Contabilidade e Custos Aplicados ao Setor Público: Projetos e Desafios da Secretaria do Tesouro Nacional Subsecretaria de Contabilidade Pública Coordenação-Geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação
Missão e Objetivos Estratégicos da STN Missão “Gerir as contas públicas de forma eficiente e transparente, zelando pelo equilíbrio fiscal e pela qualidade do gasto público, com vistas a contribuir para o desenvolvimento econômico sustentável.” Temas e Objetivos Estratégicos Planejamento Fiscal e Financeiro; Financiamento e Investimento Público; Administração Financeira; Gestão de Ativos e Passivos; Relações Financeiras com Estados e Municípios; Transparência Fiscal, Contábil e de Custos; Gestão Institucional
Estrutura da STN Assuntos Corporativos Contabilidade Planejamento e Estatísticas Fiscais Relações Fin. Intergoverna- mentais Dívida Pública Política Fiscal CODIN COSIS CCONF CCONT COINC COFSB CESEF COREM COPEM COINT COAFI COGEP CODIV CODIP COAPI COFIN COFIS COPAR COPEC Secretário Adjunto Secretaria do Tesouro Nacional Gabinete Assessoria de Comunicação Assessoria Econômica Demandas Legislativas Demandas de Controle Riscos Operacionais
Missão, Visão e Valores da SUCON/STN Missão: Promover a consolidação das contas dos entes da Federação, possibilitando o pleno conhecimento das informações contábeis, fiscais e de custos à sociedade brasileira. Visão 2018: Ter excelência técnica e normativa reconhecida nacional e internacionalmente como órgão central de contabilidade do setor público brasileiro. Valores: Ética (compromisso profissional e pessoal com o interesse público) Comprometimento (responsabilidade e resultado com qualidade) Conduta Profissional (hierarquia, impessoalidade e legalidade) Trabalho em Equipe (integração e participação) Reconhecimento (valorização profissional)
Subsecretaria de Contabilidade Pública (SUCON) CCONF CCONT COINC Coordenação-Geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação Coordenação-Geral de Contabilidade da União Coordenação de Informação de Custos Estrutura da SUCON/STN
Principais Projetos e Atividades: Convergência às Normas Internacionais de Contabilidade Aplicada ao Setor Público – NICSP; Harmonização dos conceitos e práticas relacionados ao cumprimento dos dispositivos da Lei de Responsabilidade Fiscal; Implantação do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro – SICONFI; Implantação dos Procedimentos Contábeis Patrimoniais na Federação conforme Plano de Implantação; Matriz de Saldos Contábeis. Principais Produtos: Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público – MCASP Manual de Demonstrativos Fiscais – MDF Balanço do Setor Público Nacional - BSPN CCONF Coordenação-Geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação
Principais Projetos e Atividades: Gestão do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI) Implantação do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público – PCASP na União; Implantação das Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público – DCASP na União; Implantação dos Procedimentos Contábeis Patrimoniais na União conforme Plano de Implantação Tesouro Gerencial Principais Produtos: Balanço Geral da União – BGU Relatório Resumido de Execução Orçamentária – RREO da União Relatório de Gestão Fiscal – RGF da União Manual SIAFI CCONT Coordenação-Geral de Contabilidade da União
Principais Projetos e Atividades: Consolidação do Sistema de Custos na Administração Pública Federal; Implantação do SIADS sistema de apoio a gestão Patrimonial da União; Promover a Qualidade do Gasto na Administração Pública Federal. Principais Produtos: Relatórios de Custos dos Programas Temáticos para PCPR. COINC Coordenação de Informação de Custos
Desafios Plano Estratégico da STN e o papel da Contabilidade: Consolidar a função da Contabilidade Aplicada ao Setor Público como instrumento para a gestão eficiente e transparente dos recursos públicos (objetivo estratégico nº 6 da STN); Fortalecer a imagem, a credibilidade e a transparência do Tesouro Nacional (objetivo estratégico nº 7 da STN).
