O espaço agrário mundial – capítulo 10 A importância da agricultura A biotecnologia e a agricultura As principais áreas agrícolas no mundo Professor.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A AGRICULTURA BRASILEIRA
Advertisements

A atividade agrícola e o espaço agrário
Agricultura Mundial I, II e III – G13, G14 e G15
Agricultura.
AGROPECUÁRIA BRASILEIRA
A atividade agrícola e o espaço agrário
Colégio Militar de Brasília 3º ano PREVEST Geografia
AGRICULTURA BRASILEIRA
Professora Isis Geografia
O BRASIL RURAL AGROPECUÁRIA.
O Brasil rural. Estrutura fundiária Estrutura que persiste desde o período colonial com as plantations de cana-de-açucar. Plantation: Latifúndios, mão.
{ Território e terra Território e terra. Vasto território Brasileiro Vasto território Brasileiro.
INTRODUÇÃO À GEOGRAFIA DO BRASIL MÓDULO 01.
UM MUNDO DIVIDIDO Professor: Jeferson Geografia – 3º EM.
Comércio Internacional Comércio Comércio = atividade de distribuição e venda dos bens criados pelas atividades industriais e agrícolas. Origens do Comércio:
O COMPLEXO REGIONAL DO NORDESTE. Considerando a divisão de Pedro Gaiger, o Nordeste é representado como o mapa a seguir, com base nos três complexos regionais.
Espaço Agrário 2º EM – 2015 Jeferson. ESPAÇO AGRÁRIO BRASILEIRO ● Até a década de 30 o Brasil era um país exclusivamente agrário-exportador (cana-de-
AS ÁREAS RURAIS EM MUDANÇA. Douro Alentejo.
PIB e IDH Ao observar o planeta sob o ponto de vista das sociedades humanas, é possível perceber as diferenças e desigualdades exigentes entre os muitos.
Professor Hudson de Paula. Relação entre população e economia Setores da economia Setor Primário: atividades ligadas a natureza. Agricultura e pecuária.
Disciplina: Extensão Rural Professora: Nazaré Cavalcanti 2º Período do curso de Medicina Veterinária.
Os três mundos Durante o período da Guerra fria era comum regionalizar o espaço mundial em “três mundos”: Primeiro Mundo: constituído pelos países capitalistas.
Escola Alternativo EJA Modalidade EAD Geografia: Da Natureza à Sociedade Tutor Alvaro Amaral.
DINÂMICA DE POPULAÇÃO MUNDIAL. CONCEITOS BÁSICOS POPULAÇÃO ABSOLUTA: total de habitantes de um lugar. DENSIDADE DEMOGRÁFICA: medida de habitantes por.
Climograma Como calcular o volume de chuvas em mm?
Espaço Agrário 2º EM – 2016 Jeferson. AGROPECUÁRIA NOS PAÍSES DO NORTE Agricultura e pecuária no sistema intensivo. Tecnologias como maquinário, sementes.
UNIP Prof. Flávio Henrique de Sarmento Seixas 1/34 Ambiente Econômico Global Integração Regional Blocos Econômicos.
Revolução Industrial História da Revolução Industrial, pioneirismo inglês, invenções de máquinas, passagem da manufatura para a maquinofatura, a vida.
Aspectos Naturais, econômicos, políticos e sociais
Regionalização Brasileira Educador: Luiz Lourenço.
TRANSIÇÃO DO TRABALHO ESCRAVO PARA O TRABALHO LIVRE
Distribuição da Vegetação Brasileira
AS FASES DO DESENVOLVIMENTO CAPITALISTA
UNIDADE TEMÁTICA 8 INTERNACIONALIZAÇÃO DA ECONOMIA, DO CONHECIMENTO E DA INFORMAÇÃO.
Globalização e Mercado Financeiro Global Prof. Glauco Carvalho.
FORMAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL PFF Prof. Abimael Costa.
Formação da sociedade Urbano- Industrial Professor: Jeferson Geografia 220.
