POR FATORES DETERMINANTES DO COMÉRCIO INTERNACIONAL, QUE PODEM SER DIVIDIDOS EM QUATRO FORÇAS PRINCIPAIS: MERCADO TECNOLOGIA POLÍTICA CUSTO LOGÍSTICA INTERNACIONAL

Modelo das Quatro Forças motrizes do processo de globalização – MQF 1- Forças de mercado globais Processo de globalização de estratégias de operações 4- Forças de custo globais 2- Forças tecnológicas 3- Forças políticas e macroeconômicas

FORÇAS DE MERCADO GLOBAIS LOGÍSTICA INTERNACIONAL MERCADOS MUDAM SOB A INFLUÊNCIA DOS SEGUINTES FATORES: PRODUTOS NECESSIDADES DE CLIENTES NÍVEL DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA LOGÍSTICA INTERNACIONAL

FORÇAS DE MERCADO GLOBAIS LOGÍSTICA INTERNACIONAL ESSES QUATRO FATORES FAZEM COM QUE AS EMPRESAS TENHAM DE FAZER ADAPTAÇÕES CONSTANTES DA LOGÍSTICA. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

LOGÍSTICA INTERNACIONAL EXEMPLO DE MUDANÇA: O SETOR DE PRODUTOS DE CONSUMO, EXPERIMENTOU GRANDES MUDANÇAS COMO RESULTADO DA PROLIFERAÇÃO DE PRODUTOS, REDUÇÃO DO CICLO DE VIDA DOS PRODUTOS, E DA INTERNACIONALIZAÇÃO CRESCENTE DOS MERCADOS. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

FORÇAS DE MERCADO GLOBAIS LOGÍSTICA INTERNACIONAL VEJAMOS A SEGUIR, ALGUMAS TENDÊNCIAS EM RELAÇÃO ÀS FORÇAS DE MERCADO GLOBAIS: LOGÍSTICA INTERNACIONAL

LOGÍSTICA INTERNACIONAL Competição estrangeira intensa (em todas as indústrias e afetando todas as empresas) Crescimento da demanda externa (em 70 EUA = 40% demanda mundial, hoje menos de 30%. O mercado mundial cresceu) Presença em mercados globais como ameaça competitiva (defender mercado local, não agredindo o do outro) ex. Kelloggs dos EUA e Nestlé na Europa, não se agridem nos mercados locais de cada uma, pois perdem as duas. Prioridades competitivas em transição (o conceito de estender o ciclo do produto para mercados está caindo. Avanços em tecnologia e transportes = acesso imediato aos últimos produtos e tecnologias. Conseq.: facilidades produtivas e também de acesso aos produtos. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

FORÇAS DE MERCADO GLOBAIS LOGÍSTICA INTERNACIONAL OUTRO PONTO MUITO IMPORTANTE QUE TEMOS QUE DESTACAR QUANDO FALAMOS DAS FORÇAS DE MERCADO GLOBAIS, É QUE COM A EXPLOSÃO DO TURISMO INTERNACIONAL, OS INTERESSES DOS CONSUMIDORES TORNARA-SE CADA VEZ MAIS GLOBAIS, E SEUS GOSTOS E PREFERÊNCIAS, QUASE UNIFORMES EM TODO O MUNDO. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

FORÇAS DE MERCADO GLOBAIS LOGÍSTICA INTERNACIONAL POR TANTO, AS EMPRESAS CUJOS CLIENTES QUERIAM ENCONTRAR PRODUTOS EM TODOS OS LUGARES, TIVERAM DE SE LANÇAR NO MERCADO INTERNACIONAL. A SEGUIR UM EXEMPO DA PADRONIZAÇÃO DE PREFERÊNCIAS: LOGÍSTICA INTERNACIONAL

FORÇAS DE MERCADO GLOBAIS LOGÍSTICA INTERNACIONAL EX.: NA DÉCADA DE 70, O MCDONALD´S DA ALEMANHA, GRÂ-BRETANHA E FRANÇA, ERA FREQUENATADO PRINCIPLAMENTE POR ESTRANGEIROS. O MCDONALD´S SE INTERNACIONALIZOU E HOJE ATENDE CONSUMIDORES LOCAIS QUE PASSARAM A APRECIAR UMA NOVA TENDÊNCIA: REDES DE FAST FOOD LOGÍSTICA INTERNACIONAL

