Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNOPAR. UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ. UNIDADE DE XAXIM
Advertisements

TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Área do conhecimento: Biologia
Escola Estadual Senador Filinto Muller - Extensão
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
VIAJANDO PELO MUNDO DA LEITURA
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
a melhoria da aprendizagem
ÉDNA MENDES KLEIN PIRES
Edna Maria Barbosa Arrebola
PROJETO RE-E-LENDO MARIA DA PENHA FRIGINI. PROJETO RE-E-LENDO MARIA DA PENHA FRIGINI.
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO
DISCIPLINA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
Sexta-feira do professor projeto proler PARCERIA –1ª COoRDENadoria S.E. & UNIRITTER TRILHANDO OS CAMINHOS DA LEITURA E DA ESCRITA.
ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO
OS TRÊS PORQUINHOS.
Os níveis básicos da leitura
Rotina na Alfabetização:
PROJETO CONFABULANDO “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE”
Planejamento PNAIC 2014.
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
RÁDIO ANTONIO PRUDENTE
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
ELIANE PEREIRA DE BRITO
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Língua, linguagem e variação linguística.
Relatório de Proposta de Projeto
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
ANÁLISE TEXTUAL Aula 2 – Adequação vocabular, variação linguística, texto e hipertexto Profª. Fábio Simas.
PROJETO DIA DAS MÃES DURAÇÃO: 1 SEMANA TEMA: EU TE AMO MÃE.
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO GESTÃO INTEGRADA DE MÍDIAS NA EDUCAÇÃO FORMOSA DO OESTE 2013.
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
Ponto de partida Capítulo 3
OBJETIVO GERAL Incentivar ao aluno a produção de hipertextos para publicação online e impressa através de um Jornal escolar envolvendo temas e conteúdos.
PROJETO LER É LEGAL PROJETO LER É LEGAL. Professora Responsável: Edivania Alves Gonçalves. Disciplina de Atuação: Língua Portuguesa Justificativa: Não.
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Planejamento da Rotina Semanal
Diretoria de Ensino de Mauá E. E. Zaíra VI
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA:
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
A Arte na Literatura de Cordel
PROJETO.
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
Projeto Político Pedagógico
Relatório Módulo Gestão Integrada das Mídias
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
PROFESSORES ENVOLVIDOS: ALESSANDRA LOPES DAIANE BARBOSA.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Programa Mundo Leitor Professora: Moiseth Neves Série: Viagens - 1° ano do Ens. Fund.I Projeto: Uma viagem entre sons e poesias.
PROJETO “LENDO E VIVENDO”
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS SURDAS
“Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas.” Mario Quintana.
Projetos e Sequências Didáticas
TRABALHO COLABORATIVO
Termo de Terminalidade
PROPOSTA DE ATIVIDADE Para nós bolsistas, talvez uma das maiores dificuldades enfrentadas tenha sido transpor os conteúdos e práticas aprendidas durante.
Transcrição da apresentação:

Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique Escola Estadual de Ensino Fundamental DRº Mário Vieira Marques (CIEP) São Luiz Gonzaga, 2016

1.TEMA Projeto de Leitura: Sou Letrando. 2.PROBLEMA Resultados apresentados nas Avaliações Externas de Desempenho Escolar evidenciaram que boa parte do corpo discente (alunos) apresentava dificuldades para ler, interpretar e/ ou produzir textos. Nesse sentido, questionamos se falta de leitura interfere diretamente no desempenho escolar? 3.HIPÓTESE Como forma de incentivar o hábito de ler e tentar torná-lo uma prática prazerosa e indispensável para que os alunos possam compreender melhor a realidade que os cerca e também para que haja uma melhoria significativa do desempenho escolar deles, os professores, juntamente com a equipe pedagógica decidiram trabalhar com o projeto “SOU LETRANDO”, novamente. Pois cremos que toda escola deve ter um projeto direcionado para a leitura e produções.

