Romantismo “... mesmo quando a vida nos sorri, estamos a ponto de morrer” (Wagner) Romantismo e romantismo romantismo = maneira de se comportar, de agir,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
Advertisements

Os ideais éticos.
Introdução ao Romantismo
Professora: Tânia Valéria
O romantismo I – Contexto Histórico.
PEDAGOGIA 3ºPNA PROFª GIANE MOTA
Características do Romantismo no Brasil. Subjetivismo - A pessoalidade do autor está em destaque Subjetivismo - A pessoalidade do autor está em destaque.
A Concepção Objetiva da Arte
Arcadismo ou Neoclassicismo
Arcadismo Contexto Histórico.
Humanismo Século XV.
ROMANTISMO Contexto.
Romantismo Século XIX.
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
Vertentes Realistas.
Romantismo “Se quisermos defender a liberdade, precisamos negar o mundo exterior.” (Fichte)
o amor nos tempos modernos
IMIGRAÇÃO PARA O BRASIL NO SÉCULO XIX
Arte e representação.
A casa, uma parte de mim no mundo
AS GERAÇÕES DO ROMANTISMO
ROMANTISMO Prof.: Romão Júnior.
A prática da Virtude Professor José Roque Pereira de Melo
SIMBOLISMO.
Expressão artística da classe burguesa do início do século XIX
ROMANTISMO.
ROMANTISMO CONTEXTO HISTÓRICO.
ROMANTISMO Esta tela, do pintor francês Delacroix, remete-se ao principal alvo dos românticos, a Grécia, berço da cultura clássica e dos valores agora.
Classicismo (1527 – 1580).
A EDUCAÇÃO RENASCENTISTA
A EDUCAÇÃO RENASCENTISTA
A prática da virtude Prof.ª Andréa Cristina Filosofia
SÉCULO XV AO SÉCULO XVIII
Barroco - Introdução Durante o Renascimento o homem cresceu bastante, adquiriu autoconfiança, se tornou senhor da terra, mares, ciência e arte; libertou-se.
Eugène Delacroix - La liberté guidant le peuple
Romantismo Prof. Juarez Poletto.
Romantismo Teatro, música e dança.
Fundamentos de Sociologia e Antropologia
ROMANTISMO / ROMANTISMO EM PORTUGAL
Profª. Taís Linassi Ruwer
Romantismo Prof. Eduardo Silveira.
O QUE É FILOSOFIA ?.
Século XIX - Europa Final do século XVIII – Predominância do Neoclassicismo ou academicismo. Neoclassicismo- “neo”- Novo classicismo – retomada da cultura.
Revisão – professora Margarete
Antologia Poética do Romantismo
MUDANÇAS RESULTANTES DA INDUSTRIALIZAÇÃO
ROMANTISMO Profª: Indianara..
Estado de bem-estar Estado de bem-estar para todos ou privilégios para alguns 10CTGPSI Conectando Mundos
Romantismo (1) 2ª Geração.
CAP 20 – As teorias socialistas e o marxismo
OS IDEAIS ÉTICOS ATRAVÉS DOS TEMPOS
O pensamento liberal Capítulo 18.
Romantismo poesia. Características:  Um novo público: a mulher e o estudante  Vinda da Família Real  Imprensa passa a existir no Brasil  Folhetins.
A ARTE NO PERÍODO DO REALISMO
Neoclassicismo e Romantismo
Estética.
O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
Barroco Barroco ou Seiscentismo constitui o segundo período clássico e designa genericamente todas as manifestações artísticas produzidas no século XVII.
Romantismo em Portugal Profª Sandra. Surgiu em Portugal, assim como no resto da Europa, após a Revolução do Porto, de 1820 (que levou os liberais ao poder).
NEOCLASSICISMO, ROMANTISMO E REALISMO. NEOCLASSICISMO Nas duas últimas décadas do século XVIII e nas três primeiras do século XIX, uma nova tendência.
 A arte barroca originou-se na Itália (Século XVII) mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano,
Dualismo Ilustração do dualismo de René Descartes: as sensações são transmitidas pelos órgãos dos sentidos à glândula pineal, no cérebro cerveau, e epois.
Profª Sandra. O Romantismo é uma escola que surgiu aos poucos, desde fins do século XVIII. Vários autores estavam dispostos a mudar o estilo literário.
PARNASIANISMO LITERATURA.
ROMANTISMO ( no Brasil de 1836 a 1881)
ROMANTISMO. O século XIX foi agitado por fortes mudanças sociais, políticas e culturais causadas por acontecimentos do final do século XVIII que foram.
Docente: Ilídio sebastião História da Arquitectura III Universidade Metodista de Angola Faculdade de Arquitectura e Urbanismo O triunfo da Razão. Revisão.
Barroco.
Transcrição da apresentação:

Romantismo “... mesmo quando a vida nos sorri, estamos a ponto de morrer” (Wagner) Romantismo e romantismo romantismo = maneira de se comportar, de agir, é uma atitude espiritual. O comportamento romântico se caracteriza pelo sonho, pelo devaneio, por uma atitude emotiva diante das coisas. Um dos comportamentos mais típicos do romântico é a supervalorização do amor.

