A Biodiversidade… Pode ser traduzida pelas diferentes espécies de seres vivos que existem nos mais variados habitats. É a diversidade de animais, plantas,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conselhos para as crianças e para os pais
Advertisements

Portefólio eb1 da Ruvina- Turma II
Colégio de s. teotónio Sessão de Educação para a Saúde.
O CORPO HUMANO É UMA CASA!
Circuncisão e Prevenção - Cancer de Pênis
Água: importância, onde é encontrada e preservação do recurso
Higiene é sinônimo de saúde!. HIGIENE Não é brincadeira, devemos levar a sério. Vem do grego e significa saudável. É sinônimo de saúde.
Antes de te ensinarmos o que é a Higiene Oral, vamos apresentar-te os amigos que te vão acompanhar.
Antes de te ensinarmos o que é a Higiene Oral, vamos apresentar-te os amigos que te vão acompanhar.
PROFª MARCIA CONCEIÇÃO
Higiene e problemas sociais
ALIMENTOS E NUTRIENTES
Micróbios.
Câmara Municipal de Felgueiras
Lixo Orgânico Componentes: Catarina Lima Daniel Lima
Higiene é sinônimo de saúde!
À descoberta do LABORATÓRIO!!!.
GRIPE A(H1N1)v Medidas de Prevenção e Controlo em Meio Escolar.
Higiene Pessoal O instrutor deve apresentar os objetivos do curso para os trabalhadores. Deve fazer breve comentário sobre cada um dos itens da apresentação.
Os Cuidados Básicos Da Saúde
A Água e a Biodiversidade
A importância dos Dentes
CUIDADOS NA MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS
A Água e a Biodiversidade
Hábitos de Higiene Pessoal
Olá amigos, Hoje aprenderemos sobre os hábitos de higiene
Vamos Aprender a Fazer Compostagem.
As bactérias.
LUCIANA CONTI PICCOLI MÁRCIO PELEGRINA
O CORPO HUMANO.
Uma história de: Maria Jesus Sousa (Juca)
Realizado por: Ana Sousa nº:2 6ºA
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DEVE SER...
Água e Saúde Profª Lilian Larroca.
Prevenção da Gripe A (H1N1)
Boas Práticas de Fabricação (BPF)
ANIMAIS DÁLMATAS Escola E . B .2 ,3 de Castro Marim
Micróbios Patogénicos
Estagiárias: Ana Gabriela Andréa Mônica
Muriel Ferreira, Patrícia Miranda, Alexandra Luz, Pascoal Moleiro
ENTENDENDO (E CUIDANDO) O CORPO HUMANO
Ciências – 6º Ano O Sistema Imunitário.
GRIPE A.
Os Micróbios Doenças e Proteção.
E B 2 3 de Cabeceiras de Basto 2008/2009
Saúde Vamos aprender a ser fortes e saudáveis?.
Oficina de Compostagem
Cuidados com a Escova Dental e sua Substituição
Nome ________________________________ Data: _____ / _____ / ______
ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS
Os Micróbios.
HIGIENE E SAÚDE.
Cuidado com o que vamos oferecer!
Papiloma Humano.
Vamos aprender a ser saudáveis?
Enfermeira: Denise Vicente
Cuidados de Higiene.
Dicas para cozinha ♥ Toda mulher que cuida dos serviços domésticos, sabe muito bem o trabalho que dá manter uma cozinha sempre limpa e impecável. Apesar.
PROFESSOR : JEAN FABIANO MARCATO LAMANA
MANIPULADOR DE ALIMENTOS
MICROBIOLOGIA E HIGIENE NO REFEITÓRIO
Calor/ Exposição solar
Higiene e Prevenção de Doenças
S I D A S I D A Síndrome de Imunodeficiência Adquirida.
1.O que é a saúde? “A saúde é um estado de bem-estar físico, psíquico e social resultante do equilíbrio entre o indivíduo e o meio em que vive.” Organização.
CURSO SOBRE HIGIENE PESSOAL
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA
GRIPE A(H1N1). GRIPE A O que é o novo vírus da Gripe A(H1N1)? É um novo subtipo de vírus que afecta os seres humanos; Contém genes das variantes humana,
Higiene das mãos. O modo mais frequente de transmissão de infecções é por contacto directo entre as pessoas, através de equipamentos e materiais contaminados.
Transcrição da apresentação:

A Biodiversidade… Pode ser traduzida pelas diferentes espécies de seres vivos que existem nos mais variados habitats. É a diversidade de animais, plantas, microorganismos que existem na Terra e as inter-relações que estabelecem entre si.

