Intersetorialidade nas políticas sociais Perspectivas a partir do Programa Bolsa Família ENCONTRO REGIONAL DO CONGEMAS - Norte Barcarena-PA, março/2015.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL - CRAS
Advertisements

A intersetorialidade no contexto do SUAS e do Brasil sem Miséria
Programa Bolsa Família
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
O BPC na interrelação da previdência e a assistência social
Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família - PAIF
Desafios da integração de políticas intersetoriais para o enfrentamento das desigualdades sociais Jeni Vaitsman Dpto. de Avaliação e Monitoramento Secretaria.
COMISSÃO INTERGESTORES TRIPARTITE
Todas essas ações devem ter como pressupostos:
BUSCA ATIVA NO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
O campo da Psicologia no CRAS
Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social – CEBAS (Entidades que atuam na Assistência Social)
PREFEITURA MUNICIPAL DE SAPUCAIA DO SUL
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
Atividades (Como?) Atividades que promovam o desenvolvimento do convívio familiar, grupal e social; mobilização para a cidadania; Estimulem e potencialize.
Acompanhamento Familiar
Protocolo de Gestão Integrada
Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família
IMPLANTAÇÃO DA NOB SUAS BRASILIA / JULHO DE 2013
O MP E A FISCALIZAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
SUAS/PNAS O SUAS não é um programa, mas uma nova ordenação da gestão da assistência social como política pública. A novidade do SUAS é de instaurar em.
Proteção Social Básica
Sistema Único de Assistência Social
Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO DO ACESSO E PERMANÊNCIA NA ESCOLA DAS PESSOAS.
Gestão intersetorial - combate à pobreza, proteção de direitos e promoção de oportunidades para o desenvolvimento das famílias Instrumentos: Cadastro.
SECRETARIA DE ESTADO DA ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL - SEADES ANÁLISE DOS 102 PLANOS MUNICIPAIS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO ESTADO DE ALAGOAS
O Protocolo de Gestão Integrada e o Sistema de Condicionalidades (Sicon) - uma ferramenta para o acompanhamento das famílias com prioridade de atendimento.
Acompanhamento Familiar
PRONATEC: PERSPECTIVAS E DESAFIOS
CONTROLE E PARTICIPAÇÃO SOCIAL DOS PROGRAMA DE TRANSFERÊNCIAS DE RENDA E BENEFÍCIOS Brasília – DF, 08 de maio de 2014.
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS/SUAS
Assistência Social Avanços e Desafios na implantação do SUAS
Rede de atenção Intersetorial
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
PROF. MARIA CECILIA ZILIOTTO
A prática do psicologo no CRAS
SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Perspectivas a partir do Programa Bolsa Família
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA Tem como foco de atuação a ação preventiva, protetiva e proativa, reconhecendo a importância de responder as necessidades humanas.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
SUAS - Sistema Único da Assistência Social
IEDA CASTRO - Secretária Nacional de Assistência Social
MAIO 2010.
IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Vigilância dos padrões dos Serviços de Proteção Social Básica
Centro de Referência de Assistência Social
BPC : importancia e sigificado social
DISCIPLINA: SEGURIDADE SOCIAL I (POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL)
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças de até 6 anos é um serviço de proteção social básica ofertado de forma complementar.
Programa Bolsa Família
OS DEZ DIREITOS SOCIOASSISTENCIAIS
Ações pactuadas por situação no Eixo da Assistência Social – out./ Inclusão.
CONSOLIDAR O SUAS DE VEZ RUMO A 2026
REFERÊNCIA E CONTRARREFERÊNCIA
As redes socioassistenciais e as relações público-privadas Aula #4
Programa de Erradicação do Trabalho Infantil
CRAS nas PECs.
Ação de cidadania Planetária: Combater a pobreza material.
Programa Bolsa Família
Halina Amorim Wesley Diógenes.
SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, TRABALHO E HABITAÇÃO.
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
20 ANOS DO ECA E POLÍTICAS PÚBLICAS: CONQUISTAS E DESAFIOS Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social.
Serviço de Proteção em Estado de Calamidade Pública e Situação de Emergência Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS X Fórum Nacional.
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social Oficina sobre Vínculo SUAS – 09/06/2009 VÍNCULO SUAS.
ENCONTRO ESTADUAL DE GESTORES MUNICIPAIS DA ASSISTÊNCIA SOCIAL DE MS
DIREITO À ASSISTÊNCIA SOCIAL E PESSOA IDOSA
Transcrição da apresentação:

