Ensino Fundamental , 8º Ano

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os Ciclos de Escolarização
Advertisements

Dinâmica e Gênese dos Grupos
Pedagogia da pesquisa-ação
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
A Ludicidade tão importante para a saúde mental do ser humano precisa ser mais considerada; o espaço lúdico da criança está merecendo maior atenção, pois.
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
PROJETO DESPORTO ESCOLAR
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
O lazer, a educação e o Programa Segundo Tempo
Currículo /Educação Física
Tema: Metodologia do Esporte Coletivo
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
Parâmetros Curriculares Nacionais
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
USANDO JOGOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA
Planejamento PNAIC 2014.
A REALIZAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO PELA ESCOLA
JOGOS TRADICIONAIS POPULARES
Núcleo de Estudos e Pesquisa Infância e Educação CAC/UFG Formação continuada: fazer em busca da aprendizagem Profª Drª Altina Abadia da Silva Departamento.
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Participação Cidadã no PJU Síntese da Proposta
Professora: Camila G. Peres
ATIVIDADES PRÁTICAS As atividades práticas tem o propósito em oferecer ao aluno experiências, quer sejam motoras, sociais, de entretenimento, recreativas.
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-músical
JOGAR E RESOLVER PROBLEMAS PARA APRENDER MATEMÁTICA
ELIANE PEREIRA DE BRITO
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
CONCEITOS, BENEFÍCIOS E TIPOS DE ATIVIDADES LÚDICAS
APRENDER E ENSINAR BRINCANDO
Maria Isabel de Almeida Fac. de Educação – USP GEPEFE/FEUSP
DIVA PEREIRA CORDEIRO FLÁVIA FERREIRA MUNIZ
LUCIANA PEREIRA DA SILVA NELSDY CUNHA TEIXEIRA LAZZARINI UBATUBA 2007
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
DEFESA - MONOGRAFIA CLÁUDIA ANDRÉA MOREIRA ALCÂNTARA
Organização do espaço e do tempo na Educação Infantil
Equipe responsável pela produção
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Prof. José Roberto Medina
Cristiane Jonas Francisconi
Referencial curricular nacional para a educação infantil- movimento
Métodos de treinamento
Boas Vindas! Profª: Quelen 2015.
JOGOS E BRINCADEIRAS Débora Cristina Assmmann de Moura
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
A Importância do Lúdico na Aprendizagem com o auxílio dos jogos
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
PROJETO “LENDO E VIVENDO”
VALE SONHAR.
Atividades lúdicas didáticas no ensino de Química
conhecidos e mais praticados
Ensino Fundamental , 8° Ano
Jogo: Compreensão das regras dos jogos esportivos e de Salão
PROJETO BRINCADEIRAS TRADICIONAIS 2013 Professora: ANGELA HADDAD.
OFICINA SOBRE O JOGO Profª. Ms. Erika Suruagy LEPEL/FACED/UFBA.
vídeo
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS VIVENCIADA PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS LUZIÂNIA. Jordhanna.
EDUCAÇÃO FÍSICA Ensino Fundamental, 7º Ano Esporte: Vivência do esporte Futebol em diferentes espaços ( escola, campos comunitários, praia, praças), compreendendo.
Projeto Pedagógico - PP - Ivany Ehrhardt – fev.2006.
EDUCAÇÃO FÍSICA Ensino Fundamental,9º Ano Jogo: Socialização dos jogos esportivos e de salão durante as aulas, subsidiados das linguagens corporal-escrita-oral.
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

Ensino Fundamental , 8º Ano EDUCAÇÃO FÍSICA Ensino Fundamental , 8º Ano Jogo: Diferença dos Jogos esportivos e de salão, alterando as regras e ampliando seu sentido e significado a partir da realidade daqueles que praticam