OBJETIVO GERAL - Incentivar o hábito de leitura, escrita, também o gosto pela música, poesia e contos, proporcionando à comunidade escolar momentos de interação tendo como base o mundo encantado da leitura. OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Exercitar a comunicação e a expressão pela música que se dão através da interpretação e improvisação, proporcionando momentos de relaxamento com fundos musicais (pós-refeição ao meio dia). - Trazer para sala de aula interpretações de músicas já existentes, para que os alunos possam vivenciar o processo de expressão individual e grupal, não se esquecendo de fazer conexões com a localidade e a identidade cultural dos alunos, permitindo-lhes também improvisar, compor, observar e analisar suas estratégias e de seus colegas nas atividades de produção. - Adquirir conhecimento sobre o gênero literário: poesia. - Sensibilizar a comunidade escolar para a importância da leitura a fim de alcançar os objetivos sociais e individuais. - Oferecer espaços e momentos para o desenvolvimento das capacidades leitoras. - Permitir que a leitura e a escrita sejam compreendidas como práticas sociais. - Incentivar o hábito de leitura e estimular a criatividade dos alunos e professores.

JUSTIFICATIVA: Pela necessidade de desenvolver a leitura e a escrita dos alunos, também por acreditar que a música, a poesia e os contos podem permitir que os alunos se apropriem da linguagem literária de uma forma lúdica através do canto, expressões, ludicidade, teatro e outras mensagens optamos por trabalhar de forma a despertar o encanto que existem nas palavras. Nessa linha de pensamento é que foi elaborado esse projeto e também pelo fato de perceber a disposição dos alunos em participar das referidas atividades, quando foi feito o levantamento dos conhecimentos prévios adquiridos do ano de 2015. Também para oferecer aos alunos portadores de necessidades educacionais especiais de aprendizagem, um ambiente colaborativo entre professor e alunos no qual a capacidade de cada educando seja respeitada e onde pode-se afirmar que todos tenham oportunidade de aprender.

O aluno deve perceber que a leitura é o instrumento-chave para alcançar as competências necessárias a uma vida de qualidade, produtiva e com realização. Sabemos que o hábito de leitura dependem de outros elos no processo de educação. Sem ler, o aluno não sabe pesquisar, resumir, resgatar a ideia principal do texto, analisar, criticar, julgar, posicionar-se. Daí a nossa certeza de que este projeto contará com o apoio de todos os professores, independentemente da disciplina que lecionam, pois a equipe docente tem plena consciência de que o aluno deve ter o domínio sobre a língua oral e escrita, tendo em vista sua autonomia e participação social. Assim, estimulando a leitura, faremos com que nossos alunos compreendam melhor o que estão aprendendo na escola e o que acontece no mundo em geral, proporcionando a eles um horizonte totalmente novo, além de possibilitar momentos de integração entre professores, alunos, pais, funcionários e Pibidianos da UERGS.

METODOLOGIA O projeto será desenvolvido através de Contação de Histórias, Poesias, Parada da Leitura, Hora do Conto, Gincana Literária, Café Literário, Relaxamento enquanto ouve-se música após refeição, teatro, etc. Para isso, serão definidos Títulos, Autores e Músicos (as) sugeridos pelos alunos para serem trabalhados no decorrer do Primeiro e Segundo trimestre de 2016, sendo que no Terceiro trimestre, os alunos trabalharão com contos literários. Serão também confeccionados pelos alunos, durante as aulas de Artes ilustrações para divulgar o projeto de leitura pelas dependências da Escola.

CRONOGRAMA O Projeto de Leitura acontecerá no decorrer do ano letivo de 2016, sendo uma aula semanal, sempre intercalada para que não seja interferido nas disciplinas, bem como em seus conteúdos. 1º momento: Escolha dos livros e/ou autores, músicos (as), e histórias a serem trabalhados no decorrer do trimestre; 2º momento: Parada da Leitura, Contação de Histórias, Hora do Conto e Dramatizações; 3º momento: Exibição de filmes e vídeos, para melhor entendimento dos conteúdos; 4º momento: Culminância com Gincana e Café Literário, bem como a exposição e/ou apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos.

Para finalizar... “Sementinhas bem plantadas, brotam e não param de crescer”. - Autor desconhecido.