A linha do tempo da Gestão de Custos no Governo Federal Brasileiro Lei nº 4.320/1964 A temática de custo passou a fazer parte da Contabilidade Pública, mas seu uso se limitava à área industrial da Administração Pública. Decreto-lei nº 200/1967 As informações de custos passaram a ter uma finalidade gerencial, buscando auxiliar de uma forma mais ampla o processo de tomada de decisão. Decreto Presidencial nº /1986 Detalhou a forma pela qual a contabilidade deveria apurar os custos dos serviços, bem como determinou punição para as unidades que não disponibilizassem as informações pertinentes para permitir sua mensuração.
A linha do tempo da Gestão de Custos no Governo Federal Brasileiro Lei Complementar nº 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal) Um dos marcos legais mais importantes desse processo, a LRF define que: “A Administração Pública manterá sistema de custos que permita a avaliação e o acompanhamento da gestão orçamentária, financeira e patrimonial”. Lei nº /2001 Esta lei concedeu à STN a competência para tratar de custos na Administração Pública Federal. Acórdão TCU nº 1.078/2004 Determinou que fossem adotadas “providências para que a administração pública federal possa dispor com maior brevidade possível de sistema de custos que permita, entre outros, a avaliação e o acompanhamento da gestão orçamentária e financeira de responsáveis”, ante o disposto na LRF e na LDO para Comissão Interministerial propõe que a STN passe a “elaborar estudos e propor diretrizes, métodos e procedimentos para subsidiar a implantação de Sistema de Custos na Administração Pública Federal”.
A linha do tempo da Gestão de Custos no Governo Federal Brasileiro 2008 É formada a Câmara Técnica de Qualidade do Gasto (CTQG), no âmbito do Comitê Técnico de Orçamento conduzido pela Secretaria de Orçamento Federal do Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão. Decreto nº 6.944/2009 Destaca a necessidade de efetuar a unificação dos cadastros de órgãos dos sistemas já existentes no governo, como o SIAFI, SIAPE e SIGPlan O Sistema de Custos do Governo Federal foi homologado pelos diversos órgãos do Governo Foi implementado o Sistema de Custos do Governo Federal com definição das suas atribuições e abrangência, normatizadas pelas Portarias 157 e 716 da Secretaria do Tesouro Nacional.
Sistema de Informação de Custos do GF - Premissas Mensurar Custo no Setor Público é dizer quanto recurso foi consumido por uma organização pública para produzir determinado bem ou serviço para a sociedade; É possível melhorar o Planejamento e o Orçamento Governamental, tendo a clareza para onde estão sendo destinados os recursos públicos; Maior controle dos custos significa o uso eficiente dos recursos; Instrumento de apoio à avaliação de políticas públicas e programas custeados por recursos públicos; Maior transparência para que o cidadão possa acompanhar a aplicação do recurso público.
Comparabilidade: custo do mercado; de outras unidades com mesmas características Retroalimentação da proposta orçamentária: dados históricos mais realistas Transparência: valor gasto com os serviços disponibilizados ao cidadão Identificação e correção de desvios: redução de desperdícios Otimização do uso de recursos: demanda social maior (e crescente) que recursos disponíveis Tomada de decisão e auxílio à gestão Mudança de cultura: de um “padrão burocrático” para um “padrão gerencial” de gestão do Estado Sistema de Informação de Custos do GF - Importância
Modelo Sistêmico
SBCASP – Seminário Brasileiro de Contabilidade Aplicada ao Setor Público Palestras na ESAF-Brasília, edição anual; Próxima edição (III) será em outubro/2016 em conjunto com o Congresso de Custos e Qualidade do Gasto. ATP – Alinhamento Técnico e Pedagógico Captação de talentos para ministrar aulas nas SECOFEM; Edição bianual, na ESAF-Brasília. EGP – Encontro de Gestores Públicos Realizados nos estados, antecedendo as edições da SECOFEM; Seminário de um dia, voltado para gestores. EVENTOS DE CAPACITAÇÃO