Internacionalização do Agronegócio Brasileiro. Esquema da apresentação Internacionalização Inserção internacional da agricultura brasileira Oportunidades.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE DOCENTE: Dr. Frederico Pontes DISCENTES: Helenilse Freitas Lya Beiruth.
GEOGRAFIA DO BRASIL PROFESSOR JHONNY. AULA QUESTÃO AGRÁRIA NO BRASIL.
RegiãoProdução predominante Sul e Zona da Mata de Minas Gerais O principal produto agrícola é o café, além de uma tradicional pecuária leiteira. Triângulo.
IEA - USP 9 de novembro de 2006 Roberto Rodrigues AGROENERGIA: Cana e Alimentos.
Ensino Fundamental , 7º ano
DA COLÔNIA À POTÊNCIA ECONÔMICA, ATÔMICA E DEMOGRÁFICA
ESTRUTURA FUNDIÁRIA A distribuição das Terras no Brasil Alqueire – m 2 Alqueirão – m 2 Hectare – m 2 Qual é a origem dos problemas.
BRASIL NA NOVA ORDEM MUNDIAL
SUBDESENVOLVIMENTO. Problemas sociais: Baixos índices de qualidade de vida, de consumo. Elevadas taxas de miséria e mortalidade infantil. Concentração.
AS POTENCIALIDADES ECONÔMICAS DO ESTADO DE GOIÁS E O SEU ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO Prof. Paulo Borges Campos Jr 28 de Novembro de 2013.
AMÉRICA PORÇÃO NORTE 8º Ano. Canadá Ponto de vista demográfico Motivos do vazio demográfico: clima polar, solos gelados, terras improdutivas e áreas de.
Capítulo 40 pág.571 a 583.   Atualmente passa por mudanças politicas e sociais.  Possui a maior cadeia de montanas da América.  Possui o maior Bioma.
América do Norte Estados unidos.
Revisando Modo de Produção Feudalismo A Nova Relação Cidade-Campo A Burguesia Os Estados Nacionais Centralização Política e Econômica Capitalismo Mercantil.
O AVANÇO DA AGROPECUÁRIA NO BRASIL
TEMA III: Mundo Fragmentado Fluxos de bens e serviços Por: Inês Gomes.
Migrações 2º EM – 2015 Jeferson. Migração Deslocamento populacional representativo que possui diversas causas. Problemas Políticos;  Curdos, Palestinos.
<cabeçalho> <data/hora> <rodapé>
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
AGRICULTURA : HISTÓRICO E IMPORTÂNCIA Prof. Dr. Carlos Eduardo de Freitas Vian
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO BRASILEIRO
O mundo subdesenvolvido. Origens do subdesenvolvimento O Neocolonialismo Durante o século XIX, principalmente em sua 2ª metade, desenvolveu- se um processo.
Espaço Agrário 2º EM – 2016 Jeferson.
O Estado participa das territorialidades rurais uma vez que estimula, em momentos diferentes, os modelos de produção existentes. É o caso dos projetos.
UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DA ECONOMIA BRASILEIRA O MILAGRE ECONÔMICO AULA 4 CURSO COMEX-UNIS Prof. Ms. Frade.
Colégio de Nossa Senhora de Fátima Geografia 9º ano Filipe Miguel Botelho.
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Panorama do Calcário Agrícola no Brasil Secretaria de Política Agrícola 31 de maio de 2011 Wilson Vaz.
BRASIL: OPORTUNIDADES DE INVESTIMENTOS Luiz Fernando Furlan Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
Revolução Verde – Complexos Agroindustriais
INSTITUTO SANTA LUZIA GEOGRAFIA Prof. Gustavo Macieira 3ª Série – EM.
A QUESTÃO AGRÁRIA GEOGRAFIA – 2EM(CIC).
Região Norte Crescente atividade de mineração (ex: Carajás)
Transcrição da apresentação:

O espaço agrário mundial – capítulo 10 A importância da agricultura A biotecnologia e a agricultura As principais áreas agrícolas no mundo Professor Hudson de Paula

Competência de área 6 – Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos. H26 – Identificar em fontes diversas o processo de ocupação dos meios físicos e as relações da vida humana com a paisagem. H27 – Analisar de maneira crítica as interações da sociedade com o meio físico, levando em consideração aspectos históricos e (ou) geográficos. H28 – Relacionar o uso das tecnologias com os impactos socioambientais em diferentes contextos histórico-geográficos. H29 – Reconhecer a função dos recursos naturais na produção do espaço geográfico, relacionando-os com as mudanças provocadas pelas ações humanas. H30 – Avaliar as relações entre preservação e degradação da vida no planeta nas diferentes escalas.

A importância da agricultura Fonte de alimentos – representatividade no meio rural Fonte de matérias-primas – suprimento para a indústria Mercado de commodities: centros financeiros onde se realizam transações comerciais envolvendo commodities Commodities: matérias-primas agrícolas voltadas para a exportação – chá, café, soja, minério de ferro etc.

A importância da agricultura Comércio mundial de commodities Balança comercial: diferença entre o valor das exportações e importações realizadas anualmente por uma nação Países desenvolvidos I E Países subdesenvolvidos E I

A biotecnologia e a agricultura Avanço científico e tecnológico Produção de insumos químicos – fertilizantes e maquinaria Produtos transgênicos – OGMs

As principais áreas agrícolas do mundo A questão comercial agrária 1947 – Acordo Geral de Tarifas de Comércio – Gaat 1993 – Organização Mundial de Comércio – OMC 1994 – Assinatura do acordo para solucionar disputas comerciais agrícolas Questão das práticas protecionistas

As principais áreas agrícolas do mundo MAÇÃ Café CHIC Países subdesenvolvidos Países desenvolvidos

As principais áreas agrícolas do mundo

As principais áreas agrícolas do mundo Cadeia produtiva dos agronegócios; Elevados índices de mecanização, irrigação, técnicas de melhoria do solo, biotecnologia; Boa infraestrutura de transportes e armazenamento. PAÍSES RICOS

As principais áreas agrícolas do mundo CHILE URUGUAI AMÉRICA LATINA AMÉRICA CENTRAL AMÉRICA DO SUL MÉXICO ARGENTINA PARAGUAI ÍNDIA CONTINENTE AFRICANO REGIÕES POBRES ÁSIA CHINA

As principais áreas agrícolas do mundo Atividades primárias; Baixos índices de mecanização, irrigação, técnicas de melhoria do solo, biotecnologia; Infraestrutura de transportes e armazenamento precárias. PAÍSES POBRES

Espaço agrário no mundo – Ricos e pobres Nos países desenvolvidos: O espaço agrário apresenta-se diferente enquanto a forma e funcionamento, pois suas formas de cultivo são geralmente utilização de grandes levas de tecnologia e recursos financeiros, aliado a pouca utilização de mão de obra. Nos países subdesenvolvidos: O espaço agrário apresenta-se com grandes marcas deixadas pelos colonizadores, como a forte presença de uma concentração fundiária, e a produção voltada para o mercado externo.

Intensiva x Extensiva Agricultura intensiva: tipo de agricultura que utiliza técnicas modernas, mais produtividade - grandes empresas podendo acarretar impactos ambientais Agricultura extensiva: tipo de agricultura realizada em grandes áreas, empregando pouco capital e técnicas agrícolas tradicionais e por isso apresenta baixa produtividade.

O espaço agrário brasileiro A agricultura no Brasil A influência dos fatores naturais nas atividades agrárias As principais áreas agropecuárias brasileiras A importância da pecuária brasileira

A agricultura no Brasil Mais importante atividade econômica: Fornecedora de alimentos; Fonte de matérias-primas industriais; Geradora de emprego e receita (exportações). PARE PENSE AGRICULTURA COMERCIAL versus LAVOURAS FAMILIARES

A agricultura no Brasil 1530: cana-de-açúcar – monocultura; Século XIX: café; Século XX: cacau e algodão; Século XXI: soja e laranja. PRODUÇÃO AGRÍCOLA, POSSE DE TERRA, GERAÇÃO DE RIQUEZA, CONCENTRAÇÃO DE PODER POLÍTICO-ECONÔMICO

