I ENCONTRO DE LÍNGUA PORTUGUESA Formadora: Profª Lenís Almeida da Silva Perez Graduada em Letras Vernáculas - UEFS Especialista em Estudos Literários –

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
Adriana Azevedo Universidade Metodista de São Paulo
Pedagogia da pesquisa-ação
Núcleo de Assessoria Pedagógica Unisal – Lorena 2006
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Plano de Trabalho Docente
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
QUADRO SÍNTESE DAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS
Autor: Paulo Henrique Hermínio Universidade Estadual Paulista
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
Currículo oficial de São Paulo
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Construindo o futuro do seu filho!
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
PEDAGOGIAS LIBERAIS TENDENCIAS CAPITALISTAS DESCONSIDERAM AS CLASSES
Projeto Institucional das escolas Salesianas
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
MARCELE MARTINS PROVINCIATTI TEREZINHA H. SCHIGAKI TESSARIM
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Perguntas de Modelação
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
O profissional da gestão escolar e suas implicações
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL:
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Situação de Aprendizagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
Segundo Kramer “uma proposta pedagógica é um caminho, não é um lugar
TENDÊNCIA PEDAGÓGICA LIBERAL RENOVADA PROGRESSIVISTA
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
ARQUITETURAS PEDAGÓGICAS PEAD PÓLO – SÃO LEOPOLDO Profs. Drs.- Dóris Fiss, Leonardo Porto e Jaqueline Picetti.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
Projetos e Sequências Didáticas
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Formação continuada ANO 2015
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

I ENCONTRO DE LÍNGUA PORTUGUESA Formadora: Profª Lenís Almeida da Silva Perez Graduada em Letras Vernáculas - UEFS Especialista em Estudos Literários – UEFS Mestra em Estudos Literários - UEFS

APRESENTAÇÃO “Prática e Ação: Formação e Atuação do Professor” é um projeto que visa a formação continuada dos professores de Língua Portuguesa e Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Ensino de Anguera.

OBJETIVOS  Promover um espaço de reflexão coletiva sobre o planejamento da ação educativa;  Colaborar para a melhoria do processo ensino aprendizagem dos alunos nas áreas temáticas de Língua Portuguesa e Matemática;  Contribuir para o aperfeiçoamento da autonomia do professor na sua prática pedagógica;

OBJETIVOS  Permitir ao professor o desenvolvimento de um trabalho que busque consolidar as habilidades e competências esperadas;  Intensificar a proposta contextualizada nos anos finais do ensino fundamental.

DINÂMICA DOS ENCONTROS Serão realizados 12 encontros presenciais com os docentes da área de matemática e 12 encontros presenciais com os docentes da área de Língua Portuguesa distribuídos ao longo do ano letivo. O curso terá a carga horária total de 96 horas, sendo que:  48 horas correspondem aos encontros presenciais;  48 horas correspondem ao tempo gasto em atividades e planejamentos realizados a distância.

Propostas Pedagógicas em Nossas Escolas

A proposta metodológica da escola tem em vista a construção e reconstrução do conhecimento, estimulando a cooperação e solidariedade, já que se acredita que a escola é parte inerente à totalidade social. Escola Municipal Leôncio Horácio de Almeida A prática pedagógica compreende uma proposta de trabalho interdisciplinar, contextualizada e lúdica construída na coletividade, em espaço periódico de formação dos educadores, com o objetivo de nortear o trabalho para que sejam proporcionados aos educandos momentos de investigação, experiências, expressões artísticas, práticas esportivas e atividades extraclasse.

Tendências Pedagógicas – Leôncio Horácio Tendência Pedagógica Papel da Escola MétodosProfessor - aluno Aprendizagem Pedagogia Progressista Libertadora Buscar a transformação social. Grupos de discussão. De igual para igual, horizontalmente. Resolução da situação problema. Pedagogia Progressista Histórico-crítica Preparar o aluno para a vida social. Relação direta da experiência do aluno com o saber sistematizado. Aluno participador e o professor mediador. Baseadas nas estruturas cognitivas já estruturadas nos alunos. Pedagogia Renovadora Progressiva Adequar as necessidades individuais ao meio social. Por meio de experiências, pesquisas e método de solução de problema. O professor é visto como um facilitador do desenvolvimento dos alunos. Resolução de situação problema.

