Social Tecnológico e Econômico Saúde e Segurança Meio Ambiente.

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Política ambiental com vista ao desenvolvimento sustentável.
Transcrição da apresentação:

Social Tecnológico e Econômico Saúde e Segurança Meio Ambiente

Quem Somos Temos a missão de “desenvolver e implantar soluções inovadoras, em parceria com o poder público e privado, capazes de promover o desenvolvimento sustentável e contribuir para a proteção da vida humana, com embasamento científico e em larga escala”.

I.Proteção da vida humana, promoção do saneamento básico e da saúde pública; II.Conservação e recuperação do meio ambiente, redução de desperdícios e promoção do desenvolvimento sustentável; Pilares Estratégicos

III.Inclusão social de pessoas, preferencialmente com deficiência, por meio de atividades que promovam desenvolvimento profissional e geração de trabalho e renda; IV.Produção e divulgação de informações e conhecimento técnico e científico, que digam respeito a todas essas atividades, por meio da realização de seminários, debates, palestras, publicações e campanhas de mídia. Pilares Estratégicos

Atividades Estudos / pesquisas / tecnologias / sistemas visando: Reduzir lesões politraumáticas e suas seqüelas; Reduzir danos materiais causados por acidentes de trânsito; Conservação do meio ambiente e promoção do desenvolvimento sustentável; Divulgação do conhecimento.

Em 2004, o Brasil produziu 52 milhões de pneus. Aproximadamente 10% das 300 mil toneladas de sucata disponíveis no País para obtenção de borracha regenerada são recicladas. Em 2004, o Brasil produziu 52 milhões de pneus. Aproximadamente 10% das 300 mil toneladas de sucata disponíveis no País para obtenção de borracha regenerada são recicladas.

Sorocaba - SP

Pneus Inservíveis Disposição Final = Problema Global; Durabilidade no meio ambiente estimada em 600 anos (ANIP, 1999); Disposição inadequada – Saúde Pública; 57% das 175 mil carcaças destinadas para fornos de cimento (ABCP, 2001); Aspectos Legais – Disposição em Aterros; Resíduo Sólido Classe III (inerte); Passivo Ambiental = 30milhões / ano.

Destinação de Pneus Inservíveis Descarte – média 7 anos –Pneu novo 3 anos –Meia Vida / Riscado / recauchutado 2 anos Decomposição 300 a 600 anos Legislação CONAMA / IBAMA Resolução 258/99 Fonte:

Destinação de Pneus Inservíveis Destinações atuais –Programa de coleta e destinação da ANIP –Laminação –Trituração para novos artefatos de borracha, asfalto borracha, Concreto DI, combustível – comparável, combustível – comparável ao carvão e 3 x madeira

Cadeia de Solução Pneus Inservíveis Coleta social Regeneração Processado Remoldado Recapeado Pneu Usado Importado Carcaça descartada Raspa de Borracha Processadores - Moagem - Trituração - Separação (negro de fumo / nylon / aço) ECOPONTOS VIA VIVA Lixões / aterros / rios Reaproveito Fabrica pneus Pneu Usado Trocado

Ecopontos Via Viva® Pontos de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis Administrados por pessoas com deficiência e seus familiares; Inclusão social; Desenvolvimento profissional; Geração de trabalho e renda; Local seguro e protegido para armazenamento de recicláveis.

ECOPONTO VIA VIVA São Vicente / SP 800 pneus recebidos por semana

Campanha Reciclagem de Pneus “A Borracha Apaga a Natureza” 19 Ecopontos Mais de 9000 pneus recebidos 25 pessoas com deficiência empregadas

PRONTO SOCORRO Ação Médico-Assistencial Via Viva® Monitoramento de Politraumatizados em Acidentes de Trânsito ACIDENTE RODOVIÁRIO DER Concessionárias Polícia Rodoviária PONTO DE APOIO Via Viva REABILITAÇÃO HOSPITALAR Saúde e Segurança OPERAÇÃO RESGATE UNIDADE HOSPITALAR REABILITAÇÃO PROFISSIONAL EQUIPE IVV REABILITAÇÃO CLÍNICA ACOMPANHAMENTO ENCAMINHAMENTO AVAPE

CONCRETO DI®

CONCRETO DI® - DEFORMÁVEL E ISOLANTE Concreto com agregados de borrachas vulcanizadas, trituradas. BARREIRA RODOVIÁRIA EM CONCRETO DI® Barreiras Rodoviárias, tipo “New Jersey”, executadas com Concreto DI®. PISOS E PAVIMENTOS EM CONCRETO DI® Rústico, Liso ou Estampado. GRANULADO COLORIDO® Raspa de pneus inservíveis, pigmentadas para utilização em paisagismo e jardinagem. Produtos

Concreto DI® Deformável e Isolante Material obtido pela substituição de parte do agregado graúdo do concreto convencional, por borracha proveniente de pneus inservíveis triturados, ou outras borrachas vulcanizadas, além de fibra de vidro e outros aditivos específicos.

UNICAMP

Crash Test Fonte: Volkswagen do Brasil

Avaliação de Desempenho do Concreto DI® Fonte: Instituto Via Viva, 2004

Patente e Análise Concreto DI  - Deformável e Isolante, registro no INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial - n o de 19/03/04. Os resultados da análise e do desempenho mostraram as características de semi-rigidez, resiliência e deformabilidade, e a apresentação ideal para a aplicação do composto, Concreto DI , em barreiras rodoviárias, tipo New Jersey.

