Pitágoras e a escala musical Prof. Dr. Paulo de Tarso Salles CMU-ECA/USP, 2009.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Música ELEMENTOS Básicos.
Advertisements

APRENDIZADO ORGANIZACIONAL Profª. Sandra Mara Tenchena.
Distribuições Contínuas de Probabilidade. Objetivos Apresentar a Distribuição de Probabilidade Normal Apresentar a Distribuição de Probabilidade Normal.
Aula 5 Bioestatística. Estatísticas para uma variável.
Problematizações da Filosofia: um olhar necessário.
Professor: Gerson Leiria Nunes.  Tempo contínuo vs. Discreto  Sinal Determinístico vs. Aleatório  Conceito de frequência  Amostragem.
Classificação Decimal Universal E.B.2,3 Padre Joaquim Maria Fernandes CDU.
Temas: O que é história? e O tempo e a história Avaliação 1 – 13/03/2015 PAULA GRACIELE CARNEIRO [1][1] Compreender os diferentes tipos de fontes históricas.
O texto pode ser visto como um tecido estruturado, uma entidade significativa, uma entidade de comunicação e um artefato sociohistórico. Pode-se dizer.
Aula para Pós-Graduação Ciências Naturais e Ciências Humanas: Metodologia das Pesquisas Quantitativa e Clínico-Qualitativa  Construções Teórico-Epistemológicas.
Investigando o Saber. Profª Renata Lopes  O que é afinal conhecer? Conforme analisa o filósofo norte-americano contemporâneo, Richard Rorty, na concepção.
Como Apresentar Sermões Encontro de Anciãos Associação Paulistana.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO GERÊNCIA DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E ADMINISTRATIVAS.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande Sul Lógica & Aritmética Aluno: Edgar Abreu.
Derivada, a linguagem do movimento. A derivada expressa o ritmo da mudança instantânea em qualquer fenómeno que envolva funções. Quando se trata de corpos.
MOSTRA FÍSICA CONTEXTUALIZADA EM CANÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INCIAÇÃO À DOCÊNCIA SUBPROGRAMA.
Ondas. Onda Luciana Melo Almeida É uma perturbação que se propaga em um meio, determinando a transferência de energia, sem transporte de matéria.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
Eu – Psicanálise e Psicologia Analítica Outro – Sociologia e Mitologia
Cálculo Numérico Computacional Prof. Linder Cândido da Silva.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO Serão realizadas 3 provas escritas. P1 (1,0 ponto)= 11/abril(EM)
ENEM – desafios  180 Itens e Redação;  Extensão dos itens – ritmo de leitura;  Características do Item;  Marcação do gabarito – cor da prova;  TRI.
CIÊNCIA E ATIVIDADE CIENTÍFICA: CONCEPÇÕES DE RECÉM- INGRESSOS EM UM CURSO DE LICENCIATURA. Autores: Viviane Barbosa dos Santos - Universidade Federal.
PROJETO DE INTERVENÇÃO  Disciplinas: Estágio III / Planejamento e Gestão em Serviço Social Apresentação – o que fazer? Justificativa – Por que fazer?
EPISTEMOLOGIA GENÉTICA, PSICOLOGIA GENÉTICA, CONSTRUTIVISMO, DIALÉTICA.... Como juntar todas estas coisas complicadas? (Sávio Silveira de Queiroz) Rosângela.
As concepções de espaço As atividades partem do pressuposto de que o ensino de física deve ter por objetivo apresentar as teorias da física dentro de seu.
Técnico Integrado Regular – IFRN/Ipanguaçu A REVOLUÇÃO CIENTÍFICA DO SÉCULO XVII.
A Música e Seus Primeiros Passos Quando surgiu o nome das notas musicais? A partir de que época podemos conhecer realmente a música do passado?
Média, Moda e Mediana Prof.: Adeilton Silva..
Profa. Marilda Spindola, Dr. Sala CD, Ramal ENGENHARIAS ELÉTRICA E ELETRÔNICA.
Curso Contabilidade Social – Feijó, Ramos et al., Ed. Campus, 2003 NÚMERO ÍNDICE É uma medida que sintetiza, em uma expressão quantitativa, a variação.
+ Resultado CPC CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO.
Gombrich, 1975 E.H. GOMBRICH ARTE E ILUSÃO: um estudo da psicologia da representação pictórica.