SECOFEM – Semana Contábil e Fiscal para os Estados e Municípios Visa reciclar, aperfeiçoar e gerar conhecimentos em demonstrativos fiscais e contabilidade aplicada ao setor público no âmbito Estadual e Municipal. Grupos Técnicos – GTCON, GTREL e GTSIS Contempla toda a Federação. Duas reuniões durante o ano (maio e outubro). Nº participantes outubro/15: 321 EVENTOS DE CAPACITAÇÃO
Plano de implantação dos Procedimentos Contábeis Patrimoniais Contextualização Prazos para Implantação dos PCP Conclusões e Recomendações
Agenda Contextualização Prazos para Implantação dos PCP Conclusões
Processo de Convergência Fontes Normativas Embasamento legal Ato do MF Regras de implantação Aplicação IPSAS/NBC T SP International Public Sector Accounting Standards / Normas Brasileiras de Contabilidade do SP LRF Art. 51. O Poder Executivo da União promoverá (...) a consolidação, nacional e por esfera de governo, das contas dos entes da Federação (...) Portaria MF nº 184/2008 Art. 1° Determinar à STN, o desenvolvimento das seguintes ações no sentido de promover a convergência às IPSAS e às NBCTSP (...) MCASP Decreto nº 6.976/2009 Art. 4 o O Sistema de Contabilidade Federal tem como objetivo promover: I - a padronização e a consolidação das contas nacionais; II - a busca da convergência aos padrões internacionais de contabilidade (...) PCASP Plano de Contas Aplicado ao Setor Público DCASP Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público Siconfi Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro
Estratégia para a Consolidação das Contas Públicas Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP) Padronização da entrada da informação Procedimentos Contábeis Padronização do núcleo da informação Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público (DCASP) Padronização da saída da informação Validação Consistência da informação CONSOLIDAÇÃO
Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público 6ª EDIÇÃO MCASP/STN Válida a partir de 2015 VOLUMES: Parte Geral - Introdução MCASP Parte I – Procedimentos Contábeis Orçamentários (PCO) Parte II – Procedimentos Contábeis Patrimoniais (PCP) Parte III – Procedimentos Contábeis Específicos (PCE) Parte IV – Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP) Parte V – Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público (DCASP)
Portaria STN nº 634, de 19 de novembro de 2013 Criar um único documento regulamentador da padronização conceitual da CASP; Tornar claro o processo de convergência, principalmente no que se refere aos prazos estabelecidos; e Escopo da Portaria STN nº 634/2013 Deixar que as Portarias de aprovação das edições do MCASP tenham apenas esse objeto.
Portaria STN nº 634/2013 – Prazos Atuais PCASPDCASP Procedimentos Contábeis Patrimoniais – PCP Procedimentos Contábeis Específicos – PCE Procedimentos Contábeis Orçamentários – PCO Consolidação das contas dos entes da Federação Portaria nº 634/2013 Prazos atuais: Até o final de União, Estados, DF e Municípios Prazos a serem definidos conforme ato normativo específico da STN União, Estados, DF e Municípios (de acordo com a 6ª edição do MCASP) Aplicabilidade imediata 2014/2015 com adoção integral do PCASP e das DCASP Plano de Implantação dos PCP Portaria STN nº 634/2013
Plano de Implantação dos PCPs Características e Premissas: Alinhamento prévio junto aos stakeholders Justificar a estratégia de implantação a ser definida em Portaria Ser um documento de referência a outros normativos Trata-se de uma “boa prática” internacional de implantação de normas (implementation plan) Contextualização dos critérios para definição dos prazos Tratamento diferenciado para municípios com até 50 mil hab.
