PRÓ-REITORIA DE ENSINO PLANEJAMENTO “O Ensino no IFRR em 2016: perspectivas, possibilidades e construção coletiva” Fevereiro/2016.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - PRPPGI
Advertisements

Oficina do Currículo GRUPO EM FOCO.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
Compromisso Todos pela Educação Decreto n. 6
Decreto nº de 24 de abril de 2007
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO ALBATROZ
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
Avaliação de Currículo: Um processo formativo Ana Marta A. de S. Inez
Diretrizes para os Institutos Federais
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EM LARGA ESCALA
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
PROEJA Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a
PLENÁRIA FINAL.
1.
Todo dia é dia de educação!
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO
SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UFPA DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO SINAES GRUPO 3 Relator: Orlando Nobre.
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
Seminário Nacional Sobre Educação Contextualizada
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
CONSELHO DELIBERATIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR: A RELEVÂNCIA DE SEU PAPEL NA COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
SETEC/MECDIRCGFS REDE E-TEC BRASIL Fevereiro de 2013 Avaliação e Novas Perspectivas.
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
A Função do Professor Articulador
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Contexto de atuação do CME
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
Pautas do Forgrad 2008/2012 Chapecó, abril de 2012.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
SECRETARIA EXECUTIVA REGIONAL II
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DO PIBID/PROGRAD/UFG
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Comissão de EJA de Alagoas
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
COLEGIADO MICRORREGIONAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DA AMOSC Locenir de Moura Assessora em Educação
INCLUSÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: O DISCURSO DOS PROFESSORES
O Futuro da Licenciatura a partir das normativas do Ensino Médio
Divulgação e implantação da Orientação Normativa nº 1/2013;
Uma Escola do Tamanho do Brasil
V – ENEL – 2014 Sistema de Avaliação RSE – Avalia/Anec.
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
Sistema Nacional de Formação
PROEJA Luiz Augusto Caldas Pereira Diretoria de Formulação de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica.
Fórum EAD Sérgio Roberto Kieling Franco Secretário de Educação a Distância Silvestre Novak Vice-Secretário de Educação a Distância.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Revisita ao PPP.
PIBID DIVERSIDADE 1. O Edital: 066/2013- CAPES: –O objeto deste edital é a seleção de projetos institucionais que visem ao aperfeiçoamento da formação.
AUDIÊNCIA PÚBLICA SENADO FEDERAL Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID.
A ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO IFPA: NOVOS DESAFIOS Selma Silva Belém 2016.
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MEC/CAPES/FNDE INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO,CIÊNCIA E TECNOLOGIA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DO IFPA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS.
O papel pedagógico do órgão gestor
Reunião Diretores de Ensino Agosto/2015 PROEN. Projeto Politico Pedagógico –PPP Projeto Politico Institucional - PPI  METODOLOGIA E ROTEIRO PARA REVISÃO/CONSTRUÇ.
Formação continuada ANO 2015
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
Transcrição da apresentação:

PRÓ-REITORIA DE ENSINO PLANEJAMENTO “O Ensino no IFRR em 2016: perspectivas, possibilidades e construção coletiva” Fevereiro/2016

PNE – PDI - TAM – Lei / PPI Planejamento Execução Acompanhamento Monitoramento Avaliação/Resultados Planejamento Plano Anual de Trabalho Ações/Atividades planejadas Relatórios quadrimestrais/ reuniões por áreas ou setores/Atas, etc. Relatório de Gestão/Indicadores Institucionais

1.5 Objetivos estratégicos do IFRR Fortalecer continuadamente a qualidade do ensino Descrição: Melhorar os resultados da aprendizagem, reduzindo as desigualdades educacionais no interior da instituição e reduzir o índice de retenção e de evasão escolar. Dimensão: Ensino

1. Realizar 100% das ações de formação continuada de diretores de ensino, de professores de coordenadores de curso, de coordenadores pedagógicos do ensino técnico e de graduação, como também dos pedagogos e dos Técnicos em assuntos educacionais. 2. Aumentar o número de concluintes em relação ao número de matriculados/ingressantes e reduzir o índice de evasão e retenção. 3. Fomentar a Melhoria dos programas de melhoria da qualidade da educação básica Metas para

