PLANO DE EXPANSÃO DA UFGD 2011/2020 Plano Nacional de Educação Projeto de Lei nº 8035/2010.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
HOMENS E MULHERES 1A NO CNPq
Advertisements

METAS PARA OS PRÓXIMOS DEZ ANOS
FLUXOGRAMA DO CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA COM ÊNFASE EM BIOTECNOLOGIA – INTEGRAL – 46300/500 (2015) (2015) QFL1212 Química Analítica II (4T+4L+2A)
A CONTRIBUIÇÃO DA UNESP PARA O DINAMISMO ECONÔMICO DOS MUNICÍPIOS  A UNESP, desempenha um papel importante no dinamismo econômico dos municípios onde.
Informações Gerais  Coordenadores: profº Bruno Ceppi:  Mestre em Ciências do Comportamento (UnB); profº Carlos Eduardo:  Mestre em Farmacologia (UFC);
Plano Nacional de Educação Metas do PNE/PEE Plano Estadual de Educação
Conheça as 20 metas aprovadas para o Plano Municipal da Educação _PME
Principais resultados do Censo da Educação Superior 2014 BRASÍLIA – DF | NOVENBRO 2015 Censo da Educação Superior 2014.
UTFPR - Relações Internacionais UTFPR: RUMO À EXCELÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR MUNDIAL.
Contributos para uma Caracterização Os Estudantes Estrangeiros Nacionais de Países da CPLP no Ensino Superior em Portugal: Isabel Pedreira Cláudia Roriz.
Edivaldo Moura (91) Coordenação Geral de Educação Superior.
GEOMETRIA PARA ALUNOS SURDOS POR MEIO DO TANGRAM
Quanto aos questionamentos apresentados pela FASUBRA, segue abaixo, as respostas: No artigo 2º identificamos que a proposta apresentada considera.
PROGRAMAS E BOLSAS NA UFAC DIRETORIA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO Prof. José de Ribamar T. da Silva Diretor.
Orientação Escolar e Profissional Escola Secundária Inês de Castro 2015/ º ano! E AGORA? E AGORA?
SENADO FEDERAL COMISSÃO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA AUDIÊNCIA PUBLICA FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PARA A CIÊNCIA, TECNOLOGIA.
1 Sede : Rondonópolis – MT End. Rua João Pessoa, 599, Edifício Pirâmide s/102, centro, Cep fone (66)
Sistema UAB,IES, Cursos e Polos ( Munícipios). EaD – Linha do Tempo Chicago -EUA 1900 OPEN UNIV. – Reino Unido 1969 UNED- Espanha 1972 CNED- França IUB.
PROGRAMA CREAjr-PR Membro Dirigente Curso Instituição de Ensino
ICS – Instituto de Ciências da Sociedade SINT / IBR 29 e 30 de outubro de 2012.
Antes de decidir, pense no estudante. Audiência Pública nº 02/2014 Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES Diretoria de Regulação.
Lei nº (14/04/04) Institui o SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior). Integra três modalidades de avaliação: Avaliação das.
Quem somos O Grupo Lusófona assume-se como o maior grupo de ensino de Língua Portuguesa com estabelecimentos de ensino superior e/ou secundário e básico.
Natiele Zanardo Carvalho Biologia e Saúde Humana.
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
Ano Letivo QUIZ 9º ANO QUIZ 9º ANO Serviço de Psicologia e Orientação Psicóloga Isa Silvestre.
SiSUTEC 2014/2 (3ª edição) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Brasília, julho de 2014.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EAD – POLO BARCARENA DISCIPLINA POLITICA EDUCACIONAL SEMINÁRIO 20 METAS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÂO.
AS POLÍTICAS PÚBLICAS E A EXPANSÃO DA REDE DE EDUCAÇÃO – LIMITES E CONTRADIÇÕES Dr. Lúcio Olímpio de Carvalho Vieira Vice-presidente da Adufrgs-Sindical.
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
Formação de Recursos Humanos para Ciência, Tecnologia e Inovação, com especial enfoque para o Programa Ciências sem Fronteiras Isaac Roitman Núcleo de.
UM PROGRAMA ESPECIAL DE MOBILIDADE INTERNACIONAL EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA e INOVAÇÃO.
IMPLANTAÇÃO – NOVOS CURSOS DEPARTAMENTO DE ENSINO – BASILIO FECHINE ABRIL 2016 Basílio Rommel A. Fechine.
Fonte: Pesquisa Nacional realizada pelo Conselho Federal de Administração O PERFIL, A ATUAÇÃO E AS OPORTUNIDADES DE TRABALHO PARA O ADMINISTRADOR PROFISSIONAL.