Centro Educacional Professor Áureo de Oliveira Filho A proposta que a escola CEPAOF tem abraçado parte do ponto de que nossos discentes, enquanto cidadãos, têm direito a uma mediação pensada para contribuir para uma mudança de postura e consequentemente, uma mudança de vida. Na escola CEPAOF, trabalharemos de forma contextualizada, pois compreendemos que não se faz educação sem refazer caminhos. Não há espaço para trabalhar educação sem considerar o cotidiano do discente, e não é possível entender processo educativo, sem que haja a compreensão de inúmeros fatores que direta ou indiretamente perpassam no entorno da escola e comunidade.

Tendências Pedagógicas – Áureo Filho Tendência Pedagógica Papel da Escola MétodosProfessor - aluno Aprendizagem Pedagogia Liberal Prepara os indivíduos para o desempenho de papéis sociais. Parte de uma aptidão individual. O professor é visto como um facilitador do desenvolvimento dos alunos. Significativa Pedagogia Progressista Lugar onde educação se dá de forma intencional, estruturada, sistematizada e explícita. Compreensão da realidade histórico-social. Aluno sujeito que constrói sua realidade Professor. Compreensão da realidade histórico-social.

Escola Municipal Maria Rita Alves de Jesus A Escola Municipal Maria Rita Alves de Jesus se propõe a: desenvolver uma proposta pedagógica caracterizada pela exploração dos conhecimentos prévios do aluno, bem como das experiências trazidas da família e do meio social; Trabalhar a interdisciplinaridade; Valorizar a contextualização das atividades, a codificação e decodificação das tarefas e recorrer à interpretação e tomada de decisões na resolução de situações-problemas.

Tendências Pedagógicas – Maria Rita Tendência Pedagógica Papel da Escola MétodosProfessor - aluno Aprendizagem Liberal Renovada Progressivista Adequar as necessidades individuais ao meio social. Por meio de experiências, pesquisas e método de solução de problemas. O professor é auxiliador no desenvolvimento livre da criança. É baseada na motivação e na estimulação do problema. Progressivista Libertadora Busca atingir um nível de consciência da realidade na busca da transformação social. Grupos de discussão. A relação é de igual para igual, horizontalmente. Resolução da situação problema.

Afinal, o que é uma prática pedagógica contextualizada?

“As estratégias de ensino devem ser orientadas no sentido de permitir que o aluno tenha um aprendizado significativo, propondo assim um ensino “ancorado” aos conhecimentos prévios. Esse fato traduz a importância da construção e da reconstrução permanente de conceitos a partir de novas informações.” (Ausubel, 1963)

“Uma das maneiras mais coerentes de interligar os conteúdos de aprendizagem é desenvolver atividades que abordem temas que permitam a contextualização e a interconexão entre diferentes saberes.” (Cavalcanti, 2010)

Atividade (Tradicional) 01- Explique o que é adjetivo. Resposta: Adjetivo é toda palavra que caracteriza o substantivo, indicando-lhe qualidade, defeito, estado, condição, etc. Ex.: homem bom (qualidade), menino traquina (defeito), moça feliz (estado), família rica (condição). 02- Cite 4 exemplos de adjetivos. Resposta: bonita, novo, divertido e sujo.

Atividade (Contextualizada) 01- Produza um pequeno texto manifestando a sua opinião sobre a construção da nova praça e apresente soluções para a manutenção desse novo espaço. Resposta: Eu acho que a praça deixou a cidade bonita. Podemos brincar em um lugar novo e divertido, mas agora as pessoas precisam aprender a não deixar o lugar sujo. 02- Releia a sua resposta da 1ª questão e identifique as palavras que você usou para expressar uma qualidade, defeito, estado ou condição de algo. Resposta: bonita, novo, divertido e sujo.

Atividade a Distância Elabore um quadro comparativo com as diferenças entre a Prática Pedagógica Tradicional e a Prática Pedagógica Contextualizada. Em seguida produza uma atividade contextualizada utilizando algum conteúdo do seu componente curricular, que está sendo trabalhado (ou será trabalhado) na I unidade letiva. OBS.: A atividade deverá ser enviada por antes do nosso próximo encontro.