R ECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS PARA GESTANTES E NUTRIZES Paula Hibari Sasakura Monitora da disciplina HSM – 0129 - Ciclos da Vida 1 Professora responsável:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A PIRÂMIDE ALIMENTAR Desenvolvida pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, 1992): Trata-se de um guia para uma dieta equilibrada e alimentação.
Advertisements

Alimentação e Saúde Profa. Flávia Della Lucia Nutricionista
Trabalho de Biologia Tema: Alimentação Saudável
GESTAÇÃO Suplementação nutricional
Trabalho de ciências Sais minerais.
COMBATE A FOME 6°B.
NUTRIÇÃO ASPECTOS GERAIS Fac. Ciênc. Méd. Sta Casa S. Paulo
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E BALANCEADA
Alimentação saudável.
CONSELHOS PARA UMA GRAVIDEZ SAUDÁVEL de Centro de Ecografia – Drª Teresa de Herédia
Vitaminas Fonte de energia.
Alimentação saudável- Corpo saudável
Alimentação Equilibrada
DICAS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
E. M. JOSÉ DORILÊO DE PINA. PROFª: MARTA SCHIAVI EDUCAÇÃO FÍSICA
Formandos: Diogo Silva e Silvana Pereira
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DEVE SER...
O homem e os alimentos Os alimentos ingeridos fornecem nutrientes com duas funções básicas: Fabricar matéria prima Liberar energia.
Dieta rica em carboidratos Para uma alimentação “rica” em carboidratos mantendo os nutrientes necessários e o peso corporal normal, consulte um nutrólogo.
NUTRIÇÃO NO DIABETES MELLITUS Ana Cristina Dias de Vasconcelos
Qualidade de vida X Alimentação Carolina Cazelli Alencar Nutricionista
Orientação Nutricional
Princípios Básicos para uma Alimentação Saudável
VALORES NUTRICIONAIS. Confira aqui:
Nutrição na Gestação Curso Técnico de Enfermagem 2012
Programa Gestante A gestação compreende um período especial na vida da mulher, uma vez que seu organismo passa por várias modificações a fim de permitir.
SAIS MINERAIS  Cinzas Bromatologia Profª. Mariana Schmidt.
DEZ PASSOS PARA UMA ALIMENTAÇÃO INFANTIL SAUDÁVEL
Alimentação Saudável Projeto Saúde 2009.
NUTRIÇÃO PARA O EXERCÍCIO
Dia Internacional da Alimentação
Alimentação no 1º ano de vida
NUTRIÇÃO E DIETOTERAPIA
NUTRIÇÃO E DIETOTERAPIA
NUTRIÇÃO E DIETOTERAPIA
NUTRIÇÃO E DIETOTERAPIA
PROGRAMA NACIONAL DE SUPLEMENTAÇÃO DE FERRO - PNSF
Profª Adriana de S. Nagahashi 2015
CONTINUAÇÃO Guias alimentares
Alimentos e nutrientes
Cardápio para Gestantes e Nutrizes Sadias
CONSTITUIÇÃO QUÍMICA DOS SERES. COMPONENTES INORGÂNICOS ÁGUA E SAIS MINERAIS ÁGUA E SAIS MINERAIS COMPONENTES ORGÂNICOS CARBOIDRATOS, LIPÍDIOS, PROTEÍNAS.
Aulas 9 e 10 Bio A Caderno 2 – página 151.   Carboidratos = açúcares  Responsáveis principalmente pelo fornecimento de energia para o funcionamento.
8º ano- Ciências Professora Vanesca- 2016
C I Ê N C I A S Nutrientes e Sistema Digestório Por que comer?
Alimentação na Gestação. Gravidez Fenômeno fisiológico com várias transformações Finalidade das mudanças: Crescimento e desenvolvimento do feto e proteção.
Módulo 4.: A composição química da célula 1. Os componentes químicos da célula Conteúdo celular possui: componentes inorgânicos e orgânicos. Componentes.
Disciplina de Ciências Professora Viviane. ORGANIZAÇÃO CELULAR Célula : É a menor estrutura de um ser vivo – a maioria só pode ser observada com auxílio.
CURSO EAD CURSO EAD Capacitação para Orientações Básicas de Alimentação Saudável Módulo 6 Considerações Finais e Avaliação Universidade de São Paulo –
USO DE MEDICAMENTOS NA GRAVIDEZ
Constituintes da matéria viva. Inorgânico Água Minerais.
RECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS PARA GESTANTES
Necessidades nutricionais na gestação
Alimentação da Criança na 1a. Infância
Contributo da Alimentação para uma Vida Saudável DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO 16 de Outubro de 2013.
BIOLOGIA Professora Cristiane C. Camargo. BIOLOGIA Capítulo 10: Nutrição.
ECO QUIZ Alimentação Saudável e Sustentável Nível I JI e 1º ciclo.
Escola Básica e Secundária Fernão do Pó Secção de Educação Física e de Desporto Alimentação do (jovem) desportista Todos os dias Projeto NutriBem Desportivamente.
Metabolismo do Ferro Ferro é um metal de transição mais importante para os seres vivos. Participa na síntese da hemoglobina e elaboração das hemácias.
A ciência afirma: Ovo é benéfico à saúde!. Características do Ovo Após o leite materno o ovo é considerado o alimento mais completo: Após o leite materno.
A alimentação da mãe que amamenta (nutriz)
Anemia na Infância. Definição de anemia É o processo patológico no qual a concentração de hemoglobina (HB), contida nos glóbulos vermelhos encontra- se.
Camilo Piran João Pedro Machado Luiz Felipe Pimentel.
Patologia da Nutrição e Dietoterapia II – Caso Clínico
Recomendações nutricionais para gestantes
Grupos Alimentares Joice Behenck Evaldt.
Recomendações nutricionais para gestantes
Recomendações nutricionais para gestantes
Recomendações nutricionais para gestantes
NUTRIÇÃO NA GESTAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

R ECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS PARA GESTANTES E NUTRIZES Paula Hibari Sasakura Monitora da disciplina HSM – Ciclos da Vida 1 Professora responsável: Simone G. Diniz

L EIS DA ALIMENTAÇÃO DE ESCUDERO Lei da quantidade: “a quantidade de alimentos deve ser suficiente para cobrir as exigências energéticas do organismo e manter em equilíbrio o seu balanço” Lei da qualidade: “o regime alimentar deve ser completo em sua composição para oferecer ao organismo – que é unidade indivisível – todas as substâncias que o integram” Lei da harmonia: “as quantidades dos diversos nutrientes que integram a alimentação, devem guardar um relação de proporção entre si” Lei da adequação: “a finalidade da alimentação está subordinada à sua adequação ao organismo” “A alimentação normal deve ser quantitativamente suficiente, qualitativamente completa, além de harmoniosa em seus componentes e adequada à sua finalidade e ao organismo a que se destina”

NECESSIDADES AUMENTADAS NA GRAVIDEZ Razões maternas: aumento da taxa metabólica basal; volume sanguíneo materno; formação de eritrócitos e aumento de hemoglobinas; crescimento dos tecidos maternos como útero e mamas; armazenamento de reservas para o parto e lactação; entre outros Razões fetais: rápido crescimento de tecidos; formação e crescimento ósseo e dentário; crescimento e desenvolvimento da placenta; armazenamento de ferro no fígado do feto

R ECOMENDAÇÕES ESPECIAIS PARA GESTANTES Acréscimo de 340 a 360kcal/dia no 2ºtrimestre da gestação e 452kcal/dia no 3ºtrimestre ( IOM 2002 ) Proteínas: adulta gestante: 60g/dia; adolescente gestante: 70g/dia (não-gestante: 50g/dia) Fibras: 28g/dia

R ECOMENDAÇÕES ESPECIAIS PARA GESTANTES – ÁCIDO FÓLICO ( VIT. B 9) Aumento de 50% (elemento ativo na multiplicação celular dos eritrócitos, da placenta, do útero e do feto. Absorção diminuída pela interferência hormonal da gravidez. Recomenda-se ingestão de 600microgramas/dia 2 meses antes da gravidez até o 3º mês gestacional. Deve ser suplementado, pois há difícil alcance do valor pela dieta habitual) Alimentos fonte: praticamente todos os alimentos naturais, mas as principais fontes são as vísceras, carnes, verduras folhosas verde-escuras, leguminosas, laranja e gema do ovo Cozimento: altas perdas de folatos em vegetais cozidos em água por ser vitamina hidrossolúvel

