dissertativo-argumentativo

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Transcrição da apresentação:

dissertativo-argumentativo Exemplo de texto dissertativo-argumentativo

Exemplo Todos os homens são intelectuais – pode-se dizer, mas nem todos os homens têm na sociedade a função de intelectuais. Não se pode separar o homo faber do homo sapiens. Todo homem, fora de sua profissão, exerce alguma atividade intelectual, é um “filósofo”, um artista, um homem de gosto, participa de uma concepção de mundo, tem uma linha de conduta moral: contribui para manter ou para modificar uma concepção do mundo, isto é, para suscitar novos modos de pensar (Antonio Gramsci, filósofo italiano, 1891-1937)

O texto anterior é um texto dissertativo, isto é, ele apresenta um ponto de vista e uma argumentação para fundamentar esse ponto de vista. Gramsci defende que todos os homens têm capacidade intelectual, têm – por mínima que seja, atividade intelectual.

Todos os homens são intelectuais – pode-se dizer, mas nem todos os homens têm na sociedade a função de intelectuais [frase núcleo] 1)Não se pode separar o homo faber do homo sapiens. 1a) Todo homem, fora de sua profissão, exerce alguma atividade intelectual, é um “filósofo”, um artista, um homem de gosto, 1b) participa de uma concepção de mundo, 1c) tem uma linha de conduta moral: contribui para manter ou para modificar uma concepção do mundo, isto é, para suscitar novos modos de pensar.

Dissertar é debater, discutir, questionar... Temos liberdade de defender qualquer opinião, mas precisamos fundamentá-la, justificar, exemplificar, convencer, isto é: precisamos argumentar.

Uma linha de seguimento para abordar um tema: Comece fazendo um rascunho do seu texto (parágrafo-padrão ou redação) Agrupe o seu texto seguindo a sequência: Interrogar o tema; Responder, com sua opinião (frase-núcleo); Apresentar o argumento básico (argumento principal); Apresentar argumentos auxiliares (pelo menos 3); Apresentar fato-exemplo.

Organização do pensamento lógico Premissa Conclusão (causa) (consequência) então logo portanto assim por conseguinte consequentemente segue-se que A B então Ex.: Tenho necessidade de expressar o que penso, então escrevo.

Organização do pensamento lógico porque uma vez que na medida em que à medida que por motivo de por causa de tendo em vista que Conclusão Causa B A porque Ex.: Escrevo porque tenho necessidade de expressar meus pensamentos.

O parágrafo-padrão Texto 1 (enumerativo) Gostar de política não é uma opção, mas uma necessidade. Primeiro, porque o cidadão precisa de um conhecimento político para escolher seu candidato. Depois, porque a política está presente na escola, no trabalho, enfim, na vida. Logo, torna-se fundamental o gosto por ela, pois é ela que rege a nossa existência. (Sildomar F. Veira, Ufam, 2008)

Texto 2 (articulação com expressões de temporalidade) Desde sua origem o homem utiliza a linguagem para comunicar suas ideias. A princípio, ele desenhava nas cavernas os acontecimentos por ele vividos. Em seguida, passou a usar a fala e, por fim, inventou a escrita para registrar o que falava. Depois disso, percebeu-se que o homem e a linguagem sempre caminharam juntos. (Luciana S. Alecrim, Ufam, 2001)

Referências AMARAL, Emília; ANTÔNIO, Severino; PATROCÍNIO, Mauro Ferreira do. Português: redação, gramática, literatura, interpretação de texto. São Paulo: Nova Cultural, 1999. SENA, Odenildo. A engenharia do texto: um caminho rumo à prática da boa redação. 4 ed. rev. Manaus: Valer, 2011.