SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GUANAMBI DEPARTAMENTO DE ENSINO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
Advertisements

PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Ciclo de Alfabetização
Plano de Trabalho Docente
NRE LARANJEIRAS DO SUL.
Secretaria de Estado de Educação do Paraná Superintendência da Educação Diretoria de Políticas e Programas Educacionais Coordenação de Planejamento e.
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
PROVA BRASIL e SAEB 2011.
-Apropriação do Relatório Pedagógico
AVALIAÇÃO ESCOLAR.
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
Avaliação Institucional
Coordenação Pedagógica Elaboração: Equipe de Coordenadores Escolas
Avaliação Hamurabi Messeder By PresenterMedia.com.
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EM LARGA ESCALA
Prefeitura municipal de Imperatriz
SISTEMA DE AVALIAÇÃO BÁSICA
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
em sistemas escolares e não escolares
Avaliação Educacional
Disciplina: Estágio Supervisionado I
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
BLOCO PEDAGÓGICO Anos Iniciais Proposta Pedagógica
SISTEMA PARAENSE DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EU LIDERO ESTA MUDANÇA!
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
AS AVALIAÇÕES DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, COM OS MÉTODOS TECNOLÓGICOS: UM ESTUDO NA REDE PÚBLICA E PRIVADA DE ENSINO EM ILHEUS.
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO PAV
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
IDEB ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO
Programa Educação Matemática nos Anos Iniciais - EMAI
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Atividade complementar
Atividade complementar 04 e 05
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL COMO INSTRUMENTO DA GESTÃO PEDAGÓGICA:
O QUE É AVALIAR Avaliar é analisar a prática pedagógica  de todos os envolvidos, com o objetivo de corrigir rumos e repensar situações para que a aprendizagem.
Currículo, PNE e Base Nacional Comum
Monitoramento da aprendizagem e formulação de políticas educacionais.
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Período de Aplicação - PROVA BRASIL
Currículo no ciclo de alfabetização: consolidação e monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem UNIDADE 1 ANO 2 Aprofundando o tema 3- Avaliação.
REFLEXÃO - SARESP DIA 04 DE OUTUBRO DE 2013.
O Projeto Desde fevereiro, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com a UNDIME/RS, vem implementando o Projeto Piloto para Alfabetização.
Resultados do ENEM 2014 à luz dos indicadores contextuais Brasília-DF | Julho 2015.
Tecendo a aprendizagem em Mato Grosso do Sul
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
Acompanhando e avaliando
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
Programa Ensino Médio Inovador Uma prática de avaliar desvinculada da didática vem persistindo de geração a geração porque a avaliação nos é apresentada.
Maria Elizabete Rambo Kochhann Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientadora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
Considerações iniciais
O PAPEL DO CONSELHO ESCOLAR NO ACOMPANHAMENTO AOS
CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO
Formação continuada 4º Encontro
Formação continuada 4º Encontro
Educação Matemática nos Anos Iniciais – EMAI
Formação continuada 2º Encontro
O QUE PODEMOS ENTENDER A PARTIR DA ANÁLISE DOS DADOS DO IDEB? Londrina, 28 / 04 / 2014 Kátia Andrade Inez Silva Mestranda em Educação – UEL 1.
Formação continuada ANO 2015
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada 5º Encontro Julho/ 2015 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GUANAMBI DEPARTAMENTO DE ENSINO.
Formação continuada III Encontro Língua Portuguesa e Redação
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO MATEMÁTICA Julho/ 2015 PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO MATEMÁTICA Julho/ 2015 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GUANAMBI DEPARTAMENTO.
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM GESTÃO ESCOLAR
Currículo, PNE e Base Nacional Comum Atividade complementar 01 Apresentação 01.
Formação continuada 3º Encontro
Transcrição da apresentação:

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GUANAMBI DEPARTAMENTO DE ENSINO Formação continuada Língua Portuguesa e Redação 6º ao 9º Anos 4º Encontro

Acessando o AVA Atividades da Proposta Curricular; Acompanhamento das Atividades do AVA; Materiais didáticos postados.

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Para início de conversa

Ao ouvirmos falar de avaliação escolar o que nos vem à mente Ao ouvirmos falar de avaliação escolar o que nos vem à mente? Defina com uma palavra. Quais instrumentos de avaliação devem ser utilizados nas aulas de Língua Portuguesa e Redação? A avaliação serve à aprendizagem ou a aprendizagem serve à avaliação?

O que diz a legislação? Artigo 24: V - a verificação do rendimento escolar observará os seguintes critérios: a) Avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais. LDB 9394/96

O que diz a legislação? Artigo 32: I – assumir um caráter processual, formativo e participativo, ser contínua, cumulativa e diagnóstica; II – utilizar vários instrumentos e procedimentos, tais como a observação, o registro descritivo e reflexivo, os trabalhos individuais e coletivos, os portfólios, exercícios, provas, questionários, dentre outros, tendo em conta a sua adequação à faixa etária e às características de desenvolvimento do educando; RESOLUÇÃO Nº 7/2010

Entrevista com Jussara Hoffman ESTUDO TEÓRICO Entrevista com Jussara Hoffman

Analisando imagens

Estudei, mas não lembro essa resposta?