Educação Física, 8º Ano , Jogo: Diferença dos Jogos esportivos e de salão, alterando as regras e ampliando seu sentido e significado a partir da realidade daqueles que praticam Jogos esportivos JOGO Jogo de salão Jogo: Diferença dos Jogos esportivos e de salão, alterando as regras e ampliando seu sentido e significado a partir da realidade daqueles que praticam

Educação Física, 8º Ano , Jogo: Diferença dos Jogos esportivos e de salão, alterando as regras e ampliando seu sentido e significado a partir da realidade daqueles que praticam Historicamente O jogo esteve presente em todas as civilizações, acompanhando a evolução histórica da humanidade (KISHIMOTO, 1998). Segundo o Coletivo de Autores (2012), o jogo é uma invenção da humanidade, um ato em que suas intencionalidades e curiosidades resultam num processo criativo para modificar, imaginariamente a realidade e o presente. https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Les_jeux_d%27enfants_Pieter_Brueghel_l%27Ancien.jpg#/media/File:Les_jeux_d%27enfants_Pieter_Brueghel_l%27Ancien.jpg Imagem:"Les jeux d'enfants Pieter Brueghel l'Ancien" por Yelkrokoyade - Trabalho próprio pelo carregador. Licenciado sob CC BY-SA 3.0 via Wikimedia Commons -

Educação Física, 8º Ano , Jogo: Diferença dos Jogos esportivos e de salão, alterando as regras e ampliando seu sentido e significado a partir da realidade daqueles que praticam Segundo Tavares e Souza Junior ( 2006), propõem que o tratamento do jogo leve em conta a sua classificação em três categorias que são interligadas histórica e teoricamente:

Educação Física, 8º Ano , Jogo: Diferença dos Jogos esportivos e de salão, alterando as regras e ampliando seu sentido e significado a partir da realidade daqueles que praticam Vamos entender como os Jogos Esportivos e Jogos de salão se diferenciam, como suas regras são alteradas e seu sentido e significado são ampliadas a partir da realidade dos que praticam.

Jogos Esportivos Jogos de Salão Educação Física, 8º Ano , Jogo: Diferença dos Jogos esportivos e de salão, alterando as regras e ampliando seu sentido e significado a partir da realidade daqueles que praticam São jogos cujo objetivo principal é ensinar as habilidades motoras básicas das modalidades esportivas. Com eles o aluno conhece o objetivo do jogo, a função e o modo de execução das principais ações técnico-táticas e suas principais regras. Jogos Esportivos São aqueles em que o jogador depreende menos energia por parte da movimentação corporal, realizado em ambientes mais fechados (salas), usando-se tabuleiros e pequenas peças para representação dos jogadores, em que suas regras são pré-determinadas. Na atualidade muitos desses jogos são pré-fabricados /industrializados. (SOUZA JR.; TAVARES, 2007). Jogos de Salão

Educação Física, 8º Ano , Jogo: Diferença dos Jogos esportivos e de salão, alterando as regras e ampliando seu sentido e significado a partir da realidade daqueles que praticam Os jogos possuem certo número de características comuns que permite que sejam classificados como elementos de um jogo: Jogador; Adversário; Interatividade; Deve existir regras; Deve existir objetivo; Condições de vitória, empate e derrota; Ser uma forma de entretenimento. JOGO Jogos de Salão Jogos Esportivos

No jogo, as regras são essenciais, mas podem ser modificadas! Educação Física, 8º Ano , Jogo: Diferença dos Jogos esportivos e de salão, alterando as regras e ampliando seu sentido e significado a partir da realidade daqueles que praticam No jogo, as regras são essenciais, mas podem ser modificadas! O jogo é uma atividade prazerosa, ou seja, crianças e adultos jogam pelo simples prazer de jogar, é uma atividade livre e sem compromisso com as regras sociais (CAILLOIS, 1990; HUIZINGA, 2010), que ultrapassa os limites temporais e espaciais, podendo ser interrompido a qualquer momento ou jogado até o fim. Todo jogo é regido por regras, que determinam o que vale ou não, podem ser implícitas ou explícitas, mas são obrigatórias e respeitadas por todos que participam do jogo, com exceção daquele que as ignora ou desrespeita, o chamado desmancha-prazeres (HUIZINGA, 2010). http://lms.ead1.com.br/webfolio/Mod3604/mod_as_modalidades_esportivas_v1.pdf acessado em 28.07.2015

