Abrir o Apetite Poético

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
II Reunião Ordinária do Consed 2011 – Canela/RS, 1º de julho de 2011
Advertisements

Formação Sala de Leitura e Filosofia
ÁREA DO CONHECIMENTO: matemática.
ÁREA DE CONHECIMENTO Matemática.
ÁREA DE CONHECIMENTO ALFABETIZAÇÃO.
Formadora: Andréia Sol
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
PROGRAMA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
SME/ DOT Educação Infantil Plano de ações 2009
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
Avaliação da Aprendizagem em Processo
Viver, Aprender Materiais Didáticos Educação de Jovens e Adultos.
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA FACULDADE DE LETRAS DISCIPLINA: VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E ENSINO DO PORTUGUÊS PROFESSORA: TABITA.
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Projeto TRILHAS e Rede de Ancoragem
O REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA PROFESSORAS: Janete de Andrade Souza Garcia 2º Ano Suzana Mª Blasque.
“Proposta de atividade, esboço inicial”
“Carta de intenções (Viagens de leitura)”
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA: ALFABETIZAÇÃO NO CICLO INICIAL
SUGESTÕES INÍCIO DO ANO LETIVO
Letramento e o Processo de Alfabetização como um Problema de Saúde Pública: sobre ações em promoção da saúde Patrícia Prado Calheta PUCSP/COGEAE
SPO Alunos.
AMBIENTE ALFABETIZADOR E ARITIMETIZADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MUITO ALÉM DO LETRAMENTO E DA PURA BRINCADEIRA " A alfabetização não é apenas um objetivo.
Linguagem, alfabetização e letramento
alfabetização INTRODUÇÃO
EMEF Álvares de Azevedo - DRE Ipiranga
SEMINÁRIO DESCENTRALIZADO
Ensinar a ler e a escrever nas aulas de Ciências
PROJETO CONFABULANDO “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE”
Planejamento PNAIC 2014.
Habilidades centrais no ensino da língua portuguesa
Encontro com Professores Coordenadores dos Anos Finais fevereiro de 2014 OBJETIVO: Subsidiar os PCs do Ensino Fundamental - anos finais, quanto a sondagem.
PIPAS POÉTICAS Carlos Drummond de Andrade
Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
PROGRAMA “São Paulo faz escola”
Viver, Aprender Materiais Didáticos Educação de Jovens e Adultos.
Orientação Técnico-Pedagógica
Língua e Literacia nos Primeiros Anos de Escolaridade
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
As Histórias em Quadrinhos (HQs) utilizadas em salas de aula se bem trabalhadas propõe aos alunos um bom debate e maior aprofundamento do que seja o uso.
Profa. Cristina Araújo de Farias
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Análise Pedagógica PAEBES-Alfa Língua Portuguesa e Matemática
MEDIAÇÃO.
Estudo sobre Alfabetização – Programa Ler e Escrever
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
1. INTRODUÇÃO Para saber o impacto do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (PROFA), o Grupo de Estudos Pedagógicos (GEP), do Campus de Vilhena,
Planejamento da Rotina Semanal
Ano 2 Unidade 1.
Projeto: Reescrita de histórias conhecidas
Histórias em Quadrinhos
ORALIDADE E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Secretaria Municipal de educação Alfabetização Na idade certa
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
1ª Formação de Professores Coordenadores
Alfabetização Na Perspectiva do Letramento
UME PROF. ANTÔNIO DEMÓSTENES DE SOUZA BRITTO
A pré história da linguagem escrita
POEMA PROPOSTA ALFABETIZAR LETRANDO
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PAIC EIXO DA EDUCAÇÃO INFANTIL CONQUISTAS/DESAFIOS 2011/2012.
Projeto Trilhas TRILHAS Impressão e Distribuição (MEC)
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
POR UMA EDUCAÇÃO QUE O BRASIL MERECE. 29 CENPEC anos À SERVIÇO DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS.
Formação continuada 3º Encontro
Transcrição da apresentação:

Abrir o Apetite Poético O que é o Projeto TRILHAS? É um conjunto de materiais elaborado para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade com o objetivo de inserir as crianças da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental em um universo letrado. TRILHAS para Ler e Escrever Textos TRILHAS para Abrir o Apetite Poético TRILHAS de Jogos SLIDE COM TEXTO OPÇÃO 1

Abrir o Apetite Poético O material do TRILHAS está organizado em 3 conjuntos de materiais: TRILHAS para Ler e Escrever Textos Formação Continuada Caderno de Estudos para aprofundar os conteúdos das atividades propostas 6 Cadernos de Orientações para o professor trabalhar com textos narrativos Cadernos de Apoio ao Formador Local e Escolar para subsidiar a formação continuada nas redes de ensino. TRILHAS de Jogos TRILHAS para Abrir o Apetite Poético SLIDE COM TEXTO OPÇÃO 1 Caderno de Jogos para uso do professor com a finalidade de apresentar um repertório de jogos 10 jogos para favorecer a atenção das crianças para a relação que existe entre o universo oral e escrito Caderno de Estudos para aprofundar os conteúdos das atividades propostas 4 Cadernos de Orientações para o professor trabalhar com textos poéticos.

O conjunto TRILHAS para Ler e Escrever Texto é formado por: 1 Caderno de Estudo 1 5 Cadernos de Orientações Foco no trabalho com textos narrativos Propósito: Conhecer o livro Escutar e ler as histórias Falar sobre a história , sobre as ilustrações e personagens Participar de situações de leitura e escrita a partir do texto narrado. SLIDE COM TEXTO OPÇÃO 1 3 conjuntos de cartelas de Ilustração

O conjunto TRILHAS para Abrir o Apetite Poético é formado por: 1 Caderno de Estudo 4 Cadernos de Orientações Foco no trabalho com textos poéticos Propósito: Conhecer o livro/CD e seus textos Escutar, ler, memorizar e recitar Visualizar sua estrutura Brincar com os sons de suas palavras Participar de atividades de atenção sobre o texto. SLIDE COM TEXTO OPÇÃO 1 1 Conjunto de cartelas de Ilustração

O conjunto TRILHAS de Jogos é formado por: 1 Caderno de Jogo Foco do trabalho: Jogos de linguagem e Jogos de faz de conta Propósito: Jogos de linguagem - foco no trabalho com a língua e sua estrutura sonora e gráfica; Jogos de faz de conta - experimentação da linguagem. 10 Jogos de Linguagem SLIDE COM TEXTO OPÇÃO 1

Abrir o Apetite Poético Os materiais de cada TRILHA possuem uso específico: TRILHAS para Ler e Escrever Textos Formação Continuada Para uso do professor em sala de aula Para outras instâncias e professor TRILHAS de Jogos TRILHAS para Abrir o Apetite Poético SLIDE COM TEXTO OPÇÃO 1 Para uso do professor em sala de aula Para uso do professor em sala de aula

SLIDE COM TEXTO OPÇÃO 1 Dentro da cada TRILHA há materiais ... ...para uso do professor Cadernos de Orientações Cadernos de Estudo/Jogos ...para uso com as crianças SLIDE COM TEXTO OPÇÃO 1 Jogos de Linguagem Cartelas de Ilustração

SLIDE COM TEXTO OPÇÃO 1