A agricultura no Brasil  1973: crise do petróleo AUMENTO DO ENDIVIDAMENTO EXTERNO NACIONAL EXPORTAÇÃO E ABASTECIMENTO DA AGROINDÚSTRIA SUBSÍDIOS GOVERNAMENTAIS – SOJA E LARANJA ÁLCOOL – COMBUSTÍVEL ALTERNATIVO MODERNIZAÇÃO AGRÁRIA – ELEVAÇÃO DA PRODUTIVIDADE INTENSIFICAÇÃO DO ÊXODO RURAL

A influência dos fatores naturais nas atividades agrárias REGIÃO SUDESTE Clima tropical de altitude; Manchas de terra roxa (concentradas na porção Centro-ocidental). EXPANSÃO DA CULTURA CAFEEIRA REGIÃO NORDESTE Zona da Mata: monocultura de cana-de-açúcar e cacau Agreste: policultura para consumo interno Solo de massapé e, clima tropical úmido REGIÃO SUL Clima tropical; Solos de terra roxa (norte do Paraná). DESENVOLVIMENTO DAS CULTURAS DE CAFÉ E ALGODÃO REGIÃO NORDESTE Sertão e Meio-Norte: Escassez agrícola. Solo arenoso, rios intermitentes e clima semi-árido

As principais áreas agropecuárias brasileiras REGIÃO SUDESTE Mais importante produção agropecuária brasileira (fatores): -Paisagem natural; Ocupação humana e econômica; Concentração industrial. Numerosas propriedades rurais com lavouras destinadas a agroindústria (cana-de-açúcar) e a exportação (laranja e soja). Lavouras de café, milho e banana. Pecuária bovina: -Sistema semi-extensivo; -Grandes investimentos de capital e tecnologia; -Destaque para a raça nelore, destinada ao corte. Pecuária leiteira (Vale do Paraíba). Principais áreas agropecuárias da região: Centro-oeste paulista; Triângulo mineiro.

As principais áreas agropecuárias brasileiras REGIÃO SUL Agropecuária moderna e diversificada. Alto grau de investimento de capitais e tecnologia. Santa Catarina: - Numerosas pequenas propriedades policultoras; - Produção de milho, arroz, fumo e criação de suínos e bovinos para leite. Paraná: Substituição das culturas de café e algodão por soja e cana-de-açúcar (norte); Diversidade de culturas, destaque para o trigo (outras regiões). Rio Grande do Sul: Soja e trigo (noroeste); Vinha (região serrana); Pecuária extensiva de bovinos e ovinos e cultura de arroz (pampas).

As principais áreas agropecuárias brasileiras REGIÃO NORDESTE Agropecuária como uma das principais atividades econômicas da região: valor produzido e mão-de-obra empregada. Região dividida em quatro sub-regiões: -Zona da Mata; -Agreste; -Sertão; -Meio-Norte. Principais produtos agrícolas: -Cana-de-açúcar; -Mandioca e milho; -Soja e laranja; -Arroz; -Banana; -Coco-da-baía. Pecuária extensiva de bovinos, destinada ao corte, e de caprinos, para leite.

As principais áreas agropecuárias brasileiras REGIÃO CENTRO-OESTE Região fornecedora de produtos agropecuários para indústrias alimentícias do Centro-Sul: -Trigo e soja; Arroz e milho; Algodão; Carne. Produção de soja para o mercado externo. Detentora de ¼ do rebanho bovino nacional. Destaque para a região do Pantanal: criação de gado, bovinos e bufalinos – favorecida pela topografia plana e vegetação aberta (cerrado). Principais áreas agrícolas da região: Campo Grande e Dourados, No Mato Grosso do Sul; -”Mato Grosso de Goiás”, em Goiás; -Vale do Parnaíba, entre os estados de Goiás e Minas Gerais.

As principais áreas agropecuárias brasileiras REGIÃO NORTE Participação relativa na economia nacional; Expressiva participação socioeconômica regional (fatores): -Condições naturais; -Incipiente capitalização; -Grande distância dos centros consumidores. Principais produtos agrícolas: -Mandioca; -Arroz; -Banana; -Milho; -Cana-de-açúcar; -Dendê (coco). Destaque: -Zona Bragantina: pimenta-do-reino, introduzida e cultivada por imigrantes e descendentes japoneses – transformou o Brasil em 5° maior produtor mundial desse produto. Criação de gado – baixo rendimento, emprego de pouca mão-de-obra. Regiões: Roraima e Ilha de Marajó (pecuária).