LOGÍSTICA INTERNACIONAL FORÇAS TECNOLÓGICAS OUTRO MOTIVO PELO QUAL AS PESSOAS ESTÃO MAIS FAMILIARIZADAS COM PRODUTOS, DECORRE DO FATO DE QUE A DIFUSÃO DA INFORMAÇÃO SE TORNOU UNVERSAL. CONSUMIDORES PODEM COMPRAR PRODUTOS DE QUALQUER LUGAR. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

LOGÍSTICA INTERNACIONAL FORÇAS TECNOLÓGICAS A TECNOLOGIA FREQÜENTEMENTE OFERECE NOVOS RECURSOS. ISSO É VERDADE NA ÁREA DE LOGÍSTICA ASSIM COMO EM OUTRAS ÁREAS DA EMPRESA. AS MUDANÇAS DE TECNOLOGIA AFETAM A LOGÍSTICA SOB A FORMA DE INOVAÇÕES DE MANUFATURA QUE PERMITEM MEIOS MAIS EFICIENTES DE MUDAR O MIX DE PRODUÇÃO. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

LOGÍSTICA INTERNACIONAL FORÇAS TECNOLÓGICAS A TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO, EM PARTICULAR, TRANSFORMOU A FORMA COMO FUNCIONA A GESTÃO DE OPERAÇÕES E A LOGÍSTICA. UM EXEMPLO PARTICULAR É O USO DE CÓDIGOS DE BARRA E O INTERCÂMBIO ELETRÔNICO DE DADOS (EDI – ELECTROCNIC DATA INTERCHANGE) PARA MELHORAR NÃO APENAS A VELOCIDADE, MAS TAMBÉM A ACURÁCIA DA INFORMAÇÃO. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

LOGÍSTICA INTERNACIONAL FORÇAS TECNOLÓGICAS A TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO, EM PARTICULAR, TRANSFORMOU A FORMA COMO FUNCIONA A GESTÃO DE OPERAÇÕES E A LOGÍSTICA. UM EXEMPLO PARTICULAR É O USO DE CÓDIGOS DE BARRA E O INTERCÂMBIO ELETRÔNICO DE DADOS (EDI – ELECTROCNIC DATA INTERCHANGE) PARA MELHORAR NÃO APENAS A VELOCIDADE, MAS TAMBÉM A ACURÁCIA DA INFORMAÇÃO. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

O QUE VIVENCIAMOS HOJE EM TERMOS DE FORÇAS TECNOLÓGICAS O QUE VIVENCIAMOS HOJE EM TERMOS DE INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA NO COMÉRCIO INTERNACIONAL? LOGÍSTICA INTERNACIONAL

LOGÍSTICA INTERNACIONAL Avanços tecnológicos e customização em massa em mercados globais Difusão de conhecimento técnico (fontes de tecnologia localizadas em vários países. Empresas migram para estar perto de fornecedores de componentes tecnológicos críticos) Compartilhamento de tecnologia entre empresas (Ford, motores FIAT/GM) Localização global (algumas áreas possuem engenheiros e técnicos em outros países.) LOGÍSTICA INTERNACIONAL

FORÇAS POLÍTICAS E MACROECONÔMICAS LOGÍSTICA INTERNACIONAL AS REGULAMENTAÇÕES GOVERNAMENTAIS FREQÜENTEMENTE TÊM IMPACTO SIGNIFICATIVO NAS ATIVIDADES LOGÍSTICAS. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

FORÇAS POLÍTICAS E MACROECONÔMICAS LOGÍSTICA INTERNACIONAL POR EXEMPLO, REGULAMENTAÇÕES GOVERNAMENTAIS NA EUROPA EXIGEM QUE OS FABRICANTES RECOLHAM OS MATERIAIS DE EMBALAGENS EM SEUS CLIENTES. ESSAS REGULAMENTAÇÕES CRIARAM REDES LOGÍSTICAS INTEIRAS AO REDOR DA GESTÃO DOS FLUXOS REVERSOS DAS EMBALAGENS USADAS. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

