Concepções sobre a saúde e a doença Irapuan Medeiros de Lucena IFRN – Câmpus Parnamirim.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
É na clareza da mente que explode a cultura de um novo processo E o que é meu direito eu exijo, não peço Com a intensidade de quem quer viver e optar.
Advertisements

Componente Curricular – Educação Física Professor– Alison Pereira Batista
Cultura de Paz Experiências Educacionais no Brasil Audiência Pública Câmara dos Deputados outubro de 2015.
PIB e IDH Ao observar o planeta sob o ponto de vista das sociedades humanas, é possível perceber as diferenças e desigualdades exigentes entre os muitos.
SAÚDE - conceitos algo difícil de definir não é concreto uma construção mental um artefacto ou construção lógica* “ uma palavra que expressa uma abstração.
MODELOS ASSISTENCIAIS EM SAÚDE COLETIVA
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
Sistemas de Informação Capítulo 2 O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento JADIEL MESTRE.
Modelo Biopsicossocial e o Uso da CIF
Instituições Sociais Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja,
A POLÍTICA DE DIREITOS HUMANOS E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA.
Eu – Psicanálise e Psicologia Analítica Outro – Sociologia e Mitologia
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
Saneamento e Desenvolvimento Urbano. Contexto Os centros urbanos do mundo crescem em um ritmo acelerado. A projeção das Nações Unidas é que mais de 2,5.
Para entender o que é política pública Produção cultural
PROGRAMAÇÃO FISCAL E FINANCEIRA
Prefeitura Municipal de Itajaí ESF Costa Cavalcanti Estimulando o protagonismo e empoderamento de um grupo de mulheres da comunidade do Costa Cavalcanti.
GEOGRAFIA POLÍTICA – EPUFABC 2016 PROF.º ALAN NERIS.
Aula 3 – Oferta e Demanda.
Sugestões para discussão na consulta pública da Nova NR 12 Fórum Acidentes do Trabalho Análise prevenção e aspectos associados – 17/09/2009 Rodolfo AG.
CONCEITOS BÁSICOS DE EPIDEMIOLOGIA. Etimologicamente – epi = sobre; demo = população; logos = tratado – estudo do que afeta a população. Conceito original.
Dr. Jairo Mancilha, Cardiologista, Master Trainer Internacional em Neurolingüística e Coaching, Diretor do INAp - Instituto de Neurolingüística Aplicada.
CRITÉRIO ENACTUS REVISADO: CONDUZINDO UMA AVALIAÇÃO DAS NECESSIDADES.
Resumo Boaventura S. Santos (p ) As sociedades capitalistas são constituídas por mercado, Estado e Comunidade. Em geral esta última sempre esteve.
FACULDADE DE MEDICINA DE ITAJUBÁ M.G ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE O.A.S.S2011.
Introdução à Parasitologia
OS SISTEMAS DE ATENÇÃO À SAÚDE
Comércio Exterior Prof. Joelma Kremer, Dra.  Apresentar os conceitos de oferta, demanda, processo de formação de preços e a noção de equilíbrio.  Compreender.
Adriano Mendonça Dante Guilherme Diego Juvêncio Eduardo Coelho Márcio R. Oliveira CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA.
SEBRAE PERNAMBUCO. O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta na implantação e no desenvolvimento.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA - POSGRAP Desafios, Estratégias e Necessidades da Área de Recursos Naturais.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
Visão Cognitiva e Informação Peter Ingwersen. Visão cognitiva da informação A visão cognitiva apresenta as seguintes características: 1. Trata computadores.