ÁREA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS REFLEXÃO ► LIVRO DIDÁTICO Matriz Curricular PCN/Orientações SPAECE ENEM Conhecimento de Mundo.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PAIC EDUCAÇÃO INFANTIL 2013 FORMAÇÃO DE PROFESSORES.
É um aspecto importante da pesquisa em administração. É um aspecto importante da pesquisa em administração. Devemos mensurar corretamente os conceitos.
POSITIVISMO E SUA INFLUÊNCIA NO MUNDO MÓDULO 4. Augusto Comte ( ) é tradicionalmente considerado o pai da Sociologia. Foi ele quem pela primeira.
MARISA TRENCH DE OLIVEIRA FONTERRADA PÁGINAS “De Tramas e Fios”: Ensaio Sobre a Música e Educação.
Ondas Sonoras Profo Josevi Carvalho.
Filosofia e Ciência Leitura e discussão do Texto “Introdução à filosofia da ciência” de Alex Rosemberg.
Elaborado por Claudio V. Nasajon Como usar o business case a partir do curso The Art of Case Writing do Prof. José Dornelas (Babson.
MECÂNICA CLÁSSICA Apresentação do programa dr. Veloso Dava 1.
Para que serve a Filosofia?. Filo Sofia Pitágoras de Samos ( séc.V a.C)
PERCEPÇÃO MUSICAL Prof.ª Daiane S.S. da CunhaProf.ª Daiane S.S. da Cunha.
 Holanda no final de 1917  Theo van Doesburg e Mondrian.
Estatística Aplicada à Administração Profº Alessandro Moura Costa
Unidade 4 Avaliação, Informação e Bem Estar. Uma distinção fundamental entre dado e informação é que o primeiro é puramente sintático e a segunda.
Lógica de Programação Aula 08 Prof. Marcelo Marcony.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Valdemi Mariano.
Lógica de programação Estruturas de seleção Estruturas de repetição Sub-Rotinas 1.
OS ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA
Edgar Willems Edgar Willems ( ), nascido na Bélgica e radicado na Suiça, foi aluno de Émile-Jaques- Dalcroze e Mme. Lydia Malan. Uma vez estabelecida.
Pesquisa Científica “É um procedimento formal, com método de pensamento reflexivo, que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para conhecer.
- Introdução à Semiótica - Prof. Marcel Matias. Primeiros passos para a Semiótica O nome Semiótica vem da raiz grega semeion, que quer dizer signo. Semiótica.
1 Processamento de Sinais CDESC Rodolfo Araujo Victor RH/UP/ECTEP Aula 3 05/11/2010.
Pseudonym of Charles Lutwidge Dodgson, English author, mathematician, and Anglican clergyman, his masterpiece was “Alice’s Adventures in Wonderland”.
Física Instrumental Arquimedes Luciano Ana Paula Giacomassi Luciano.
EBD CONSOLIDAÇÃO 2016 – O Ano da Comunhão 2016, O ANO DA COMUNHÃO CONSOLIDAÇÃO.
Marco muitíssimo significativo a edição 2000 do JB News. São dois mil dias seguidos e ininterruptos que este periódico eletrônico está na web desde.
Teorias da Aprendizagem Comportamentalismo Cognitivismo Humanismo
Introdução à Sequências Professora Thais Clara da Costa Haveroth.
Hegel- Música e filosofia Destaca-se entre os filósofos pois suas posições antecipam duas grandes tendências do romantismo: * a que vê a música como linguagem.
Recuperação da Informação Peter Ingwersen.  Universidade de Copenhagen (Dinamarca)  Peter Ingwersen tornou-se professor de pesquisa em 2001 e Professor.
Desenho Arquitetônico
MÚSICAS DO MUNDO Magda Dourado Pucci Berenice de Almeida Vivemos um momento especial da história da Educação Musical Brasileira merecedor de um “abre-te.
A Construção do Conhecimento Científico, a linguagem e a matemática Elio Carlos Ricardo Universidade de São Paulo.
GALILEU GALILEI OS PRINCÍPIOS DO MÉTODO CIENTÍFICO DEZEMBRO DE 2014 FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS I FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DO PORTO.
Unidade 1 – Comunicadores do século XXI
Acordes de Sexta Harmonia II – CMU0231, revisão 2015 Paulo de Tarso Salles CMU-ECA/USP.
Harmonia III Prof. Rodolfo Coelho de Souza 1a. Aula: Combinando a Harmonia de Graus com a Harmonia Funcional.
Transcrição da apresentação:

Pitágoras e a escala musical Prof. Dr. Paulo de Tarso Salles CMU-ECA/USP, 2009

Ilustrações obtidas em:

Extraído de MENEZES, 2004, p. 245.

Extraído de JEANS, 1968, p. 166.

 Resultado da diferença entre semitons cromáticos e diatônicos na escala pitagórica  Essa diferença é na razão de: /  Em decorrência dessa diferença, tem-se a espiral de quintas vista anteriormente, gerando uma “incongruência das notas supostamente enarmônicas” (MENEZES, 2004, p. 243)

MESOTÔNICA  Cálculo das médias aritmética, geométrica e harmônica  Arquitas de Tarento ( a.C.) foi um dos precursores no uso desses cálculos JUSTA, ou “gama de Zarlino”  Gioseffo Zarlino ( )  Senario: conjunto dos primeiros seis números inteiros  3ªM = 4/5  3ªm = 5/6  6ªM = 3/5  Apoiou-se no conceito de médias harmônica e aritmética

 É a diferença entre a medida das 3ªs M e m da escala pitagórica frente à escala Justa  Sua razão é de 81/80  Deixa explícito o choque entre uma concepção teórica (a escala pitagórica) e a percepção do fenômeno sonoro real, ainda não conhecido àquela época, que é a SÉRIE HARMÔNICA  Arquitas e Aristoxeno (IV a.C) e Zarlino (XVI d.C), entre outros, intuíram esse problema e propuseram novos cálculos baseados nas médias aritmética e harmônica

(ABDONOUR, 2002, pp )

Extraído de JEANS, 1968, p. 25.

 Os experimentos de Pitágoras NÃO tem nada a ver com a série harmônica  Paradoxo de Mersenne: “como poderia uma corda [...] produzir mais que uma altura ao mesmo tempo?” (ABDONOUR, 2002, p. 32)  Vários cientistas colaboraram para a definição do modelo de propagação do som: Galileu, Huygens, Mersenne, Benedetti, Wallis, Sauveur, Bernouilli, Fourier (séc. XVII-XVIII)  Rameau escreveu seu Tratado de Harmonia (1722) inspirado por essas descobertas, que o levaram a reelaborar sua teoria harmônica em vários tratados subsequentes

Extraído de MENEZES, 2004, p. 38

Extraído de MENEZES, 2004, p. 39

 ABDONOUR, O. J. Matemática e Música: o pensamento analógico na construção de significados. São Paulo: Escrituras,  HELMHOLTZ, H. On the sensations of tone. New York: Dover,  JEANS, J. Science and Music. New York: Dover,  MASSIN, J. e MASSIN, B. História da Música Ocidental. Rio de Janeiro: Nova Fronteira,  MENEZES, F. A acústica musical em palavras e sons. São Paulo: Ateliê Editorial,  TOMÁS, L. Ouvir o lógos: música e filosofia. São Paulo: Editora da UNESP, 2002.