Intersetorialidade nas políticas sociais Perspectivas a partir do Programa Bolsa Família ENCONTRO REGIONAL DO CONGEMAS - Norte Barcarena-PA, março/2015

PBF 1ª DIMENSÃO Transferência direta de renda às famílias Alívio imediato da pobreza 2ª DIMENSÃO Ruptura ciclo intergeracional da pobreza: saúde, educação e assistência social 3ª DIMENSÃO Ações Complementares Promoção das famílias – foco em inclusão produtiva Participação e controle social As dimensões do PBF

CONDICIONALIDADES A razão da existência das condicionalidades é contribuir para a A razão da existência das condicionalidades é contribuir para a efetivação de direitos sociais por meio do acesso aos serviços sociais básicos de saúde, educação e assistência social.

Pobreza Renda Assistênci a Social SaúdeEducaçãoTrabalho Saneamento Básico Moradia Qual a importância da intersetorialidade nas politicas sociais? AS MÚLTIPLAS FACES DA POBREZA

Equidade Igualdade não significa equidade

A igualdade de oportunidades só é possível a partir do diagnóstico de que há diferenças – de direitos e de oportunidades.

CONDICIONALIDADES Educação Frequência (85% e 75%) Saúde Calendário vacinal, desenvolvimento da criança e pré natal Ciclo das condicionalidades Efeitos gradativos Atendimento/Acompanhamento Familiar

PERÍODO DE ACOMPANHAMENTO PERÍODO DE REGISTRO REPERCUSSÃO RECURSO ACOMPANHAMENTO FAMILIAR Operacionalização da Gestão de Condicionalidades

Ciclo Periódico de Condicionalidades Municípios e famílias Famílias em acompanhamento familiar Sicon/ Articulação com outros serviços. Municípios e famílias Famílias em acompanhamento familiar Sicon/ Articulação com outros serviços. MDS Sicon gera base com público para acompanhamento a partir do Cadastro Único e folha de pagamento/PBF. MDS Sicon gera base com público para acompanhamento a partir do Cadastro Único e folha de pagamento/PBF. MEC/MS Disponibilizam base de dados com público para acompanhamento (PA) nos sistemas específicos. MEC/MS Disponibilizam base de dados com público para acompanhamento (PA) nos sistemas específicos. Municípios Acompanhamento de condicionalidades e registro das informações. Municípios Acompanhamento de condicionalidades e registro das informações. MEC/MS Consolidam informações registradas. MEC/MS Consolidam informações registradas. MDS Repercussões/ Mensagem no extrato das famílias e notificações. MDS Repercussões/ Mensagem no extrato das famílias e notificações. Municípios, estados e DF Análise dos resultados no Sicon/Identificação de vulnerabilidades. Municípios, estados e DF Análise dos resultados no Sicon/Identificação de vulnerabilidades. Municípios e famílias Registro de recurso no Sicon.

Efeitos Gradativos AdvertênciaBloqueioSuspensão Cancelamento

Fase intra uterina 6 a 14 anos 15 a 17 anos 0 a 5 anos Mais Educação Educação Integral Saúde na Escola Educação Alimentar e Nutricional Pré-natal – (gravidez precoce) Vacinação / peso e altura Acesso a educação – frequência escolar gravidez precoce 2ª DIMENSÃO – Crianças e adolescentes em situação de pobreza

Resultado do acompanhamento das condicionalidades: uma base de dados qualificada sobre as famílias. Porém, o que fazer com informações ?