Agenda Contextualização Prazos para Implantação dos PCP Conclusões
Dívida Ativa (-) Ajuste para perdas CLASSES DO BALANÇO PATRIMONIAL (UNIÃO) PASSIVO ATIVO Bens móveis e imóveis (exceto patrimônio cultural e infraestrutura) (-) Depreciação e exaustão Investimentos Permanentes (participação em estatais, outros) Obrigações por competência (empréstimos, financiamentos e dívidas contratuais e mobiliárias) Obrigações de benefícios a empregados Provisão atuarial do regime próprio de previdência (servidores civis e militares) Obrigações com fornecedores Créditos tributários e de contribuições por competência (exceto créditos previdenciários) Créditos a receber (exceto tributários, previdenciários e de contribuições) Provisões por competência Créditos previdenciários por competência Softwares, marcas, patentes, licenças e congêneres Bens do patrimônio cultural Estoques Bens de infraestrutura Ativos e Passivos contingentes
Dívida Ativa (-) Ajuste para perdas CLASSES DO BALANÇO PATRIMONIAL (ESTADOS E DF) PASSIVO ATIVO Bens móveis e imóveis (exceto patrimônio cultural e infraestrutura) (-) Depreciação e exaustão Investimentos Permanentes (participação em estatais, outros) Obrigações por competência (empréstimos, financiamentos e dívidas contratuais e mobiliárias) Obrigações de benefícios a empregados Obrigações com fornecedores Créditos tributários e de contribuições por competência (exceto créditos previdenciários) Créditos a receber (exceto tributários, previdenciários e contribuições) Provisões por competência Créditos previdenciários por competência Softwares, marcas, patentes, licenças e congêneres (intangíveis) Bens de infraestrutura e do patrimônio cultural (quando passíveis de registro) Provisão atuarial do regime próprio de previdência (servidores civis e militares) 2021 Estoques Ativos e Passivos contingentes
Dívida Ativa (-) Ajuste para perdas CLASSES DO BALANÇO PATRIMONIAL ( MUNICÍPIOS >50K hab ) PASSIVO ATIVO Bens móveis e imóveis (exceto patrimônio cultural e infraestrutura) (-) Depreciação e exaustão Investimentos Permanentes (participação em estatais, outros) Obrigações por competência (empréstimos, financiamentos e dívidas contratuais e mobiliárias) Obrigações de benefícios a empregados Provisão atuarial do regime próprio de previdência (servidores civis e militares) Obrigações com fornecedores Créditos tributários e de contribuições por competência (exceto créditos previdenciários) Créditos a receber (exceto tributários, previdenciários e contribuições) Provisões por competência Créditos previdenciários por competência Softwares, marcas, patentes, licenças e congêneres Bens de infraestrutura e do patrimônio cultural (quando passíveis de registro) Estoques Ativos e Passivos contingentes
Dívida Ativa (-) Ajuste para perdas CLASSES DO BALANÇO PATRIMONIAL ( MUNICÍPIOS ≤50K hab ) PASSIVO ATIVO Bens móveis e imóveis (exceto patrimônio cultural e infraestrutura) (-) Depreciação e exaustão Investimentos Permanentes (participação em estatais, outros) Obrigações por competência (empréstimos, financiamentos e dívidas contratuais e mobiliárias) Obrigações de benefícios a empregados Provisão atuarial do regime próprio de previdência (servidores civis e militares) Obrigações com fornecedores Créditos tributários e de contribuições por competência (exceto créditos previdenciários) Créditos a receber (exceto tributários, previdenciários e contribuições) Provisões por competência Créditos previdenciários por competência Softwares, marcas, patentes, licenças e congêneres Bens de infraestrutura e do patrimônio cultural (quando passíveis de registro) Estoques Ativos e Passivos contingentes
IPSAS Análise da aplicabilidade no Brasil Consulta pública de aspectos relevantes Análise das contribuições e elaboração de minuta de NBC TSP Consulta pública de minuta de NBC TSP NBC TSP Publicada Análise das alterações necessárias no MCASP e consulta pública MCASP Publicado com vigência para o exercício seguinte Revisão da taxonomia para incorporação de novas validações Validação dos novos procedimentos na MSC ou DCA Ciclo de Implantação
Agenda Contextualização Prazos para Implantação dos PCP Conclusões
Pilares do Processo de Convergência Capacitação Sistemas Normas e Procedimentos
Benefícios Alinhamento às boas práticas internacionais; Estatísticas Fiscais; Planejamento Fiscal; Avaliação integral do patrimônio; Transparência; Melhoria da qualidade do gasto público.
Obrigado! Acesse o Fórum da Contabilidade: Acesse o Siconfi: Eventos: casp.cfc.org.br Joaquim Vieira Ferreira Levy Ministro de Estado da Fazenda Tarcísio José Massote de Godoy Secretário Executivo Marcelo Barbosa Saintive Secretário do Tesouro Nacional Gildenora Batista Dantas Milhomem Subsecretária de Contabilidade Pública Leonardo Silveira do Nascimento Coordenador-Geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação Thiago de Castro Sousa Gerente de Normas e Procedimentos de Gestão Fiscal Obrigado!