“Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas.” Mario Quintana.

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Transcrição da apresentação:

“Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas.” Mario Quintana

PROPAGADORES DA LEITURA

Síntese: O projeto Jovens Leitores pretende qualificar o uso da Sala de Leitura da E.E Profª Leonor Oliveira Martins pelos alunos, em especial, pelos adolescentes dos últimos anos do Ensino Fundamental e pelos jovens do Ensino Médio. Para tanto, a escola oferecerá três oportunidades educativas para o uso da Sala de Leitura: formação de leitores autônomos (leitura livre); formação de protagonistas em favor da leitura (protagonismo juvenil); formação de estudantes autônomos (autodidatismo). O tempo de realização do projeto está estimado entre julho e dezembro de O projeto tem como base a proposta pedagógica do Programa SuperAção jovem do Instituto Ayrton Senna.

O SuperAção Jovem propõe 3 desafios na Sala de Leitura

Objetivo: Reaproximar os jovens da leitura e desenvolver neles o gosto por ler. O que os jovens farão: Reunidos em times ( grupos de até 10 alunos), exercitarão a escolha e a leitura de livros por vontade própria, sob a orientação do professor da Sala de Leitura e/ou do professor de Língua Portuguesa. Desafio 1: A Sala de Leitura como espaço de leitura livre

Objetivo: Convidar os jovens a serem protagonistas na escola, trazendo suas ideias para a melhoria da leitura e transformando-as em projetos. O que os jovens farão: Reunidos em times ( grupos de até 10 alunos), trarão ideias para melhorar a leitura na escola e aprenderão a elaborar um projeto para realizá-lo com a orientação do professor da Sala de Leitura e/ou de professores convidados pelos alunos para apoiá -los. Desafio 2 : A Sala de Leitura como espaço para o protagonismo juvenil

Objetivo: Formar alunos mais capazes de lidar com a diversidade de gêneros textuais e com maior capacidade de organização, autodidatismo em seus estudos. O que os alunos farão: Reunidos em times (grupos de até 10 alunos), aprenderão estratégias para ler e estudar melhor, sob a orientação do professor da Sala de Leitura e/ou de professores convidados pelos alunos para apoiá-los. Desafio 3: A Sala de Leitura como espaço para aprender a estudar

Temos três tipos de público alvo: · Primário: é aquele que o projeto deseja efetivamente atingir. · Secundário: é aquele que influencia diretamente o público-alvo primário. · Terciário: são as pessoas que decidem ou são apoiadores que contribuem com o projeto Como público alvo primário, o projeto deve focar não somente os jovens que participarão das três oportunidades educativas oferecidas pela parceria com o SuperAção Jovem, mas também os Público alvo :

demais usuários da Sala de Leitura e os alunos que serão impactados indiretamente pelas atividades a serem realizadas pelos jovens participantes do projeto. Além disso, o projeto terá como público alvo secundário os professores que serão convidados a abraçar a proposta e os familiares que serão estimulados a influenciar diretamente os alunos. O público alvo terciário são os gestores escolares e a equipe da Diretoria de Ensino que terão um Continuação

Papel decisivo no sucesso da proposta. Continuação

Qualificar o uso da Sala de Leitura pelos alunos – em especial, os jovens de 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e do Ensino Médio –, oferecendo a eles as oportunidades de agirem como protagonistas na melhoria da leitura na escola, e crescerem como leitores e estudantes autônomos, de modo a aumentar a freqüência de alunos na Sala de Leitura com fins educativos e, indiretamente, contribuir com o sucesso dos mesmos na escola e na vida. Objetivo:

Quando os jovens são vistos como solução e boas oportunidades educativas lhes são oferecidas, eles se tornam parceiros dos professores e dos gestores na construção de uma educação de qualidade. As escolas parceiras do SuperAção Jovem avaliaram: Fonte: SIPS – Sistema de Informações do Programa SuperAção Jovem.. VOCÊ SABIA?

A principal justificativa do projeto é a melhoria do desempenho dos alunos nas avaliações externas, baseando – se nos 4 pilares da educação de Jacques Delors. Aprender a conhecer Aprender a fazer Aprender a conviver Aprender a ser Foco do projeto

Outra questão a ser tratada é o BULLYING (causado por inveja, preconceito, poder, medo, superioridade, televisão e/ou vem de casa), pois para mudar é preciso determinação e envolvendo os jovens em atividades, ou seja, dando a eles responsabilidade, torná-los protagonista da escola. O Jovem não é problema o jovem é solução...

Resultados: PúblicoPrincipais resultados esperados Jovens que atuarão no Desafio 1 (leitura livre) -Autonomia para escolher leituras -Desenvolver o gosto pela leitura -Ampliar a quantidade e a frequência de leitura -Melhorar a compreensão leitora -Capacidade de trabalhar em equipe -Habilidades de convívio -Habilidade para liderar e ser liderado Jovens que atuarão no Desafio 2 (protagonismo juvenil) Autonomia para resolução de problemas -Sentimento de pertencimento à escola -Valorização da leitura para obterem sucesso na escola e na vida -Capacidade de trabalhar em equipe -Habilidades de convívio e participação social

continuação Jovens que atuarão no Desafio 2 (protagonismo juvenil) -Habilidade para liderar e ser liderado - Capacidade de mobilização, iniciativa, planejamento, execução e avaliação Jovens que atuarão no Desafio 3 (aprender a estudar) -Autonomia para estudar na escola e ao longo da vida -Gosto para estudar por vontade própria -Valorização da leitura para obterem sucesso na escola e na vida -Dominar diferentes gêneros textuais -Habilidades metacognitivas para aprender e ensinar -Habilidades de convívio -Capacidade de trabalhar em equipe

Inspirem-se nas palavras chave abaixo para que o título comunique com facilidade. -SALA DE LEITURA -JOVENS LEITORES - APRENDIZAGEM - -CONVÍVIO - -PROTAGONISTAS ESCOLHA DE UM NOME PARA O PROJETO...