Educação Física, 8º Ano , Jogo: Diferença dos Jogos esportivos e de salão, alterando as regras e ampliando seu sentido e significado a partir da realidade daqueles que praticam Vamos entender melhor! A queimada é um jogo esportivo vivenciado por diferentes comunidades, e dentro de sua vivência, suas regras podem ser ampliadas à partir das intencionalidades dos participantes, permitindo ao longo de aplicabilidade: mudar regras, trocar de participantes, tempo de jogo, sem perder sua essência central. O aluno experimenta novas formas socialmente organizadas, cria e recria variações e alternativas. Imagem:By Iñaki (Own work) [GFDL (http://www.gnu.org/copyleft/fdl.html) or CC-BY-SA-3.0-2.5-2.0-1.0 (http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0)], via Wikimedia Commons http://commons.wikimedia.org/wiki/File%3ABRILEA.jpg

Educação Física, 8º Ano , Jogo: Diferença dos Jogos esportivos e de salão, alterando as regras e ampliando seu sentido e significado a partir da realidade daqueles que praticam Nos jogos esportivos voltados a prática do futsal, encontramos inúmeras variações de regras que atendem os interesses dos participantes: dois toques, travinha, futebol de mãos dadas... https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Three_Sided_Football.jpg#/media/File:Three_Sided_Football.jpg Imagem:"Three Sided Football" by NoraSophie - Own work. Licensed under CC BY-SA 3.0 via Wikimedia Commons -

Educação Física, 8º Ano , Jogo: Diferença dos Jogos esportivos e de salão, alterando as regras e ampliando seu sentido e significado a partir da realidade daqueles que praticam Vamos vivenciar? Na quadra ou outros espaços de vivências dividir a turma em grupos, os quais estes escolherão um tipo de jogo esportivo voltado ao futebol/futsal, discutirão a melhor forma de socializar com a turma. As observações feitas pelas outras equipes serão discutidas e inseridas na atividade, ampliando o universo de possibilidades de práticas.

Educação Física, 8º Ano , Jogo: Diferença dos Jogos esportivos e de salão, alterando as regras e ampliando seu sentido e significado a partir da realidade daqueles que praticam Veja como as regras nos jogos de salão são modificadas... O dominó é um jogo de salão que também muda suas regras de acordo com os interesses dos participantes. Jogado individual, em duplas, com seis, sete pedras...Este jogo carrega em sua vivência inúmeras intencionalidades, como: estratégias, lealdade, percepção... Imagem:"Dominoes sml". Licenciado sob CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons - https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Dominoes_sml.JPG#/media/File:Dominoes_sml.JPG

Educação Física, 8º Ano , Jogo: Diferença dos Jogos esportivos e de salão, alterando as regras e ampliando seu sentido e significado a partir da realidade daqueles que praticam O ludo , poderá também ter suas regras discutidas e de acordo com os interesses, ser ampliada para melhor dinâmica do jogo: jogar individual, em duplas, marcar um tempo de jogo e depois mudarem de peças, dando continuidade ao jogo do outro.... https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ludo_skr%C3%A5foto.JPG#/media/File:Ludo_skr%C3%A5foto.JPG Imagem:"Ludo skråfoto" by Bubblemaker at no - Own work. Licensed under CC BY 3.0 via Wikimedia Commons -

Educação Física, 8º Ano , Jogo: Diferença dos Jogos esportivos e de salão, alterando as regras e ampliando seu sentido e significado a partir da realidade daqueles que praticam O jogo oferece situações de aprendizagens ricas e interessantes, promove o desenvolvimento físico/motor, a interação entre os participantes, permitindo o confronto de percepções de esquemas, comparações, troca de informações e pontos de vistas, modificações de conceitos e conhecimentos diversos. Parâmetros para a Educação Básica de Pernambuco, Ensino fundamental e Médio,2013