Para onde as condicionalidades nos apontam? 1)A quantidade de alunos que descumpriram as condicionalidades da educação e os motivos; 2)O indicativo de não oferta de serviço; 3)Os não localizados da educação; 4)Os não visitados da saúde; 5)Os parcialmente acompanhados da saúde; E ainda... 1.Que tipo de escola esses alunos estudam? 2.Que tipo de alimentação esses beneficiários tem acesso? 3.O poder público conhece essas famílias e as suas vulnerabilidades?

Gestor Municipal do PBF Instância Controle Social PBF Saúde Assistência Social Educação Coordenação Estadual Educação Coordenação Estadual Saúde Coordenação Estadual PBF Ministério da Educação Rede Intersetorial Ministério do Des. Social e Combate à Fome Ministério da Saúde

Problemas ou oportunidades comuns Compartilhamento de recursos Articulação Intersetorial Planejamento de ações conjuntas Intersetorialidade

“convergencia de esfuerzos de diferentes sectores gubernamentales y no gubernamentales para producir politicas integrales e integradas que oferezcan respuestas a las necessidades generales” (FERNANDEZ Y MENDES apud GRAU, 2005, p. 2) “articulación de saberes y experiencias em el planeamiento, realización y evaluación de acciones, com el objetivo de alcanzar resultados integrados em situaciones complejas” (JUNQUEIRA et al apud GRAU, 2005, p. 2)

1) Percepção do desafio: Intersetorialidade 2) Priorização/ Entrada na Agenda 3) Construção de Capacidades 4) Empoderamento da Média Burocracia 5) Práticas de trabalho (construção de cultura interorganizacional) 8) Formalização 7) Descrição dos padrões 6) Seleção de padrões informais de sucesso Fonte: Silva (adaptado) O processo de construção da intersetorialidade no PBF

Pesquisa sobre a intersetorialidade  Investigar o modus operandi da articulação intersetorial no âmbito das condicionalidades do PBF e dos programas parceiros e os diferentes elementos das realidades locais que o influenciam, bem como induzir mudanças nessas realidades, no sentido do fortalecimento, aprofundamento e/ou disseminação da articulação.

Pesquisa sobre a intersetorialidade  “Internalização” dos responsáveis pelas condicionalidades -9,1% dos responsáveis pela educação e 3,5% dos responsáveis pela saúde estão nas Secretarias de Assistência Social -Potenciais ganhos operacionais, porém grandes riscos de distanciamento das políticas de educação e saúde  Acúmulo de função -Em 6,8% dos municípios o Gestor Municipal do PBF acumula a função de responsável pelo acompanhamento das condicionalidades de educação (4,0%), saúde (1,5%) ou ambas (1,3%)  Mais de 80,0% dos responsáveis têm outras atribuições além daquelas relacionadas ao PBF, tanto nos estados quanto nos municípios

 A atividade relacionada à articulação intersetorial (“Articulação com pessoas ou equipes das outras áreas envolvidas com o PBF”) não está entre as atividades a que dedicam mais tempo – 34,3% nos municípios e 31,6% nos estados  Na comparação entre portes municipais, fica clara a distinção entre o perfil de atividades dos pequenos municípios, com atividades mais operacionais, e dos grandes, com mais atividades de articulação  Tanto nos estados quanto nos municípios, os responsáveis pelo PBF em geral têm como objetivos ao se articularem: -Melhoria dos processos de trabalho -Orientação técnica para as equipes -Informes sobre as ações realizadas

Conclusão  A despeito das diferenças entre portes, a articulação intersetorial na maioria dos municípios é marcada por: -Caráter operacional -Baixa horizontalidade entre as áreas -Informalidade -Articulação bilateral -Baixo grau de inovação -Pouco planejamento  Nos estados, a intersetorialidade parece refletir o papel de acompanhamento e apoio aos municípios, com uma articulação mais diversificada e planejada, mas ainda com as demais características apontadas