FORÇAS POLÍTICAS E MACROECONÔMICAS LOGÍSTICA INTERNACIONAL A SEGUIR, PODEMOS VER OUTROS EXEMPLOS DE FORÇAS POLÍTICAS E MACROECONÔMICAS QUE AFETAM O COMÉRCIO INTERNACIONAL, CAUSANDO DESSA FORMA, UMA ALTERAÇÃO A NÍVEL LOGÍSTICO. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

FORÇAS POLÍTICAS E MACROECONÔMICAS LOGÍSTICA INTERNACIONAL Taxa de Câmbio (oscilações cambiais podem favorecer novos fornecedores ou mudar um processo produtivo) Acordos de comércio regionais (exigências de conteúdos locais, redução de carga tributária, unificação de normas) Barreiras tarifárias e não tarifárias LOGÍSTICA INTERNACIONAL

FORÇAS DE CUSTO GLOBAIS LOGÍSTICA INTERNACIONAL A QUESTÃO DE CUSTOS, TAMBÉM ENTRA COMO UMA IMPORTANTE FORÇA MOTRIZ DE NO PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO DO COMÉRCIO INTERNACIONAL, UMA VEZ QUE COM O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO, O MERCADO FICA CADA VEZ MAIS COMPETITIVO. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

FORÇAS DE CUSTO GLOBAIS A SEGUIR ALGUNS EXEMPLOS DESSA FORÇA MOTRIZ: LOGÍSTICA INTERNACIONAL

FORÇAS DE CUSTO GLOBAIS LOGÍSTICA INTERNACIONAL EXEMPLO 1: EMPRESAS QUE POSSUEM ESTRUTURA DE CUSTOS FIXOS ALTOS, POSSUEM UMA GRANDE NECESSIDADE DE DILUIR ESSES CUSTOS EM UM MAIOR NÚMERO DE UNIDADES PRODUIZDAS, MAS PARA ISSO É NECESSÁRIO AUMENTAR SEU VOLUME DE VENDAS, TENDO QUE PARTIR ENTÃO PARA OUTROS MERCADOS. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

FORÇAS DE CUSTO GLOBAIS LOGÍSTICA INTERNACIONAL EXEMPLO 2: EM INDÚSTRIAS NAS QUAIS OS CUSTOS DE DESENVOLVIMENTO SÃO MUITO ELEVADOS, COMO DE SOFTWARES POR EXEMPLO, AS EMPRESAS ESTÃO SEMPRE BUSCANDO DESENVOLVER MERCADOS INTERNACIONAIS PARA DILUIR OS ALTOS CUSTOS DE DESENVOLVIMENTO. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

FORÇAS DE CUSTO GLOBAIS LOGÍSTICA INTERNACIONAL EXEMPLO 3: EMPRESAS QUE BUSCAM FORNECEDORES QUE TENHAM CUSTOS MAIS BAIXOS. POR ISSO COMPRAM PEÇAS DE OUTROS PAÍSES, ONDE OS CUSTO D MÃO DE OBRA OU ENERGIA SÃO BAIXOS. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

LOGÍSTICA INTERNACIONAL ENFIM, É INTERESSANTE NOTAR QUE AS FORÇAS AMBIENTAIS QUE AFETAM A GESTÃO DO FLUXO OCORREM FORA DA ORGANIZAÇÃO. MERCADO, TECNOLOGIA, POLÍTICA E CUSTO SÃO FORÇAS QUE AFETAM QUALQUER EMPRESA. LOGÍSTICA INTERNACIONAL

LOGÍSTICA INTERNACIONAL AS EMPRESAS REAGEM A ESSAS FORÇAS EXTERNAS DE FORMAS DIFERENTES, E AQUELAS EMPRESAS QUE SÃO PROATIVAS ESTÃO EM MELHOR POSIÇÃO PARA SE BENEFICIAREM DESSAS FORÇAS – OU SEJA, UTILIZAM-NAS COMO VANTAGEM COMPETITIVA. POR ISSO É MUITO IMPORTANTE QUE AS EMPRESAS POSSAM PROJETAR DE FORMA PROATIVA UM SISTEMA DE GESTÃO DE FLUXO APROPRIADO. LOGÍSTICA INTERNACIONAL