ESCT e Produção de Conhecimento na Universidade Renato Dagnino
“O presente e o futuro da Universidade como Instituição Social formadora de Professores e Pesquisadores para Cidadania” Renato Dagnino
um coração vermelho desejam uma sociedade mais justa, equitativa e ambientalmente sustentável os que se preocupam com ESCT têm
Renato Dagnino por isso, como cidadãos querem colocar-se a serviço do que julgam ser a justiça social
social “indiferente” Os corações-vermelhos e as dinâmicas social, universitária e tecnocientífica
6ª maior economia do mundo então cadê o dinheiro?
Renato Dagnino e como docentes e pesquisadores, querem o mesmo em relação ao conhecimento que possuem
social universitária
para os corações vermelhos, o desafio na universidade pública é, sobretudo através da Extensão fazer com que ela ajude a resolver os problemas de quem a financia
coração cinza mas há também quem tenha um...
com a coerência que os caracteriza, eles possuem uma mente também cinza e a empregam para que se siga produzindo um conhecimento que tem resultado em exclusão...
eles acreditam que nossa sociedade será mais “sustentável” quando os excluídos, que estão na Economia Informal sejam “incluídos” na Economia Formal
Economia Formal (empresas) Economia Informal
e que o único agente técnico-produtivo que opera a “mágica do desenvolvimento” à a empresa... e sua tecnociência...
EMPRESA Inovação conhecimento cidadãos impactos positivos instituições públicas (sociedade)
Se a empresa for inovadora e competitiva, gera empregos bem pagos, produtos melhores e mais baratos. Se a empresa for inovadora e competitiva, gera empregos bem pagos, produtos melhores e mais baratos. O empresário obtém mais lucro, investe mais, os trabalhadores ganham mais e os consumidores, ficam mais bem servidos Enfim, há desenvolvimento econômico e social… Enfim, há desenvolvimento econômico e social… -
Estado EMPRESA P&D subsídios para P&D empresarial o modelo que idealizam os de coração e mente cinza é o de que o Estado deve financiar P&D nas empresas e, assim, promover desenvolvimento
Economia Informal Setor atrasado Baixa produtividade Economia Formal Setor moderno Elevada produtividade
Extensão: estender o resultado da pesquisa e da docência que é considerado neutro e portanto apto a satisfazer qualquer projeto político, à disposição dos mais pobres
a maioria dos que têm o coração vermelho, tem a mente cinza... provocação inicial
os corações-vermelhos- com-mente-cinza, que me atrevo a provocar, não são iguais: há dois tipos
BOA! agora já dá pra ir aterrissando a tecnociência é boa e verdadeira, mas se a sociedade usá-la sem ÉTICA, para o mal, o problema não é meu... TIPO 1
A ÉTICA RESOLVE
ética
produzida em busca da verdade e da eficiência e submetida ao controle externo e a posteriori da ÉTICA, a tecnociência pode ser usada para satisfazer infinitas necessidades da “sociedade”
Como a tecnociência é boa, verdadeira e universal, temos que emular o que fazem os países líderes na pesquisa e na formação de recursos humanos. E, como a miséria a só uma questão de falta de ética, temos que nos concentrar nas “áreas de ponta”
BOA! agora já dá pra ir aterrissando “sociedade”, “ética” que nada! só a REVOLUÇÃO e o socialismo resolvem!! TIPO 2
ÉTICA?? SÓ A REVOLUÇÃO RESOLVE
“NO” capitalismo, a tecnociência serve para elevar a “eficiência” dos trabalhadores passível de ser apropriada pelos proprietários dos meios de produção, como lucro
- mas, como “as forças produtivas” se desenvolvem linear e inexoravelmente... - sua sucessiva tensão com as relações sociais de produção (escravistas, feudais, capitalistas, socialistas) levará ao modo de produção comunista
o “Lenin-pan” e o “Capital gancho”
“REVOLUÇÃO”
socialismo
Como a tecnociência que hoje oprime a classe trabalhadora é neutra, amanhã, com a revolução, poderá ser apropriada por ela e USADA para construir o socialismo.
Estamos, como militantes, trabalhando pela Revolução e o socialismo. Mas enquanto ela não vem, prduzir C&T de “qualidade”. Vamos fazer o que querem os cientistas. Afinal, eles é que sabem de tecnociência...
