CURSO DE CAPACITAÇÃO EM CADASTRO TÉCNICO MULTIFINALITÁRIO PARA OS MUNICÍPIOS DO OESTE CATARINENSE Prof. Dr. Carlos Loch Coordenador Março de 2014.

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Transcrição da apresentação:

CURSO DE CAPACITAÇÃO EM CADASTRO TÉCNICO MULTIFINALITÁRIO PARA OS MUNICÍPIOS DO OESTE CATARINENSE Prof. Dr. Carlos Loch Coordenador Março de 2014

Coordenador: Prof. Dr. Carlos Loch Edital: PROEXT 2014 Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina Início Previsto: 01/01/2014 Término Previsto: 31/12/2014 Recurso Financeiro: R$50.000,00 2/17 IDENTIFICAÇÃO DA PROPOSTA

Carga Horária: 120hs Abrangência: Regional Local de Realização: Chapecó/SC (UNOESC) Período de Realização: Turma I – 03/06/2014 a 07/06/2014 Turma II – 01/07/2014 a 05/07/2014 Turma III – 12/08/2014 a 16/08/2014 Inscrições: de 14/03/2014 a 14/05/2014 através do DETALHES DA AÇÃO 3/17

Está direcionado à participação de, pelo menos, dois técnicos do quadro permanente da administração do Poder Executivo Municipal e Estadual em, no mínimo, 40 (quarenta) municípios, identificados no lote 1 no sítio do SIGPROJ, para o estado de Santa Catarina. Número Estimado de Público: 93 (destes, 13 fazem parte do público interno da UFSC). PÚBLICO-ALVO 4/17

Área de Conhecimento: Engenharias » Engenharia Civil Lote: 1 do Sigproj Linha Temática: Linha 5: Desenvolvimento urbano Subtema 1: Cadastro Territorial Multifinalitário Área Temática Principal: Tecnologia e Produção Área Temática Secundária: Meio ambiente Linha de Extensão: Desenvolvimento Regional CARACTERIZAÇÃO DA AÇÃO 5/17

A equipe proponente, coordenada pelo Professor Dr. Carlos Loch, inclui alunos, graduandos, mestrandos e doutorandos do Curso de CTM e Gestão Territorial da Eng. Civil da UFSC. Através dos programas de pesquisas e extensão, a equipe tem experiência acadêmica científica em processos de revisão de Planos Diretores e regularização fundiária nos municípios catarinenses. A equipe participou também dos editais ProExt/Cidades 2007, 2009, 2010 e INFORMAÇÕES RELEVANTES 6/17

A crescente transformação do meio urbano necessita de ferramentas de planejamento e acompanhamento das significativas e impactantes modificações antrópicas no meio urbano e rural. Sendo a municipalidade a responsável pela gestão do espaço territorial e ocupação do solo, faz-se necessário dotar os municípios de habilitações e conhecimentos específicos para o controle da expansão urbana e suas transformações. O Curso permitirá aos técnicos compreender como se deve implantar o CTM nos municípios, como preparar um edital contemplando as demandas do município, sem no entanto ficar refém de empresas de aerolevantamento, com a contratação de serviços de qualidades duvidosas, que não atendam as demandas por falta de conhecimentos técnicos específicos na área. JUSTIFICATIVA 7/17

Capacitar, nas administrações municipais, pelo menos, dois técnicos do quadro permanente da administração do Poder Executivo municipal e estadual em, no mínimo, 40 (quarenta) municípios e 01 (um) estado, para municípios pertencentes lote 1 do ambiente Sigproj, os conceitos acerca da Portaria MCidades N° 511/2009 e integrar a universidade e comunidade para incentivar o desenvolvimento acadêmico e regional. OBJETIVO GERAL 8/17

a) Elaborar cursos para capacitar funcionários públicos municipais sobre temas: Modulo I - Geoprocessamento; Modulo II - Cartografia Cadastral; Modulo III - Implantação, Gestão, Multifinalidade e Financiamento do CTM; Modulo IV - Avaliação de Imóveis e Planta de Valores; Modulo V – Legislação aplicada ao cadastro; Modulo VI - Interpretação de Imagens, fundamentos do SIG. b) Desenvolver a formação técnica e cidadã do estudante e pela produção e difusão de novos conhecimentos e novas metodologias; OBJETIVOS ESPECÍFICOS 9/17