Romantismo – estilo de época do século XIX. O movimento histórico surgiu na Alemanha e na Inglaterra, no final do século XVIII e predominou no início do século XIX. Em Portugal, a partir de 1825 e no Brasil Nesse caso, o Romantismo designa uma tendência geral da vida e da arte, portanto denomina um sistema, um estilo. Fragmento de poema dessa época: Parece-me este mundo Todo um imenso templo! O mar já não tem fundo E não tem fundo o céu! E em tudo o que contemplo, O que diviso em tudo, És tu... Esse olhar mudo... O mundo és tu... e eu! (João de Deus – poeta português)

Contexto Histórico Revolução Francesa e Revolução Industrial – responsáveis pela consolidação da burguesia que infiltrou-se na aristocracia e começou a dominar a vida política, social e econômica. Revolução Francesa – Liberdade, Igualdade e Fraternidade – povo estava descontente com o sistema feudal e começa a reclamar seus direitos. Cai o absolutismo e entra em seu lugar o liberalismo, crença filosófica na capacidade individual do homem.

Foi o progresso político, econômico e social da burguesia que preparou terreno para o surgimento de um fenômeno cultural baseado na liberdade de criação e expressão, na supremacia do indivíduo. No início, o Romantismo aplaudiu e divulgou essas ideias, acreditando em um mundo mais justo e mais equilibrado. A palavra dos românticos era rebeldia. Mais tarde, essa rebeldia tornou-se descrença, frustração diante da realidade que o espírito revolucionário conseguiu forjar. Por isso, o Romantismo apresenta características contraditórias.

“E eu pergunto aos economistas políticos, aos moralistas, se já calcularam o número de indivíduos que é forçoso condenar à miséria, ao trabalho desproporcionado, à desmoralização, à infâmia, à ignorância crapulosa, à desgraça invencível, a penúria absoluta, para produzir um rico”. (Almeida Garret – escritor romântico português)

Manifestações Artísticas A rebeldia romântica manifesta-se na arte pela ruptura com os padrões clássicos e neoclássicos.

O BALANÇO – DE FRAGONARD

O VELHO E O BALANÇO - GOYA

Música Compositores românticos abandonaram as fórmulas rígidas de composição e transportaram para a música suas paixões e aflições, seu nacionalismo, suas aspirações políticas e seu pessimismo. São compositores românticos Beethoven, Liszt e Wagner.

Literatura Elementos que envolvem o processo criativo dos românticos: paixão, emoção e liberdade resultantes da subjetividade. São características do texto romântico: liberdade de criação, sentimentalismo, supervalorização do amor, idealização da mulher, mal do século, evasão, escolha de herois grandiosos.

1. Liberdade de criação O artista recria a realidade. Clacissismo – expressa o geral, o universal, imitavam a arte greco-romana. Romantismo – ao recriar a realidade, o escritor rejeita qualquer modelo e se expressa por uma atitude pessoal, que pretende ser única.

2. Sentimentalismo Clássico – expressa a realidade através da razão. Romântico – através da emoção e pretende atingir a emoção do leitor.

3. Supervalorização do amor O amor é a coisa mais importante da vida em oposição ao valor mais utilizado pela burguesia: o dinheiro. Perder o amor significa perder o sentido da vida e essa perda produz 3 consequências: loucura, morte ou suicídio.

4. Idealização da mulher A mulher é divinizada, pura e virgem.

5. Mal do século O ser humano busca a perfeição, a totalidade – sendo humanos, não conseguimos atingir esse estado. Desajuste entre real e ideal. A morte é a solução definitiva para os males da existência. Desse desajuste resultam: o pessimismo, o prazer em sentir-se melancólico e sofrido e busca pela solidão, pelo isolamento.

6. Evasão Procurando saída para esse conflito, o romântico cria mecanismos de fuga da realidade em 3 níveis: evasão no tempo, no espaço e na morte. Evasão no tempo – conduz a imaginação ao passado histórico do país ou ao passado individual.

A religiosidade, especialmente a proposta pelo cristianismo medieval, também se recupera nos textos românticos. A religião é encarada como uma possibilidade de ligar o homem (ser imperfeito) a Deus (ser perfeito). Da volta ao passado histórico resultam as seguintes características observáveis nos textos românticos: recuperação da cultura medieval no romantismo europeu, indianismo, no Brasil, nacionalismo, religiosidade, saudade e supervalorização do homem em estado selvagem.

Evasão no tempo – Refúgio no sonho, no devaneio, substitutos para a vida real e também na morte, que seria o mais definitivo dos processos de escapismos e que foi constantemente evocada pelos românticos.

7. Escolha de heróis grandiosos O herói romântico é revoltado e solitário. Se julga diferente dos outros, incompreendido.

Aspectos considerados ArcadismoRomantismo 1. Classe social dominante NobrezaBurguesia 2. Corrente filosófica predominante IluminismoLiberalismo 3. Valores mais respeitados a)Universalismo, ou seja, aquilo que é geral é válido para todos os homens b)Ordem a)Individualismo, ou seja, o que resulta da experiência de cada um. b)Caos, anarquia 4. O que serve de guia para a expressão artística Razão, cérebro, submissão a normas Emoção, coração, libertação das normas 5. Referencial de ordem religiosa Antiguidade pagãMedievalismo cristão (cristianismo)