Técnicas para Vantagens Competitivas 1/18 Normas emitidas em 1996 (pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT ISO SISTEMAS DE GESTÃO.
Disciplina de Noções de Relações Humanas e Ética Professor Alvaro Kosinski Amaral Curso Técnico em Transações Imobiliárias.
Disciplina: Extensão Rural Professora: Nazaré Cavalcanti 2º Período do curso de Medicina Veterinária.
CONSUMO SEGURO: NOVO DETERMINANTE DA SAÚDE Coordenação Geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
ROTEIRO PARA ANÁLISE INSTITUCIONAL
TEORIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS – INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO: O Estado é uma superestrutura administrativa destinada a cumprir a decisão do titular do poder,
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
Portarias nº e 1.083, ambas de 24 de maio de 2014
46ª. ASSEMAE Jaraguá do Sul - SC 16 à 20 de maio de 2016 INDICADORES DE SAÚDE E AMPLIAÇÃO NA COBERTURA DE SANEAMENTO BÁSICO NA REGIÃO SUDESTE.
Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada.
Teoria Geral de Sistemas
Como usar CT&I para promover a inclusão social? Políticas Públicas – Transporte Urbano Ministério da Ciência e Tecnologia 3ª Conferência Nacional de Ciência,
1 Factores de Produção
AULA INTRODUTÓRIA SAÚDE E TRABALHO AVANÇOS E PERMANÊNCIAS.
Atividade 1 – Parte I Atividade 1 – Parte I Somos todos seres sociais.
Angelica dos Santos Vianna defesadotrabalhador.blogspo...trabalhadores.jpg412 x k - jpg ANAMNESE OCUPACIONAL 21 de agosto.
Paixão, A. Processos de recuperação de espólio Quinta do Contador nº13, Estrada da Serra, Tomar (Portugal) Telf (ext. 3183)
FOUCAULT: REFLEXÕES SOBRE A CRISE NA MEDICINA. BREVE RESGATE HISTÓRICO O SURGIMENTO DO DIREITO À SAÚDE A SOMATOCRACIA.
CONTROLE DOS AMBIENTES E CONDIÇÕES DE TRABALHO COM RISCOS RELACIONADOS À SAÚDE DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS LINO ALEXANDRE MÉDICO DO CEREST-HORIZONTE-CE.
Maria Izabel de Freitas Filhote defesadotrabalhador.blogspo...trabalhadores.jpg412 x k - jpg ANAMNESE OCUPACIONAL.
As medidas de promoção da saúde têm como objetivo prevenir e/ou minorar os efeitos das doenças De acordo com a OMS, promoção da saúde é o processo que.
Ações de Educação Alimentar e Nutricional Educação e Intervenção Nutricional – Profa. Léo.
REFÉNS DA GEOGRAFIA DO PREÇO DESATRES NATURAIS E AMBIENTAIS.
Trabalho e Sofrimento Psíquico
SIGNIFICADO DO TRABALHO UMA PERSPECTIVA PSICOSSOCIAL
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
CAPACIDADES COORDENATIVAS
Indicadores de Saúde Conceito
FACULDADE de MEDICINA ITAJUBÁ M.G Organização e Administração de Serviços de Saúde O. A. S. S Luiz Marcos Ribeiro.
2012. O contexto: instituições de saúde e o processo saúde/doença. Objeto e objetivo.
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
Slide 1 Estado de Santa Catarina I Seminário Multidisciplinar Sobre Desastres Melquisedec Medeiros Moreira, DSc Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
PIB. .. O PIB (Produto Interno Bruto) é uma das mais importantes estatísticas de um país, por destinar-se ao estudo dos valores agregados da produção,
Aula 5 – Max Weber e o conceito de Ação Social
MEDIDAS E INDICADORES EM SAÚDE COLETIVA
HISTÓRIA NATURAL DA DOENÇA Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Odontologia Disciplina de Epidemiologia Geral.
Transcrição da apresentação:

Concepções sobre a saúde e a doença Irapuan Medeiros de Lucena IFRN – Câmpus Parnamirim

O conceito de Saúde Antigamente, a definição mais utilizada era "ausência de doenças". Porém, hoje não é bem assim, a Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde “não apenas como a ausência de doença, mas como a situação de perfeito bem-estar físico, mental e social”. Essa definição era avançada para a época em que foi realizada, mas analisando melhor agora podemos perceber que é irreal e subjetiva.

Irreal por que a perfeição é utópica – quem será capaz de alcançá-la? E subjetiva porque bem-estar é uma avaliação indefinível. Como vida é movimento o único equilíbrio possível é dinâmico. Ou seja, alterado a cada instante. Vivemos e somos seres multidimensionais que agem e reagem em vários níveis. Não somos apenas o nosso corpo físico, estudado nas escolas médicas, por isso devemos atuar também em nossos corpos emocionais, mentais e energéticos.

Assim como nosso corpo físico é complexo e para entendê-lo precisamos conhecer os sistemas que o compõe e suas interações elétricas e químicas, conhecer os mais diversos mecanismos de suas diferentes células e interações; Pesquisar do macro ao microcosmo, passando pelas ações e reações de cada componente molecular! Nossos corpos emocional, mental e de energia também possuem uma complexa anatomia e métodos de pesquisa próprios. Vários universos interligados.

CONDIÇÕES DE SAÚDE E DOENÇA NÃO ACONTECEM AO ACASO NEM POR ACASO É determinado por um processo permanente e dinâmico com interação de diversos fatores relacionados com a qualidade de vida. Tem distribuição diferenciada dos eventos relacionados com saúde e doença em grupos populacionais. O que é doença? O que é processo? O que é processo saúde-doença?

Causas dos fatores determinantes O que leva uma doença a ocorrer? Teorias causais

Histórico sobre a busca das causas das doenças Pode ser esquematizada em quatro fases: 1. Fase da magia Fatores etiológicos atribuídos à ação de deuses, demônios ou de forças do mal;

“São os espíritos que causam a maioria das doenças, ao aparecerem para os humanos na floresta, e são eles que ajudam os xamãs a curá- las. Os espíritos são invisíveis, só aparecendo para os doentes e os xamãs em transe. Sua relação com os humanos ocorre em bases predominantemente individuais, sob a forma básica da doença. Consideram que todas as doenças decorrem de um contato com o mundo sobrenatural, seja pela atuação de um feiticeiro ou pelo encontro acidental com um espírito.“ Viveiros de Castro (2002:81)

2. Fase dos miasmas Emanações do solo, supostamente nocivas, como as produzidas pela decomposição do lixo e de sujeiras, responsabilizadas pelos danos à saúde.

TEORIA DOS MIASMAS A origem das doenças situava-se na má qualidade do ar, proveniente das emanações oriundas da decomposição de animais e plantas.

3. Fase microbiológica, dos germes ou do contágio Enfatizando a ação de agentes microbiológicos para explicar a ocorrência da doença;

4. Fase da causalidade múltipla Incorporação do social ou do psicossocial para explicar o aparecimento e manutenção das doenças na coletividade, em interação com os fatores físicos e biológicos, é uma das características dessa etapa. - Abordagem unicausal - Abordagem multicausal

Abordagem unicausal : processo de relacionar uma causa a um efeito, a especificidade “uma causa um efeito” representa o isolamento de parte de um todo. Ex: ações decorrentes de abordagem unicausal (imunização para controle de doenças, saneamento básico, diminuição do hábito de fumar). Abordagem multicausal: os danos à saúde podem ter múltiplas causas. Ex: asma está associada a numerosos agentes ou fatores (infecções, estresse, exposição a poluentes)

IMPLICAÇÕES Reconhece um padrão multi- determinado ao adoecer humano. Implica numa ampliação da matriz explicativa ao processo saúde-doença. Reconhece limites do setor saúde na capacidade de manutenção da qualidade de vida. Implica na necessidade de articulações intersetoriais.

O que dizem sobre Saúde nossos arcabouços Legais

VIII Conferência Nacional de Saúde “A saúde é resultante, entre outras, das condições de habitação, alimentação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, acesso e posse da terra, acesso a serviços de saúde.”