Ação 1. Fórum Interno do Ensino Objetivo: a) acompanhar a execução e evolução das políticas de ensino, propondo estratégias para sua execução. b) propor soluções para as questões educacionais. Benefícios: Alinhamento das ações do ensino. Participação coletiva nas discussões sobre o ensino. Definição de estratégias para o alcance das metas. Ação 2. Formação Continuada das Equipes Técncio- Pedagógicas. Objetivo: fortalecer o planejamento e a execução do trabalho pedagógico desenvolvido no IFRR. Benefícios: 1. Melhoria da qualidade do planejamento e do trabalho pedagógico desenvolvido. 2. Melhoria da qualidade do processo ensino- aprendizagem dos cursos ofertados. 3. Fortalecimento das Diretrizes Pedagógicas e do Trabalho Pedagógico desenvolvido no âmbito do IFRR. 4. Melhoria nos índices de evasão e retenção dos cursos do IFRR. 5. Equipe técnico-pedagógica aperfeiçoada/qualificada para desenvolver suas atividades com vistas a melhorar o apoio e suporte ao trabalho dos professores.

Ação 2. Congresso Pedagógico Intercampus e Seminário dos Programas e Projetos do Ensino Objetivo: promover discussões e reflexões acerca da gestão pedagógica e do trabalho pedagógico desenvolvido no IFRR. Benefícios: ▪ interação e troca de experiências entre as equipes pedagógicas do IFRR. ▪ fortalecimento e valorização do trabalho pedagógico desenvolvido. melhoria nas ações da gestão pedagógica no âmbito do IFRR. ▪ Formação Continuada das equipes pedagógicas do IFRR. Ação 3. Encontro dos Pedagogos e TAE Objetivo: planejamento e alinhamento das ações do ensino para Benefícios: Ações alinhadas. Socialização dos planos de ação. Interação entre os profissionais. Fortalecimento do trabalho pedagógico.

Ação 4. Encontro de Graduação Objetivo: promover discussões e reflexões a cerca das políticas e do desenvolvimento dos cursos de graduação ofertados pelo IFRR. Benefícios: Fortalecimento das ações, atividades e desenvolvimento currícular dos cursos de graduação. Ação 5. Encontro do Ensino Técnico Objetivo: promover discussões e reflexões acerca das políticas e do desenvolvimento dos cursos técnicos ofertados pelo IFRR. Benefícios: Fortalecimento das ações, atividades e desenvolvimento currícular dos cursos técnicos.

Ação 6. Encontro de Coordenadores de Curso Objetivo: discutir, refletir sobre o trabalho desenvolvido pelos coordenadores de curso do IFRR. Benefícios: Alinhamento das ações desenvolvidas. Fortalecimento do trabalho desenvolvido pelos coordenadores de curso. Ação 7. Seminário do PROEJA Objetivo: promover discussões e reflexões acerca da gestão pedagógica e do trabalho pedagógico desenvolvido no IFRR. Benefícios: Definição de diretrizes para elaboração de plano de ação PROEJA. Oportunizar aos jovens e adultos ingresso no ensino profissional. Aumentar a oferta do PROEJA.

Ações/Atividades... Apoiar a execução dos Programas INOVA (R$ ,00), Bolsa Monitoria (R$ ,00), PARFOR, PIBID, LIFE, 20RJ, Saberes Indígenas na Escola. Assessorar os campus na execução do Plano estratégico institucional de permanência e êxito dos estudantes do IFRR. Realizar o acompanhamento/monitoramento aos campus. Acompanhar as políticas de ensino nos campus, por meio de Relatórios quadrimestrais. Elaborar o projeto de apoio a capacitação e formação inicial de profissionais da Educação Basica do Estado de Roraima, por meio da Ação Saberes Indígenas na Escola e recursos financeiros da Ação 20RJ Garantir a representatividade do IFRR na discussão local, regional e nacional sobre as políticas etnoeducacionais, inclusivas e para a diversidade Publicação da revista Ensino em Debate (2016) Publicação do Manual do Estudante do IFRR (2016)

Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas. Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo. Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado. (Rubem Alves)

OBRIGADA!