Agrupamento vertical de Escolas de Murça Escola EB 2,3 /S De Murça.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bullying.
Advertisements

Isolamento Social.
Bullying Escola secundária de S. Pedro da Cova Trabalho realizado por:
BULLYING O termo “bullying” tem o seu significado da palavra inglesa para definir a forma intencional de maltratar outra pessoa.
Campanha Contra o Bullying
CAMPANHA CONTRA O BULLYNG
O que é? Termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo.
A indisciplina escolar.
Psicologia Aplicada ao Direito Prof.ª Carla Bittencourt Lorusso
Ano Lectivo 2009/2010 Bullying nas escolas.
FISMA - FACULDADE INTEGRADA DE SANTA MARIA
BULLYING : UM FENÔMENO DE AGRESSÃO NA ESCOLA Psicopedagoga: Márcia J.P.Nunes.
Comportamento do Consumidor Prof Rosana Augusto1.
Aula 5 Bioestatística. Estatísticas para uma variável.
CARTILHA DE APOIO COMPUTACIONAL AO CÁLCULO Área de Conhecimento: Ciências Exatas e da Terra Autor: Christian Wagner Programa: PUIP Curso: Engenharia Civil.
PROCESSO DE COMUNICAÇÃO. Ocupa-se basicamente de um empreendimento psicológico, assim descritos: Ocupa-se basicamente de um empreendimento psicológico,
Trabalho elaborado por: - Ana Cecília nº1 Escola Básica e secundária do Porto Moniz Disciplina: E.M.R.C. Ano letivo 2012/2013.
MOTIVAÇÃO Psicologia Escolar Psicóloga Camilla Lima – CRP 17/1535.
Otimismo gera Saúde. Ser saudável Hoje, para ser considerada saudável, uma pessoa não precisa apresentar apenas uma higidez física e mental, ela tem que.
PIB e IDH Ao observar o planeta sob o ponto de vista das sociedades humanas, é possível perceber as diferenças e desigualdades exigentes entre os muitos.
Necessidades Educativas Especiais - Profª. M.Sc. Cris Lopes Durante muitos anos os docentes da Educação Especial tentaram dar resposta aos alunos com necessidades.
Cadastro de Profissional Escolar em Sala de Aula Censo Escolar 2016 SISTEMA DE CADASTRO DE ALUNOS DEINF - Departamento de Informação e Monitoramento CIMA.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Conversando sobre educação a distância Mirza Seabra Toschi setembro de 2009.
METODOLOGIA APOIO: IEMCI/UFPA UMA QUESTÃO DE CONSCIÊNCIA: Bullying na Escola Orientadores: Felipe Bandeira Netto, Antônio Pedro de Souza Dias, Odielson.
J. Rawls Teoria da Justiça (1971). Propõe uma teoria da justiça baseada no conceito duma sociedade ordenada racionalmente com base em princípios de justiça.
Belchior José R. Araújo DissertaçãoArgumentação Dissertar é o mesmo que desenvolver, explorar ou explicar um assunto. Argumentar é a.
Violência doméstica e familiar contra a mulher 2015 SENADO FEDERAL Secretaria de Transparência Coordenação de Controle Social Serviço de Pesquisa DataSenado.
PRU TEMAS PARA REDAÇÃO Da mesma forma que fazemos todo ano, separamos 20 assuntos que são sérios candidatos a serem escolhidos como tema.
Instituições Sociais Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja,
RHAYANE BORGES SILVA 4º ANO ADMINISTRAÇÃO Mensuração e Escala Parte II.
RAMOS DO DIREITO CIÊNCIA POLÍTICA E DIREITO CONSTITUCIONAL.
Cálculo Numérico Computacional Prof. Linder Cândido da Silva.
TEORIA SOCIAL COGNITIVA
A importância das TIC Com a partilha de experiências surge, não só, um conhecimento mais optimizado das TIC, como também, uma relação interpessoal, mais.
A ÉTICA E O TRABALHO ACADÊMICO
