PROJETO BRINCADEIRAS TRADICIONAIS 2013 Professora: ANGELA HADDAD.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Nazaré Marta M. C. Lazarone
Advertisements

PROJETO Oficina de Expressão
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III EIXO I PROPOSTA DE PROJETO CURSISTA:IVANETE F. DE SOUZA OLIVEIRA.
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
A criança necessita sentir-se emocionalmente bem no espaço que ocupa.
Máscaras Africanas.
Resgatando a nossa Cultura
DIDÁTICA DA ED. FÍSICA Ementa
Escola Est. De Ens. Fund. São Vicente de Paula – Erechim
Plano de Trabalho Docente Título: Quanto custa a escola gratuita? Quanto custa a escola gratuita? Gestora da Aula: Ana Lúcia Bassetto Gestora da Aula:
Escola Estadual Irman Ribeiro de Almeida Silva
Aulas Práticas no ensino de Ciências
Sexta-feira do professor projeto proler PARCERIA –1ª COoRDENadoria S.E. & UNIRITTER TRILHANDO OS CAMINHOS DA LEITURA E DA ESCRITA.
VISIBILIDADE E (IN)VISIBILIDADE DO BEBÊ E DA CRIANÇA PEQUENA
O conteúdo.
AMBIENTE ALFABETIZADOR E ARITIMETIZADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MUITO ALÉM DO LETRAMENTO E DA PURA BRINCADEIRA " A alfabetização não é apenas um objetivo.
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
USANDO JOGOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA
Ensinar a ler e a escrever nas aulas de Ciências
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROJETO CONFABULANDO “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE”
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
LEILÃO DE JARDIM.
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Curso de Especialização em Mídias na Educação
Sugestão de Atividade:
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”?
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Atividade_3.8_MarciaCessel
O MUNDO MÁGICO DA LEITURA
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
ATIVIDADE PEDAGÓGICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
PROJETO DIA DAS MÃES DURAÇÃO: 1 SEMANA TEMA: EU TE AMO MÃE.
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
TELESSALA DE IBAITI-PR 2007
Planejamento da Rotina Semanal
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
CURSO: Licenciatura em Educação Física
PROJETO.
Brincadeiras Indígenas
BRINQUEDO E BRINCAR Portfólio
Projeto de ensino – aprendendo com histórias infantis – o uso de gibis no ensino Prof.ª Márcia.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: o que é e como se faz
PRODUÇÃO DE TEXTOS NO CICLO DA ALFABETIZAÇÃO
Escola Municipal de Ensino Fundamental Martha Wartenberg
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
Relatório do projeto Disciplina: Módulo de gestão integradas de mídias na educação Projeto - grupo 4 Tutor: Amauri Henrique Rosina Discente: Angela Cristina.
Professor(es) Apresentador(es):
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
PITÁGORAS DE SAMOS.
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Projeto Mundo Leitor – Memórias - Diário
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
BRINCADEIRAS DE TODOS OS TEMPOS
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
Atividades lúdicas didáticas no ensino de Química
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Abrir o Apetite Poético
TRABALHO COLABORATIVO
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

PROJETO BRINCADEIRAS TRADICIONAIS 2013 Professora: ANGELA HADDAD

PROJETO BRINCADEIRAS TRADICIONAIS   IDENTIFICAÇÃO: Cursista: Angela Cristina Anselmo Haddad - Professora de Educação Física Escola Estadual Professora “Magali Valério”

PUBLICO ALVO: 1º anos A, B e C.

DURAÇÃO DO PROJETO: Mês de Abril, Maio e Junho.

JUSTIFICATIVA: É comum associarmos a infância ao brincar, como se brincar fosse uma consequência imediata dessa etapa da vida. Crianças brincam e, hoje sabemos, é saudável que o façam por inúmeros motivos. Vivemos um momento em que o brincar, tal como era concebido, tem sofrido transformações relacionadas às mudanças sociais. É durante as brincadeiras, que as crianças iniciam a vivencia do respeito aos companheiros, que a competição se alia à cooperação, que novos desafios são colocados e elas buscam superar a si próprias, pelo simples prazer proporcionado pela atividade lúdica.

As brincadeiras não só dão prazer às crianças, quanto é parte da cultura lúdica infantil e, utilizá-los é uma forma de resgatá-los. Podem servir como um recurso metodológico destinado a diagnosticar necessidades e interesses dos diferentes grupos de crianças e, também destinado a contribuir para o desenvolvimento da inteligência e de aprendizagens especifica (FRIEDMANN, 1996).