Educação Física, 8º Ano , Jogo: Diferença dos Jogos esportivos e de salão, alterando as regras e ampliando seu sentido e significado a partir da realidade daqueles que praticam O jogo portanto deverá, ser entendido, apreendido, refletido e reconstruído... Imagem"Youths Playing Red Rover" por Kyra Malicse - red rover, red rover. Licenciado sob CC BY 2.0, via Wikimedia Commons - https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Youths_Playing_Red_Rover.jpg#/media/File:Youths_Playing_Red_Rover.jpg

Educação Física, 8º Ano , Jogo: Diferença dos Jogos esportivos e de salão, alterando as regras e ampliando seu sentido e significado a partir da realidade daqueles que praticam Segundo Huizinga (2010) o jogo se caracteriza por uma “[...] evasão da vida “real” (p. 11) e, é ao mesmo tempo, cultura e produtor de cultura, uma vez que é através dele “[...] que a sociedade exprime sua interpretação da vida e do mundo.” Os jogos vivenciados também fora da escola representam uma parte de suas vidas, o importante na vivência dos jogos é que vivenciem outros jogos de diferentes regiões, dessa forma, qualificam os jogos à luz da realidade.

Educação Física, 8º Ano , Jogo: Diferença dos Jogos esportivos e de salão, alterando as regras e ampliando seu sentido e significado a partir da realidade daqueles que praticam Vamos vivenciar! Nos espaços de prática, pátio, quadra, espaços vazios, divida a turma para vivenciar na prática a queimada, introduza as regras e no decorrer da vivência faça intervenção, peça aos alunos que indiquem as possibilidades de inserção de novas regras. Observe as sugestões, percebendo os interesses e intenções dos praticantes, ao final, abra uma roda de conversa para debater essas intervenções.

Educação Física, 8º Ano , Jogo: Diferença dos Jogos esportivos e de salão, alterando as regras e ampliando seu sentido e significado a partir da realidade daqueles que praticam As crianças ao brincarem, têm a possibilidade de ludicamente solucionar os problemas que lhes são apresentados ( BRUNER, 1978) Imagem"A scene of Volleyball play in Ervadi village." por Thamizhpparithi Maari - Trabalho próprio pelo carregador. Licenciado sob CC BY-SA 3.0 via Wikimedia Commons - https://commons.wikimedia.org/wiki/File:A_scene_of_Volleyball_play_in_Ervadi_village..JPG#/media/File:A_scene_of_Volleyball_play_in_Ervadi_village..JPG

Educação Física, 8º Ano , Jogo: Diferença dos Jogos esportivos e de salão, alterando as regras e ampliando seu sentido e significado a partir da realidade daqueles que praticam Tavares e Souza Júnior (2006), analisam que o jogo nas aulas de Educação física, não deve visar apenas o rendimento técnico, nem ser considerado somente entretenimento, descontração e premiação. Ele deve ser abordado como o conhecimento de que os estudantes precisam apropriar-se para a sua vida. Parâmetros para a Educação Básica de Pernambuco, Ensino fundamental e Médio,2013

Educação Física, 8º Ano , Jogo: Diferença dos Jogos esportivos e de salão, alterando as regras e ampliando seu sentido e significado a partir da realidade daqueles que praticam Os jogos podem sofrer alterações pedagógicas para propiciar um percurso de apropriação e produção, mas que os levem, também a compreender os jogos em sua forma atual e até mesmo oficial. A história, as regras, as técnicas e as táticas devem ser apreendidas em um processo metódico de vivência em pequenos e grandes jogos. (TAVARES, 2004;2012) Parâmetros para a Educação Básica de Pernambuco, Ensino fundamental e Médio,2013