Bullying se refere às agressões verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, exercidas por um ou mais indivíduos causando dor e angústia, para intimidar.
AS PERSONALIDADES DO LÍDER Psicóloga Marieli Lopes Alves.
 Talvez um dos maiores mitos a respeito de novas idéias de negócios é que ela devam ser únicas.  O fato de uma idéia ser ou não única não importa.
Estado nacional e poder político. O que é poder? Na aula anterior, nossas reflexões sobre política, povo e nação esbarraram inúmeras vezes nos conceitos.
Gêneros textuais – Gêneros do discurso Professor: Marcel Matias.
QUESTIONÁRIO.
Bullying O que é?. Bullying, é um comportamento que se caracteriza pela ameaça ou agressão propositada e repetida, durante largos períodos de tempo,
AULA DE INFORMÁTICA PORTUGUÊS CONTEÚDOS: Textos opinativos Folclore. Educadoras: Wilma, Júlia, Tatiane e Conceição.
Mecânica Teórica Introdução e conceitos básicos da Mecânica Teórica:  Campos de Física Teórica;  Objecto de estudo;  Métodos da mecânica teórica; 
Educando após o divórcio ” Manual para pais divorciados Autor: Philip M. Stahl, Ph.D.
Escola de Educação Especial Vó Eugênia APAE - OSÓRIO Inclusão no mercado de trabalho Escola de Educação Especial Vó Eugênia APAE - OSÓRIO Inclusão no mercado.
VIRGINIA SATIR O Terapeuta deve especular sobre a relação do casal. Esta é a 1ª coisa que o terapeuta deve verificar, pois para ela a terapia de família.
É um aspecto importante da pesquisa em administração. É um aspecto importante da pesquisa em administração. Devemos mensurar corretamente os conceitos.
TEORIAS, MODELOS DE POLICIAMENTO E CULTURA POLICIAL
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO: OPÇÃO INOVADORA PARA UM PÚBLICO QUE ANSEIA POR PRATICIDADE, COMODIDADE, FLEXIBILIDADE E QUALIDADE.
 Introdução  Técnicas de drible  Tipos de drible  Faltas  As principais faltas  Livres  Livre de 7 metros  Execução do livre de 7 metros  Livre.
Preparando o profissional para o mercado de trabalho
LER Legislação, Ética Profissional e Responsabilidade Social. Profª Maria Menegasso.
ANÁLISE ERGONÔMICA DOS POSTOS DE TRABALHO (Material Adaptado do Programa de Pós-Graduação da Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
A violência doméstica funciona como um sistema circular – o chamado Ciclo da Violência Doméstica – que apresenta, regra geral, três fases:  aumento de.
Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada.
Diretrizes para a Elaboração de Trabalhos Científicos A CONSTRUÇÃO LÓGICA DO TRABALHO:
Área de Projecto ESCOLA SECUNDÁRIA FRANCISCO DE HOLANDA Ano Lectivo 2009/2010.
E. E Avelino Ferreira Apresenta: SEMINARIO –GEOGRAFIA Por: Kerolin n°18 Mylena n°25 Gabriela n°12 Vitoria n°35.
O QUE É BULLYING? Próximo.
PSICOLOGIA GERAL Professora: Luciana Campos Aula 8 –
Indicadores de Saúde Conceito
Teorias de Enfermagem necessidades humanas Virginia Henderson
Ética Profissional e Relações Sociais Profª Márcia Luci.
PERSPECTIVAS SOCIOLÓGICAS A Sociologia como forma de consciência.
Aline Soares Gomes da Costa Kerolyn Dias Dornellas Luzia Nunes dos Santos ASSÉDIO MORAL DO TRABALHO Atividade Interdisciplinar I - FUNCEC Administração.
Cultura Organizacional X Clima Organizacional Prof.ª Kelly Magalhães.
A VERDADEIRA CORAGEM Você saberia definir, com exatidão, o que é coragem?
Transcrição da apresentação:

Agrupamento vertical de Escolas de Murça Escola EB 2,3 /S De Murça

Introdução Com este trabalho pretendemos aprender mais sobre violência que acontece hoje em dia nas nossas escolas quer em Portugal, como em todo mundo.Com este trabalho pretendemos aprender mais sobre violência que acontece hoje em dia nas nossas escolas quer em Portugal, como em todo mundo.

Bullying Bullying é um termo de origem inglesa utilizado para descrever actos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully) ou grupo de indivíduos com o objectivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz de se defender. A palavra "Bully" significa "valentão", o autor das agressões. A vítima, ou alvo, é a que sofre os efeitos delas. Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de bullying pela turma.Bullying é um termo de origem inglesa utilizado para descrever actos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully) ou grupo de indivíduos com o objectivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz de se defender. A palavra "Bully" significa "valentão", o autor das agressões. A vítima, ou alvo, é a que sofre os efeitos delas. Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de bullying pela turma.

No uso coloquial entre falantes de língua inglesa, bullying é usado com maior frequência para descrever uma forma de assédio perpetrado por alguém que está, de alguma forma, em condição de exercer o seu poder sobre alguém ou sobre um grupo mais fraco.No uso coloquial entre falantes de língua inglesa, bullying é usado com maior frequência para descrever uma forma de assédio perpetrado por alguém que está, de alguma forma, em condição de exercer o seu poder sobre alguém ou sobre um grupo mais fraco. Estudiosos aceitam geralmente que o bullying contém três elementos essenciais:Estudiosos aceitam geralmente que o bullying contém três elementos essenciais: o comportamento é agressivo e negativo;o comportamento é agressivo e negativo; o comportamento é executado repetidamente;o comportamento é executado repetidamente; o comportamento ocorre num relacionamento onde há um desequilíbrio de poder entre as partes envolvidaso comportamento ocorre num relacionamento onde há um desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas O bullying divide-se em duas categorias:O bullying divide-se em duas categorias: bullying directo;bullying directo; bullying indirecto, também conhecido como agressão socialbullying indirecto, também conhecido como agressão social O bullying directo é a forma mais comum entre os agressores (bullies) masculinos.O bullying directo é a forma mais comum entre os agressores (bullies) masculinos. A agressão social ou bullying indirecto é a forma mais comum em bullies do sexo feminino e crianças pequenas, e é caracterizada por forçar a vítima ao isolamento social.A agressão social ou bullying indirecto é a forma mais comum em bullies do sexo feminino e crianças pequenas, e é caracterizada por forçar a vítima ao isolamento social.

espalhar fofocas;espalhar fofocas; isolamento é obtido através de uma vasta variedade de técnicas, que incluem:isolamento é obtido através de uma vasta variedade de técnicas, que incluem: recusa em se socializar com a vítimarecusa em se socializar com a vítima intimidar outras pessoas que desejam se socializar com a vítimaintimidar outras pessoas que desejam se socializar com a vítima criticar o modo de vestir ou outros aspectos socialmente significativos (incluindo a raça da vítima, religião, incapacidades etc).criticar o modo de vestir ou outros aspectos socialmente significativos (incluindo a raça da vítima, religião, incapacidades etc). O bullying pode ocorrer em situações envolvendo a escola ou faculdade/universidade, o local de trabalho, os vizinhos e até mesmo países. Qualquer que seja a situação, a estrutura de poder é tipicamente evidente entre o agressor (bully) e a vítima. Para aqueles fora do relacionamento, parece que o poder do agressor depende somente da percepção da vítima, que parece estar por demais intimidada para oferecer alguma resistência. Todavia, a vítima geralmente tem motivos para temer o agressor, devido às ameaças ou concretizações de violência física/sexual, ou perda dos meios de subsistência.O bullying pode ocorrer em situações envolvendo a escola ou faculdade/universidade, o local de trabalho, os vizinhos e até mesmo países. Qualquer que seja a situação, a estrutura de poder é tipicamente evidente entre o agressor (bully) e a vítima. Para aqueles fora do relacionamento, parece que o poder do agressor depende somente da percepção da vítima, que parece estar por demais intimidada para oferecer alguma resistência. Todavia, a vítima geralmente tem motivos para temer o agressor, devido às ameaças ou concretizações de violência física/sexual, ou perda dos meios de subsistência.