 O Bolsa Família tem um modelo próprio de intersetorialidade, consistente, com ferramentas avançadas disponíveis aos estados e municípios (Cadastro Único, sistemas de informação, IGD, etc.) e com resultados positivos amplamente reconhecidos  Porém, é preciso avançar: -Como incorporar as equipes do nível local no arranjo intersetorial do PBF? -Como aproveitar os elementos operacionais como base para a integração de serviços? -Como aperfeiçoar a horizontalidade (comunicação, apoio e incentivos)? -Como estabelecer as etapas necessárias para garantir o trabalho conjunto? -Como institucionalizar práticas de articulação multilateral bem sucedidas, reconhecendo mas também superando aspectos contextuais ou individuais? -Como realizar o objetivo geral de romper o ciclo intergeracional da pobreza por meio do exercício de direitos sociais básicos, com qualidade e continuidade? Conclusão

O sistema protetivo brasileiro Saúde Previdência Assistência Social Educação trabalho Segurança alimentar esporte

PROTEÇÃO SOCIAL Conceito “formas institucionalizadas que as sociedades constituem para proteger parte ou o conjunto de seus membros decorrentes de certas vicissitudes da vida natural ou social, tais como a velhice, a doença, o infortúnio, as privações. Di Giovanni (1998:10) A assistência social configura-se como possibilidade de reconhecimento público da legitimidade das demandas de seus usuários e espaço de ampliação de seu protagonismo. Deve garantir as seguintes seguranças: segurança de sobrevivência (de rendimento e de autonomia); de acolhida; de convívio ou vivência familiar.

Com que objetivos Garantir direitos socioassistenciais Prevenir e reduzir situações de vulnerabilidades e riscos sociais Fomentar a coesão social, resgatando vínculos e laços sociais, por meio da ampliação ou criação de espaços de convívio social e experimentação de participação política Proteger famílias e indivíduos em situações de vulnerabilidade e/ou risco social

PNAS/SUAS Resultados Esperados Política de Assistência Social como política pública garantidora de Direitos. Evitar o rompimento dos vínculos familiares e comunitários; Desenvolver as competências familiares; Potencializar a Rede de Proteção Social Básica local Evitar a violação de direitos (encaminhando a família e indivíduos para a rede de proteção social básica e especial e para as demais Políticas Sociais).

. O SUAS é um sistema público não- contributivo, descentralizado, que tem por função a gestão do conteúdo específico da Assistência Social no campo da proteção social brasileira.

Eixos Estruturantes do SUAS Matricialidade Familiar SUAS Descentralização político- administrativa e Territorialização Novas bases para relação entre Estado e Sociedade Financiamento Controle Social A Informação, o Monitoramento e a Avaliação O desafio da participação popular/cidad ão usuário A política de recursos Humanos

Vínculos Familiares e Comunitários Sistema Único da Assistência Social PSE Média PSB PSE Alta Ausência de Vínculos Familiares e Comunitários

Características:  É um direito constitucional, embasado no direito de cidadania  É uma renda básica no valor de um Salário Mínimo;  É individual e intransferível, não-vitalício, independe de contribuições prévias. A condição de acolhimento em instituições de longa permanência não prejudica o direito  da pessoa idosa ou da pessoa com deficiência o acesso ao BPC;  A concessão do BPC à pessoa com deficiência ficará sujeita à avaliação médica e à avaliação social, que serão realizadas por médicos peritos e assistentes sociais do INSS; BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA – BPC

