Preocupações e Desafios para os Empregadores Roberto Martins Santos/SP. Agosto/2014.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sped e-Social.
Advertisements

Cachoeiro do Itapemirim, 19/11/2013
Uma nova era nas relações entre Empregados, Empregadores e Governo
Experiências Municipais: Projeto Feira Popular – Implantação Conafor Cooperativa Eraldo R. Consorte Advogado - Consultor Trabalhista/Previdenciário
ANFIP Rio de Janeiro 25/02/
FIRJAN 05/11/2013 Por José Alberto Maia e Adilson Dias 1 Público Alvo:
Mudanças trazidas pelo eSocial
MINI CURRÍCULO – CARLA SOARES
Projeto eSocial Protheus RH
Antes de falarmos sobre o tema, imagine que neste momento você esteja participando do processo seletivo da Edoc2015, uma empresa de pesquisa e desenvolvimento.
Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas Palestrante: Alan Carlo Lopes.
COMPONENTES: BRENO HEBER MARCO POLO FERNANDO CASQUEIRO FELIPE MAURICIO BARBALHO DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO E GERENCIAMENTO DE OBRAS TEMA: SUPRIMENTOS:CONTRATAÇÃO.
O eSocial enquanto ferramenta de gestão para o SAT
eSocial – Uma nova forma de registro dos eventos trabalhistas
Projeto GRP Minas Novo Data Center do Governo Encontro E-Gov Minas 17 Junho 2011.
IMPACTO DO PISO NOS ESTADOS E MUNICÍPIOS SESSÃO ESPECIAL NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DA CAMARA DOS DEPUTADOS BRASÍLIA MILTON CANUTO DE ALMEIDA.
MODELO DE CONVERGÊNCIA NACIONAL
Abertura da Apresentação Empresa Nota Control Tecnologia Ltda. Apresentação técnica Tema: Sistema ISS.Net e Nota Fiscal de Serviços.
Serviço Público FederalFiscalização de Contratos Contratos Públicos Fiscalização de Documentação para Atesto de Notas Fiscais.
SENGE-PR Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná.
Central de Aquisições e Contratações Públicas: O uso dos padrões e-Ping na estruturação do planejamento das contratações Brasília, 18 de junho de 2013.
AUTONOMIA DOS MUNICÍPIOS Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se.
Sum á rio: Reforma administrativa e o esfor ç o fiscal para redu ç ão de despesas e incremento da eficiência do Estado Proposta de unifica ç ão dos cargos.
SUMÁRIO Antecedentes Prestação de Contas Anual – 2009 Plano Anual de Auditoria – 2009 Sistema de Suporte à Execução de Auditorias – S2EPA.
Segurança da Informação no Hospital de Clínicas de Porto Alegre Setembro/2014.

