Adolescência e Principais problemas de saúde na puberdade História, Conceitos e Características DISCIPLINA HSM-130 CICLO DA VIDA II Graduação em Nutrição.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GRUPO OPERATIVO GESTANTES
Advertisements

É na clareza da mente que explode a cultura de um novo processo E o que é meu direito eu exijo, não peço Com a intensidade de quem quer viver e optar.
A ADOÇÃO DA POLÍTICA DE ACESSO ABERTO AO CONHECIMENTO A Experiência da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca ENSP/Fiocruz CRICS9 Autores: Ana.
Cerca de 14 milhões de pessoas convivem com a fome no Brasil e mais de 72 milhões de brasileiros estão em situação de insegurança alimentar.
Uma agenda positiva para a promoção de direitos de crianças e adolescentes no Brasil e no mundo Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
ALUNOS: EDUARDO CARLETTO JUNIOR
Contributos para uma Caracterização Os Estudantes Estrangeiros Nacionais de Países da CPLP no Ensino Superior em Portugal: Isabel Pedreira Cláudia Roriz.
Cenas Juvenis: punks e darks no espetáculo urbano Helena Wendel Abramo.
BIOLOGIA – APOSTILA 1 OVULAÇÃO, MENSTRUAÇÃO, FECUNDAÇÃO
Programa Saúde na Escola Oficina de Fortalecimento da Vigilância Alimentar e Nutricional.
A SAÚDE ESCOLAR EM CABO VERDE Praia, 15 de Novembro de 2012 Dr. Henrique Fernandes Ponto Focal para Saúde Escolar - FICASE Encontro Nacional sobre os Determinantes.
Análise comparativa entre tratamentos complementares/alternativos e convencionais no combate à dependência alcoólica Ana Ghion Prado, André Banin dos Santos.
Profa. Ma. Ana Lúcia Antônio – SAS/SEJUSP Prof. Me Leandro Araújo –OMEP/CEDCA A FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA E SEUS REFLEXOS NA SOCIOEDUCAÇÃO Profa. Ma. Ana Lúcia.
PRU TEMAS PARA REDAÇÃO Da mesma forma que fazemos todo ano, separamos 20 assuntos que são sérios candidatos a serem escolhidos como tema.
1.º Encontro do Ministério Público com os Movimentos Sociais 1.
COMO SE DESENVOLVE A SEXUALIDADE?. QUANDO SE INICIA A PUBERDADE? Como sabemos se os nossos órgãos reprodutores entraram em funcionamento?
Brasília, 27 de agosto de 2012 Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes e o Plano Decenal – Audiência Pública - Publicidade.
A POLÍTICA DE DIREITOS HUMANOS E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA.
EAN – EDUCACAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SC.
A PSICOLOGIA E A INVESTIGAÇÃO DE SUSPEITA DE ABUSO SEXUAL INFANTIL MARÇO/2016.
Boletim informativo Programa Saúde na Escola (PSE) ADESÃO PSE 2014/15 O prazo para adesão ao PSE 2014/15 foi prorrogado até o dia 06/06/14 no Portal do.
A necessidade da presença masculina no magistério Algumas reflexões brasileiras João Eduardo Bastos Malheiro de Oliveira Doutor em Educação pela Universidade.
Fórum Nacional de Educação Seminário Nacional - O PNE e o futuro da educação brasileira 25/06/2015 Mesa de debate: O PNE e a Qualidade da Educação Prof.
S E D S Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social.
Errando o Alvo Gastos Sociais no Brasil José Márcio Camargo Professor do Departamento de Economia – PUC/Rio.
Joelma do Vale Especialista em Família Líder Ministério da Mulher Bahia e Sergipe.
GEOGRAFIA POLÍTICA – EPUFABC 2016 PROF.º ALAN NERIS.
POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO HOMEM
“Instrução do Projeto de Lei da Câmara nº 37, de 2013 “Dispõe sobre Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas” Leandro Fialho MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/
Adolescência e Principais problemas de saúde na puberdade História, Conceitos e Características DISCIPLINA HSM Saúde e Ciclos de Vida II Graduação.
Análise dos dados do Censo Escolar 2008 Encarte Saúde Fevereiro de 2010.
Gênero e Sexualidade e direitos humanos infanto-juvenis Antonio Sardinha Jornalista, especialista em Direitos Humanos e Mestre em Comunicação.
Panorama (rápido) da Educação Básica no Brasil O desafio da equidade Brasília, 11 de abril de 2012.
FACULDADE DE MEDICINA DE ITAJUBÁ M.G ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE O.A.S.S2011.
Adolescência: uma perspectiva crítica