c) Integrar modelos e conceitos complementares, (material e metodologias), oriundos das várias disciplinas e áreas do conhecimento, buscando consistência teórica e operacional que estruture o trabalho dos atores do processo de intervenção da extensão na realidade social; d)Produzir um impacto positivo na formação do estudante – técnico- científica, pessoal e social, existência de projeto didático-pedagógico que facilite a flexibilização e a integralização curricular, com atribuição de créditos acadêmicos, sob orientação docente/tutoria e avaliação; OBJETIVOS ESPECÍFICOS 10/17

e) Gerar produtos ou processos como publicações, monografias, dissertações, teses, abertura de novas linhas de extensão, ensino e pesquisa; f) Promover a integração do ensino de pós-graduação com o ensino de graduação além da integração entre universidade e comunidade incentivando o desenvolvimento acadêmico e regional. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 11/17

O procedimento metodológico proposto, parte do pressuposto do curso ser para prefeituras com diferentes realidades. Assim, a forma ideal para a abordagem inicial de implantação do cadastro é que se faça um nivelamento dos conhecimentos básicos, para que se possa compreender, por ex., conceitos do cadastro parcelário, carta cadastral, cadastros temáticos e o próprio CTM. O curso será dividido em 6 módulos distribuídos ao longo de 5 dias. Tais módulos contemplarão uma parte conceitual refere aos temas que serão abordados. O restante estará disponível em apostilas específicas para cada assunto. METODOLOGIA 12/17

1ª avaliação – Assimilação dos conceitos: Questionário de perguntas e respostas. 2ª avaliação – Avaliação do curso: Ficha de avaliação onde os participantes responderão a um questionário com perguntas relacionadas as à qualidade metodológica e pedagógica do curso. AVALIAÇÃO 13/17

Este projeto é caracterizado pela integração da ação desenvolvida à formação técnica e cidadã do estudante e pela produção e difusão de novos conhecimentos e novas metodologias, de modo a configurar a natureza extensionista da proposta. Essa integração abrange a interinstitucionalidade, a interprofissionalidade e a interpessoalidade. A existência de um projeto didático-pedagógico facilita a flexibilização e a integralização curricular, com atribuição de créditos acadêmicos, sob orientação docente/tutoria e avaliação. RELAÇÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO 14/17

EQUIPE DE EXECUÇÃO DOCENTES DA UFSC NOMEREGIME DE CONTRATOINSTITUIÇÃOCARGA HORÁRIAFUNÇÃO Carlos LochDedicação ExclusivaUFSC18hs Coordenador da ação, Ministrante, Gestor Everton da SilvaDedicação ExclusivaUFSC10hsMinistrante Vera do Carmo Comparsi de VargasDedicação ExclusivaUFSC6hsMinistrante, Colaborador DISCENTES DA UFSC NOMEREGIME DE CONTRATOINSTITUIÇÃOCARGA HORÁRIAFUNÇÃO Guilherme Antônio Baréa Mestrado em Arquitetura e Urbanismo UFSC7hs Apoio Técnico Operacional, Colaborador Larice Steffen Peters Mestrado em Arquitetura e Urbanismo UFSC6hs Apoio Técnico Operacional, Colaborador Yuzi Anaí Zanardo Rosenfeldt Pós-Graduação em Engenharia Civil UFSC15hsMinistrante, Colaborador 15/17

Parcerias para a execução do projeto: Apoio da FECAM para a divulgação do curso aos municípios; Apoio da UNOESC de Chapecó com a disponibilização de salas de aulas para a execução do curso, tendo-se o contato com doutoranda em CTM, Arq. e Urb. Marcia Damo, docente desta Instituição. PARCERIAS 16/17

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA LABORATÓRIO DE FOTOGRAMETRIA, SENSORIAMENTO REMOTO E GEOPROCESSAMENTO 17/17