ENADE 2014 Exame Nacional de Desempenho de Estudantes.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1 Orientações gerais sobre o ENADE Orientações gerais sobre o ENADE Fundamentação ENADE ENADE É pautado em preceitos da Constituição (Art.
Advertisements

DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANISÍO TEIXEIRA
ENADE Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes
PRÓ-REITORIA COMUNITÁRIA SERVIÇO DE APOIO PEDAGÓGICO E SOCIAL (SAPES) 08 de abril de 2006 ENCONTRO DE REPRESENTANTES DE CLASSE (PRIMEIROS SEMESTRES)
Profº André Maia INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) 1ª SÉRIE DE ENFERMAGEM – NOITE Aula - 02.
Enade Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes2009 Unioeste Pró-Reitoria de Graduação Assessoria de Legislação Educacional.
Proenex / UEMG ENADE / SINAES Instituído pela Lei no /2004 Objetivo. Assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação.
AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR E A PRÁTICA DOCENTE
O CASO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE (UNI-RN)
PÚBLICO ALVO O curso é destinado a professores que estejam atuando com o Ensino de Música na Educação Básica. Objetivos Analisar e discutir os pressupostos.
REFORMA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Versão Preliminar do AnteProjeto de Lei -Estabelece Normas Gerais para a Educação Superior -Regula o Sistema Federal de.
Edivaldo Moura (91) Coordenação Geral de Educação Superior.
GEOMETRIA PARA ALUNOS SURDOS POR MEIO DO TANGRAM
COMISSÃO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA - CNEMV João Carlos Pereira da Silva Dezembro / 2014.
A vida de um curso Departamento de Ensino Superior.
Diretoria de Avaliação da Educação Superior – DAES 27 de maio de 2014
PROGRAMAS E BOLSAS NA UFAC DIRETORIA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO Prof. José de Ribamar T. da Silva Diretor.
PROGRAMA CREAjr-PR Membro Dirigente Curso Instituição de Ensino
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Conversando sobre educação a distância Mirza Seabra Toschi setembro de 2009.
Antes de decidir, pense no estudante. Audiência Pública nº 02/2014 Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES Diretoria de Regulação.
CONSELHO DELIBERATIVO ESCOLAR (OU CONSELHO ESCOLAR) ESPAÇO PARA EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA FULANO DE TAL GERED DE
Lei nº (14/04/04) Institui o SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior). Integra três modalidades de avaliação: Avaliação das.
ENADE 2015 Exame Nacional de Desempenho de Estudantes.
E STÁGIO : LEGISLAÇÃO CBD Estágio Supervisionado em Unidades de Informação 2. semestre 2014 Profa Dra. Vânia Mara Alves Lima 1.
“P OSSIBILIDADES E DESAFIOS NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE E NFERMAGEM NO E NSINO A DISTÂNCIA ” 1º Seminário sobre Ensino Técnico e de Graduação a Distância.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR - SINAES SEMINÁRIOS NACIONAIS DO ENADE BRASÍLIA, JUNHO DE PROVA DO ENADE DE NOVEMBRO DE.
Avaliação Acadêmica Institucional Uma Visão Geral.
Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais REGULARIZAÇÃO DE ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL PARECER Nº 895/13 RESOLUÇÃO Nº 460/13 Maria do Carmo Menicucci.
ATIVIDADES ACADÊMICO- CIENTÍFICO-CULTURAIS Professor Domingos Aguiar.
Formação de Recursos Humanos para Ciência, Tecnologia e Inovação, com especial enfoque para o Programa Ciências sem Fronteiras Isaac Roitman Núcleo de.
Fórum Nacional de Educação Seminário Nacional - O PNE e o futuro da educação brasileira 25/06/2015 Mesa de debate: O PNE e a Qualidade da Educação Prof.
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PROPOSTA CURRICULAR E METODOLOGIA NA EDUCAÇÃO INTEGRAL. Pará
I ENCONTRO DAS EQUIPES PEDAGÓGICAS Novembro/2015 PROEN.
FORMAÇÃO CONTINUADA DE SOCIOEDUCADORES MATO GROSSO DO SUL Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública – SEJUSP Secretaria de Estado de Trabalho.
LAN 5844 PREPARAÇÃO PEDAGOGICA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2014 Professor responsável Dra. Gilma Lucazechi Sturion
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID Universidade Federal.
AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2014 AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2014 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – CPA.
A principal característica do ENEM é a utilização de questões interdisciplinares, em que, além dos conteúdos, é avaliada a capacidade de o aluno “saber.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PDI
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC): elaboração e reformulação
XXIV Fórum Estadual da UNDIME-RS Relações entre órgãos normativos e executivos no Regime de Colaboração. Prof. Diego Tormes Coord. Estadual da UNCME-RS.
+ Resultado CPC CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO.
COMPONENTE EXTERNA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE.
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
“Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e a Lei n° , de 25 de junho de 2014,
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
Mapeamento das Instalações e Equipamentos existentes nos laboratórios das Etecs Mapeamento das infraestruturas existentes e necessárias para o oferecimento.
PERFIL ACADÊMICO DOS ALUNOS DO IF-USP* Fernando Augusto Silva, Maria Regina D. Kawamura Instituto de Física da Universidade de São Paulo Panorama Geral.
ENADE - Constitui-se componente curricular obrigatório dos cursos de graduação. - Será inscrito no histórico escolar do estudante somente sua situação.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Orientação Facudade de Ciências da Saúde do Trairi-FACISA Orientação Acadêmica- FACISA.
REUNIÃO COM ALUNOS FORMANDOS ENADE » MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO » ENADE | Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes ˃PUC-Campinas | ˃ENADE 2009.
O QUE É UM CURSO SEQÜENCIAL? Os cursos seqüenciais são cursos de nível superior sem o caráter de graduação. O que se busca ao definir-se um curso seqüencial.
ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL UFRN – Campus Natal Setembro – 2013.
Avaliação Institucional CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE FACULDADE CENECISTA DE CAPIVARI Capa.
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
CURSO BÁSICO DESPORTO. Objeto e Âmbito Experiência-piloto a iniciar no ano escolar de A experiência-piloto integrará alunos do 7.º ano de escolaridade.
Júlio Gregório Secretário de Estado da Educação do Distrito Federal SEMINÁRIO: “REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO” MESA 3 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Campus Capão do Leão Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos Curso de Licenciatura em Química Recepção.
Reitoria Supressão de Regime Especial de Trabalho Docente Prof. Dr. Carlos Roberto Grandini 2011.
Conselho Estadual de Educação (CEE) Regime de Colaboração entre os Sistemas de Ensino de Mato Grosso do Sul EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.
APOIO MATRICIAL COMO FERRAMENTA PARA INSERÇÃO DA SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE APOIO MATRICIAL COMO FERRAMENTA PARA INSERÇÃO DA SAÚDE.
Trabalho Docente no Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR Imagem fonte:
ENADE 2017 | Assessoria de Planejamento e Avaliação Institucional.
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes 2011 ENADE 2011 Proposta
Fórum de Coordenadores
Márcia Figueiredo Edilene Ropoli Rita Borges
Márcia Figueiredo Consultor EAD
Fórum de Coordenadores dos Cursos de Graduação
Transcrição da apresentação:

ENADE 2014 Exame Nacional de Desempenho de Estudantes

O ENADE Criado em 2004; Aplicado anualmente pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira); Integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação (SINAES)

LEGISLAÇÃO Lei N , de 14 de Abril de 2004: trata da avaliação da Educação Superior – Sistema Nacional de Avaliação da Educação (SINAES) Portaria Normativa N. 40, de 12 de dezembro de 2007: consolida disposições sobre indicadores de qualidade para avaliação do Ensino Superior; Portaria Normativa N. 8, de 14 de Março de 2014: dispõe sobre os procedimentos para o ENADE 2014.

SINAES Instituído pela Lei , o SINAES pretende assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação superior, dos cursos e do desempenho acadêmico dos estudantes. IES: autoavaliação e avaliação institucional para fins de credenciamento e recredenciamento (atribui o CI – Conceito institucional); Cursos de graduação: avaliação dos cursos de graduação para fins de autorização. Reconhecimento e renovação de reconhecimento (atribui o CC – Conceito de Curso); Estudantes: avaliação de desempenho de estudantes (Conceito ENADE).

CONCEITO ENADE Calculado para o curso da IES, localizada em um município, considerada uma área de avaliação; A nota do curso inclui o desempenho dos alunos nas provas de formação geral e componente específico; O desempenho não é divulgado, porque o que interessa é avaliação do curso; O mínimo necessário para gerar o Conceito ENADE é a inscrição de 2 (dois) alunos para fazer uma média.