- Contribuir para a formação continuada de docentes do ensino fundamental e médio, visando à melhoria do Ensino de Ciências, Matemática e Educação Ambiental.
BOLSAS BITEC 2008 PROGRAMA BITEC 2008 IEL BAHIA. Conceitos / Objetivos O Projeto em questão tem por objetivo “descrever, equacionar ou resolver questões.
LAN 5844 PREPARAÇÃO PEDAGOGICA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2014 Professor responsável Dra. Gilma Lucazechi Sturion
Seminário “O PNE e o futuro da Educação Brasileira" Luiz Dourado CNE.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PDI
Panorama (rápido) da Educação Básica no Brasil O desafio da equidade Brasília, 11 de abril de 2012.
+ Resultado CPC CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO.
Universidade Federal do Pará Instituto de Letras e Comunicação Faculdade de Letras Disciplina: Política e Legislação Educacional Prof.ª Sônia Rodrigues.
CALENDÁRIO DE PEDIDOS DE TURMA – Compatibilização com o SiSU
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA - POSGRAP Desafios, Estratégias e Necessidades da Área de Recursos Naturais.
PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL.
Museu Paraense Emílio Goeldi Ima Célia Guimarães Vieira Diretora
“Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e a Lei n° , de 25 de junho de 2014,
Disciplina de Noções de Relações Humanas e Ética Professor Alvaro Kosinski Amaral Curso Técnico em Transações Imobiliárias.
BEM – VINDOS AO CUCA. O que é o Cuca? O Curso Unificado Campus de Araraquara( CUCA) surge em 1994, como Programa de Extensão Universitária, para atender.
Instituto Nacional Politécnico de Lorraine. O conjunto da Universidade de Lorraine: estudantes com mais de 500 diplomas em: 150 menção nível L;
Política de Regulação Cursos de Medicina Brasília, 5 de fevereiro de Avanços.
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
SIMPÓSIO CTS – CIÊNCIA E TECNOLOGIA, SOCIEDADE – E A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NA UNIVERSIDADE A experiência Nacional da Educação do Campo como Paradigma.
PROFª.MS.ELAYNE MIKELY LIMA RAMOS DE ARAÚJO. MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO E DESENVOLVIMENTO RURAL- UFRPE; GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS-ECONOMIA RURAL-UFRPE;
FLUXOGRAMA DO CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA – INTEGRAL – 46300/300 - (2016) QFL1212 Química Analítica II (4T+4L+2A) LEGENDA: Requisito Forte: Exige aprovação.
OLIVEIRA, JANE S.; QUEIROZ SALETE L. Comunicação e Linguagem Científica: guia para estudantes de química, Campinas: Átomo, 2007, 109 p. Capítulo 4: LOCALIZANDO.
O PROFISSIONAL DO FUTURO A Formação do Químico Brasilia, 17 novembro de 2004 Marcio Miranda Santos (CGEE) Luiz Roberto Liza Curi (UNIEURO) Paulo Cesar.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade –
Temas 2016 de Metodologia da Pesquisa Curitiba 01/04/2016.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Orientação Facudade de Ciências da Saúde do Trairi-FACISA Orientação Acadêmica- FACISA.
O QUE É UM CURSO SEQÜENCIAL? Os cursos seqüenciais são cursos de nível superior sem o caráter de graduação. O que se busca ao definir-se um curso seqüencial.
Universidade Federal do Pampa Engenharia de Alimentos Introdução a Engenharia de Alimentos Profa. Valéria Terra Crexi.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Superior Maio de
Educação a Distância Universidade de São Paulo Metodologia da Pesquisa e redação cientifica para Licenciatura Ana Carolina da Silva N° USP: Tamara.
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
27/02/12Warlley L. Antunes Aula 1. 27/02/12Warlley L. Antunes O que é Engenharia Química? A engenharia química criativamente combina as três principais.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Campus Capão do Leão Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos Curso de Licenciatura em Química Recepção.
A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio A produção do conhecimento em Educação Profissional.
Transcrição da apresentação:

PLANO DE EXPANSÃO DA UFGD 2011/2020 Plano Nacional de Educação Projeto de Lei nº 8035/2010

Metas da Educação Superior Elevar a taxa bruta de matrícula na educação superior para cinquenta por cento e a taxa líquida para trinta e três por cento da população de dezoito a vinte e quatro anos, assegurando a qualidade da oferta. Elevar a qualidade da educação superior pela ampliação da atuação de mestres e doutores nas instituições de educação superior para setenta e cinco por cento, no mínimo, do corpo docente em efetivo exercício, sendo, do total, trinta e cinco por cento doutores. Elevar gradualmente o número de matrículas na pós-graduação stricto sensu, de modo a atingir a titulação anual de sessenta mil mestres e vinte e cinco mil doutores.

Evolução Nacional de Matrículas na Graduação

Evolução do Número de Doutores Titulados no Brasil 1999 a 2010

Artigos brasileiros publicados em periódicos científicos indexados na Thomson/ISI, em relação à América Latina e ao Mundo,

Implantação da UFGD

7.547 alunos de Graduação 860 alunos de Pós-Graduação (Me. Dr.) 833 Servidores Técnicos-Administrativos (543 no Hospital Universitário) 545 Docentes Estrutura Acadêmica/Administrativa em Implantação

Curso FACULDADESAno de implantação 1Administração FACE1999 2Análises de Sistemas FACET1999 3Agronomia FCA1978 4Ciências Biológicas - Bach/Licenc. FCBA1999 5Ciências Contábeis FACE1986 6Direito FADIR1999 7Geografia - Bach/Licenc. FCH1995 8História FCH1972 9Letras - Liter./Língua Ing. FACALE Matemática FACET Medicina FCS Pedagogia FAED Engenharia de Alimentos FAEN Engenharia de Produção FAEN Gestão Ambiental FCBA2006 Cursos de Graduação da UFGD

16Química FACET Ciências Sociais - Bach/Licenc. FCH Zootecnia FCA Licenciatura Indígena FAED Artes Cênicas FACALE Biotecnologia FACET Engenharia de Energia FAEN Engenharia Agrícola FCA Educação Física FAED Economia FACE Nutrição FCS Psicologia FCH Relações Internacionais FADIR2009

Cursos de Pós-Graduações: Doutorados Agronomia2002 Entomologia2009 História2009

Cursos de Pós-Graduações Mestrados 1Agronegócios Agronomia Antropologia Biologia Geral Ciência e Tecnologia Ambiental2009 6Ciência da Saúde2010 7Educação Entomologia e Conservação da Biodiversidade2001 9Geografia História Letras Matemática Química Zootecnia2009

Cursos de Pós-Graduações Residências Médicas Cirurgia Geral2010 Clínica Médica2010 Pediatria2010 Multiprofissional2010 Ginecologia2011

PROJETO DE EXPANSÃO DA ESTRUTURA ACADÊMICA DA UFGD CURSOS DE GRADUAÇÃO FACEAno de implantaçãoperíodoVagasduração Total de vagas Ciências Contábeis (Bach)*2012Noturno Administração (Bach)*2012Noturno Economia (Bach)*2015Integral Subtotal 750 FACET Física (Licenciatura e Bacharelado)2012Noturno/ Vespertino Ciência Computação (Bach)2012Integral Subtotal 440 FADIR Direito*2012Diurno Relações Internacionais*2013Diurno Subtotal 450 FCA Engenharia Florestal2012Integral Engenharia Aqüicultura2012Integral Subtotal 500 FCBA Ciências Biológicas (lic)*2015Noturno Ecologia - Agrobiodiversidade2017Integral Geologia2019Integral Subtotal 600 * Cursos Existentes

FAEN Eng. Mecânica2012Integral Eng. Civil2012Integral Subtotal 500 FCH História (Lic. e Bach.)*2012Matutino Geografia (lic. e Bach.)*2012Matutino Filosofia2012Noturno Arquitetura e Urbanismo2012Integral Subtotal 850 FCS Saúde Coletiva2012Integral Farmácia2013Integral Subtotal 450 FAED Educação Física*2013Noturno Pedagogia (Licenciatura)*2013Integral Serviço Social2016Noturno Biblioteconomia2018Noturno Artes Visuais2020Noturno Subtotal 1000 FACALE Comunicação Social (editoração/jornalismo)2014Diurno Dança2016Noturno Subtotal 400 TOTAL 5940 *Cursos Existentes

PROJETO DE EXPANSÃO DA ESTRUTURA ACADÊMICA DA UFGD 2011/2020 CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADESAno de implantaçãoVagasDuraçãoTotal de vagas FAED Doutorado em Educação Mestrado em Educação Física Subtotal 70 FCBA Mestrado em Bioprospecção Mestrado em Gestão Ambiental (profissionalizante) Doutorado em Bioprospecção Subtotal 120 FADIR Mestrado em Direito Doutorado em Direito Mestrado em RI Doutorado em RI Subtotal 140 FACE Mestrado em Agronegócios Mestrado em Administração e Controladoria Doutorado em Agronegócio Mestrado em Economia Aplicada Subtotal 142

FCH Mestrado em Antropologia Doutorado em História Mestrado em Sociologia Política Mestrado em Psicologia Doutorado em Geografia Subtotal 164 FAEN Mestrado em Eng. Agroindustrial Mestrado em Eng. de Energia Doutorado em Eng. Agroindustrial Doutorado em Eng. de Energia Subtotal 140 FACET Mestrado em Química Mestrado Matemática (Profissional) Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática Mestrado em Física Mestrado em Ciência da Computação Doutorado em Química Subtotal 234

FCA Mestrado em Eng. Agrícola Mestrado em Eng. de Aquicultura Mestrado em Eng. Florestal Doutorado em Zootecnia Doutorado em Eng. Agrícola Doutorado em Eng. Florestal Doutorado em Aquicultura Subtotal 250 FCS Doutorado em Ciências da Saúde Subtotal 40 FACALE Doutorado em Letras Subtotal 40 TOTAL 1340

População Universitária Atual*ExpansãoTotal Docentes Técnicos Discentes de Graduação Discentes de Pós- Graduação Total * 2012

Meus Sinceros Agradecimentos Damião Duque de Farias  Reitor da UFGD