Conceitos Básicos e Diagnóstico em Dependência Química Processos Psicológicos Básicos III: Aconselhamento em Dependência Química Prof.ª Carla Eloá Ferraz.
RELATO DE EXPERIÊNCIA : IMPLANTAÇÃO DE GRUPO TERAPÊUTICO DE ATIVIDADE FÍSICA NA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA II, NO MUNICÍPIO DE SCHROEDER NOVEMBRO 2009.
EIXO 3 PROTAGONISMO E PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES Fomento de estratégias e mecanismos que facilitem a participação organizada e a expressão.
Mini Curso: GESTÃO DO BOLSA FAMÍLIA 28 a 30 de abril de 2015 CONGEMAS NACIONAL “A implementação do SUAS na prática cotidiana da gestão pública”
Conselhos e Fundos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente.
Compromisso com a criança, o adolescente e a educação
SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Lucas Reis e Tiago Paixão. benefícios auxilia na melhora da força muscular, da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações.
CONSUMO DE ÁLCOOL EM GESTANTES ATENDIDAS NA REDE MUNICIPAL DE ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE EM TUBARÃO, SC – UNISUL (PUIC), CIÊNCIAS DA SAÚDE - MEDICINA. MARIA,
6º ENCONTRO DE FORMAÇÃO CONTINUADA TEMÁTICA: EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
CONSUMO SEGURO: NOVO DETERMINANTE DA SAÚDE Coordenação Geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não.
PANORAMA DA SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA NO ESTADO DE MATO GROSSO. EQUIPE: Tânia Maria do Rosario Ediane Ferreira Guimarães Eliacir Pedrosa.
Baldur Schubert, Médico. Representante da Organização Ibero-americana de Seguridade Social (OISS) no Brasil Saúde e Seguridade Social do Servidor 61º FONAC.
CARTA DE INTENÇÕES- LITORAL ENCONTRO REGIONAL PARA IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE ATENDIMENTO SÓCIO EDUCATIVO - SINASE - NO ESTADO DE SÃO PAULO As.
Disciplina: Processos Psicológicos Básicos
População brasileira Indicadores das características da estrutura da brasileira Idade e gênero – Pirâmide Etária escolaridade – Taxa de analfabetismo.
Reunião de Partilha do CSTL 2014 Programa (SRHR) de Saúde Sexual e Direitos Reprodutivos Southern Sun O.R. Tambo - Joanesburgo, África do Sul de.
Projeto: Vanguardas Europeias
Ações da AMAR-DF. Histórico institucional: A Associação de Mães e Amigos da Criança e do Adolescente em Risco – AMAR/DF, surgiu da necessidade de fazer.
PLATAFORMA DA CONFETAM/CUT PARA ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2016 MUNICÍPIOS PARA AS PESSOAS UM CHAMADO À AÇÃO PARA MUDAR NOSSO LUGAR.
Educação a Distância Universidade de São Paulo Metodologia da Pesquisa e redação cientifica para Licenciatura Ana Carolina da Silva N° USP: Tamara.
1 FAMÍLIA HISTÓRICO.. 2 A CONFIGURAÇÃO DE FAMÍLIA NO SEU SURGIMENTO ESTÁ ATRELADA AO CASAMENTO MONOGÂMICO, HETEROSSEXUAL, AO MODELO PATRIARCAL E A PROPRIEDADE.
Adolescência e Principais problemas de saúde na puberdade
ESTABELECIMENTO DA IDADE DENTÁRIA PELO MÉTODO DE DEMIRJIAN EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES INFECTADOS PELO HIV. PEROTTA, M.*; GLEISER, R. Disciplina de Odontopediatria.
2ª REUNIÃO DO FNG (Agosto/2013) GT - INDICADORES Definição de indicador com exemplos de indicadores do Programa Bolsa Família, do Conselho Nacional de.
UNIVERSALIDADE INTEGRALIDADE EQUIDADE
Adolescência e Principais problemas de saúde na puberdade História, Conceitos e Características DISCIPLINA HSM-130 CICLO DA VIDA II Graduação em Nutrição.
Crédito: mulheres como elas são -
Missão Elaborar as políticas de atendimento que garantam os direitos das crianças e dos adolescentes, articulando ações junto aos poderes constituídos.
A alimentação da mãe que amamenta (nutriz)
COALIZÃO ALFENAS. UM ARRANJO FORMAL PARA COLABORAÇÃO ENTRE GRUPOS OU SETORES DE UMA COMUNIDADE, EM QUE CADA GRUPO MANTÉM SUA IDENTIDADE, MAS TODOS CONCORDAM.
CPI do ASSASSINATO de JOVENS Senado Federal Brasília, 18 de maio de 2015.
30/6/20161 O CONSELHO TUTELAR NA DEFESA DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES.
Tripartição dos poderes Funções/atuações São funções institucionais do Ministério Público: Promover, privativamente, a ação penal pública, na forma da.
Adolescência e puberdade: História, Conceitos e Características
Transcrição da apresentação:

Adolescência e Principais problemas de saúde na puberdade História, Conceitos e Características DISCIPLINA HSM-130 CICLO DA VIDA II Graduação em Nutrição Faculdade de Saúde Pública / USP

Há diferenças entre a Adolescência e a Juventude? Adolescência e Principais problemas de saúde na puberdade História, Conceitos e Características

Adolescência ou Juventude? Lei no , de 5 de agosto de Estatuto da Juventude § 1 o Para os efeitos desta Lei, são consideradas jovens as pessoas com idade entre 15 (quinze) e 29 (vinte e nove) anos de idade. Lei no 8.069, de 13 de julho de Estatuto da Criança e do Adolescente Art. 2º Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade. Código de Menores (Lei No 6.697, de 10 de outubro de 1979)

Adolescência é um processo natural e universal? Adolescência e Principais problemas de saúde na puberdade História, Conceitos e Características A adolescência como a juventude podem ser entendidas como um período da vida em que há importantes transformações físicas e mentais articuladas, em nossas sociedades, a um amplo redimensionamento de identidades de papéis sociais.” (Ayres e França-Junior 1995) Hall (1904) entendia a adolescência como um período filogenético herdado de nossos ancestrais quando estes passaram de um estado bestial para a condição civilizada. Hall dizia ainda que a adolescência era um período de tempestade e estresse, um tempo de universal e inevitável agitação. (Steinberg, Lerner 2004)

Como está a travessia entre a infância e a vida adulta no Brasil? -

Principais questões da Saúde de adolescentes e jovens

Fonte: Diretrizes Nacionais para a Atenção Integral a Saúde de Adolescentes e Jovens na Promoção, Proteção e Recuperação da saúde. Ministério da Saúde

Principais questões da Saúde de adolescentes e jovens: O impacto da violência Fonte: Pesquisa Agenda Juventude Brasil. 2013

Principais questões da Saúde de adolescentes e jovens: O impacto da violência Fonte: Diretrizes Nacionais para a Atenção Integral a Saúde de Adolescentes e Jovens na Promoção, Proteção e Recuperação da saúde. Ministério da Saúde

Principais questões da Saúde de adolescentes e jovens: O impacto da violência Fonte: Diretrizes Nacionais para a Atenção Integral a Saúde de Adolescentes e Jovens na Promoção, Proteção e Recuperação da saúde. Ministério da Saúde

Principais questões da Saúde de adolescentes e jovens: Sexualidade e Reprodução

Principais questões da Saúde de adolescentes e jovens: Álcool e outras drogas Fonte: Diretrizes Nacionais para a Atenção Integral a Saúde de Adolescentes e Jovens na Promoção, Proteção e Recuperação da saúde. Ministério da Saúde Início aos 13,9 anos de idade (jovens entre 14 a 17 anos) - Início aos 15,3 anos de idade (jovens entre 18 a 25 anos)

Principais questões da Saúde de adolescentes e jovens: Álcool e outras drogas Fontes: Nunes JM, et al. / Rev Psiq Clín. 2012;39(3): Binge drinking - um padrão de consumo que eleva a concentração de álcool no sangue a níveis de 0,08 g / dL. Isso normalmente ocorre depois de quatro doses para mulheres e cinco doses para homens-em cerca de 2 horas -A prevalência do consumo de bebidas alcoólicas entre universitários em saúde foi de 71,5% -Prática do binge drinking apresentou prevalência de 15,6%

Principais questões da Saúde de adolescentes e jovens: Álcool e outras drogas Fontes: (Malta e cols. 2010); (Bastos e cols 2008) - Pesquisa de base populacional indica 8,7% do estudantes brasileiros já experimentaram droga ilícita alguma vez na vida, com uso mais frequente entre meninos e frequentadores de escolas públicas. -Ao longo da última década, observou-se a diminuição do consumo de cocaína

Temas Estruturantes para a Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e de Jovens Participação Juvenil Equidade de Gêneros Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos Projeto de Vida Cultura de Paz Ética e Cidadania Igualdade Racial e Étnica Direito à alimentação saudável

Principais questões da Saúde de adolescentes e jovens: Alimentação e Nutrição Fonte: Diretrizes Nacionais para a Atenção Integral a Saúde de Adolescentes e Jovens na Promoção, Proteção e Recuperação da saúde. Ministério da Saúde

Características do crescimento físico de adolescentes O que há de peculiar no crescimento humano? Há continuidade/descontinuidade com outros primatas É fenotípico, assim é simultaneamente histórico e social

Características do desenvolvimento pubertário de adolescentes

Características do crescimento físico de adolescentes

Fonte: Bogin, B.. Yearbook Physical Anthropology 40:63–89, 1997 Características do crescimento físico de adolescentes

Fonte: Bogin, B.. Yearbook Physical Anthropology 40:63–89, 1997 Características do crescimento físico de adolescentes