E, como vocês sabem, os animais, as plantas e os microorganismos vivem nas florestas, nos desertos, nos oceanos, nos pólos, nas zonas húmidas e estabelecem relações entre si.

Por exemplo… Os insectos ao voarem de flor em flor transportam o pólen necessário para as plantas terem frutos e sementes. Em troca os insectos alimentam-se do néctar fabricado pelas flores.

Quem é mais importante? Ambos são importantes. Não importa o tamanho, cada um no seu lugar equilibra a balança da vida. O elefante, ao deitar abaixo árvores e galhos, permite que os animais mais pequenos e que gostam de ramos e folhas acedam facilmente a estes alimentos.

Dos muitos seres vivos existentes em todos os meios muitos deles podem ser agressivos para o nosso organismo e provocar doenças. A maior parte é invisível aos nossos olhos, pois são seres microscópicos - micróbios.

De entre eles, podemos destacar os vírus, as bactérias, os protozoários e alguns fungos. Os micróbios que nos podem provocar doenças são designados por micróbios patogénicos.

Vírus… Só o microscópio electrónico permite observá-los. São mais simples que uma célula.

Bactérias… As bactérias são os seres vivos unicelulares mais simples. São os principais micróbios patogénicos, sendo responsáveis pela maior parte das doenças infecciosas que nos atingem.

Protozoários… Os protozoários são seres vivos unicelulares que se incluem no Reino dos Protistas e abundam em ambientes húmidos.

Fungos… Os fungos são um grupo muito diverso de seres vivos que vão desde os unicelulares até aos pluricelulares.

Os micróbios encontram-se em toda a parte. No nosso corpo - sobretudo nas mãos e na boca -, no ar que respiramos, na água que bebemos, nos solos e até nos alimentos que ingerimos.

Embora os micróbios apareçam em quase todos os ambientes, existem certas condições que são particularmente favoráveis ao seu desenvolvimento: muita humidade, temperatura moderadamente elevada, falta de luz e existência de matéria orgânica, que pode ser proporcionada pela sujidade.

Estas condições são características de meios onde existam mais resíduos alimentares, como lixos ou esgotos, que sejam sombrios, húmidos e quentes.

Existem muitos micróbios patogénicos que podem, em certas condições, invadir o nosso corpo através do ar, da água, de objectos ou do contacto directo com outras pessoas, e provocar infecções graves.

Quando os micróbios encontram uma fraqueza no organismo e conseguem penetrar encontram boas condições para se multiplicar. A doença é a acção desses micróbios sobre o organismo e a sua reacção contra eles – por exemplo, a inflamação.

Porque é que não estamos constantemente doentes ou em risco de morrer? O nosso organismo está rodeado de micróbios. Porque o nosso organismo está preparado para os micróbios poder enfrentar. Se um micróbio tentar entrar, encontra barreiras naturais e, se entrar, o nosso sistema de defesa reage.

Defesas contra os micróbios Existem três grandes meios de defesa contra as infecções por micróbios: –as defesas naturais, –a vacinação e –a higiene.

Defesas Naturais Das defesas naturais fazem parte: –as barreiras naturais e –o sistema imunitário.

Barreiras naturais… A pele é uma barreira difícil de ultrapassar pelos micróbios. Além disso, o suor origina uma acidez que evita a propagação dos microrganismos. Os que entram pelos orifícios naturais do corpo encontram barreiras como os pêlos e as mucosas, as quais produzem um muco, que é ácido e tem propriedades adesivas, prendendo os micróbios.