Tipos de buliyng Os bullies usam principalmente uma combinação de intimidação e humilhação para atormentar os outros. Abaixo, alguns exemplos das técnicas de bullying:Os bullies usam principalmente uma combinação de intimidação e humilhação para atormentar os outros. Abaixo, alguns exemplos das técnicas de bullying: Insultar a vítima; acusar sistematicamente a vítima de não servir para nada.Insultar a vítima; acusar sistematicamente a vítima de não servir para nada. Ataques físicos repetidos contra uma pessoa, seja contra o corpo dela ou propriedade.Ataques físicos repetidos contra uma pessoa, seja contra o corpo dela ou propriedade. Interferir com a propriedade pessoal de uma pessoa, livros ou material escolar, roupas etc, danificando-os ou fazendo pilhérias por meio deles sobre um indivíduo, de qualquer forma.Interferir com a propriedade pessoal de uma pessoa, livros ou material escolar, roupas etc, danificando-os ou fazendo pilhérias por meio deles sobre um indivíduo, de qualquer forma. Espalhar rumores negativos e fofocas sobre a vítima.Espalhar rumores negativos e fofocas sobre a vítima. Depreciar a vítima sem qualquer motivo.Depreciar a vítima sem qualquer motivo. Fazer com que a vítima faça o que ela não quer, valendo-se de ameaças para se assegurar que a vítima seguirá as ordens.Fazer com que a vítima faça o que ela não quer, valendo-se de ameaças para se assegurar que a vítima seguirá as ordens.

Colocar a vítima em situação problemática com alguém (geralmente, uma autoridade), ou conseguir uma acção disciplinar contra a vítima, por acto que ela não cometeu ou que foi exagerado pelo bully.Colocar a vítima em situação problemática com alguém (geralmente, uma autoridade), ou conseguir uma acção disciplinar contra a vítima, por acto que ela não cometeu ou que foi exagerado pelo bully. Fazer comentários depreciativos sobre a família de uma pessoa (particularmente a mãe), sobre o local de moradia de alguém, aparência pessoal, orientação sexual, religião, raça, nível de renda, nacionalidade ou qualquer outra inferioridade depreendida da qual o bully tenha tomado ciência.Fazer comentários depreciativos sobre a família de uma pessoa (particularmente a mãe), sobre o local de moradia de alguém, aparência pessoal, orientação sexual, religião, raça, nível de renda, nacionalidade ou qualquer outra inferioridade depreendida da qual o bully tenha tomado ciência. Isolamento social da vítima.Isolamento social da vítima. Usar as tecnologias de informação para praticar o cyberbullying (criar páginas falsas sobre a vítima em sites de relacionamento etc.).Usar as tecnologias de informação para praticar o cyberbullying (criar páginas falsas sobre a vítima em sites de relacionamento etc.). Chantagem.Chantagem. Expressões ameaçadoras.Expressões ameaçadoras. Grafitagem depreciativa.Grafitagem depreciativa. Usar de sarcasmo evidente para se passar por amigo (para alguém de fora) enquanto assegura o controle e a posição em relação à vítima (isto ocorre com frequência logo após o bully avaliar que a pessoa é uma "vítima perfeita").Usar de sarcasmo evidente para se passar por amigo (para alguém de fora) enquanto assegura o controle e a posição em relação à vítima (isto ocorre com frequência logo após o bully avaliar que a pessoa é uma "vítima perfeita").