Educação Física, 8º Ano , Jogo: Diferença dos Jogos esportivos e de salão, alterando as regras e ampliando seu sentido e significado a partir da realidade daqueles que praticam Imagem:"Bolivian children football" por Jerry Daykin de Cambridge, United Kingdom - Flickr. Licenciado sob CC BY 2.0 via Wikimedia Commons - https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Bolivian_children_football.jpg#/media/File:Bolivian_children_football.jpg

Celso Antunes (2003) cita o seguinte sobre o jogo: Educação Física, 8º Ano , Jogo: Diferença dos Jogos esportivos e de salão, alterando as regras e ampliando seu sentido e significado a partir da realidade daqueles que praticam Celso Antunes (2003) cita o seguinte sobre o jogo: “O jogo é o mais eficiente meio estimulador das inteligências, permitindo que o indivíduo realize tudo que deseja. Quando joga, passa a viver quem quer ser, organiza o que quer organizar, e decide sem limitações. Pode ser grande, livre, e na aceitação das regras pode ter seus impulsos controlados. Brincando dentro de seu espaço, envolve-se com a fantasia, estabelecendo um gancho entre o inconsciente e o real”.

Sugestões de Atividades Educação Física, 8º Ano , Jogo: Diferença dos Jogos esportivos e de salão, alterando as regras e ampliando seu sentido e significado a partir da realidade daqueles que praticam Sugestões de Atividades Pesquisa na internet: Pesquisar diferentes tipos de jogos: esportivos e de salão, observando suas respectivas regras em diferentes localidades; Observar durante as pesquisas: Quais jogos são mais evidenciados em determinada região; Listar as mudanças ( regras ) dos diferentes jogos; Socializar as pesquisas, levando a um grande debate.

Tabela de Imagens slide Autoria/Licença Link da Fonte Data de Acesso Les jeux d'enfants Pieter Brueghel l'Ancien" por Yelkrokoyade - Trabalho próprio pelo carregador. Licenciado sob CC BY-SA 3.0 via Wikimedia Commons - https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Les_jeux_d%27enfants_Pieter_Brueghel_l%27Ancien.jpg#/media/File:Les_jeux_d%27enfants_Pieter_Brueghel_l%27Ancien.jpg 30/07/2015 8a By Iñaki (Own work) [GFDL (http://www.gnu.org/copyleft/fdl.html) or CC-BY-SA-3.0-2.5-2.0-1.0 (http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0)], via Wikimedia Commons http://commons.wikimedia.org/wiki/File%3ABRILEA.jpg 9a :"Three Sided Football" by NoraSophie - Own work. Licensed under CC BY-SA 3.0 via Wikimedia Commons https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Three_Sided_Football.jpg#/media/File:Three_Sided_Football.jpg 11a Dominoes sml". Licenciado sob CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons - https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Dominoes_sml.JPG#/media/File:Dominoes_sml.JPG 12a :"Ludo skråfoto" by Bubblemaker at no - Own work. Licensed under CC BY 3.0 via Wikimedia Commons - https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ludo_skr%C3%A5foto.JPG#/media/File:Ludo_skr%C3%A5foto.JPG 14a "Youths Playing Red Rover" por Kyra Malicse - red rover, red rover. Licenciado sob CC BY 2.0, via Wikimedia Commons - https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Youths_Playing_Red_Rover.jpg#/media/File:Youths_Playing_Red_Rover.jpg

Tabela de Imagens slide Autoria/Licença Link da Fonte Data de Acesso Imagem"A scene of Volleyball play in Ervadi village." por Thamizhpparithi Maari - Trabalho próprio pelo carregador. Licenciado sob CC BY-SA 3.0 via Wikimedia Commons - https://commons.wikimedia.org/wiki/File:A_scene_of_Volleyball_play_in_Ervadi_village..JPG#/media/File:A_scene_of_Volleyball_play_in_Ervadi_village..JPG 30/07/2015