Contributos para uma Caracterização Os Estudantes Estrangeiros Nacionais de Países da CPLP no Ensino Superior em Portugal: Isabel Pedreira Cláudia Roriz.

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Contributos para uma Caracterização Os Estudantes Estrangeiros Nacionais de Países da CPLP no Ensino Superior em Portugal: Isabel Pedreira Cláudia Roriz Conferência “Imigração de estudantes internacionais para a União Europeia” 12 de Novembro de 2012

Porquê olhar em particular os estudantes oriundos dos países da CPLP?  São o maior grupo entre os estudantes estrangeiros que frequentam o ensino superior em Portugal  Existe uma relação privilegiada entre Portugal e os demais países da CPLP  Língua comum  Laços histórico-culturais (vínculos pós-coloniais)  Política de cooperação que se traduz:  Regimes de acesso especiais  Concessão de bolsas de estudo  Condições que agilizam o processo burocrático (concessão de vistos e autorizações de residência)

Objetivos deste estudo:  Conhecer o universo dos estudantes da CPLP:  Qual a dimensão do contingente e como evoluiu nos últimos anos?  Qual o seu peso relativo no total de inscritos e entre todos os estudantes estrangeiros?  Como se distribuem por nacionalidade, por género e idade?  Qual a sua distribuição por subsistema e tipo de ensino (público/privado; universitário/politécnico)?  Qual a sua distribuição geográfica?  Quais as instituições, os níveis e as áreas de formação mais procuradas?  Por que regimes de acesso ingressam no ensino superior em Portugal? Quantos beneficiam de regimes de apoio social?  Quantos se diplomam e como se caracterizam?

Dados Os dados sobre inscritos e diplomados oriundos dos países da CPLP apresentados têm como fonte o inquérito estatístico anual aos alunos do ensino superior (RAIDES) realizado pelo Ministério da Educação e Ciência disponível em:  Instrumento de notação do Sistema Estatístico Nacional;  Abrange todos os estabelecimentos de ensino superior (público e privado)  Recolha de informação através de programa informático disponibilizado para download

Distribuição do número de Inscritos da CPLP por ano letivo  Nota: estes valores correspondem ao número de estudantes inscritos numa instituição portuguesa num período mínimo de 1 ano  Nos últimos seis anos o número de inscritos oriundos da CPLP manteve-se relativamente estável, variando entre e e atingindo no último ano o valor mais elevado.

 Angola, Cabo Verde e Brasil são os países com o maior número de inscritos no ensino superior.  Ao longo do período em análise, Cabo Verde tem vindo a diminuir o número de alunos enquanto se tem registado um forte aumento de estudantes brasileiros. Distribuição dos Inscritos da CPLP por Nacionalidade

Peso dos Inscritos da CPLP no total de inscritos no ensino superior Peso dos Inscritos da CPLP no total de inscritos estrangeiros no ensino superior  O peso dos estudantes oriundos da CPLP no total de inscritos no ensino superior não sofreu grandes oscilações, mantendo-se entre 3,4 % e 3,8 %.  No último ano letivo, registou-se o maior aumento do seu peso no conjunto dos inscritos.  Representam menos de 4 % do total dos inscritos, mas mais de metade dos estudantes estrangeiros que frequentam o ensino superior em Portugal (61,7%).  Todavia nos últimos anos o seu peso entre os estrangeiros tem vindo a diminuir pelo crescimento do número de estudantes de outras nacionalidades.

Distribuição por Género  Entre 2006/2007 e 2011/2012 verifica-se a feminização do contingente de estudantes da CPLP em Portugal, de tal modo que a distribuição quase se inverte.  Mais de 80 % dos estudantes são solteiros. Distribuição por Estado Civil

Distribuição dos Inscritos da CPLP por Idade (ano letivo 2011/2012)  A maioria dos estudantes são jovens com menos de 30 anos de idade.  Os grupos etários dos e anos têm uma representatividade muito semelhante, tendo o último um peso ligeiramente superior.  Os estudantes com mais de 35 anos representam 25 % do total.

Distribuição por Subsistema e Tipo de Ensino  O ensino público e o ensino universitário são os mais procurados.  O ensino universitário público é o preferido pelos estudantes da CPLP (55 % a 60 %).  Os estudantes inscritos no ensino universitário privado são em maior número do que os inscritos no ensino politécnico público.

Distribuição por Instituição  A Universidade de Coimbra e a Universidade Lusófona são as instituições com mais alunos da CPLP.  Na lista das instituições com pelo menos 2,5 % destes estudantes há apenas um Instituto Politécnico, o de Lisboa.

Distribuição Geográfica dos Inscritos (Nuts II e Concelhos)  É na região e no concelho de Lisboa que se concentra o maior número de Estudantes da CPLP.  Os principais centros urbanos atraem mais estudantes.  O Sul e as regiões autónomas têm uma diminuta percentagem de inscritos.

Distribuição por Nível de Formação  Os cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento são os mais procurados.  Embora a licenciatura seja o nível de formação mais frequentado, a procura dos mestrados e doutoramentos têm aumentado nos últimos anos.

 O Brasil é o país que em termos percentuais mais inscritos tem em doutoramento (73,8%). Lidera também nos cursos de licenciatura e de mestrados 2ºciclo.  Os 3 países mais representados em qualquer destes níveis são o Brasil, Angola, e Cabo verde, com exceção do grau de doutor em que Moçambique ultrapassa Cabo Verde. Distribuição por Nacionalidade e Nível de Formação

Distribuição por Área de Educação e Formação  O grupo das “Ciências Sociais, Comércio e Direito” é o que tem um maior número de inscritos, em particular as áreas de “Gestão e Administração” e “Direito”.  O grupo da “Engenharia, Indústrias Transformadoras e Construção” é o segundo mais representativo (16%).  A área das “Ciências da Educação” ocupa um lugar de destaque nas preferências dos inscritos da CPLP (6%).

Distribuição por Regime de Acesso (Formação inicial)  Mais de 25 % dos estudantes da CPLP ingressam pelo regime geral de acesso.  Mais de 20 % ingressam através das provas destinadas aos maiores de 23 anos.  15,1 % ingressam através dos regimes especiais que lhes são destinados.

Estatuto de bolseiro Inscritos oriundos da CPLP em 2011/2012 (Formação inicial) Inscritos oriundos da CPLP em 2011/2012 (Formação avançada)  8% dos inscritos em formação inicial são bolseiros, entre este grupo 2% são bolseiros de uma instituição estrangeira.  5% dos inscritos em formação avançada são bolseiros, entre este grupo 2% são bolseiros da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e 1% de uma instituição estrangeira.

Distribuição do número de diplomados da CPLP por ano letivo  Nos últimos 5 anos, o número de diplomados oriundos da CPLP registou um aumento atingindo no último ano o valor mais elevado (2641).

Distribuição dos Diplomados da CPLP por Nacionalidade  Angola, Cabo Verde e Brasil são os países com o maior número de diplomados no Ensino superior.  Ao longo do período em análise, tem-se registado um forte aumento de diplomados brasileiros.

Distribuição dos Diplomados da CPLP por Nível de Formação (ano letivo 2010/2011)  O peso dos licenciados e dos mestres é o que domina no total dos diplomados, com uma ligeira vantagem para os últimos (39%).  Os diplomas de especialização tecnológica são os que têm menor peso neste total.

Obrigada pela vossa atenção.