No furacão chamado avaliação o melhor é...

Nosso mestre fala que...

?

Avaliar é??? “A avaliação é essencial à educação. Inerente e indissociável enquanto concebida como problematização, questionamento, reflexão sobre a ação”. “A avaliação é reflexão transformada em ação. Ação essa, que nos impulsiona para novas reflexões. Reflexão permanente do educador sobre a realidade, e acompanhamento, passo a passo do educando, na sua trajetória de construção de conhecimento”. Jussara Hoffmann

Avaliar é??? “A avaliação da aprendizagem, no novo paradigma, é um processo mediador na construção do currículo e se encontra intimamente relacionada à gestão da aprendizagem dos alunos”. Perrenoud “Avaliar é o ato de diagnosticar uma experiência, tendo em vista reorientá-la para produzir o melhor resultado possível; por isso, não é classificatória, nem seletiva, ao contrário, é diagnóstica e inclusiva”. Luckesi

Tipos Diagnóstica - visa identificar e avaliar o conhecimento que o aluno traz; busca detectar pré-requisitos para novas experiências de aprendizagem. Formativa - visa identificar se as estratégias e os recursos usadas para ensinar estão tendo resultados positivos, ou seja, se os alunos estão efetivamente aprendendo; pretende melhorar as aprendizagens. Somativa - é aplicada ao final de cada período de aprendizado com o objetivo de medir o conhecimento adquirido pelo educando; sua função é classificar os alunos ao final da unidade semestre ou ano letivo, segundo níveis de aproveitamento apresentados. SANT’ANNA, Ilza Martins. 1997

SOCIALIZANDO O PARA CASA... A partir dos resultados das avaliações da I Unidade em Língua Portuguesa e Redação nas turmas do 6º ao 9º anos, faça um levantamento do rendimento, conforme tabela abaixo: Disciplina Alunos frequentes Índice de aprovação Índice de reprovação

PARA CASA… Pensando a AVALIAÇÃO como parte integrante do processo ensino-aprendizagem, posicione-se a respeito de como ela deve ser vivenciada na Rede Municipal de Ensino de Guanambi, considerando os seguintes aspectos: Concepção; Importância; Tipos; Critérios.

Falando em avaliação...

IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica O que é?

IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica É um índice que indica se os alunos do Ensino Básico estão aprendendo os conteúdos previstos para a idade e a série adequadas; É o termômetro da qualidade da Educação Básica.

IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica Como é calculado?

IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica Base de cálculo (dois indicadores): Fluxo escolar (aprovação, reprovação e evasão – dados do censo escolar); Desempenho dos estudantes (avaliados pela Prova Brasil); É calculado e divulgado periodicamente pelo INEP.

Avaliações Externas: – Provinha Brasil; – SAEB – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica: ANEB – Avaliação Nacional da Educação Básica; ANRESC – Avaliação Nacional do Rendimento Escolar ( Prova Brasil); Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA).

SAEB/Aneb Avalia, por amostragem, os alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio em Língua Portuguesa e Matemática e tem por objetivo contribuir para a melhoria da qualidade da educação brasileira e para a universalização do acesso à escola.

SAEB/Prova Brasil É uma avaliação censitária que envolve todas as escolas da rede pública de ensino, das zonas urbanas e rurais, que possuam pelo menos 20 estudantes matriculados no 5º e no 9º ano do ensino fundamental regular; Avalia o desempenho dos estudantes em Língua Portuguesa, com foco em leitura, e em Matemática, com ênfase na resolução de problemas; Foi criada pelo Inep em 2005 e é aplicada a cada dois anos.

Prova Brasil / Objetivos: Avaliar a qualidade do ensino ministrado nas escolas públicas; Produzir informações que subsidiem políticas e ações para a melhoria da qualidade do ensino, a redução das desigualdades e a democratização da gestão da educação pública; Fornecer informações sobre o contexto extra e intraescolar, associadas ao desempenho.

Prova Brasil / Objetivos: Promover uma nova sistemática de avaliação alcançando cada escola; Permitir um retrato da realidade de cada escola, em cada município; Levar a escola a se reconhecer nos resultados da avaliações externas;

Prova Brasil / Finalidades: Avaliar os sistemas de ensino (escolas) e não os estudantes; Traçar um diagnóstico do sistema de ensino e não aprovar ou reprovar alunos. Oportunizar a sociedade conhecer a qualidade do ensino oferecido em cada unidade escolar.

Resultado do IDEB - 2011 BRASIL BAHIA GUANAMBI Séries iniciais Série finais Obs. Meta 2009 2021 4,6 6,0 4,0 5,5 3,8 5,0 3,1 4,8 4,4 5,4

Resultados finais/2013 http://sistemasprovabrasil.inep.gov.br/provaBrasilResultados/view/boletimDesempenho/boletimDesempenho.seam

ORIENTANDO A PRÁTICA/PARTILHANDO Conteúdos didáticos Língua Portuguesa Redação

Orientações didáticas Gênero: Conto – 8º e 9º anos; Intertextualidade – 6 e 7º anos; Modelo de avaliações: Prova Brasil. Ortografia, vamos inovar? Gênero: Animação / as imagens e sons à serviço da aprendizagem. .