R ECOMENDAÇÕES ESPECIAIS PARA GESTANTES - CÁLCIO Gestante: 1000mg/dia Adolescente gestante: 1300mg/dia (metabolismo mais acelerado e demanda de nutrientes é maior) Alimentos fonte: principalmente leite e derivados O cálcio não pode ser absorvido sem a presença da vitamina D Competição com o ferro pelo sítio de ligação (alimentos ricos em cálcio no café da manhã e lanches)

R ECOMENDAÇÕES ESPECIAIS PARA GESTANTES – FERRO Aumento de 50% (de 18mg/dia para 27mg/dia) Indicada a suplementação medicamentosa de ferro elementar 40mg/dia a partir da 20ªsemana (questionável, pois há aumento de absorção de Fe na gestante Alimentos fonte: vísceras, carne vermelha, ovos e laticínios (forma heme: melhor biodisponibilidade) e vegetais (forma não-heme) Frutas cítricas auxiliam na absorção do ferro

R ECOMENDAÇÕES ESPECIAIS PARA GESTANTES – VITAMINA A Micronutriente essencial para o desenvolvimento embrionário Recomendação: 770microgramas/dia No Brasil, há a suplementação de UI no pós- parto imediato para evitar a carência dessa vitamina no leite materno Não pode ser administrada durante a gravidez, podendo levar a conseqüências tais como: aborto, prematuridade, malformações, distúrbios do comportamento e/ou aprendizado e até alteração no crescimento do bebê Alimentos fonte: origem animal (retinol): fígado, óleo de fígado de peixes, leite integral e derivados, ovos e aves; origem vegetal (alfa e beta-caroteno): alimentos de cor “alaranjada” como manga, cenoura, abóbora e batata-doce

R ECOMENDAÇÕES ESPECIAIS PARA GESTANTES – ZINCO O Zn é indispensável para atividade de enzimas envolvidas na síntese de DNA e RNA A quantidade de proteína da refeição tem efeito positivo na absorção do zinco, porém proteínas específicas como a caseína tem efeito inibitório na absorção Fitatos presente nos alimentos como farelos, cereal de grão integral e leguminosas, alcoolismo e tabagismo reduzem sua biodisponibilidade Suplementação de 25mg/dia Alimentos fonte: ostra, carne vermelha e castanha do Pará

R ECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS PARA NUTRIZES A RDA para lactação é de 500kcal/dia a mais do que a recomendação para a mulher que não amamenta, sendo que a reserva de gordura acumulada durante a gestação cobre parte das necessidades (cerca de 170kcal) A lactação é um processo dispendioso e perde-se proteína no leite, sendo assim: OMS, 2007: 1,1g/kg/dia Evitar excesso de cafeína, que pode reduzir o teor de Fe no leite (máximo 2 xícaras de café/dia) Ingestão de líquidos: 3 a 4 litros para produção ideal de leite

C ORREÇÕES CARDÁPIOS Leite e derivados (mínimo 3 porções/dia) Requeijão não é considerado derivado do leite (+gordura que proteína e cálcio) Lei da harmonia* (muitos alimentos da mesma cor ao longo do dia. Ex: suco de laranja, manga, suco de maracujá) Fracionamento não é opcional, pois além de auxiliar em casos de azia e náuseas, os lanches intermediários são fundamentais para que se alcance um maior aporte de nutrientes para a gestante e/ou nutriz

C ORREÇÕES CARDÁPIOS Fruta e suco de fruta na mesma refeição Arroz e outra fonte de carboidrato (purê de mandioca, batata doce) em uma mesma refeição sem o devido porcionamento Medidas caseiras (1/2 tigela de purê, 1 punhado de couve refogada) Especificar as preparações: mingau (de aveia, fubá,...), pão (francês, de forma,...) Chás não tem valor nutricional

A SPECTOS POSITIVOS Alimentação saudável Alimentos integrais Lei da Qualidade Lei da Harmonia Sobremesas doces Alternativas e substitutos dos alimentos

O BRIGADA !