Plano Plurianual - PPA Julho | DIRETORIAASSESSORIA DE PLANEJAMENTO Amparo Legal Constituição Federal – art. 165 Leis de iniciativa do.
O Projeto Este momento marca a consolidação de um projeto, que surgiu através de mais de 02 (dois) anos de reuniões técnicas entre os Institutos de Previdência.
CONSELHO DELIBERATIVO ESCOLAR (OU CONSELHO ESCOLAR) ESPAÇO PARA EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA FULANO DE TAL GERED DE
Modelo Integrado de Gestão de Pessoas Ney Pereira Villa.
Considerações sobre o primeiro emprego na Rais e sobre o perfil do beneficiário do seguro-desemprego Fevereiro/2015.
A Cadeia de Valor da PGFN IV Encontro de Gestão da Advocacia-Geral da União 10 e
Nosso Objetivo: “garantir aos nossos clientes um atendimento diferenciado na Gestão de Pessoal, com rapidez, confiabilidade e segurança.
Controladoria Geral da União / Regional Paraíba Rodrigo Márcio Medeiros Paiva A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE CONTROLE INTERNO NOS MUNICIPIOS.
Decreto nº – 08/11/2011 Governo do Estado de São Paulo Corregedoria Geral da Administração.
PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA Secretaria de Administração Subsecretaria de Desenvolvimento de Pessoas Gerência de Cargos, Salários e Avaliação de Desempenho.
LEGISLAÇÃO E EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA. Modelo Orçamentário Modelo Orçamentário é o conjunto de procedimentos padronizados que devem ser seguidos pelos entes.
COMPRASNET Sistema de Compras do Governo Federal.
GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA - BRASIL Secretaria da Administração do Estado da Bahia GESTÃO DE PESSOAS.
O principal objetivo deste programa é articular os projetos e ações de valorização do servidor, oferecendo melhorias no ambiente e na vida funcional.
Eli Ramos e Silva, SICAP – LO Sistema Integrado de Controle e Auditorias Públicas Licitação e Obras Públicas.
Planejamento Estratégico e Gestão nos Tribunais de Contas O Caso TCE-MT.
OS ASPECTOS LEGAIS E PREVENCIONISTAS DA SEGURANÇA DO TRABALHO NO ÂMBITO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PREVENCIONISTAS DA SEGURANÇA DO TRABALHO NO ÂMBITO DA.
TÍTULO IV Administração Tributária CAPÍTULO I Fiscalização (...) CAPÍTULO II Dívida Ativa Art A omissão de quaisquer dos requisitos previstos no.
30ª Reunião da Comissão de Gestão Fazendária (COGEF) Novo Sistema de Administração Financeira do Estado do Espírito Santo (SIGEFES)
Técnicas para Vantagens Competitivas 1/18 Normas emitidas em 1996 (pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT ISO SISTEMAS DE GESTÃO.
SUBGRUPO nº 1 – RECEITAS POR COMPETÊNCIA ANDAMENTOS DOS TRABALHOS Expositor: José Valter Cavalcante.
– NOVO ITCMD TOTAL AUTOMATIZAÇÃO DO PROCESSO ELABORADOPORCLÁUDIOCHIESAELABORADOPORCLÁUDIOCHIESA.
Planejamento e Processo Orçamentário Planejamento de Governo e Políticas Públicas.
Projeto Professor Diretor de Turma Haidé Eunice G. Ferreira Leite Adaptação: Gilmar Dantas.
17 de agosto de 2015 ORDEM CRONOLÓGICA DE EXIGIBILIDADES.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL – 2007 UFRJ / Instituto Brasil PNUMA Prof. Ricardo L.P. de Barros SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA Definições Certificação.
Sistema de Gerenciamento Administrativo Financeiro
Projeto de Lei 2546/03 princípios de contrato conceitos de PPP procura delimitar seu objeto critérios para sua utilização remuneração, formas de licitação.
ESCOLHA DE LIVROS (PNLD – 2014) DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS ANA CAROLINA SOUZA LUTTNER Coordenação de Apoio às Redes de Ensino.
Fazer parte de um processo de conscientização da Qualidade de Vida no Trabalho, promover o bem estar físico, mental e social, resultando em benefícios.
Manual do Estágio Probatório. Prefeito As atividades da Administração Pública se operacionalizam por pessoas que ocupam cargos públicos temporários cargos.
DOCUMENTOS IMPRESCINDÍVEIS OU ESSENCIAIS APOSENTADORIA POR IDADE APOSENTADORIA POR IDADE O benefício pode ser solicitado nas Agências da Previdência Social.
Conferência Técnica do Centro Interamericano de Administrações Tributárias Subtema 3.2: “Os sistemas de informação e a nova organização: até onde deve.
Implantação e Gerenciamento de Avaliação de Desempenho – Experiência do Município de Vitória.
Angelica dos Santos Vianna defesadotrabalhador.blogspo...trabalhadores.jpg412 x k - jpg ANAMNESE OCUPACIONAL 21 de agosto.
Contexto para a Gestão de Risco Tributário
Secretaria de Estado da Fazenda INSTITUCIONAL. Gerar receitas e controlar a sua aplicação. SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA MISSÃO.
Impactos da Lei de Transparência Edmar Camata. Impactos da Lei de Transparência ASPECTOS LEGAIS Constituição Federal Princípios - Direito à informação.
Maria Izabel de Freitas Filhote defesadotrabalhador.blogspo...trabalhadores.jpg412 x k - jpg ANAMNESE OCUPACIONAL.
ENAP/Brasília junho/2010. Antes de 1930 – Fase contábil - Preocupação com a saúde física 1930 a 1950 – Fase Legal - Instituição da CLT - Estudo das relações.
Avaliação de Políticas Públicas e Programas Governamentais: a Experiência do TCE-PR Alexandre Faila Coelho Diretoria de Auditorias - DAUD.
Produtos e Soluções em SAP S oluções A gilidade e P rodutos
1 / 15 Seminário Regional de FPC – 04 e 05 Jul 12 Tema 4 – Nova Portaria sobre explosivos 1/12.
ESocialX SEGURANÇA do TRABALHO e SAÚDE OCUPACIONAL SilSet ASSESSORIA E SERVIÇOS EM SEGURANÇA DO TRABALHO E HIGIENE OCUPACIONAL Rua Dr. Jorge Nazar, 203.
Transcrição da apresentação:

Preocupações e Desafios para os Empregadores Roberto Martins Santos/SP. Agosto/2014.