Dinâmica do ENADE Visa abranger as formações objeto das Diretrizes Curriculares Nacionais. Realizado anualmente, aplicando-se trienalmente a cada curso, observando as seguintes referências: Para definição das áreas: Ano I: Saúde, ciências Agrárias e áreas afins; Ano II: ciências exatas, licenciaturas e áreas afins; Ano III: ciências sociais e aplicadas, ciências humanas e áreas afins. As áreas são definidas pelo INEP, sob a orientação do CONAES (Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior).

OBJETIVOS DO ENADE Contribuir para a avaliação dos cursos de graduação por meio da verificação das competências, habilidades e conhecimentos desenvolvidos pelos estudantes; Aferir o desempenho dos estudantes no que se refere ao uso, síntese e integração de conhecimentos adquiridos ao longo do curso; Possibilitar aos cursos o acompanhamento dos resultados de suas ações pedagógicas; Avaliar comparativamente a formação oferecida pelas IES aos estudantes das respectivas áreas avaliadas.

CURSOS DA UFRN QUE SERÃO AVALIADOS NO ENADE 2014 I – QUE CONFEREM DIPLOMA DE BACHAREL EM: a)Arquitetura e Urbanismo; b)Sistema de Informação; c)Engenharia Civil; d)Engenharia Elétrica; e)Engenharia da Computação; f)Engenharia de Controle e Automação; g)Engenharia Mecânica; h)Engenharia Química; i)Engenharia de Alimentos; j)Engenharia de Produção; k)Engenharia Ambiental; l)Engenharia Florestal; e m)Engenharias

CURSOS DA UFRN QUE SERÃO AVALIADOS NO ENADE 2014 II – QUE CONFEREM DIPLOMA DE BACHAREL E LICENCIATURA EM: a)Ciência da Computação; b)Ciências Biológicas; c)Ciências Sociais; d)Filosofia; e)Física; f)Geografia; g)História; h)Letras-Português; i)Matemática; e j)Química;

CURSOS DA UFRN QUE SERÃO AVALIADOS NO ENADE 2014 III – QUE CONFEREM DIPLOMA DE LICENCIATURA EM: a)Artes Visuais; b)Educação Física; c)Letras – Português e Espanhol; d)Letras – Português e Inglês; e)Música; e f)Pedagogia;

CURSOS DA UFRN QUE SERÃO AVALIADOS NO ENADE 2014 IV – QUE CONFEREM DIPLOMA DE TECNÓLOGO EM: a)Análise e Desenvolvimento de Sistemas; b)Automação Industrial; c)Gestão de Produção Industrial; e d)Redes de Computadores;

SOBRE O ENADE Constitui-se componente curricular obrigatório dos cursos de graduação. Será inscrito no histórico escolar do estudante somente sua situação regular em relação ao ENADE, atestada pela sua efetiva participação ou dispensa oficial pelo MEC. É vedada a identificação nominal do resultado do estudante avaliado. A inscrição dos estudantes habilitados ao ENADE é responsabilidade do dirigente da IES. A não inscrição de estudantes habilitados pela IES poderá ensejar a aplicação das sansões previstas na legislação, como, por exemplo, a suspensão temporária de abertura de processo seletivo de cursos de graduação. Desde 2010, o ENADE tem sido censitário. A partir de 2011, somente os concluintes participam da prova.

PROVA 23/11/2014

Questionário do Estudante A partir de 21/10/2014 É obrigatório o preenchimento do questionário, caso contrário, o estudante ficará em situação irregular junto ao ENADE, conforme a Portaria Normativa N. 40/2007 em sua atual redação.

Questionário do Coordenador De 24/11/2014 até 07/12/2014

Boletim de desempenho do Estudante Esse link apresenta a nota detalhada obtida pelo estudante e quadros comparativos de seu desempenho

Relatório-Síntese da Área Aqui, resumidamente os resultados nacionais do ENADE em cada área avaliada no exame

Maiores esclarecimentos Setor de Registro Acadêmico / DACA / PROGRAD Telefone: (Ramais 116/117) Eliane Cristina; Maria das Graças; Tibério Graco; Vinícius Vianna. Procurador Educacional Institucional (PI) Telefone: (Ramal 109)

COLABORADORES Deborah Lima – Bolsista SeRA Profa. Elizama Cunha – Assessora Institucional Profa. Fernanda Mittelbach – Diretora DACA Jocineide Silva– Auxiliar Aval. Institucional Vanessa Chaves – Assessoria Técnica;

OBRIGADA