Características:  ) O valor do Benefício concedido à pessoa idosa não será computado no cálculo da renda mensal familiar, para fins de concessão do BPC a outra pessoa idosa da mesma família;  Não havendo agência do INSS no município de residência do requerente, fica assegurado, na forma prevista em regulamento, o seu encaminhamento ao município mais próximo.  A remuneração da pessoa com deficiência na condição de “Aprendiz” não será considerada para fins de cálculo da renda familiar. A cessação do BPC não impede nova concessão do benefício. BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA – BPC

Região Socioeconômica Quantidade de benefícios Total de benefícios % Total de recursos pagos no ano 2014 PCDIdoso Norte ,00% Nordeste ,32% Sudeste ,53% Sul ,71% Centro-Oeste ,41% Brasil % Fonte: SUIBE/DATAPREV, dezembro de 2014 BPC - quantidade de benefícios, por região socioeconômica e por espécie – 2014

Objetiva ofertar a possibilidade de acesso da pessoa com deficiência, beneficiária do BPC, com idade de 16 a 45 anos, prioritariamente, à qualificação profissional e ao trabalho. BPC Trabalho BPC na Escola Objetiva promover o acesso e a permanência na escola dos beneficiários com deficiência do BPC por meio de ações articuladas dos órgãos envolvidos e gestão compartilhada entre a União, Estados, Distrito Federal e Municípios. ACESSUAS Trabalho Objetiva promover a integração dos usuários da Assistência Social no mundo do trabalho, a partir da mobilização e encaminhamento para cursos e ações de qualificação profissional. PROGRAMAS QUE ENVOLVEM BENEFICIÁRIOS DO BPC 990 mil beneficiários 470 mil beneficiários matrículas de PcD, dentre estas 825 de beneficiários do BPC

PREVENÇÃO E PROTEÇÃO PROATIVA Trabalho Social Com Famílias: SCFV BPC PBF Acessuas Trabalho/Bpc Trabalho BPC NA ESCOLA PAIF Equipes volantes Intervenção Especializada Serviços de Acolhimento PAEFI Abordagem Social PETI Ser. Especializado para Pop Rua

Busca Ativa Inclusão no Cadastro Único Acesso a Serviços e Programas do SUAS e das demais políticas públicas Acompanhamento Ampliação do Acesso aos serviços do SUAS e rede das demais políticas Ampliação do Acesso à Segurança de Renda e Direitos. Acesso a Benefícios e Programa Bolsa Família, quando contemplado perfil CRAS/CREAS CENTRO POP Trabalho Social no Suas

Acompanhamento Familiar no Suas Desenvolvimento de intervenções desenvolvidas em serviços continuados, com objetivos estabelecidos, que possibilite à família o acesso a um espaço onde possa refletir sobre sua realidade, construir novos projetos de vida e transformar suas relações – sejam elas familiares ou comunitárias. (Artigo 20, p.20, Protocolo de Gestão integrada Serviços e Benefícios) Voltado à ampliação protetiva e de superação das famílias, deve contemplar:  questões objetivas: que possam alterar as condições de acesso a direitos, serviços e benefícios das diversas políticas;  questões subjetivas: voltadas ao relacional, ao trabalho com as relações familiares, autonomia e ampliação dos recursos para enfrentamento e superação da situação vivenciada.

INTERSETORIALIDADE Educação Trabalho e renda Assistência Social Saúde Habitação Segurança alimentar Trabalho Social e Intersetorialidade Delegacias Conselho Tutelar Sistema de Justiça Direitos Humanos Conselhos de Direitos

Olhar integral Deve promover: protagonismo, autonomia e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários Deve promover: protagonismo, autonomia e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários Intervenções coordenadas A articulação intersetorial para promover conhecimento das situações enfrentadas pelas famílias e suas demandas A articulação intersetorial para promover conhecimento das situações enfrentadas pelas famílias e suas demandas Assegurar direitos básicos de cidadania Articulação da Rede Sociassistencial Objetivos específicos Acesso aos Serviços Segurança de Renda Articulação da Rede Socioassistencial

Caminho em construção...