É uma nova forma de registro dos eventos por meio de um canal digital único que geram direitos e obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais (definição do Grupo Gestor do eSocial) O que é eSocial ?

O e-Social é o mais novo capítulo do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital - composto por Fiscal, Contábil e Nota Fiscal Eletrônica) para ser uma nova forma de registro de formulários eletrônicos dos eventos que geram direitos e obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais, encaminhado ao governo por um canal único que utiliza certificação digital criptografada. Visão da Equipe Técnica da Roberto Martins Consultores Associados

Garantir direitos trabalhistas e previdenciários Simplificar o cumprimento das obrigações principais e acessórias, para redução de custos e da informalidade Aprimorar a qualidade de informações da seguridade social e das relações de trabalho Transparência Fiscal ( Aumentar a arrecadação (espontânea), pela diminuição da inadimplência, da incidência de erros, da sonegação e da fraude ) Objetivos do eSocial

Prestação única de informação pelo empregador Respeito ao marco legal Construção coletiva e gestão compartilhada Autonomia dos órgãos no tratamento das informações em suas bases de dados Utilização das informações pelos entes no limite de suas atribuições e competências Adaptação ao perfil do contribuinte Premissas do eSocial

Portaria 768 E-Processo E-social aos Pedaços NR 12 NR 32

Fonte: 1ª Conferência eSocial – 30/08

1.Admissão 2.CAT – Comunicação de Acidente de Trabalho 3.Afastamento temporário 4.Desligamento 5.Alterações 6.ASO – Atestado de Saúde Ocupacional 7.Atividades Desempenhadas 8.Aviso de Férias 9.Aviso Prévio 10.Comunicação Fato Relevante 11.Exclusão 12.Condição de Trabalho Diferenciada 13.Estabilidade 14.Trabalho sem Vínculo 15.Reintegração Envio do evento até o envio da folha da competência Até o início da atividade laboral Dia seguinte ao acidente Até 10 dias da ocorrência Eventos Trabalhistas

Aspectos Técnicos - Admissão Início do Recrutamento Técnicas de Seleção Contratação Admissão Início da Atividade Envio do registro Admissão Disponível com 30 dias de antecedência Permite o Cancelamento ou alteração até data da admissão

Tributário: prevalecerá o entendimento da Receita Federal. Trabalho: são poucos formulários, basicamente a RAIS e CAGED. Pontos cruciais como registro de ponto, seguro desemprego e homologação ficaram para a versão 2.0 do eSocial; Normas Regulamentadoras: menção é indireta e impactante, a partir de formulários previdenciários: EPI, EPC, PPRA, e Mapa de Riscos, especialmente nos Adicionais de Insalubridade, etc. Previdência: incorporaram os formulários como a CAT, ASO, PPP e Atestados. Isso tudo tem forte impacto no NTEP e FAP/RAT. Judiciário: tem a menção para que as empresas informem todas as ações trabalhistas em curso e terá um formulário específico para Reclamações Trabalhistas com o TST. Preocupação dos Empregadores

Gestão dos Riscos Ocupacionais Específicos: necessidade das empresas informarem eletronicamente os riscos ergonômicos organizacionais e psicossociais. Perguntas indutoras de conflito: filiação sindical dos trabalhadores e uso do FGTS para financiamentos. Reorganização dos processos: redefinição de responsabilidades e preenchimento conjunto entre áreas das empresas. Investimento: planejamento de investimento num curto prazo, a partir de mudanças constantes de formulários. Desafios para os Empregadores

Muito Obrigado Roberto Martins Especialista em Relações do Trabalho Diretor Regional da ABRH/SP Gerente de Recursos Humanos e Administração de Pessoal Membro do Comitê CORHALE