Patente e Análise Pode-se concluir que as barreiras de concreto convencional e com borracha, neste estágio de pesquisa e especificações, são equivalentes se construídas na geometria e armadura estudadas. Conclui-se, que há uma fonte significativa de potencial para a diminuição do passivo ambiental gerado pelos pneus inservíveis.

Barreira Rodoviária em Concreto DI  Rodovia Raposo Tavares 27,3km Novembro/2003 Antes da Execução Durante a Execução Após Execução 50 metros de barreiras rodoviárias 500 pneus inservíveis utilizados

Barreira Rodoviária em Concreto DI  Calha da Marginal Tietê 2004/2005 Mistura do Concreto DI® Após Execução 8000 metros de barreiras rodoviárias pneus inservíveis utilizados

Concreto DI  Estampado Praça Esther Mesquita / SP 2006 Concreto DI® sobre Concreto DI ® Estampado ExecuçãoApós Execução 420 metros de piso 420 pneus inservíveis utilizados

Concreto Estampado DI Praça Esther Mesquita – Higienópolis / SP 2006

Piso Rústico em Concreto DI Banco Itaú – Vl. Anastácio / SP 2006

Piso Estampado em Concreto DI Riviera de São Lourenço – Bertioga / SP 2006

Brita DI®Pigmentação Granulado Colorido®Mistura Granulado Colorido DI® Raspa de pneus inservíveis, pigmentadas para utilização em paisagismo e jardinagem.

Granulado Colorido Praça Esther Mesquita – Higienópolis / SP 2006

GESTÃO AMBIENTAL Meio Ambiente ECOPONTOSPICADOR Concreto DI Construção Barreira Concreto DI Operação Monitoramento Conseqüências Freqüências/ Probabilidades Indicadores (Ambientais/ Saúde e Segurança/ Econômicos) Histórico de Acidentes Gestão de Resíduos Indicadores Ambientais Econômicos Gestão de Resíduos (Sólidos / Líquidos) Saúde e Segurança Conformidade Legislação (Ambiental/ Saúde / Segurança) Indicadores (Ambientais/ Sociais / Econômicos) Via VivaSISOFT® 14001

Avaliação Impacto Ambiental Alternativas analisadas – Combustível na cimenteira (CDP) – Asfalto borracha – Barreira de concreto DI – Físicos / químicos – Biológicos / ecológicos – Sócio / cultural – Econômico / operacional Componentes ambientais avaliados

Combustível na Cimenteira Vantagens –Maior poder calorífico ( Carvão, madeira ) –Conservação de outras fontes de energia Desvantagens –Emissões de efluentes líquidos e gasosos –Equipamentos de controle ( lavadores, precipitadores eletrostáticos, ou filtros ) –Mistura limitada em 20 % de pneus inservíveis com outras fontes de combustão. Fonte:Waste Tire Recycling, Eiichiro YAMAGUCHI

Asfalto Borracha Mistura de asfalto concreto com borracha proveniente de pneus inservíveis e alguns aditivos; Componente borracha 15% do peso total de mistura; Está tecnologia apresenta algumas vantagens técnicas; Uso é limitada pelo: –O alto custo de aplicação; –Necessidade de equipamento e mão de obra especializada; –Baixa capacidade de utilização de pneus inservíveis (625 pneus por kilometro de asfalto de espessura de 25 mm). Fonte:Asphalt Rubber Usage Guide / California Department of Transportation / Rubber Pavement Association

Sistema de Barreiras Rodoviárias em Concreto -DI® Barreira de concreto, composta com a substituição parcial dos agregados graúdos de rocha (seixos ou britas) por borracha, proveniente da picagem de pneus inservíveis; Obtém–se um concreto que absorve energia do impacto, denominado Concreto DI®; O Concreto DI®, aliado ao perfil tradicional “New Jersey”, busca absorver parte do impacto do veículo através de sua capacidade de deformação parcial; Fonte: UNICAMP – Laboratório de Analises e Ensaios da Faculdade de Engenharia Civil – 2004.

Resultados da Avaliação

Avaliação dos Benefícios

BENEFÍCIOS Com o Instituto Via Viva ganham todos: o meio ambiente, o governo, as empresas, as pessoas com deficiência,e a sociedade em geral. Veja os impactos positivos: Ambiental Melhoria no trato dos resíduos; Aumento do volume de resíduos reciclados; Aumento da vida útil dos aterros sanitários; Redução da poluição e das inundações provocadas pelo entupimento da rede de esgoto pluvial; Redução do consumo de matérias-primas não renováveis, e energia.

BENEFÍCIOS Social Valorização social da pessoa com deficiência; Maior comprometimento da sociedade; Inserção social e resgate da auto-estima de uma comunidade carente e marginalizada; Redução de vítimas politraumatizadas em acidentes rodoviários; Geração de 200 mil atendimentos gratuitos por ano nas unidades de reabilitação da AVAPE; Promoção da saúde pública e do saneamento básico, diminuindo os riscos da dengue.

BENEFÍCIOS Econômico Criação de oportunidades de trabalho; Ampliação dos patamares de renda das pessoas com deficiência; Redução dos custos dos serviços públicos na destinação dos pneus inservíveis; Redução dos gastos com resgates e internações; Redução de danos humanos e materiais nas rodovias e vias urbanas.

Contato: (11)