I Conferência Internacional sobre Promoção de Saúde no Canadá, em 1986 Carta de Ottawa “ A paz, a educação, a habitação, a alimentação, a renda, um ecossistema estável, a conservação dos recursos, a justiça social e a eqüidade são requisitos fundamentais para a saúde ”.

Constituição Federal, Art. 196 Constituição Federal de 1988, Art. 196 “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a sua promoção, proteção e recuperação.

Lei 8.080/90 – SUS “Art. 3º. –A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais; os níveis de saúde da população expressam a organização social e econômica do País.”

Doença Desajustamento ou falha nos mecanismos de adaptação do organismo, ou uma ausência de reação aos estímulos a cuja ação está exposto. (Rouquayrol, 1986). A doença é um sinal da alteração do equilíbrio homem-ambiente, estatisticamente relevante e precocemente calculável, produzida pelas transformações produtivas, territoriais, demográficas e culturais.

SAÚDE... PROCESSO... CONCEITOS “Saúde é um estado de completo bem estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doenças”(OMS). “Processo é tudo que está em constante mutação, sempre inacabado não como um defeito mas como condição de existência” “Resultante das condições de alimentação, habitação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, lazer, liberdade, acesso e posse da terra e acesso aos serviços de saúde”.

A saúde pode ser cuidada, dependendo da auto-estima e da vontade de viver bem, durante muitos e muitos anos. Para obter saúde plena temos de nos adaptar, criar novos estilos de vida e principalmente aprender a administrar o tempo, as pressões do dia-a-dia e nossas relações humanas. Quanto ao corpo, da mesma forma que nos preocupamos com a aposentadoria financeira, precisamos também realizar a previdência da atividade física.

Saúde Em seu sentido mais abrangente, é a resultante das condições de alimentação, habitação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, acesso e posse de terra e acesso a serviços de saúde. É assim, antes de tudo, o resultado das formas de organização social da produção, as quais podem gerar grandes desigualdades nos níveis de vida.

Condições da saúde da população brasileira Qualidade de vida determinada por padrões de: Alimentação e nutrição Habitação e saneamento Trabalho e condições Educação Ambiente físico Apoio social Práticas/Comportamentos Atenção de saúde

Portanto, Não é um conceito abstrato. Define-se no contexto histórico e determinada sociedade e num dado momento de seu desenvolvimento, devendo ser conquistada pela população em suas lutas cotidianas.

A saúde envolve aspectos relativos e dinâmicos da própria cultura

SAÚDECONDIÇÕES DE VIDA Concepções mais globalizantes, articulam SAÚDE com CONDIÇÕES DE VIDA Desaparecem as separações entre ações curativas e preventivas porque o ambiente pode ter papel curativo importante, assim como a existência de serviços confiáveis de saúde pode exercer a função preventiva pelo sentimento de confiança que cria na população

Resulta de um processo e produção social que expressa a qualidade de vida de uma população, entendendo-se qualidade de vida como uma condição de existência dos homens no seu viver cotidiano, seja individual ou coletivamente (acesso a bens e serviços econômicos e sociais) Inter-relação entre as dimensões biológica, ecológica, consciência e conduta e processos econômicos

Relação Saúde – Doença é dinâmica Meio familiar e profissional do indivíduo Grau de satisfação e produtividade Identificação e identidade do trabalhador As situações de trabalho são dinâmicas e conduzem tanto ao prazer quanto ao sofrimento, envolvendo-se de acordo com a psicodinâmica do trabalho, com saúde.

O PROCESSO SAÚDE-DOENÇA: Está diretamente atrelado à forma como o ser humano, no decorrer de sua existência, foi se apropriando da natureza para transformá-la, buscando o atendimento às suas necessidades. Representa o conjunto de relações e variáveis que produz e condiciona o estado de saúde e doença de uma população, que se modifica nos diversos momentos históricos e do desenvolvimento científico da humanidade.

Fatores genéticos Fatores ecológicos Fatores políticos Fatores econômicos Fatores culturais Fatores educacionais Fatores ambientais Fatores psicológicos Fatores sociais