A importância da pecuária brasileira 2° MAIOR REBANHO BOVINO DO MUNDO (1° ÍNDIA) 2° MAIOR REBANHO DE FRANGOS DO MUNDO (1° CHINA) 2°MAIOR REBANHO DE SUÍNOS DO MUNDO (1° EUA) SANTA CATARINA: EXPORTAÇÃO DE CARNES DE AVES E SUÍNOS PREDOMINÂNCIA DE PEQUENAS E MÉDIAS UNIDADES PRODUTORAS ABASTECIMENTO DA AGROINDÚSTRIA ALIMENTÍCIA

A questão da terra A estrutura fundiária do Brasil A modernização do espaço agrário e a concentração de terras Movimentos políticos rurais A questão da reforma agrária

A estrutura fundiária no Brasil Uma das maiores concentrações rurais do globo: Principal característica: desigualdade – 2% com menos de 10 hectares; 80% grandes propriedades Graves distorções de ordem social – desemprego e êxodo rural; Problemas de ordem política – conflitos no campo e movimentos de ocupação de terras; Deformidades de ordem econômica – baixos índices de produção agrária.

A estrutura fundiária no Brasil BRASIL COLÔNIA: SISTEMA DE DOAÇÃO DE TERRAS EM SESMARIAS 1850: LEI DE TERRAS – EXTINÇÃO DA SESMARIAS ECONOMIA COLONIAL AGRÁRIO-EXPORTADORA LATIFÚNDIO, USO DE MÃO DE OBRA ESCRAVA, MONOCULTURA 1964: O ESTATUTO DA TERRA – MÓDULO RURAL 1993: REFORMA AGRÁRIA: MÓDULO FISCAL

A modernização do espaço agrário e a concentração de terras 1950: o Governo implantou uma política de aumento das fronteiras agropecuárias (Centro-oeste e Norte) Ocupação por lavouras monocultoras – aumento da concentração de terras 1964 – extensão da legislação trabalhista para os trabalhadores rurais - desemprego

Movimentos políticos rurais 1970: movimentos estaduais dos trabalhadores sem-terra – RS, MS, PR, GO, BA, PA; 1985: Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST); 1986: União Democrática Ruralista (UDR) – combate ao MST.

A questão da reforma agrária

A questão da reforma agrária 1988 – matéria constitucional (função social da terra); 1996 – Lei do Rito Sumário: Celeridade aos processos de desapropriação, ocupação e indenização; Impedimento da desapropriação de terras invadidas por trabalhadores sem-terra; Cobrança progressiva do ITR sobre propriedades improdutivas

Problemas agrários Muita terra, muita fome Estrutura fundiária, êxodo rural e violência no campo Mudanças nas relações agrárias de trabalho

Muita terra, muita fome 353,6 milhões de hectares de estabelecimentos rurais; 29 milhões de pessoas abaixo da linha de pobreza absoluta.

Muita terra, muita fome Herança do sistema colonial; Domínio latifundiário; Desorganização do comércio da produção agrícola; Ausência de reforma agrária efetiva.

Estrutura fundiária, êxodo rural e violência no campo Poucos com muita terra, muitos com pouca terra; Luta pela terra CONFLITOS Abandono da terra ÊXODO RURAL ASSENTAMENTO POSSEIRO GRILAGEM

Mudanças nas relações agrárias de trabalho Pequenos produtores; Trabalho infantil; Mobilidade espacial; Trabalho assalariado.

AGROPECUÁRIA versus MEIO AMBIENTE Não é possível parar com a atividade produtiva, mas é preciso dar condições para que a natureza se refaça. O equilíbrio é essencial.

Agropecuária e meio ambiente Devastação da vegetação natural: Desmatamento; Queimadas.

Agropecuária e meio ambiente Desenvolvimento sustentável: Exploração de recursos de forma racional e limitada, respeitando a a capacidade da natureza de se recompor.

“Não existe o não poder, só o não querer. Se você for uma pessoa preparada, basta um desejo intenso de realizar algo para que a transformação aconteça.” Jan Ashford

FIM