A importância do diagnóstico da aprendizagem da/o estudante

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação da Aprendizagem em Processo – 4ª edição
Advertisements

Programa Ler e Escrever Matemática
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA
OFICINA DE PLANO DE ENSINO
PROJETO VIDA ATIVA PARCERIA SEMED/SEMCAS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Plano de Trabalho Docente
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
PROGRAMA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
Viver, Aprender Materiais Didáticos Educação de Jovens e Adultos.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA “A HETEROGENEIDADE.
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
APRESENTAÇÃO DAS DIRETRIZES
ENCONTRO ANUAL DAS EQUIPES COLABORADORAS DO PROGRAMA SEGUNDO TEMPO
Diretoria de Ensino da Região de Jacareí
Rotina na Alfabetização:
Professor Auxiliar nas aulas de Língua Portuguesa
Ensino Fundamental – Anos Iniciais
Para a elaboração dos temas voltados às produções escritas, também foi privilegiado o trabalho com os gêneros textuais: 1ªSérie: Artigo de Opinião.
MÚSICA NA ESCOLA Nossos enfoques temáticos estão organizados em três blocos: I - O significado da música para o professor II - Música e mídia III - Fundamentos.
Planejamento PNAIC 2014.
COLEÇÃO VIVER, APRENDER
PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES
CIÊNCIAS: APRENDIZAGEM E DIVERSÃO SEMANA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES REGISTRO- SÃO PAULO 05 A 08\02\2007.
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
A Função do Professor Articulador
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
OFICINAS VIRTUAIS CURRÍCULO+
Avaliação da Aprendizagem em Processo
Infografia: uma necessidade da escola do século XXI para formação dos Estudantes de Ensino Fundamental e Ensino Médio André Henrique Nunes do Carmo. Dr.
Avaliação de Aprendizagem em Processo- 5ª edição
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
Nossos conteúdos estão organizados em três blocos:
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
MEDIAÇÃO.
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
CURSO DE HISTÓRIA EAD.
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Planejamento da Rotina Semanal
Coordenadoria do Ensino Fundamental
Boletim Síntese do SARESP e potencializando a ação pedagógica
Atividade complementar
LEITURA, POESIA E ARTE Este projeto foi executado na EE Padre Anchieta – Nova Andradina. Participantes: Alunos 3ª série (4º ano) Professora de Artes e.
Odilei Avelino dos Santos
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
O MATERIAL PEDAGÓGICO I- AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: o que é e como se faz
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Alfabetização Na Perspectiva do Letramento
PARÂMETROS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE PERNAMBUCO
Foco de estudo: Caderno 3.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Participação da Família no Ambiente Escolar
Programa Mundo Leitor Professora: Moiseth Neves Série: Viagens - 1° ano do Ens. Fund.I Projeto: Uma viagem entre sons e poesias.
ROTINA DIDÁTICA PARA ALFABETIZAR-LETRANDO
T.  TEMA: DIDÁTICA, ENSINO E APRENDIZAGEM  1. Peculiaridade do processo de ensinar  2. Conceito de ensinante  3. Objeto e campo de estudo da Didática.
Atividade complementar 02 Apresentação 02 Planejamento Pedagógico.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Educação Matemática nos Anos Iniciais – EMAI
Formação continuada 2º Encontro
Formação continuada III Encontro Língua Portuguesa e Redação
Formação continuada 3º Encontro
Transcrição da apresentação:

A importância do diagnóstico da aprendizagem da/o estudante Atividade complementar 01 Apresentação 01 A importância do diagnóstico da aprendizagem da/o estudante

Professoras e professores, Esse será o nosso primeiro encontro das AC do ano de 2016. Nesse bloco, teremos cinco momentos, para realização do nosso planejamento.

O conhecimento do nível de aprendizagem dos/as estudantes é fundamental para a elaboração do planejamento e a realização de intervenções pedagógicas essenciais para o avanço de aprendizagens significativas. Com essa compreensão propomos a realização do diagnóstico pelos/as professores/as de todos os componentes curriculares, nas três primeiras semanas de aula.

Para a realização do diagnóstico, os/as professores/as deverão considerar os conhecimentos definidos para a série/ano/eixo em que o/a estudante está matriculado/a, selecionando atividades que evidenciem os conhecimentos de que já se apropriaram e aqueles que necessitam ser trabalhados.

Entre essas atividades podem ser realizados: jogos pedagógicos com questões interdisciplinares, entrevista escrita, oficinas, roda de conversa, análise interna dos indicadores da unidade escolar, produção textual a partir de uma leitura prévia, etc.

Com base na sistematização das informações resultantes do diagnóstico, o/a professor/a deverá elaborar o planejamento por componente curricular, por área do conhecimento e de aula, considerando as necessidades de aprendizagens dos/as estudantes e dos conhecimentos definidos para a série/ano/eixo.