Em escolas, o bullying geralmente ocorre em áreas com supervisão adulta mínima ou inexistente. Ele pode acontecer em praticamente qualquer parte, dentro ou em torno do prédio da escola.Em escolas, o bullying geralmente ocorre em áreas com supervisão adulta mínima ou inexistente. Ele pode acontecer em praticamente qualquer parte, dentro ou em torno do prédio da escola. O bullying nas escolas (ou em outras instituições superiores de ensino) pode também assumir, por exemplo, a forma de avaliações abaixo da média, não retorno das tarefas escolares, segregação de estudantes competentes por professores incompetentes ou não-actuantes, para proteger a reputação de uma instituição de ensino. Isto é feito para que seus programas e códigos internos de conduta nunca sejam questionados, e que os pais (que geralmente pagam as taxas), sejam levados a acreditar que seus filhos são incapazes de lidar com o curso. Tipicamente, estas atitudes servem para criar a política não-escrita de "se você é estúpido, não merece ter respostas; se você não é bom, nós não o queremos aqui". Frequentemente, tais instituições (geralmente em países asiáticos) operam um programa de franquia com instituições estrangeiras (quase sempre ocidentais), com uma cláusula de que os parceiros estrangeiros não opinam quanto a avaliação local ou códigos de conduta do pessoal no local contratante. Isto serve para criar uma classe de tolos educados, pessoas com títulos académicos que não aprenderam a se adaptar à situações e a criar soluções fazendo as perguntas certas e resolvendo problemas.O bullying nas escolas (ou em outras instituições superiores de ensino) pode também assumir, por exemplo, a forma de avaliações abaixo da média, não retorno das tarefas escolares, segregação de estudantes competentes por professores incompetentes ou não-actuantes, para proteger a reputação de uma instituição de ensino. Isto é feito para que seus programas e códigos internos de conduta nunca sejam questionados, e que os pais (que geralmente pagam as taxas), sejam levados a acreditar que seus filhos são incapazes de lidar com o curso. Tipicamente, estas atitudes servem para criar a política não-escrita de "se você é estúpido, não merece ter respostas; se você não é bom, nós não o queremos aqui". Frequentemente, tais instituições (geralmente em países asiáticos) operam um programa de franquia com instituições estrangeiras (quase sempre ocidentais), com uma cláusula de que os parceiros estrangeiros não opinam quanto a avaliação local ou códigos de conduta do pessoal no local contratante. Isto serve para criar uma classe de tolos educados, pessoas com títulos académicos que não aprenderam a se adaptar à situações e a criar soluções fazendo as perguntas certas e resolvendo problemas.

Alcunhas ou apelidos Alcunhas ou apelidos Normalmente, uma alcunha (apelido) é dada a alguém por um amigo, devido a uma característica única dele. Em alguns casos, a concessão é feita por uma característica que a vítima não quer que seja alardeada, tal como uma verruga ou forma obscura em alguma parte do corpo. Em casos extremos, professores podem ajudar a popularizá-la, mas isto é geralmente percebido como inofensivo ou o golpe é sútil demais para ser reconhecido. Há uma discussão sobre se é pior que a vítima conheça ou não o nome pelo qual é chamada. Todavia, uma alcunha pode por vezes tornar-se tão embaraçosa que a vítima terá de se mudar (de escola, de residência ou de ambos).

Efeitos do bullying O bullying persistente pode ter uma série de efeitos em um indivíduo, e no ambiente onde o bullying ocorre.O bullying persistente pode ter uma série de efeitos em um indivíduo, e no ambiente onde o bullying ocorre. Efeitos sobre o indivíduo incluem:Efeitos sobre o indivíduo incluem: –Depressão Reactiva, uma forma de depressão clínica causada por eventos exógenos –Stresse de desordem pós-traumática –Tornar-se também um agressor –Ansiedade –Problemas gástricos –Dores não-especificadas –Perda de auto-estima –Medo de expressar emoções –Problemas de relacionamento –Abuso de drogas e álcool –Auto-mutilação –Suicídio (também conhecido como bullycídio)

Efeitos numa escola incluem:Efeitos numa escola incluem: –Níveis elevados de evasão escolar –Alta rotatividade do quadro de pessoal –Desrespeito pelos professores –Alto nível de faltas por males menores –Porte de arma por parte de crianças visando protecção Efeitos sobre a organização:Efeitos sobre a organização: –Perda de moral –Níveis elevados de faltas por depressão, ansiedade e dor nas costas –Queda de produtividade e lucro –Altos níveis de rotatividade de pessoal

Efeitos sobre a organização:Efeitos sobre a organização: –Perda de moral –Níveis elevados de faltas por depressão, ansiedade e dor costas –Queda de produtividade e lucro –Altos níveis de rotatividade de pessoal –Perda de clientes –Má reputação no meio empresarial

Conclusão Com este trabalho adquirimos mais conhecimentos sobre bullying. Bullying é um termo de origem inglesa utilizado para descrever actos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully) ou grupo de indivíduos com o objectivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz de se defender.

Anexos

Bons exemplos na nossa turma: Bons exemplos na nossa turma:

Trabalho realizado por: Ana Marques Nº 2Ana Marques Nº 2 Ana Rodrigues Nº3Ana Rodrigues Nº3