Sistema imunitário… Quando os micróbios conseguem penetrar no organismo vão enfrentar o nosso mais poderoso meio de defesa - o sistema imunitário. Certos glóbulos brancos atacam imediatamente e «devoram» os invasores através da fagocitose. Outros produzem substâncias - anticorpos - que se ligam aos micróbios, destruindo-os.

Vacinação… Uma vacina consiste em introduzir no nosso corpo com um micróbio patogénico que foi enfraquecido para não gerar a doença, mas que estimula a produção de anticorpos. Deste modo o organismo, num novo contacto com o micróbio, combate-o mais rapidamente.

Higiene… A higiene pessoal retira do corpo os restos das excreções, as células envelhecidas da pele, as poeiras e os microrganismos. As zonas do corpo mais sensíveis - os ouvidos, a região genital e o ânus - e, também, as mãos, devem ser alvo de cuidados especiais.

Temos que ter cuidado com o nosso corpo e com a nossa saúde, todos os dias devemos lavar os dentes, sempre que necessário devemos tomar banho, vestir roupa limpa, etc. Quando falamos em higiene, estamos a falar de um conjunto de hábitos de limpeza e asseio com que cuidamos do nosso corpo.

Higiene… Banho Higiene das mãos Cabelo Vestuário Dentes

Banho… O banho é importantíssimo e é indispensável à saúde do corpo. Depois do banho, certifica-te que estejam bem limpos e secos os espaços entre os dedos, virilhas e outras dobras.

Banho… A consequência de um banho mal tomado é o aparecimento de vermelhidão na pele, além do odor desagradável, o risco de aparecimento de piolhos e sarna, micoses, seborreia, infecções urinárias e corrimento vaginal nas meninas.

Unhas… Cortar as unhas e mantê-las sempre limpas são medidas importantes para prevenir certas doenças. Quando a pessoa coloca a mão na boca, os resíduos armazenados debaixo das unhas pode dar origem a doenças intestinais. Ah!... Seria muito bom procurar eliminar o hábito de roer unhas.

Limpeza das mãos As mãos têm de estar sempre limpas. Nunca devemos comer ou mexer em alimentos sem antes termos lavado as mãos. Depois de usarmos a casa de banho devemos lavar sempre as mãos.

Higiene das mãos…

Deves lavar as mãos sempre que: brincares em parques ou jardins, brincares com animais, mexeres em terra, utilizares a casa de banho, antes das refeições, antes de manusear qualquer alimento, após manusear alimentos crus, depois de assoar o nariz. Sempre que necessário deverás cortar as unhas.

Higiene dos dentes… Escovar os dentes pelo menos duas vezes por dia, sendo que uma delas deve ser, obrigatoriamente, antes de te deitares; Escovar os dentes com uma pasta que tenha flúor, cuidado não podes comer a pasta de dentes;

Higiene dos dentes… Utilizar uma escova com um tamanho adequado para a tua idade, escolher escovas pequenas e macias, para evitar lesões sobre os dentes e gengivas; Se necessário utilizar fio dentário para retirar restos alimentares entre os dentes.

Cabelos … Devem estar sempre lavados e penteados. Devem ser cortados regularmente. Nos cabelos acumulam-se poeiras e gorduras que precisam de ser eliminadas. É sempre agradável observarmos cabelos limpos, brilhantes, cheirosos e bem cortados.

Cabelos … Os cabelos grandes e sujos facilitam o aparecimento e a multiplicação de piolhos. Pede à tua mãe que verifique de vez em quando a tua cabeça. Já pensaste como será feio para ti que teus colegas saibam que tens piolhos ?

Vestuário… A roupa e o calçado devem estar sempre limpos e serem adequados ao tempo que faz: frescos no Verão, quentes no Inverno e impermeáveis nos dias de chuva. Devem ser cómodos e folgados. O vestuário é importante para manter a temperatura corporal.

Vestuário… Veste sempre, junto ao corpo, roupas de algodão pois não retém o suor o que evita o aparecimento de mau cheiro. Não esqueças também de mudar diariamente as tuas roupas interiores. Evita roupas justas e de fibras sintéticas. Prefere roupas confeccionadas em algodão, principalmente as meias e roupas íntimas.