Extensão
social universitária
Extensão: estender o resultado da pesquisa e da docência que é considerado neutro e portanto apto a satisfazer qualquer projeto político, à disposição dos mais pobres
Extensão: estender o resultado da pesquisa e da docência que é considerado neutro e portanto apto a satisfazer qualquer projeto político, à disposição dos mais pobres
Intenção : conscientes de que a tecnociência não é neutra, querem fazer pesquisa e “do/ecência” com a intenção de servir ao projeto político dos mais pobres, de modo dialógico e participativo; a Extensão Popular responde as suas perguntas
Extensão Intenção
com a concorrência intercapitalista teremos produtos melhores e mais baratos...
WindowsApple
Quantos carregadores de computador e celular, com mesma voltagem e amperagem de saída e entrada, há em sua casa?
planejada, deterioração programada exacerbado obsolescência planejada, deterioração programada e consumismo exacerbado
Economia Informal Setor atrasado Baixa produtividade Economia Formal Setor moderno Elevada produtividade
VETORES DE INDUÇÃO DE DEMANDA POR BENS E SERVIÇOS DETERIORAÇÃO PROGRAMADA OBSOLESCÊNCIA PLANEJADA CONSUMISMO EXACERBADO VALORES E INTERESSES CAPITALISTAS
Extensão In-tensão Intenção
In-tensão : conscientes da obviedade de que nem todos os colegas querem fazer o mesmo, tensionar a prática universitária, disputar a hegemonia com os cientificistas-produtivistas- inovacionistas, e fazer com que a Extensão assuma o papel que a sociedade espera dela
A UNIVERSIDADE DISTÓPICA CIENTIFICISMO PRODUTIVISMO INOVACIONISMO DINÂMICA TECNOCIENTÍFICA -
Mito da Neutralidade da Tecnociência
social universitária tecnocientífica
VETORES DE INDUÇÃO DE DEMANDA POR BENS E SERVIÇOS DETERIORAÇÃO PROGRAMADA OBSOLESCÊNCIA PLANEJADA CONSUMISMO EXACERBADO VALORES E INTERESSES CAPITALISTAS
a Extensão deve olhar os problemas de quem a financia e: - explicar a eles como os interpreta - “trazê-los” para dentro da universidade - transformá-los em projetos de D&P transdisciplinares e participativos passíveis de financiamento público
A UNIVERSIDADE UTÓPICA MOVIMENTOS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA E TECNOLOGIA SOCIAL EXTENSÃO ENSINO CTS ADEQUAÇÃO SOCIOTÉCNICA -
A UNIVERSIDADE UTÓPICA MOVIMENTOS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA E TECNOLOGIA SOCIAL EXTENSÃO ENSINO CTS ADEQUAÇÃO SOCIOTÉCNICA -
A TS é a plataforma cognitiva de lançamento da Economia Solidária
os formados para atuar em empresas privadas e para desenvolver conhecimentos tecnocientíficos a elas funcionais que o inovacionismo privilegia não são adequados para gerar conhecimentos para a inclusão social
o cenário do inovacionismo, com seu cientificismo e produtivismo inibe a geração desses profissionais
as instituições de ensino e pesquisa engajadas na lógica do cientificismo + produtivismo são incapazes de gerar TS
quando se pede a um engenheiro que projete uma tecnologia, ele vai fazê-lo com as ferramentas que conhece; de acordo com o marco analítico- conceitual de que dispõe.
O que cai fora desse marco. De sua “planilha de cálculo” não tem solução...
Você sabe projetar uma tecnologia que não desempregue, polua ou seja intensiva em capital e mão-de-obra “qualificada”? E que seja autogestionária e não condene o trabalhador a 30 anos de trabalho alienado? sociólogo engenheiro
Conceitos, critérios, relações, modelos, fatos estilizados, algoritmos, variáveis e parâmetros terão que ser especialmente concebidos para ir tornando a “planilha de cálculo” dos engenheiros flexível, permeável e coerente com os valores e interesses da ES e da TS
E você? Sabe como fazer que as políticas sociais incorporem conhecimento tecnológico? Como estimular a universidade a fazer pesquisa para os movimentos sociais? E como criar os mecanismos institucionais para isso? sociólogo engenheiro
... há que introduzir na “planilha” variáveis alternativas à geração de desemprego, da degradação ambiental, da deterioração programada, da obsolescência planejada, do consumismo exacerbado, do controle predatório da mão-de-obra, etc.
e é através da Extensão que vamos introduzir variáveis técnico- econômicas diferentes... esta é a “planilha de cálculo” que lhe ensinaram e com a qual está acostumado a trabalhar...
Extensão In-tensão Intenção Rejeição do Mito da Neutralidade Disputa de hegemonia