OBJETIVOS GERAIS: O projeto tem como objetivo o resgate do repertorio de brincadeiras tradicionais de nossa cultura, possibilitando que as crianças experimentem benefícios decorrentes do brincar. Brincadeiras estas que não necessitam de muitos materiais e que podem ser realizadas em qualquer ambiente, possibilitando sua realização nas aulas de Educação Física, no recreio e em casa.

OBJETIVOS ESPECIFICOS: Fazer com que as crianças aumentem o repertorio de brincadeiras infantis, participando de situações de socialização e aprendendo a brincar respeitando regras e limites.

CONTEÚDO:

CONHECENDO AS BRINCADEIRAS TRADICIONAIS Pesquisa com os familiares sobre as brincadeiras que eles brincavam quando eram crianças. Roda de conversa sobre as brincadeiras de hoje e de antigamente. Elaboração de listas de títulos das brincadeiras preferidas pelos alunos e de seus familiares. Elaboração de cartaz com as 10 brincadeiras preferidas pelos alunos e 10 das preferidas pelos familiares.

PESQUISANDO AS BRINCADEIRAS Assistir vídeos de brincadeiras de varias regiões do país. (youtube) Observação de algumas telas de pintores famosos (Candido Portinari e Pieter Brueghel). Os alunos em grupo (5 ou 6 alunos) irão escolher duas brincadeiras para brincar com os colegas da sala.

REALIZAÇÃO DAS BRINCADEIRAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA Brincar com as brincadeiras escolhidas pelos grupos. Ensinando a brincadeira para os colegas da turma. Ensinando a brincadeira para os colegas da outra turma.

COELHINHO SAI DA TOCA

TELEFONE SEM FIO

CABRA- CEGA

PULAR SELA OU PULA CARNIÇA

REGISTRO DAS BRINCADEIRAS: O registro será feito através de desenhos, que que ficarão expostos no mural da escola e apresentados através de slide share.

  ESTRATEGIAS: Pesquisa feita com familiares, sobre brincadeiras do tempo deles de criança feita através de formulário google docs;   Diálogos e relatos feitos pelos alunos e familiares; Confecção de cartazes;   Leitura de textos sobre brincadeiras tradicionais;   Atividades dirigidas;                                                                   Os alunos assistiram alguns vídeos (youtube) sobre brincadeiras de varias regiões do Brasil; Foram feitas pesquisas na internet sobre como se desenvolve algumas brincadeiras tradicionais; Foi apresentado para os alunos um power point com telas de Candido Portinari e Pieter Brueghel contendo pinturas sobre brincadeiras infantis; Recreações, jogos e brincadeiras.

RECURSOS: Bambolês Livros; Laboratório de informática; Internet; Sulfite e lápis de cor; Power point; Slide share; Movie maker; Googledocs.

SOCIALIZAÇÃO: Proporcionar brincadeiras Tradicionais nas aulas de Educação Física. No final do projeto serão apresentadas em movie maker as brincadeiras realizadas pelas crianças.

  MAPA CONCEITUAL:

CONSIDERAÇÕES FINAIS:     Ter os jogos tradicionais como conteúdo nas aulas de educação física, favorece o desenvolvimento integral da criança, os mesmos podem ser um grande aliados no resgate da cultura popular nas escolas e vai proporcionar para a criança seu desenvolvimento integral, visto que, os mesmos possibilitam para quem brinca uma grande variedade de movimentos, e atuam no desenvolvimento de uma melhor consciência corporal, melhorando a motricidade, a cognição e ajuda na socialização. Suas contribuições vão além desses aspectos, por serem transmitidos de geração em geração os jogos tradicionais tem características de anonimato, fazendo parte da cultura lúdica infantil. Resgatar esses jogos dentro da escola é propiciar o resgate de nossa cultura popular.

BIBLIOGRAFIA: DAÓLIO, J. Educação física e o conceito de cultura. Campinas: Autores Associados, 2004. FREIRE, João Batista. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da Educação Física. São Paulo, 2006. BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: 1a a 4a série. Brasília: SEF/MEC, 1997, v.7. GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO. Secretaria da Educação. Livro de texto do aluno Projeto ”Ler e Escrever” Jogos e brincadeiras. http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_07_p054-061_c.pdf http://pt.wikipedia.org/wiki/Brincadeira http://muriquinhos.blogspot.com.br/2009/04/brueghel.html http://www.fundacaoromi.org.br/images/Downloads/6encontroeducadores/oficna16portinari.pdf http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/videos-jogos-brincadeiras-tradicionais-pre-escola-599880.shtml http://revistaescola.abril.com.br/brincadeiras-regionais/ http://www.funnyhair.com.br/images/mais_brincadeiras.pdf